3619
Views
Open Access Peer-Reviewed
Novas Técnicas

Curativo compressivo para couro cabeludo

Rogério Nabor Kondo1; Fernanda Teixeira Ortega2

DOI: https://doi.org/10.5935/scd1984-8773.201683702

Data de recebimento: 14/08/2016
Data de aprovação: 21/09/2016
Suporte Financeiro: Nenhum
Conflito de Interesses: Nenhum

Abstract

Criar curativos compressivos que evitem hematomas no pós-operatório de cirurgias no couro cabeludo é um desafio. Tais curativos podem ser especialmente de problemática realização na região do vértex, pela dificuldade de adesão da fita hipoalergênica no local. Os autores apresentam uma boa opção de curativos compressivos para uso após cirurgias no couro cabeludo.


Keywords: CURATIVOS OCLUSIVOS; PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS AMBULATÓRIOS; CABEÇA; COURO CABELUDO


INTRODUÇÃO

Aproximadamente 90% das neoplasias cutâneas ocorrem na cabeça e no pescoço.1 Quando o fechamento primário não é exequível, temos como alternativas os retalhos e os enxertos.2 Os hematoma no período pós-operatório desses procedimentos devem ser evitados, porém realizar curativos compressivos após cirurgias na região do couro cabeludo é frequentemente um desafio, pela dificuldade da adesão da fita hipoalergênica nos cabelos.3 O objetivo desta publicação é apresentar uma boa opção de curativos para cirurgias realizadas em couro cabeludo, especialmente se situadas na região do vértex.

 

MÉTODO

Após cobrir a cicatriz cirúrgica com pomada e gaze esterilizada, coloca-se uma rede tubular elástica (Poolfix®, Pooltex Indústria e Comércio Atibaia, São Paulo, Brasil) (Figuras 1A e 1B) que envolve toda a cabeça, até o pescoço (Figura. 1C). Essa malha mantem a gaze comprimindo a ferida cirúrgica e proporcionando a oclusão e a compressão necessárias sem a utilização de faixas ou fitas hipoalergênicas. Após a colocação da malha, abrem-se orifícios nas regiões dos olhos, nariz e boca, para conforto do paciente. (Figuras 1D, 1E e 1F).

 

DISCUSSÃO

O couro cabeludo é intensamente vascularizado, e a ausência de hemorragias ou hematomas no pós-operatório de cirurgias, algumas vezes extensas, nesse local2 pode significar o sucesso da intervenção realizada.

A anatomia da face e a presença dos cabelos trazem dificuldades para realização de curativos no couro cabeludo. Lebovits et al.3 propuseram um curativo com bandagens modificadas para manter a compressão local, fixando parte da atadura no pescoço, que ainda é pouco utilizado entre os dermatologistas.

A técnica descrita neste artigo, realizada com rede tubular é simples e de baixo custo. Está indicada como opção, após procedimentos em que haja necessidade de oclusão e compressão no couro cabeludo.

 

Referências

1. Silva LRTE, Ribeiro AMQ, Fleury Júnior LFF. Abordagem do carcinoma espinocelular de alto risco no couro cabeludo: série de casos. Surg Cosmet Dermatol. 2012; 7(2):166-170.

2. Hoffmann JF. Reconstrução do escalpo. In: Baker SR. Retalhos Locais em Reconstrução Facial. 2 ed. Rio de Janeiro: Di Livros; 2009. p. 641-67.

3. Lebovits PE, Dzubow LM. Surgical Gems: A Pressure Dressing on the Scalp by a Modified Russian Technique. J Dermatol Surg Oncol. 1980; 6(4):259-63.

 

Trabalho realizado no Serviço de Dermatologia do Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná da Universidade Estadual de Londrina (UEL) – Londrina (PR), Brasil


Licença Creative Commons All content the journal, except where identified, is under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International license - ISSN-e 1984-8773