3719
Views
Open Access Peer-Reviewed
Artigo Original

Estudo comparativo da aplicação regional de peeling de fenol e toxina botulínica: ainda um tratamento acessível e eficiente para rugas periorais e periorbitárias

Daniela Alves Pereira Antelo; Jaqueline Barbeito de Vasconcellos; Rosane Orofino-Costa

DOI: https://doi.org/10.5935/scd1984-8773.20201232544

Data de recebimento: 25/05/2020
Data de aprovação: 30/05/2020

Suporte Financeiro: Nenhum.
Conflito de Interesses: Nenhum.
Agradecimentos: Os autores agradecem a Allergan, Dermatus e Dermage pela doação da toxina botulínica, solução de fenol a 88% e fotoprotetor usados neste estudo, e à Andréa Reis de Souza
Bernardes-Engemann pela orientação na confecção das figuras, gráficos e tabelas.

Trabalho realizado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro (RJ), Brasil.


Abstract

INTRODUÇÃO: Com frequência, pacientes solicitam avaliação e tratamento para o rejuvenescimento das regiões perioral e periorbitária. Na maioria das vezes, é preciso usar uma combinação de procedimentos para que o resultado atenda às expectativas.
OBJETIVO: Por meio de um estudo prospectivo, unicêntrico e comparativo, comparar o rejuvenescimento das regiões perioral e periorbital, após tratamento com peeling químico médio com fenol 88% com ou sem a aplicação prévia de toxina botulínica.
MÉTODOS: O peeling regional de fenol 88% foi utilizado em 16 pacientes; em oito delas houve aplicação de toxina botulínica duas semanas antes. A avaliação foi feita por meio de fotografias padronizadas e escalas de avaliação por médicos e pacientes.
RESULTADOS: A avaliação global por médicos e pacientes no 45º dia foi considerada excelente ou boa para todas as pacientes, com pequena vantagem para o tratamento combinado na região periorbital.
CONCLUSÃO: A combinação desses dois procedimentos de custo relativamente baixo, muitas vezes negligenciado pelos dermatologistas, resultou na melhora significativa das alterações do envelhecimento dessas áreas.


Keywords: Abrasão química; Fenol; Rejuvenescimento; Toxinas botulínicas tipo A


INTRODUÇÃO

O envelhecimento perioral (POR) e periorbitário (POB) é uma queixa frequente dos pacientes que buscam por melhora da aparência facial. É constituído por rugas estáticas e/ou dinâmicas, flacidez e alterações actínicas da pele, como a elastose, provocada pela radiação ultravioleta, cronossenescência e tabagismo, fatores que contribuem para a alteração da textura e rítides nestas regiões em que a pele está sujeita à movimentação frequente.1

Para se obter um resultado satisfatório, é necessário combinar procedimentos como lasers ablativos (Erbium ou CO2), peelings químicos, injeções de toxina botulínica (TB) e ácido hialurônico, ultrassom microfocado, microagulhamento e dermabrasão.1,2 Alguns têm custo elevado e resultados que nem sempre atendem às expectativas dos pacientes.

Diferentemente do peeling profundo obtido com a fórmula de Baker-Gordon, o fenol a 88% é considerado um peeling químico médio. Atinge a derme reticular superior, promove neocolagênese e atenua as rítides estáticas.3,4,5

A injeção de TB causa diminuição da contração muscular. Sua aplicação em doses pequenas nas regiões POR e POB melhora as rítides dinâmicas e atenua as estáticas.6

O objetivo desta publicação foi comparar o rejuvenescimento das regiões POR e POB por meio do tratamento com peeling localizado de fenol 88% (PF) com e sem a aplicação prévia de toxina botulínica (TB).

 

DESENHO DO ESTUDO

Estudo prospectivo, unicêntrico e comparativo.

 

PACIENTES E MÉTODOS

Dezesseis pacientes hígidas, do sexo feminino, com rugas estáticas e dinâmicas nas regiões POR e POB, classificadas em fototipos I a III de Fitzpatrick e provenientes do Ambulatório de Dermatologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, RJ, Brasil, participaram desse projeto, após assinarem o termo de consentimento livre e esclarecido, tendo sido este trabalho realizado segundo as normas emanadas pela Declaração de Helsinki, revista em 2013.

Foram realizados eletrocardiograma, hemograma e exames bioquímicos com dosagem de ureia e creatinina antes da aplicação. Todas utilizaram topicamente a combinação tríplice à noite (hidroquinona 4%, tretinoína 0,05% e acetonido de fluocinolona 0,01%) por duas semanas antes do procedimento e fotoprotetor físico FPS 30, diariamente, pela manhã. Foram divididas em dois grupos de oito pacientes, sendo o grupo I (GI) tratado somente com PF e o grupo II (GII) com PF e TB.

A toxina onabotulínica (onaTB) foi diluída em 1mL de cloreto de sódio 0,9%, (concentração final de 100U/mL) e aplicada em oito pacientes (GII) duas semanas antes do peeling. Foram injetadas 4U de TB na região POR e 12U em cada lado da região POB (Figura 1).

As 16 pacientes utilizaram aciclovir oral (200mg 8/8h) durante cinco dias, iniciando dois dias antes do PF. Após demarcação das áreas-alvo, procedeu-se ao PF, utilizando-se um aplicador elaborado por hashi de madeira enrolado com algodão hidrófilo, contendo pouca quantidade da solução de fenol, para aplicação em apenas uma passada. Entre a aplicação do fenol nas duas regiões aguardou-se um intervalo de tempo de aproximadamente 15 minutos, oferecendo-se ingesta de água (fluxograma, Figura 2). No restante da face foram aplicados a solução de Jessner e o ácido tricloroacético (ATA) a 35%, colocando-se uma camada de Jessner seguida de uma camada de ATA até a obtenção de frosting 2 homogêneo.

Após o PF, as pacientes foram orientadas a utilizar vaselina sólida em toda a face e creme de gentamicina nas áreas POB e POR durante sete dias, a manter a fotoproteção física no período do protocolo e a tomar analgésico se necessário. A fórmula tríplice foi reintroduzida duas semanas após o peeling.

O acompanhamento presencial e fotográfico foi feito uma semana (D7), duas semanas (D14) e 45 dias (D45) após o peeling. As rítides foram classificadas pelo médico, subjetivamente, antes e 45 dias após o término do tratamento por sua intensidade em 1+, 2+ ou 3+ (a mais intensa). O resultado final global no D45 foi classificado como excelente, bom, igual ou ruim pelo médico e pelo paciente, de forma independente.

 

RESULTADOS

A idade variou entre 41 e 78 anos, com média de 56 anos (53 no GI e 58 no GII).

Na avaliação global do GI e GII no D45, tanto médicos quanto pacientes consideraram, em sua maioria, o resultado como excelente. Não houve resultado igual ou pior em nenhum dos grupos tratados (Tabela 1).

Quanto à intensidade das rugas, na região POB, 5/8 (62,5%) do GII diminuíram um escore enquanto no GI apenas 1/8 (12,5%) (Figuras 3 e 4A). Na região POR 3/8 (37,5%) no GII diminuíram um escore, os outros 5/8 (62,5%) permaneceram inalterados, enquanto no GI 2/8 (25,0%) diminuíram um escore, 5/8 (62,5%) permaneceram inalterados e 1/8 (12,5%) piorou um escore (Figuras 4B, 5 e 6).

Como evento adverso, a hipercromia pós-inflamatória na região tratada com PF foi observada em 2/8 (25%) pacientes, sendo resolvida com a reintrodução da fórmula tríplice e manutenção da proteção solar. Não ocorreram episódios de herpes simples nas 16 pacientes tratadas.

 

DISCUSSÃO

As rítides das regiões periorificiais da face costumam ser consideradas marcadores do envelhecimento.7 São também de difícil abordagem terapêutica para dermatologistas e cirurgiões plásticos pela delicadeza da pele, além da movimentação e função da boca e dos olhos. Blefaroplastia, dermabrasão, TB, preenchimentos, peelings e lasers ablativos são alguns dos procedimentos utilizados.8,9

O tratamento das regiões POR e POB com PF é uma técnica tradicional, com resultado significativo nas rítides estáticas e baixo custo, contudo alguns dermatologistas restringem seu uso devido à publicação de complicações10, especialmente a hipocromia localizada. Limitar seu uso aos pacientes de fototipo I a III e associar solução de Jessner e ATA 35% na área adjacente são medidas úteis, por aumentarem a segurança, visto que a face como um todo recebe os benefícios da renovação cutânea. A hipercromia pós-inflamatória observada em dois de nossos casos é relativamente comum em países de clima quente com população miscigenada e, habitualmente, fácil de tratar com despigmentantes e fotoproteção adequada.11 O fenol é nefrotóxico e arritmogênico, independentemente de sua concentração ou técnica de aplicação. Por isso, é essencial que, após anamnese e exame físico, sejam feitas avaliações laboratorial e eletrocardiográfica.12 Aconselha-se fazer um intervalo entre a aplicação das diferentes regiões para acelerar a eliminação dos metabólitos fenólicos pela urina, diminuindo, assim, a possibilidade de complicações sistêmicas.13

A TB trata principalmente as rugas dinâmicas, sendo indicada nas áreas periorificiais da face, cuja movimentação pode deixar linhas permanentemente marcadas.

A combinação de um procedimento para tratar rítides estáticas associado a outro para rugas dinâmicas traz benefícios, pois seus resultados serão mais evidentes e também mais duradouros. Embora a quantidade de TB usada nessas regiões seja pequena, a neocolagênese provocada pelo PF terá maior durabilidade.14 Para pessoas hígidas e de pele clara, o PF é uma excelente opção terapêutica, de custo acessível se comparado aos lasers ablativos. A TB injetada antes do peeling agiria também na reepitelização e remodelamento do colágeno em um meio relativamente adinâmico.15

Nesse estudo, embora os grupos de tratamento tenham sido pequenos e a forma de avaliação médica subjetiva, pode-se observar uma pequena diferença entre a monoterapia com PF e o tratamento combinado TB e PF, sendo este resultado mais evidente na região POB, dado que a maioria das pacientes do GII obteve melhora em contraste com melhora em apenas uma paciente no GI. Ao fazer uma avaliação global do tratamento POR e POB, o resultado foi considerado excelente pela maioria.

 

CONCLUSÃO

Neste estudo comparativo, o tratamento das rítides POR e POB com a associação de toxina botulínica e PF foi superior à monoterapia com PF, podendo ser mais uma opção segura e custo-efetiva no manejo dessas regiões. Os melhores resultados foram obtidos na região POB.

 

CONTRIBUIÇÃO DOS AUTORES:

Daniela Alves Pereira Antelo | 0000-0001-8203-1772
Aprovação da versão final do manuscrito; concepção e planejamento do estudo; elaboração e redação do manuscrito; obtenção, análise e interpretação dos dados; revisão crítica da literatura; revisão crítica do manuscrito.

Jaqueline Barbeito De Vasconcellos | 0000-0002-9726-0719
Aprovação da versão final do manuscrito; elaboração e redação do manuscrito; obtenção, análise e interpretação dos dados; revisão crítica da literatura; revisão crítica do manuscrito.

Rosane Orofino-Costa | 0000-0002-1603-418X
Contribuição no artigo: Aprovação da versão final do manuscrito; concepção e planejamento do estudo; elaboração e redação do manuscrito; obtenção, análise e interpretação dos dados; revisão crítica da literatura; revisão crítica do manuscrito.

 

 

REFERÊNCIAS

1. Steiner D, Marçon CR. Terapêutica do envelhecimento cutâneo. In: Kadunc BV, Palermo E, Addor F, Metsavaht L, Rabello L, Mattos R, et al. Tratado de Cirurgia dermatológica, cosmiatria e laser da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Rio de Janeiro: Elsevier; 2012. p.322-30.

2. Tamura BM. Avaliação de uma técnica simplificada para tratamento de rítides da região perioral e periorbicular com laser de CO2. Surg Cosmet Dermatol 2012;4(3):237-40.

3. Soleymani T, Lanoue J, Rahman Z. A. Practical approach to chemical peels: a review of fundamentals and step-by-step algorithmic protocol for treatment. J Clin Aesthet Dermatol. 2018;11(8):21-8.

4. Velasco MVR, Okubo FR, Ribeiro ME, Steiner D, Bedin V. Rejuvenescimento da pele por peeling químico: enfoque no peeling de fenol. An bras Dermatol. 2004;79(1):91-9.

5. Lee KC, Sterling JB, Wambier CG, Soon SL, Landau M, Rullan P, et al. Segmental phenol-Croton oil chemical peels for treatment of periorbital or perioral rhytides. J Am Acad Dermatol. 2019;81(6):e165-6.

6. Dorizas A, Krueger N, Sadick NS. Aesthetic uses of botulinum toxin. Dermatol Clin. 2014;32(1):23-36.

7. Honigman R, Castle DJ. Aging and cosmetic enhancement. Clin Interv Aging. 2006; 1(2):115-9.

8. Ozturk CN, Huettner F, Ozturk C, Bartz-Kurycki MA, Zins JE. Outcomes assessment of combination face lift and perioral phenol-croton oil peel. Plastic and Reconstructive Surgery. 2013;132(5):743-53.

9. Danhof RS, Cohen JL. A combination approach to perioral rejuvenation. J Drugs Dermatol. 2016;15(1):111-2.

10. Bagatin E, Hassun K, Talarico S. Revisão sistemática sobre peelings. Surg Cosmet Dermatol. 2009;1(1):37-46.

11. Davis EC, Callender VD. Postinflammatory hyperpigmentation: a review of the epidemiology, clinical features, and treatment options in skin of color. J Clin Aesthet Dermatol. 2010;3(7):20-31.

12. Kadunc BV, Vanti AA. Avaliação da toxicidade sistêmica do fenol em peelings faciais. Surg Cosmet Dermatol. 2009;1(1):10-4.

13. Starkman SJ, Mangat DS. Chemical Peel (Deep, Medium, Light). Facial Plast Surg Clin North Am. 2020;28(1):45-57

14. Gart MS, Gutowski KA. Overview of botulinum toxins for aesthetic uses. Clin Plastic Surg. 2016;43(3):459-71.

15. Zimbler MS, Holds JB, KokoskaMS, Glaser DA, Prendiville S, Hollenbeak CS, et al. Effect of botulinum toxin pretreatment on laser resurfacing results. Arch Facia Plast Surg. 2001;3(3):165-9.


Licença Creative Commons All content the journal, except where identified, is under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International license - ISSN-e 1984-8773