4774
Views
Open Access Peer-Reviewed
Pérolas cirúrgicas

Enxerto de gordura em alopecias cicatriciais

Ival Peres Rosa1, Sérgio Henrique Hirata1, Camila C. de Paula1, Eduardo Mauro Yoshiaki1, Enokihara Samira Yarak1

Recebido em 19/02/2009.
Aprovado em 25/02/2009.
Declaramos a inexistência de conflitos de interesse.

Abstract

O transplante de cabelos é uma das opções terapêuticas para o tratamento das alopecias cicatriciais, porém a aderência entre o couro cabeludo e o periósteo difi culta sua execução e compromete seu resultado. Propõe-se a colocação de enxertos de gordura sob a forma de fragmentos colhidos a céu aberto do sulco infraglúteo, no mínimo 30 dias antes do transplante, para a otimização de seus resultados.

INTRODUÇÃO

As alopecias cicatriciais podem ser corrigidas cirurgicamente, através do transplante de cabelos ou da redução da área de cicatriz.1 No entanto, a redução cirúrgica da área cicatricial pode originar nova alopecia por tensão excessiva. Mesmo em lesões menores, a redução cirúrgica pode não ser bem-sucedida, originando novo alargamento da cicatriz.2 Consideramos o transplante de cabelos uma opção terapêutica simples e segura para esse quadro.

Principalmente nos casos em que a alopecia resulta de cicatrização por segunda intenção, além da atrofi a, identifi ca-se uma aderência intensa entre a pele e o periósteo. Tal fato difi culta a colocação dos enxertos, ainda que colocados em ângulo agudo. Mesmo nos casos em que o transplante é bem-sucedido, a atrofi a e a depressão existentes no couro cabeludo são inestéticas (Figuras 1 e 1A) e provocam reações desagradáveis à palpação, podendo ser motivo de alterações psicológicas, particularmente em pacientes do sexo feminino.3 Para corrigir esse problema e facilitar o transplante capilar, propomos uma sessão de lipoenxertia na área receptora antes da realização do transplante de cabelos.

MÉTODOS

Após anestesia local, descolamos a área aderida, criando um espaço entre o periósteo e a pele. Ele será preenchido com gordura retirada do sulco infraglúteo (Figuras 2 e 2A). A coleta do tecido adiposo é feita na forma de pequenos fragmentos – a céu aberto, com auxílio de pinça de Addison e tesoura delicada –, que são colocados em soro fi siológico para posteriormente ser introduzidos no espaço descolado. Após um período mínimo de 30 dias (Figura 3), realizamos então o transplante de cabelos (Figuras 4 e 4A). O enxerto de gordura provoca aumento da distância da pele em relação ao periósteo, facilitando a colocação dos enxertos e melhorando o resultado estético (Figura 5).

DISCUSSÃO

A doença ou o fator que originou a alopecia cicatricial deve estar inativo por ocasião da correção. Optamos pela região do sulco infraglúteo como área doadora por dois motivos: 1) a região glútea cobre a linha de incisão, difi cultando a visualização da cicatriz; 2) a gordura desse local se mostra resistente, por se manter apesar de estar sujeita a traumatismos contínuos pela localização. Esta técnica permite que os enxertos sejam colocados mais facilmente, porque a gordura aumenta a distância entre a pele e o periósteo, o que diminui também a depressão deste local.

CONCLUSÕES

O enxerto de gordura obtido em fragmentos diminui sua reabsorção e facilita o transplante de cabelos.

Referências

1 . Adler SC, Rousso D. Evaluation of past and present hair replacement techniques. Aesthetic improvement, effectiveness, postoperative pain, and complications. Arch Facial Plast Surg. 1999;1(4):266-71.

2 . Epstein JS. Revision surgical hair restoration: repair of undesirable results. Plast Reconstr Surg. 1999;104(1):222-32.

3 . Gupta MA, Gupta AK. Depression and suicidal ideation in dermatology patients with acne, alopecia areata, atopic dermatitis and psoriasis. Br J Dermatol. 1998;139(5):846-50.

4 . Adler SC, Rousso D. Evaluation of past and present hair replacement techniques. Aesthetic improvement, effectiveness, postoperative pain, and complications. Arch Facial Plast Surg. 1999;1(4):266-71.

5 . Epstein JS. Revision surgical hair restoration: repair of undesirable results. Plast Reconstr Surg. 1999;104(1):222-32.

6 . Gupta MA, Gupta AK. Depression and suicidal ideation in dermatology patients with acne, alopecia areata, atopic dermatitis and psoriasis. Br J Dermatol. 1998;139(5):846-50.


Licença Creative Commons All content the journal, except where identified, is under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International license - ISSN-e 1984-8773