Sociedade Brasileira de Dermatolodia Surgical & Cosmetic Dermatology

GO TO

ISSN-e 1984-8773

Volume 1 Número 1


Voltar ao sumário

 

Editorial

Bogdana Victoria Kadunc

Bogdana Victoria Kadunc


Bogdana Victoria Kadunc1

Doutora em Dermatologia pela FMUSP Chefe da Clínica Dermatológica do Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo 1

Bogdana Victoria Kadunc

Editora-chefe da Surgical & Cosmetic Dermatology

Seguindo tendências e conceitos globais, a dermatologia moderna abrange aspectos clínicos, cirúrgicos e cosmiátricos. Historicamente, passamos de uma fase cujo enfoque principal era o diagnóstico clínico para a atual, com grande poder resolutivo que caracteriza e consolida a dermatologia como especialidade clínica, cirúrgica e cosmiátrica.

Os avanços nas áreas de cirurgia dermatológica e cosmiatria foram impulsionados, respectivamente, pela constatação de que aproximadamente 40% das dermatoses requerem tratamento cirúrgico e pela crescente valorização da aparência física como consequência do prolongamento da vida do ser humano. O dermatologista, através do sólido conhecimento das bases da dermatologia, é com certeza o especialista indicado para tais abordagens terapêuticas.

A International Society for Dermatologic Surgery (ISDS) foi fundada em 1978, e na metade da década seguinte, o Professor Sebastião de Almeida Prado Sampaio, exemplo de trabalho, inteligência e entusiasmo pela dermatologia, reunido ao Professor Luis Henrique Camargo Paschoal e outros professores, constitui a Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD).

O dermatologista brasileiro, reconhecidamente habilidoso e criativo, aderiu à nova área da especialidade que rapidamente se difundiu, recrutando centenas de seguidores em todos os Estados do grande Brasil. A SBCD conta hoje com 1.200 sócios, e neste ano ocorrerá o 21º Congresso Brasileiro Anual de Cirurgia Dermatológica.

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações