Nilton Gioia Di Chiacchio1, Flávia Regina Ferreira1, Samuel Henrique Mandelbaum1, Nilton Di Chiacchio1, Eckart Haneke1
Keywords: CIRURGIA GERAL, UNHAS, RESULTADO DE TRATAMENTO
Nas ultimas décadas os congressos dermatológicos ganharam um atrativo científico por meio dos cursos cirúrgicos práticos pré-congresso, inicialmente hands on e atualmente observacionais. Eles ocupam pelo menos um dia – em dois períodos – e abrangem a grande maioria dos temas cirúrgicos da dermatologia. Um serviço universitário credenciado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia da cidade sede do congresso fica responsável pela organização dos cursos e seleção e acompanhamento dos pacientes. Renomados professores, tanto brasileiros como estrangeiros participam ativamente realizando procedimentos cirúrgicos. Durante os cursos, os diagnósticos,indicações e planejamento cirúrgicos são discutidos com os alunos. O procedimento cirúrgico é mostrado passo-apasso, sendo permitido que as perguntas dos alunos sejam feitas durante as cirurgias. Estes pacientes são atendidos, avaliados e orientados durante todo o período pós-operatório por monitores designados pelo serviço responsável, sendo que esses dados, bem como o resultado final destes procedimentos não são conhecidos pelos alunos destes cursos. Desta maneira, avaliamos e acompanhamos os pacientes submetidos a cirurgias em um curso prático realizado em congresso dermatológico, tornando as evoluções e resultados conhecidos, completando o aprendizado de seus participantes.
Trata-se de um estudo prospectivo observacional realizado no Hospital Universitário de Taubaté. Foram avaliados, no período de 9 meses de pós-operatório, oito pacientes selecionados previamente para o curso prático pré-congresso de cirurgia da unha, durante a Reunião Anual dos Dermatologistas do Estado de São Paulo – RADESP – no ano de 2011, tendo como coordenadores o Prof. Dr. Eckart Haneke (Alemanha) e o Prof. Dr. Nilton Di Chiacchio (Brasil). Todos os pacientes foram contatados e concordaram com a publicação dos dados e fotos. Os que não cumpriram com os retornos marcados, foram excluídos. Os diagnósticos prévios e técnicas utilizadas são descritas na tabela 1. Os pacientes foram avaliados no período pós-operatório pelo serviço responsável com intervalo mensal e fotografados a cada três meses. Após nove meses, as fotos foram enviadas aos professores responsáveis pelos procedimentos cirúrgicos, que enviaram seus pareceres e comentários quanto aos resultados.
Dos oito casos operados, apenas um (melanoníquia) não compareceu ao retorno e, portanto foi excluído.
O resultado do caso 1 (hipercurvatura transversa da unha) foi considerado satisfatório até o momento.1,2 Segundo consideração dos cirurgiões a placa ungueal ainda vai crescer, porém permanecerá mais estreita quando comparada à do hálux contralateral. Este resultado é esperado nas cirurgias de hipercurvatura onde o objetivo principal é o alívio da dor e secundariamente a melhora estética.
Os casos de 2 a 6 (unha encravada grau 1 e 3,1,3 exostose subungueal,1,4paroníquia crônica1,5 e fibroqueratoma,1 respectivamente) foram considerados curados ecom excelente resultado cosmético.
No caso 7 (melanoníquia),6os cirurgiões consideraram que houve uma pequena distrofia ungueal justificada pela necessidade de remoção de grande parte da matriz ungueal, devido às dimensões da lesão. Segundo os cirurgiões a excisão tangencial da matriz tem por objetivo a diminuição ou ausência da temida distrofia da placa, comum nas excisões em fuso ou com punch, previamente utilizadas. Neste caso a distrofia resultante foi considerada aceitável até o momento, pois conforme a placa ungueal cresce, a distrofia pode ainda ser substituída por uma placa normal (Figuras 1, 2 e 3).
Os cursos práticos ministrados durante eventos dermatológicos acrescentam conhecimentos para os participantes. Neles os alunos tem contato direto com as doenças mais frequentes em consultórios e podem discutir o melhor tratamento. As técnicas cirúrgicas utilizadas são discutidas e apresentadas, permitindo o conhecimento de detalhes que normalmente não são descritos em livros textos. Desta maneira os alunos inexperientes no assunto tem um primeiro contato com o procedimento, ou mesmoum aprimoramento aos mais experientes.
O acompanhamento pós-operatório é de importância fundamental no sucesso da cirurgia. Dependendo do procedimento utilizado, este período pode ser de tempo variado e apresentar complicações que o médico deve saber manejar. Nestes cursos a evolução dos pacientes operados não é conhecida tornando- se uma lacuna no aprendizado completo dos alunos.
Este trabalho avaliou o período pós-operatório de 9 meses de pacientes operados para correção de doenças que comprometiam o complexo ungueal e submeteu os resultados aos cirurgiões responsáveis que avaliaram e comentaram os resultados. Desta maneira, não só os alunos como também outros dermatologistas podem ter acesso a continuidade dos procedimentos cirúrgicos tronando seus conhecimentos mais abrangentes.
Dos sete casos que concluíram o tempo determinado de pós-operatório pode-se observar que os resultados foram considerados curados, porém com algumas ressalvas quanto à necessidade de um maior tempo de acompanhamento. A documentação fotográfica pode ser considerada fundamental no acompanhamento e comprobatória dos resultados.
Os resultados das cirurgias do curso pré-congresso apresentado demonstrou bons resultados. A apresentação do seguimento dos pacientes operados, bem como a avaliação dos cirurgiões responsáveis complementa o conhecimento adquirido pelos participantes destes cursos como também aos demais congressistas.
Os resultados de outros cursos também deveriam ser apresentados com a mesma finalidade.
1 . Richert B, Di Chiacchio N, Haneke E. Cirurgia da unha. Rio de Janeiro: Di Livros; 2012
2 . Baran R, Haneke E, Richert B. Pincer nails: definition and surgical treatment. Dermatol Surg. 2001;27(3):261–6
3 . Di Chiacchio N, Belda W Jr, Di Chiacchio NG, Kezam Gabriel FV, de Farias DC.Nail matrix phenolization for treatment of ingrowing nail: technique report and recurrence rate of 267 surgeries. Dermatol Surg. 2010;36(4):534-7
4 . Haneke E. Bone and cartilage tumors. In: Krull EA, Zook EG, Baran R. editors. Nail Surgery. A Text and Atlas. New York:Lippincott Willians&Willians; 2001. p. 287–91
5 . Di Chiacchio N, Debs EAF, Tassara G. Tratamento cirúrgico da paroníquia crônica. Estudo comparativo de 138 cirurgias utilizando duas técnicas diferentes. Surg Cosmet Dermatol. 2009;1(1):21-4
6 . Reppert SM. Circadian rhythms: basic aspects and pediatric implications. In: Styne DM, Brook CGD, editors. Current concepts in pediatric endocrinology. New York: Elsevier; 1987. p. 91-125