Sociedade Brasileira de Dermatolodia Surgical & Cosmetic Dermatology

GO TO

ISSN-e 1984-8773

Volume 1 Número 1


Voltar ao sumário

 

Editorial

Omar Lupi

Omar Lupi


Omar Lupi1

Presidente da SBD1

Omar Lupi

Presidente da SBD

Caro dermatologista,

Você tem hoje, em suas mãos, a materialização de um antigo anseio da dermatologia brasileira na forma deste novo periódico editado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). A Surgical & Cosmetic Dermatology já nasce oferecendo tudo de que um moderno periódico precisa para buscar a indexação, conteúdo científico consistente e de boa qualidade.

As duas últimas décadas marcaram de forma intensa a dermatologia. De especialidade com características fundamentalmente clínicas e morfológicas, transformamo-nos em uma especialidade clínico-cirúrgica dinâmica e cada vez mais permeada pelo espírito investigatório. Faltava aos dermatologistas brasileiros e sul-americanos, tão hábeis na condução dos procedimentos cirúrgicos e cosmiátricos, um veículo adequado para expressar sua experiência. O nascimento deste novo periódico preenche essa lacuna e abre enormes perspectivas para as novas gerações de dermatologistas, prontas a experimentar novas fronteiras.

Iniciei meu discurso de posse como presidente da SBD esclarecendo que sempre entendi minha função muito mais como a de um construtor de pontes do que a de um edificador de muros – pontes entre colegas de diferentes perspectivas filosóficas e políticas, e pontes com outras sociedades afins num momento em que necessitamos de consenso e trabalho conjunto. O convite para que a Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) fosse nossa parceira científica na nova revista consolida e aproxima os ideais defendidos por nossas entidades de engrandecer ainda mais a dermatologia brasileira. Graças a um grande esforço científico e logístico da SBD, a nova revista será entregue a todos os associados, de ambas as sociedades, de forma trimestral, a partir deste momento.

Com uma abordagem serena, devemos procurar ver a realidade de uma forma filtrada. Mais do que enxergar a vida em preto e branco, somos sempre convidados a apreciá-la em todos os seus matizes. Assim, quem sabe, relativizando ideias preconcebidas e de autossuficiência, poderemos reunir algumas das mentes mais preparadas com as quais contamos e, de forma despreocupada com qualquer tipo de insegurança intelectual, dar reino livre para criarmos um período especial para a dermatologia brasileira.

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações