1684
Views
Open Access Peer-Reviewed
Pérolas cirúrgicas

Um novo torniquete para cirurgia do aparelho ungueal

Nilton Di Chiacchio1, Walter Refkalefsky Loureiro1, Nilton Gioia Di Chiacchio1, Daniela Satico Yoshida Nei1

Recebido em: 04/04/2010
Aprovado em: 04/05/2010
Trabalho realizado na Clinica dermatológica
do Hospital do Servidor Público de São Paulo
– São Paulo - (SP), Brasil.
Conflito de interesse: Nenhum
Suporte financeiro: Nenhum

Abstract

As cirurgias do aparelho ungueal necessitam de campo cirúrgico sem sangramentos para adequada visualização das estruturas e lesões. Existem diversos tipos de torniquetes com esse objetivo, cada um com suas vantagens e desvantagens.Apresenta-se um novo garrote simples, ajustável, seguro e barato.

Keywords: TORNIQUETES, CIRURGIA, UNHAS, DEDOS


INTRODUÇÃO

O aparelho ungueal é ricamente vascularizado através das arcadas vasculares que são formadas por ramos das artérias digitais palmares próprias. A interrupção temporária do fluxo sanguíneo digital é primordial para a adequada visualização do campo cirúrgico, o que facilita a realização do procedimento e reduz o tempo operatório. Isso pode ser realizado através da compressão das artérias na região lateral do dedo por algum auxiliar durante procedimentos curtos ou pelo uso de um torniquete. Apresenta-se um novo tipo de garrote simples, ajustável, seguro e barato.

MATERIAIS E MÉTODOS

Utilizou-se garrote para coleta de sangue em crianças. Formado por banda elástica larga e peça plástica que permite o travamento da banda no estiramento desejado, bem como sua rápida liberação, pode ser esterilizado e embalado múltiplas vezes sem prejuízo em sua função. Após preparação do campo cirúrgico com antissepsia e anestesia, o torniquete é colocado na base do dedo, e a banda elástica é tracionada até que seja obtida a pressão desejada com travamento nessa posição. Se necessário, a trava pode ser liberada total ou parcialmente durante o procedimento.

DISCUSSÃO

A hemostasia adequada é essencial para a realização das cirurgias do aparelho ungueal não apenas por permitir a adequada visualização do campo cirúrgico, mas também por facilitar o procedimento, reduzindo o tempo cirúrgico. Além disso, é importante lembrar que no tratamento por cauterização química da unha encravada é mandatório o campo estar seco, pois a solução de fenol a 88% pode ser inativada pelo sangue, o que resulta na cauterização incompleta da matriz ungueal, com consequente aumento na taxa de recidiva.

Existem diversos tipos de torniquetes descritos na literatura, cada um com suas vantagens e desvantagens. Os mais comuns são os pneumáticos, os drenos de Penrose fixados com pinça e os dedos de luva de látex enrolados combinados ou não com pinças1 ou lacres de náilon.2 As complicações decorrentes do uso do garrote – neurite, isquemia e necrose – são devidas ao excesso de pressão sobre os nervos, pelo tempo de uso prolongado ou por seu esquecimento.A pressão exercida pelo torniquete deve ser apenas o suficiente para interromper o fluxo sanguíneo, sendo sugerido um valor até 300 milímetros de mercúrio,3 o que diminuiria as chances de lesões por compressão, embora essa correlação ainda não esteja muito bem estabelecida. Dedos de luvas cortados e enrolados podem ser facilmente esquecidos. Drenos de Penrose travados com pinças podem chegar a pressões muito altas levando a maior risco de lesão neural.Torniquetes pneumáticos são pouco práticos e dispendiosos.

O garrote em questão apresenta diversas vantagens em relação aos demais: é prático – sua aplicação é rápida e fácil, sem necessidade de material adicional como pinças ou lacres; é ajustável – a pressão exercida pode ser facilmente regulada durante o procedimento; é seguro – devido a suas dimensões e cores, o risco de esquecimento é zero; e é barato – pode ser esterilizado e reutilizado diversas vezes.Por agregar diversas vantagens e criar um campo cirúrgico limpo de maneira eficaz, acreditamos que o garrote infantil seja excelente alternativa aos demais métodos descritos.

Referências

1 . Harrington AC, Cheyney JM, Kinsley-Scott T, Willard RJ. A Novel Digital Tourniquet Using a Sterile Glove and Hemostat.Dermatol Surg. 2004;30(7):1065-7.

2 . Tang WY. A latex finger strip and nylon zip-tie combo as a tunable digital tourniquet.Dermatol Surg. 2007;33(6):713-5.

3 . Shaw JA, DeMuth WW, Gillespy AW. Guidelines for the use of digital tourniquets based on physiological pressure measurements. J BoneJoint Surg Am. 1985;67(7):1086-90.


Licença Creative Commons All content the journal, except where identified, is under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International license - ISSN-e 1984-8773