Bogdana Victoria Kadunc
Caríssimos associados da SBD
A Surgical & Cosmetic Dermatology trilha com passos firmes o seu 7º ano de publicação, cumprindo rigorosamente as exigências das bases de dados.
A mais recente e necessária conquista é a aquisição do DOI (Digital Object Identifier) para os nossos artigos.
Ao consultarmos artigos científicos observamos, em geral na área reservada às informações sobre a edição, autores, instituições, e órgãos publicadores, a sigla DOI seguida de uma longa sequencia de caracteres, como podemos observar nos exemplos abaixo:
Dermatologic Surgery - Dermatol Surg 2012;38:1283 DOI: 10.1111/j.1524-4725.2012.02359.x
British Journal of Dermatology - Br J Dermatol 2009; 160:1022-1025 DOI 10.1111/j.1365-2133.2009.09066.x
Clinics in Plastic Surgery - Clin Plastic Surg 2015;42: 33-50 DOI 10.1016/j.cps.2014.08.007
Qual seria o significado e a importância desta sigla?
Simplificando, poderíamos defini-la, como um identificador de publicações em redes digitais. É uma credencial única, para a identificação individual e permanente de um artigo cientÍfico. Pode ser usada com o propósito de citação ou recuperação do artigo no ambiente virtual.
A responsabilidade do DOI é da International DOI Fundation (IDF), instituição sem fins lucrativos fundada pela Association of American Publishers, e dirigida por editores, publicadores, empresas de softwares e organizações que representam os interesses dos detentores de direitos autorais.
Pode ser aplicado a qualquer forma de propriedade intelectual que se manifeste por um meio digital.
É constituído por um prefixo (10 + numero atribuído a grupos diversos - editores, publicadores, etc -) e um sufixo cuja sequencia de caracteres específica e única identifica cada artigo com tecnologia que lhe permite ser "clicável".
O DOI também facilita o preenchimento de informações científicas no currículo Lattes. Quando o pesquisador coloca os caracteres, a Plataforma Lattes acessa a base de dados do DOI, e preenche automaticamente, título, ano, volume, fascículo, páginas e o nome do primeiro autor da publicação. Este registro confere confiabilidade à informação cadastrada.
Assim, alem de aumentar a visibilidade da revista e de seus colaboradores, poderemos garantir aos autores que suas informações científicas em formato digital, dirigidas a um universo amplo e diversificado de usuários, serão divulgadas com total segurança, alem de ter a sua busca facilitada.
A Surgical & Cosmetic Dermatology comemora mais esta conquista e agradece ao apoio incondicional da Diretoria da SBD assim como à competência de nossos assistentes editoriais e bibliotecárias.
Dra. Bogdana Victoria Kadunc
Editora científica da Surgical & Cosmetic Dermatology