Luh Putu Mahatya Valdini Putri1; Monica Trifitriana2; Yuli Kurniawati3; Riany Jade Sabrina Toisuta4; Erlinda Karyadi5
Data de Submissão: 01/07/2023
Decisão final: 07/01/2024
Fonte de financiamento: Nenhuma.
Conflito de interesses: Nenhum.
Como citar este artigo: Putri LPMV, Trifitriana M, Kurniawati Y, Toisuta RJS, Karyadi E. Eficácia da administração de secretomas utilizando microagulhamento vs. drug delivery assistido por laser para o rejuvenescimento da pele facial: uma revisão sistemática. Surg Cosmet Dermatol. 2024;16:e20240274.
Este estudo comparou a eficácia da administração de secretomas utilizando a técnica de microagulhamento versus a administração assistida por laser para o rejuvenescimento da pele facial. A revisão incluiu sete estudos que demonstraram que ambas as abordagens são efetivas na entrega de secretomas. No entanto, o microagulhamento apresentou uma taxa de satisfação do paciente mais alta e menos eventos adversos relatados. Conclui-se que o microagulhamento pode ser uma opção mais amigável e segura para o rejuvenescimento facial. Estudos adicionais com amostras maiores e períodos de acompanhamento mais longos são necessários para confirmar esses resultados.
Keywords: Secretoma; Lasers; Revisão Sistemática; Pele.
O envelhecimento da pele é um processo natural causado por uma combinação de fatores extrínsecos e intrínsecos, gerando o aparecimento de rugas, perda de elasticidade e outras alterações visíveis.1,2 Uma estratégia para combater o envelhecimento é a utilização de células-tronco, como o meio condicionado das células-tronco da membrana amniótica (amniotic membrane stem cells conditioned medium, AMSC-CM), células-tronco mesenquimais derivadas de tecido adiposo (adipose-derived mesenchymal stem cells, ADMSCs) e o meio condicionado das células-tronco mesenquimais derivadas do cordão umbilical humano (human umbilical cord-derived mesenchymal stem cells conditioned medium, hUC-MSCs-CM).3,4 Para reduzir rugas e outras deformidades faciais relacionadas ao fotoenvelhecimento, AMSC-CM, ADMSCs e hUC-MSCs-CM podem ser utilizados para estimular a produção de colágeno dérmico, fatores de crescimento, quimiocinas, proliferação e migração de fibroblastos dérmicos e migração de queratinócitos epidérmicos.5,6,7
Outros tratamentos, como microagulhamento e laserterapia, também podem promover o rejuvenescimento da pele. Os lasers fracionados de CO2 e érbio são tecnologias emergentes com potencial para melhorar o rejuvenescimento da pele.7 A zona microtérmica (microthermal zone) de ablação da pele facilita a penetração de grandes moléculas terapêuticas tópicas na superfície até a camada de interesse, ao mesmo tempo que encurta o tempo de cicatrização após lesão tecidual induzida por laser.8,9 O objetivo deste estudo é comparar a eficácia da administração de secretomas com o uso de microagulhamento versus drug-delivery assistido por laser (laser-assisted drug delivery, LADD) para o rejuvenescimento da pele facial.
Trata-se de revisão sistemática com várias etapas: (Figura 1)
Conduzimos uma pesquisa abrangente em 2023 para explorar a eficácia da administração de secretoma por meio de microagulhamento ou LADD para rejuvenescimento da pele. Na busca, foram utilizadas as palavras-chave "SECRETOME", "MESENCHYMAL STEM CELL-CONDITIONED MEDIUM", "AMSC-CM", "ADMSC-CM", "hUC-MSCs-CM" combinadas com "MICRONEEDLING" e "LASER ASSISTED DRUG DELIVERY", incluindo sinônimos. Bases de dados eletrônicas, incluindo PubMed, Cochrane Central Database, ClinicalTrials.gov e Mendeley, foram consultadas desde o início até junho de 2023. Avaliamos os registros recuperados de forma sistemática utilizando critérios de inclusão e exclusão predeterminados. Inicialmente, quatro autores (LPM, MT, RJ e EK) leram de forma independente todos os resumos para identificar estudos relevantes. Em caso de discordância, os dois autores restantes (YK e MT) ajudaram na decisão final e na avaliação de elegibilidade por meio da leitura do texto completo dos artigos. Um fluxograma descrevendo a estratégia de busca na literatura é apresentado na Figura 1, seguindo as diretrizes do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews.
Incluímos todas as publicações de 2023 que investigaram a eficácia da administração de secretomas usando microagulhamento ou LADD para rejuvenescimento da pele. Foram incluídos apenas estudos originais; artigos de revisão, metanálises, estudos epidemiológicos, resumos, manuscritos em idiomas diferentes do inglês e editoriais foram excluídos.
A extração dos dados e a avaliação da qualidade foram realizadas por dois autores independentes (MT e LPM) utilizando método de extração padronizado em aplicativo do Excel.
Para avaliar o viés dos estudos selecionados, utilizamos a ferramenta Risk of Bias in Non-randomized Studies of Interventions (ROBINS-I). A Tabela 1 mostra que todos os estudos definiram explicitamente a população, a intervenção, a comparação e os resultados. Embora os estudos originais tenham sido os mais prevalentes, alguns estudos apresentaram vieses em diferentes aspectos. Um estudo apresentou vieses nos dados dos participantes, outro apresentou viés de intervenção, um estudo apresentou vieses devido à falta de dados e outro apresentou viés de relato. No geral, todos os estudos incluídos receberam pontuações baixas, indicando a presença de risco de viés.
A figura 1 fornece uma visão geral do processo de seleção dos estudos. Inicialmente, a busca identificou um total de 82 artigos e, após a remoção de duplicatas, restaram 18 artigos potencialmente relevantes. Após análise dos títulos e resumos, foram excluídos 64 artigos, resultando em 7 estudos que atenderam aos critérios de inclusão. Não houve divergências durante o processo de seleção dos estudos.
A tabela 1 apresenta as características dos sete estudos que atenderam aos critérios de inclusão. Os estudos utilizaram diferentes tipos de desenho, incluindo estudos prospectivos, estudos split-face randomizados controlados e ensaios clínicos controlados experimentais analíticos. A maioria dos estudos foi realizada na Indonésia, sendo apenas um estudo da China. Dos 268 participantes incluídos nos estudos, 240 eram do sexo feminino, enquanto o estudo de Liang et al. não especificou o sexo dos 28 participantes. As modalidades utilizadas nos estudos foram microagulhamento, laser de CO2 fracionado e laser Er:YAG fracionado. Os secretomas empregados nos estudos foram AMSC-CM, ADMSCs e hUC-MSCs-CM.
Conforme descrito na Tabela 3, tanto o microagulhamento quanto o LADD foram eficazes na administração de secretomas. O uso de microagulhamento e LADD reduziu significativamente as rugas e o tamanho dos poros, melhorou a pigmentação e as manchas UV e melhorou a umidade e a elasticidade da pele após 6 semanas.
A tabela 2 indica que ambos os grupos apresentaram efeitos adversos, tais como eritema, dor, sensação de queimação, coceira e urticária. Além disso, o grupo LADD relatou erupção de acne. O microagulhamento exibiu uma maior taxa de satisfação do paciente e menos eventos adversos relatados em comparação ao LADD.
A tabela 4 revela que o LADD foi ligeiramente mais eficaz do que o microagulhamento no rejuvenescimento da pele facial, embora a diferença não tenha sido estatisticamente significativa. O microagulhamento demonstrou menos eventos adversos e custos mais baixos em comparação ao LADD.
Os procedimentos de microagulhamento e LADD são usados na dermatologia cosmética para diversos propósitos, incluindo o tratamento do envelhecimento da pele. Ambos os métodos constroem com sucesso microtúneis verticais na derme, permitindo a administração tópica transdérmica de medicamentos.6-8
O LADD é amplamente conhecido por sua capacidade de aumentar a formação e remodelação de colágeno, permitindo que as fibras de colágeno aberrantes da pele fotoenvelhecida se reorganizem conforme necessário, enquanto a microagulha cria microlesões e gera uma lesão regulada na pele, com poucos danos epidérmicos, que estimula a cascata de cicatrização de feridas dérmicas (inflamação, proliferação, e remodelação).1,2,6
Eritema leve, edema localizado e descamação da pele são os eventos adversos mais comuns e esperados do microagulhamento e normalmente desaparecem dentro de 48 a 72 horas.6 Comparado ao microagulhamento, o LADD teve mais efeitos desfavoráveis, como eritema prolongado, desconforto, sensação de queimação e coceira. À luz dessas descobertas, os dermatologistas podem escolher entre microagulhamento ou LADD para distribuir o secretoma, visto que o LADD pode não estar disponível em todas as clínicas devido aos altos custos, enquanto o microagulhamento pode estar disponível em todos os ambientes. O microagulhamento é uma opção benéfica em relação a procedimentos mais invasivos, como resurfacing a laser e peeling químico profundo, devido a sua rápida recuperação pós-tratamento, baixo perfil de eventos adversos e resultados clínicos notáveis.2,5-7 Para melhorar ainda mais o efeito terapêutico, AMSC-CM, ADMSCs e hUC-MSCs-CM são administrados por meio de canais de laser. Essas células exercem seus efeitos antirrugas ao regular positivamente a produção de procolágeno tipo I e inibir a secreção da metaloproteinase da matriz 1, responsável pela degradação das fibras de colágeno. O presente estudo quebra a barreira da pele.4,5
Microagulhamento e LADD são métodos eficazes de administração de secretomas para o rejuvenescimento da pele. No entanto, o microagulhamento pode ser uma opção mais amigável e segura para o paciente. Mais estudos com amostras maiores e períodos de acompanhamento prolongados são necessários para confirmar esses achados.
Luh Putu Mahatya Valdini Putri
ORCID: 0009-0008-8870-7700
Concepção e planejamento do estudo, Elaboração e redação do manuscrito, Obtenção, análise e interpretação dos dados, Participação efetiva na orientação da pesquisa, Participação intelectual em conduta propedêutica e/ou terapêutica de casos estudados, Revisão crítica da literatura
Monica Trifitriana
ORCID: 0000-0002-9454-1961
Análise estatística, Aprovação da versão final do manuscrito, Concepção e planejamento do estudo, Elaboração e redação do manuscrito, Obtenção, análise e interpretação dos dados, Participação intelectual em conduta propedêutica e/ou terapêutica de casos estudados, Revisão crítica da literatura, Revisão crítica do manuscrito
Yuli Kurniawati
ORCID: 0000-0001-7587-5504
Concepção e planejamento do estudo, Revisão crítica da literatura, Revisão crítica do manuscrito
Riany Jade Sabrina Toisuta
ORCID: 0009-0008-9316-9281
Elaboração e redação do manuscrito, Obtenção, análise e interpretação dos dados, Participação efetiva na orientação da pesquisa, Participação intelectual em conduta propedêutica e/ou terapêutica de casos estudados
Erlinda Karyadi
ORCID: 0009-0008-5761-7534
Elaboração e redação do manuscrito, Obtenção, análise e interpretação dos dados, Participação efetiva na orientação da pesquisa, Participação intelectual em conduta propedêutica e/ou terapêutica de casos estudados
1. Estebsari F, Dastoorpoor M, Khalifehkandi ZR, Nouri A, Mostafaei D, Hosseini M, et al. The concept of successful aging: a review article. Curr Aging Sci. 2020;13(1):4–10.
2. El-Domyati M, Moftah NH, Nasif GA, Ragaie MH, Ibrahim MR, Ameen SW. Amniotic fluid derived mesenchymal stem cell products combined with microneedling for acne scars: a split face clinical, histological, and histometric study. J Cosmet Dermatol. 2019;18(5):1300-1306.
3. Prakoeswa CRS, Pratiwi FD, Herwanto N, Citrashanty I, Indramaya DM, Murtiastutik D, et al. The effects of amniotic membrane stem cell conditioned medium on photoaging. J Dermatol Treat. 2019;30(5):478-482.
4. Damayanti RH, Rusdiana T, Wathoni N. Mesenchymal stem cell secretome for dermatology application: a review. Clin Cosmet Investig Dermatol. 2021;14:1401–1412.
5. Xia J, Minamino S, Kuwabara K, Arai S. Stem cell secretome as a new booster for regenerative medicine. Biosci Trends. 2019;13(4):299–307.
6. Kim YJ, Seo DH, Lee SH, Lee SH, An GH, Ahn HJ, et al. Conditioned media from human umbilical cord blood-derived mesenchymal stem cells stimulate rejuvenation function in human skin. Biochem Biophys Rep. 2018;16:96–102.
7. El-Domyati M, Abdel-Wahab H, Hossam A. Combining microneedling with other minimally invasive procedures for facial rejuvenation: a split-face comparative study. Int J Dermatol. 2018;57(11):1324-1334.
8. Sitohang IB, Sirait SA, Safira FD. Fractional carbon dioxide laser for treating hypertrophic scars: a systematic review of randomized trials. Australas J Dermatol. 2022;63(1):27–35.
9. Lee J, Kim J. Emerging technologies in scar management: laser-assisted delivery of therapeutic agents. In: Téot L, Mustoe TA, Middelkoop E, Gauglitz GG, editors. Textbookon scar management. Cham: Springer; 2020. p.444-445.
10. Sari M, Umborowati MA, Citrashanty I, Indramaya DM, Rantam FA, Listiawan MY, et al. The efficacy of fractional CO2 laser and microneedling - amniotic membrane stem cell conditioned media for photoaging. Mal J Med Health Sci. 2021;17(SUPP6):91-97.
11. Yusharyahya SN, Japranata VV, Sitohang IBS, Legiawati L, Novianto E, Suseno LS, et al. A comparative study on adipose-derived mesenchymal stem cells secretome delivery using microneedling and fractional CO2 laser for facial skin rejuvenation. Clin Cosmet Investig Dermatol. 2023;16:387–395.
12. Prakoeswa CRS, Oktaviyanti RN, Nugroho WT, Pratiwi FD, Rusyati LM, Praharsini IGAA, et al. The efficacy of fractional erbium:YAG laser (2940 nm) compared to microneedling of topical amniotic membrane stem cell conditioned medium (AMSC- CM) for photoaging. Ind J For Med Toxic. 2021;15(2):2161-2167.
13. Praharsini IGAA, Indira IGAAE, Prakoeswa CRS, Adiguna MS, Rusyati LM, Umborowati MA, et al. Effication of amniotic membrane topical stem cell-conditioned medium combined with YAG erbium fractional laser 2940 nm in photoaging skin. Indo J Biomed Sci. 2020;14(2):44–7.
14. Widianingsih NPS, Setyaningrum T, Prakoeswa CRS. The efficacy and safety of fractional erbium YAG laser combined with topical amniotic membrane stem cell (AMSC) metabolite product for facial rejuvenation: a controlled, split-face study. Dermatol Reports. 2019;11(s1):8036.
15. Liang X, Li J, Yan Y, Xu Y, Wang X, Wu H, et al. Efficacy of microneedling combined with local application of human umbilical cord-derived mesenchymal stem cells conditioned media in skin brightness and rejuvenation: a randomized controlled split-face study. Frontiers Med. 2022;9.