Caro Associado da SBD.
Mais do que uma dermatose frequente na prática diária do dermatologista, a acne é uma das entidades clínicas cujo termo aparece no título de um grande número de publicações no Pubmed: mais de 7.100 artigos! Tal frequência mostra a importância dada ao seu estudo, o que proporciona uma constante afluência de dados e descobertas, principalmente no tocante à sua etiopatogenia. Contudo, mesmo com tanta produção científica, não raro vemos uma dissonância entre as diretrizes internacionais voltadas à sua terapêutica e a conduta médica atuante. Isso é, sim, motivo de preocupação.
De todas essas incongruências relacionadas à abordagem da acne, a mais preocupante é, sem dúvida alguma, a possibilidade da indução de resistência bacteriana resultante da sua má condução clínica. Assim, a atenção para o uso indiscriminado de antibióticos, a despeito de medicamentos tópicos e/ou sistêmicos que a abordem sem gerar a referida resistência, é motivo de alerta.Vale ressaltar que a resistência bacteriana é tema preocupante em todas as especialidades médicas, já considerada motivo de insegurança em vários países inclusive pela Organização Mundial de Saúde.
Em 2001, com o objetivo de diminuir esse hiato entre a intenção e a conduta prática nos tópicos referentes à acne, o Global Alliance to Improve Outcomes in Acne (GAIOA), grupo formado por 21 estudiosos dessa entidade, foi fundado.A seguir, grupos regionais foram formados para disseminar os conceitos do GAIOA, como o Global Alliance Latin America (GALA). Fui convidado a integrar o GALA e o GAIOA respectivamente, em 2010 e 2013, o que me trouxe grande orgulho. Contudo, no mesmo ano de 2013, com a ajuda dos colegas brasileiros Beatriz de Ribeiro Medeiros (DF), Fábio Francesconi do Valle (AM), Ivonise Follador (BA), Juliane Rocio Neves (RJ) e Luiz Maurício Costa Martins (MG), fundou-se o Global Alliance Brazil (GAB).
Mais do que gerar e disseminar conteúdos científicos sobre acne para a classe médica, o GAIO e suas ramificações regionais e locais têm o objetivo maior de divulgar a ciência na Dermatologia de forma irrestrita e inovadora. Dessa maneira, buscamos apoio financeiro com a Galderma Brasil para viabilizar a publicação de um suplemento da Surgical & Cosmetic Dermatology, não só para trazer rapidamente a público excelentes casos clínicos de nossos autores brasileiros, mas, também, publicar os artigos de revisão elaborados pelo GAB nesses dois últimos anos.
Caro associado, esse suplemento nos faz, membros do GAB, felizes pois irá publicar os frutos de tantas reuniões, teleconferências e horas de leituras e escritas sobre acne. Paralelamente, ele viabiliza que muitos autores nacionais vejam seus excelentes casos clínicos publicados, passando, assim, um pouco de suas experiências adiante.
Esperamos que tenham todos uma excelente leitura!
Adilson Costa, M.Sc., Ph.D.
Jack Arbiser's Laboratory
Department of Dermatology
Emory University School of Medicine
Atlanta, GA, USA