4269
Views
Open Access Peer-Reviewed
Cartas

Miomodulação com ácido hialurônico para o tratamento do sorriso gengival

Leticia Dupont; Daniele Damares Rodrigues de Souza; Ana Paula Dornelles Manzoni

DOI: https://doi.org/10.5935/scd1984-8773.2021130032

Fonte de financiamento: Nenhuma
Conflito de interesses: Nenhum
Como citar este artigo: Dupont L, Souza DDR, Manzoni APD. Miomodulação com ácido hialurônico para o tratamento do sorriso gengival. Surg Cosm Dermatol. 2021;13:e20210032.


Abstract

O sorriso gengival ocorre quando há exposição de mais de 3-4 mm de tecido gengival durante o ato de sorrir. É considerado pouco atraente e causa de desarmonia estética. Possui etiologia multifatorial com diversas técnicas descritas para sua correção. A miomodulação com ácido hialurônico é uma alternativa não cirúrgica, com resultados imediatos e duradouros. Neste artigo nós apresentamos um caso de miomodulação com ácido hialurônico para correção do sorriso gengival em uma paciente de 31 anos.


Keywords: Ácido hialurônico; Gengiva; Sorriso


INTRODUÇÃO

O incômodo causado pelo sorriso gengival é queixa frequente na prática dermatológica. A escolha do melhor tratamento deve contar com uma análise detalhada dos fatores envolvidos.1 A toxina botulínica é comumente utilizada, porém, em determinados casos, o paciente refere desconforto pelas restrições da movimentação natural da face.2 A miomodulação com ácido hialurônico (AH) mostra-se uma alternativa efetiva, de maior durabilidade e com resultados imediatos.2,3

Este artigo apresenta análise por vídeo de uma paciente de 31 anos com sorriso gengival abordado através da miomodulação dos músculos envolvidos.

Avaliação anatômica e tratamento proposto

Análise diagnóstica: (Figura 1)

Observa-se presença de sorriso gengival de padrão anterior por hiperatividade dos músculos elevador do lábio superior/asa nasal e levantador do lábio superior.3 Quando a musculatura facial está em repouso, o ângulo da boca mostra-se projetado para baixo conferindo um aspecto de tristeza. As causas são a hiperatividade do músculo depressor do ângulo da boca, ptose do ligamento retentor zigomático (ponto de inserção dos principais músculos de elevação do ângulo da boca — músculo zigomático maior e menor) e deflação da gordura lateral suborbicular (SOOF) que funciona como uma roldana para elevação.4 Há também hiperatividade do músculo rebaixador da ponta do nariz (Figura 2).

Tratamento proposto: (Figura 2)

1. Elevação e ancoragem supraperiostal e abaixo do ligamento zigomático através do “Lift Technique5 e reposição do volume da SOOF para aumentar o poder de contração dos músculos zigomáticos e facilitar a elevação do ângulo da boca.

2. Redução da atividade dos músculos elevadores da porção anterior do lábio superior através da deposição do AH sobre os músculos elevador do lábio superior e da asa nasal e levantador do lábio superior. Redução da atividade do músculo rebaixador da ponta do nariz colocando AH sobre o músculo para diminuir a ptose da ponta nasal ao sorrir.

Etapas do tratamento (vídeo)

1. Botão anestésico com lidocaína 2% com vasoconstritor na região infra zigomática e posterior punctura com agulha 21G para introdução da cânula.

2. Elevação e ancoragem do ligamento zigomático através do “Lift Technique5 com cânula rígida de 22G e deposição supraperiostal de 3 bolus de 0,1 ml de AH de alto G-prime em cada lado. Posteriormente a cânula é posicionada no SOOF para a aplicação de 0,2 ml de AH em cada lado, totalizando 1 ml de preenchedor.

3. Pelo mesmo orifício de entrada, a cânula é direcionada para asa nasal através dos coxins de gordura superficiais.

4. A cânula transpassa o ligamento nasolabial chegando à fossa piriforme.

5. AH de G-prime intermediário é depositado sobre os músculos elevadores da porção anterior do lábio superior e rebaixador da ponta do nariz para criar uma barreira mecânica à sua hiperatividade (0,3 ml em cada lado). O preenchedor é aplicado lentamente em micro-bolus para reduzir o risco de compressão vascular extrínseca.

ATENÇÃO: A região da fossa piriforme é considerada de alto risco para oclusão arterial pela proximidade com a artéria angular da asa nasal. Sugerimos realização com cânula de 22G e aspiração de 8 segundos antes de cada liberação (máximo 0,05 ml).

6. Imediatamente após o procedimento já é perceptível a melhora do sorriso gengival, elevação dos ângulos da boca e melhora da ptose da ponta nasal ao sorrir (Figuras 3 e 4).

 

CONCLUSÃO

O conhecimento das estruturas anatômicas e o desenvolvimento de técnicas de miomodulação com AH tem aumentado a precisão e otimizado os resultados dos preenchimentos. Acreditamos que o uso do AH para o tratamento do sorriso gengival deve ser considerado em casos com resultados insatisfatórios com a toxina botulínica ou quando o paciente busca efeito imediato e mais duradouro.

 

CONTRIBUIÇÃO DOS AUTORES:

Leticia Dupont 0000-0002-8150-1055
Concepção e planejamento do estudo; elaboração e redação do manuscrito; revisão crítica da literatura.

Daniele Damares Rodrigues de Souza 0000-0003-0610-4807
Elaboração e redação do manuscrito; obtenção, análise e interpretação dos dados; revisão crítica da literatura.

Ana Paula Dornelles Manzoni 0000-0001-6184-4440
Aprovação da versão final do manuscrito; concepção e planejamento do estudo; elaboração e redação do manuscrito; obtenção, análise e interpretação dos dados; participação efetiva na orientação da pesquisa; participação intelectual em conduta propedêutica e/ou terapêutica de casos estudados; revisão crítica da literatura; revisão crítica do manuscrito.

 

REFERÊNCIAS:

1. Dym H, Pierre R 2nd. Diagnosis and treatment aproaches to a "Gummy Smile". Dent Clin N Am. 2019;64(2):341-9.

2. Diaspro A, Cavallini M, Sito G, Patrizia P. Gummy smile treatment: proposal for a novel corrective technique and a review of the literature. Aesthet Surg J. 2018;38(12):1330-8.

3. Hsien-Li Peng P, Peng JH. Treating the gummy smile with hyaluronic acid filler injection. Dermatol Surg. 2019;45(3):478-80.

4. Maio M. Myomodulation with injectable fillers: an innovative approach to addressing facial muscle movement. Aesth Plast Surg. 2018;42(3):798-814.

5. Manzoni APD, Sena D. Lift technique with hyaluronic acid. Dermatol Surg. 2021;47(5):741-3.


Licença Creative Commons All content the journal, except where identified, is under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International license - ISSN-e 1984-8773