Sociedade Brasileira de Dermatolodia Surgical & Cosmetic Dermatology

GO TO

ISSN-e 1984-8773

Volume 2 Número 4


Voltar ao sumário

 

Relatos de casos

Experiência no uso do ultrassom focado no tratamento da gordura localizada em 120 pacientes

Using focused ultrasound to treat localized fat


Ane Beatriz Mautari Niwa1, Mariane Shono1, Paula Mônaco1, Giovana Prado1, Nuno Osório1

Médica dermatologista pela Universidade
de São Paulo (USP) - São Paulo (SP), Brasil.1, Médica dermatologista pela Universidade
Federal de São Paulo (UNIFESP) - São
Paulo (SP), Brasil.2, Fisioterapeuta pela Universidade Cidade
de São Paulo (UNICID) - São Paulo (SP),
Brasil.3, Fisioterapeuta pela Universidade Cidade
de São Paulo (UNICID) - São Paulo (SP),
Brasil.3, Mestre em dermatologia pela Univer-
sidade de São Paulo (USP) – São Paulo (SP),
Brasil.5

Recebido em: 01/11/2010
Aprovado em: 24/11/2010

Trabalho realizado na Clínica de
Dermatologia Helf - São Paulo (SP), Brasil.

Conflito de interesse: Nenhum
Suporte financeiro: Nenhum

Correspondência:
Dra. Ane Beatriz Mautari Niwa
R.Dr. Eduardo de Souza Aranha, 99/ cj 11
Itaim Bibi
04543-110 – São Paulo – SP
Tel.: (11) 3849-1888

 

Resumo

Introdução: Existem diversas tecnologias para o tratamento do contorno corporal, embora a maioria apresente baixa eficácia.Os autores relatam sua experiência no uso do ultrassom focado para o tratamento da gordura localizada em 120 pacientes.
Materiais e Métodos: 120 pacientes foram submetidos a duas ou três sessões a cada quatro semanas. As áreas tratadas foram abdômen, flancos, coxas, dorso e dobra infraglútea.
Resultados: A redução média na circunferência ao final das três sessões foi de 4,95, 4,88 e 3cm para abdômen, flancos e coxas, respectivamente.
Conclusão: O ultrassom focado foi procedimento seguro, eficaz e bem tolerado para o remodelamento corporal.

INTRODUÇÃO

Diversas técnicas não cirúrgicas e minimamente invasivas têm sido desenvolvidas na tentativa de reproduzir a eficácia da lipoaspiração. Tratamentos como radiofrequência, luz infravermelha, ultrassom não focado e mesoterapia ganharam popularidade por sua segurança relativa e efeito cosmético na melhora temporária da celulite e do contorno corporal. Entretanto, os resultados obtidos, na maioria das vezes, são modestos, e a redução na circunferência é temporária.Além disso,múltiplas sessões são necessárias, juntamente com um programa de manutenção, limitando o uso desses tratamentos para a melhora temporária da celulite.

Na medicina, o ultrassom pode ser utilizado como método diagnóstico, ou como modalidade terapêutica.O UltrashapeT™ (UltraShape Inc,Yoqneam, Israel) utiliza o ultrassom de forma terapêutica. A energia ultrassônica não invasiva pode ser transmitida ao tecido sob duas formas: focada e não focada. Neste último caso, a pele e o tecido subcutâneo são expostos em igual extensão.Devido à atenuação da onda de ultrassom, a energia do sinal se reduz com a distância; dessa forma, a pele é exposta à intensidade máxima de energia. Em comparação, o uso do ultrassom focado permite concentrar a energia num volume focalizado em profundidade precisa do tecido subcutâneo para promover a lipólise. Esse sistema utiliza energia mecânica (não térmica) para romper as células de gordura sem lesar as estruturas vizinhas (pele, vasos linfáticos e sanguíneos, músculos e nervos) devido às diferentes susceptibilidades ao estresse mecânico induzido pelo ultrassom. 1

Estudos clínicos prévios realizados em Israel, Europa e Japão1 demonstraram que a lipólise promovida pelo Ultra-ShapeT™ (UltraShape Inc,Yoqneam, Israel) consiste em procedimento não invasivo, seguro e indolor para promover o remodelamento corporal nas regiões do abdômen, coxas e flancos; além disso os resultados obtidos foram mensuráveis e definitivos após um único tratamento.

O objetivo deste estudo é demonstrar os resultados clínicos obtidos em 120 pacientes tratados com o ultrassom focado e avaliar a eficácia e segurança de múltiplos tratamentos realizados com esse método.

MÉTODOS

Esse estudo retrospectivo de 120 pacientes (17 homens e 103 mulheres) foi realizado em clínica privada no período de janeiro a outubro de 2007.Todos os pacientes foram submetidos a exame físico, que incluía peso, altura e medida das circunferências através de uma fita especial cedida pela empresa para que a tensão fosse sempre a mesma (Figura 1).As medidas foram obtidas a uma distância fixa do chão; dessa forma todas as medidas eram obtidas no mesmo local e com igual pressão. Muitos pacientes tiveram mais de uma região tratada, totalizando 153 e apresentavam ao pinçamento da área espessura mínima de 1,5cm (medida da superfície da pele até o tecido subcutâneo). As regiões tratadas incluíram: abdômen (72), flancos (46), coxas (30), dorso (1) e região infraglútea (4). O índice de massa corpórea (IMC) variou de 19 a 24. Pacientes com tatuagens ou cicatrizes nos locais de tratamento foram excluídos, assim como os portadores de doença ativa, neoplasia ou doença terminal, doença hepática grave ou hiperlipidemia (colesterol total ? 300 ou triglicérides ? 500mg/dl). Avaliação fotográfica utilizando iguais parâmetros, iluminação e posicionamento foi realizada imediatamente antes das sessões e um mês após a última sessão.

O sistema utiliza parâmetros fixos de frequência 200±30kHz e intensidade acústica de saída de 17,5W/cm2 . Óleo fornecido pela empresa foi utilizado para garantir contato acústico adequado entre a pele e o transdutor.O tratamento foi guiado pelo sistema de vídeo para rastreamento. Esse sistema guia o movimento do transdutor sobre a área a ser tratada, garantindo que cada local seja tratado apenas uma vez e que cada pulso de energia seja entregue imediatamente adjacente ao pulso prévio, promovendo uma cobertura completa e uniforme da região.Considerando o total de 150 regiões tratadas, todas repetiram a segunda sessão, e 43 foram submetidas à terceira sessão. O intervalo entre as sessões foi de quatro semanas. Todos os pacientes foram orientados a manter estilo de vida saudável com dieta balanceada pobre em gordura saturada.

RESULTADOS

A redução média na circunferência ao final das três sessões foi de 4,95cm, 4,88cm e 3cm para as regiões de abdômen, flancos e região trocantérica.As regiões infraglútea e o dorso receberam apenas uma sessão e apresentaram redução média na circunferência de 2,35cm e 2,6cm, respectivamente. A redução média na circunferência por sessão é apresentada na tabela 1. Durante o tratamento, sete pacientes perderam peso, 2kg em média.Nesses pacientes, foi observada redução média na circunferência mais significativa, de 3,3cm e 3,5cm nos flancos e abdômen, respectivamente. Em contrapartida, oito pacientes apresentaram um ganho de peso, 1,7kg em média, e ainda assim houve redução média na circunferência de 1,3cm e 1,4cm do abdômen e flancos, respectivamente.

Neste estudo, os resultados não variaram significativamente de acordo com a área tratada.As regiões do dorso e infraglútea apresentaram melhores resultados, entretanto apenas cinco pacientes foram tratados e submetidos a apenas uma sessão.Mais de 80% dos pacientes consideraram seus resultados satisfatórios, entretanto 10 pacientes não apresentaram melhora. Avaliações fotográficas antes e após o tratamento demonstram redução significativa na gordura localizada das áreas tratadas (Figuras 2 a 5).

Sete pacientes relataram dor transitória durante o tratamento, relacionada principalmente à proximidade de regiões ósseas (como costelas e crista ilíaca). Uma paciente apresentou bolhas em decorrência de problemas técnicos com o transdutor, mas que se resolveram em uma semana.

DISCUSSÃO E CONCLUSÃO

O sistema de ultrassom focado UltrashapeT™ foi o primeiro desenvolvido para reduzir a gordura localizada de forma não invasiva, produzindo resultados visíveis e duradouros particularmente para pacientes que não querem ou têm contraindicação à cirurgia.A empresa recebeu a aprovação da Comunidade Europeia em julho de 2005 e, até 2009, estava sendo utilizado em 57 países, com mais de 100.000 tratamentos realizados. 2

Estudos in vivo em porcinos demontraram que esse aparelho promove a destruição seletiva da gordura bem abaixo da derme, que fica com aspecto de múltiplos pequenos poros. 3 Histologicamente foi confirmada a presença de lise celular de adipócitos rodeada de vasos e nervos intactos.Após a ruptura das células de gordura, o conteúdo, composto principalmente de triglicérides, fica disperso no espaço intersticial e é transportado através do sistema linfático até o fígado. Esses triglicérides são teoricamente lentamente metabolizados pela lípase endógena para ácidos graxos e glicerol.Os ácidos graxos são transportados para o fígado onde serão processados de modo semelhante aos ácidos graxos provenientes de dieta. Até o momento, não há relato de aumento de lípides séricos nos estudos clínicos envolvendo o ultrashapeT™. 1,2

Os resultados obtidos são compatíveis com os demonstrados na literatura. Em 2007, Moraga e cols. 1 relataram em 30 pacientes submetidos a três sessões nas regiões do abdômen, flancos, coxas, joelhos e mamas a redução média na circunferência de 3,95 ± 1,99cm ao final do tratamento.Teitelbaum e cols. 4 demonstraram em estudo multicêntrico com 137 pacientes tratados nas regiões do abdômen, flancos e coxas a redução média de 2cm na circunferência após sessão única. O menor resultado encontrado na região trocantérica em relação ao abdômen e flancos talvez esteja relacionado a maior presença de fibrose nessa região, dificultando a atuação do ultrassom focado.

O tratamento foi bem tolerado, sendo que 94% dos pacientes não relataram desconforto durante ou após as sessões. Hematomas e equimoses não foram encontrados no estudo, demonstrando a ausência de ação do ultrassom focado sobre os vasos sanguíneos.

Este estudo demonstrou que o uso do ultrassom focado foi um procedimento seguro, eficaz e bem tolerado para o remodelamento corporal.Assim, essa tecnologia pode ser alternativa não invasiva à lipoaspiração convencional para pacientes com pequena a moderada quantidade de gordura localizada que não são candidatos ao tratamento cirúrgico.

Referências

1 . Moreno-Moraga J, Valero-Altés T, Riquelme AM, Isarria-Marcosy MI, Royo de la Torre J. Body contouring by non-invasive transdermal focused ultrasound. Lasers Surg Med. 2007; 39(4): 315-323

2 . Coleman KM, Coleman III WP, Benchetrit A. Non-invasive, external ultrasonic lipolysis. Semin Cut Med Surg. 2009; 28(4): 263-267

3 . Brown SA,Greenbaum L, Shtukmaster S, Zadok Y, Ben-Ezra S, Kushkuley L. Characterization of nonthermal focused ultrasound for noninvasive selective fat cell disruption (lysis):Technical and preclinical assessment. Plast Reconstr Surg .2009; 124(1):92-101

4 . Teitelbaum SA, Burns JL, Kubota J, Matsuda H, Otto MJ, Shirakabe Y, Suzuki Y, Brown SA. Noninvasive body contouring by focused ultrasound: safety and efficacy of the Contour I device in a multicenter, controlled, clinical study. Plast Reconstr Surg. 2007 Sep;120(3):779-89

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações