Bogdana Victoria Kadunc1
Editora-chefe da Surgical & Cosmetic Dermatology
Seguindo tendências e conceitos globais, a dermatologia moderna abrange aspectos clínicos, cirúrgicos e cosmiátricos. Historicamente, passamos de uma fase cujo enfoque principal era o diagnóstico clínico para a atual, com grande poder resolutivo que caracteriza e consolida a dermatologia como especialidade clínica, cirúrgica e cosmiátrica.
Os avanços nas áreas de cirurgia dermatológica e cosmiatria foram impulsionados, respectivamente, pela constatação de que aproximadamente 40% das dermatoses requerem tratamento cirúrgico e pela crescente valorização da aparência física como consequência do prolongamento da vida do ser humano. O dermatologista, através do sólido conhecimento das bases da dermatologia, é com certeza o especialista indicado para tais abordagens terapêuticas.
A International Society for Dermatologic Surgery (ISDS) foi fundada em 1978, e na metade da década seguinte, o Professor Sebastião de Almeida Prado Sampaio, exemplo de trabalho, inteligência e entusiasmo pela dermatologia, reunido ao Professor Luis Henrique Camargo Paschoal e outros professores, constitui a Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD).
O dermatologista brasileiro, reconhecidamente habilidoso e criativo, aderiu à nova área da especialidade que rapidamente se difundiu, recrutando centenas de seguidores em todos os Estados do grande Brasil. A SBCD conta hoje com 1.200 sócios, e neste ano ocorrerá o 21º Congresso Brasileiro Anual de Cirurgia Dermatológica.