3143
Views
Open Access Peer-Reviewed
Artigo Original

Reidratação injetável da pele: uma opção com resultados clínicos?

Bhertha Miyuki Tamura

Data de recebimento: 31/08/2014
Data de aprovação: 01/09/2014
Suporte Financeiro: A empresa Anteis (Planles-Ouates, Suíça) forneceu material para os estudos.
Conflito de interesses: nenhum

Abstract

Introdução: Em dermatologia, vários medicamentos são injetados intralesionalmente com o objetivo de tratar doenças localmente. A microinjeção de ácido hialurônico não-reticulado na derme tem como objetivo restabelecer a hidratação da pele. Objetivo: Determinar se houve melhora da hidratação da pele devida à injeção de ácido hialurônico não-reticulado puro nas rugas periorbitárias e na pele vizinha. Métodos: Dez pacientes (entre 40 a 63 anos de idade) com rugas periorbitárias classificadas com graus entre 1 a 4 de uma escala de severidade de rugas (Wrinkle Severity Rating Scale) foram tratadas no ano de 2007 com microinjeções de ácido hialurônico não-reticulado nos dias 1, 15 e 30 do estudo. O médico pesquisador, o observador não-médico e os pacientes avaliaram a pele tratada no 45º dia do estudo de acordo com uma escala descritiva de resultados clínicos (ausentes, pobres, bons e muito bons). Durante 5 anos realizou-se follow-up para identificar possíveis complicações. Resultados: Segundo a escala descritiva, os dados clínicos analisados indicaram os seguintes resultados: pacientes (pobres = 2, bons = 6, muito bons = 2); observadores não-médicos (pobres = 3 , bons = 4, muito bons = 3); pesquisador médico (pobres = 3, bons = 6, muito bons = 1). Houve ocorrência de equimoses e sangramento imediatamente após as aplicações. Conclusão: A injeção de ácido hialurónico pode ser uma opção terapêutica para a hidratação da pele seca e danificada.

Keywords: ÁCIDO HIALURÔNICO; ENVELHECIMENTO; PROCESSOS FISIOLÓGICOS DE PELE; MESOTERAPIA


INTRODUÇÃO

Há dúvidas sobre a validade da mesoterapia devido à associação de múltiplas drogas, à escassez de estudos sobre tais drogas, ao impacto da interação de misturas de substâncias nos resultados clínicos, assim como a questões de segurança. Especificamente em relação ao rejuvenescimento da pele, há também a resposta local ao trauma causado pelas múltiplas perfurações que caracterizam a técnica de Nappage, fato este que poderia explicar qualquer melhoria no envelhecimento da pele. Em certos países ainda se aceita a mesoterapia baseada na introdução de quantidades microscópicas de extratos naturais, agentes homeopáticos, produtos farmacêuticos e vitaminas não controladas na pele e/ou tecido subcutâneo como uma modalidade de tratamento séria e confiável para tratar uma variedade de condições.1

Na dermatologia, vários medicamentos são injetados intralesionalmente para tratar doenças localmente - como por exemplo os corticóides em cicatrizes, quelóides ou outras condições cutâneas.2 A microinjecção de ácido hialurônico não-reticulado na derme, teoricamente se destina a reparar rápida e precisamente a falta de hidratação devida ao envelhecimento, diretamente na área que necessita de tratamento, com base nos princípios da mesoterapia.

A introdução do ácido hialurônico (AH) não-reticulado (14 mg/ml Mesolis®, Anteis, Suiça) para a reidratação da pele através de micro-injeções diretamente na pele danificada apresenta-se como uma idéia interessante. Como se destina a tratar localmente o problema, as técnicas desenvolvidas para o tratamento de mesoterapia foram adaptadas e aplicadas na proposta do presente estudo.

 

OBJETIVO

Foram selecionados pacientes com a proposta específica de reidratação das rugas periorbitárias e da pele ao redor, com a injeção de um AH não-reticulado puro. O objetivo dos autores consistiu em determinar se houve melhora clínica da pele após o tratamento.

 

MÉTODOS

Foi realizado um estudo descritivo de um grupo de 10 pacientes. O termo de consentimento livre e esclarecido foi assinado por cada uma das participantes e a técnica e indicação do tratamento foram aprovadas pelo comitê de pesquisas clínicas da instituição. Todas as pacientes eram do sexo feminino, com idades entre 40 e 63 anos e apresentavam rugas periorbitárias,"pés-de-galinha", classificadas de acordo Wrinkle Severity Rating Scale - WSRS (Escala de Classificação de Gravidade de Rugas) com graus 1 a 4. Os "pés-de-galinha" foram tratados em 2007 com microinjeções de 14mg/ml de AH não-reticulado nos dias 1, 15 e 30 do estudo (Tabela 1).

As injeções foram administradas superficialmente (derme superficial/média) com uma agulha 30G ao longo de todo o comprimento das rugas, através de micro gotas com volume suficiente para preenchê-las, e puncturas o mais próximo possível umas das outras. As aplicações foram realizadas com movimentos lentos e precisos, com o bisel da agulha voltado para baixo. O volume das pápulas variou de 1 a 2 mm. O entorno da região periocular também foi injetado através de pápulas em disposição ordenada com espaços de 3 a 4mm. Foi utilizada a técnica mesoterápica de Nappage, que consiste em várias microinjeções realizadas com movimentos ascendentes muito rápidos da agulha e onde a seringa se desloca progressivamente atingindo a zona tratada com injeções muito superficiais na epiderme e na derme superficial. (Figura 1)

A quantidade de AH injetado em cada paciente por sessão foi verificada, assim como o volume total. O resultado do tratamento pré e pós-aplicação foi analisado através de imagens digitais registradas pelo sistema Canfield por um médico pesquisador, um avaliador não-médico e pelos pacientes no 45º dia do estudo, de acordo com a seguinte escala: ausência de melhora (sem alteração), pobre (melhora em torno de 25%), bom (melhora de cerca de 50%) e muito bom (melhora de cerca de 75% ou mais). Também houve seguimento dos pacientes, através de entrevistas anuais, com o intuito de verificar a ocorrência de quaisquer complicações ou efeitos colaterais, até 2012.

 

RESULTADOS

A avaliação dos pacientes (média etária de 53 anos) resultou numa pontuação média de 3,1 de acordo com a WSRS. O volume médio para o primeiro tratamento foi de 0,650ml; para o segundo, de 0,645ml; para o terceiro de 0,590ml. O volume total foi de 1,525ml. Na escala de auto-avaliação dos pacientes, os resultados clínicos indicaram a seguinte percepção: pobre = 2, bom = 6, muito bom = 2. Na avaliação do avaliador não-médico, a percepção foi a seguinte: pobre = 3, bom = 4, muito bom = 3. Na opiniãodo médico pesquisador, os resultados foram:pobre = 3 (Figura 1), bom = 6 (Figura 2) e muito bom = 1 (Figuras 3 e 4). (Tabela 1)

Ocorreram complicações imediatas, como equimoses (3 pacientes) e sangramento (4 pacientes), (Figura 5) e as injeções foram ligeiramente dolorosas em 3 pacientes. Os pacientes desenvolveram eritema e edema leves logo após as injeções, porém com duração de apenas alguns minutos a 2 horas. As pápulas resultantes das injeções permaneceram visíveis durante 24 a 48 horas, desaparecendo mais rapidamente com a aplicação de massagem.

Quatro pacientes questionaram efeito do produto em relação ao preenchimento obtido, tendo sido esclarecido que o tratamento foi realizado apenas com o objetivo de hidratar a pele e que o procedimento não visava proporcionar os efeitos de um preenchedor cutâneo. Foi necessário que os pacientes compreendessem a razão pela qual a substância não havia preenchido as rugas, ainda que o AH tivesse as tivesse suavizado. Não houve complicações ou efeitos colaterais na avaliação de longo prazo.

 

DISCUSSÃO

O envelhecimento visível compreende mudanças na aparência da pele ao longo do tempo como resultado da degradação dos seus componentes, variações de textura e discromias. Sabemos também, em síntese, que há um envelhecimento intrínseco fisiológico, que depende da genética e do avanço do tempo, assim como um processo de envelhecimento extrínseco causado pela exposição ao sol, estilo de vida não saudável, força da gravidade, poluentes ambientais e inflamação crônica. Além da análise da complexidade do envelhecimento, o presente estudo discute um dos efeitos que ocorre durante tal processo: o ressecamento e a desidratação da pele.3-6

Quando o ressecamento e a desidratação são discutidos, entendemos que a redução dos fatores hidratantes naturais levam a um aumento da perda de água transepidérmica e ao retardamento da descamação, fazendo com que a camada córnea assuma uma aparência compacta, intensamente escamosa e áspera e que a produção de glicosaminoglicanos (GAG) é desacelerada. Devido aos fatores extrínsecos também ocorre superprodução de hialuronidase, reduzindo os níveis de AH e sua interação com o colágeno e a elastina. Como consequência, há redução das ligações com a água, o que contribui para as mudanças observadas na pele envelhecida, incluindo enrugamento, alteração na elasticidade, redução do turgor e capacidade diminuída para dar suporte à microvasculatura. Todo este quadro pode piorar devido à utilização de produtos tópicos agressivos, limpeza e produtos não adequados para hidratação.3-6

O AH é um dissacarídeo glicosaminoglicano composto por unidades repetidamente alternadas de ácido D-glucorônico e N-acetil-D-glucosamina. Com pH fisiológico, existe principalmente como um sal de sódio e faz parte da matriz extracelular encontrada em muitos tecidos humanos, incluindo a pele, o fluido vítreo do olho, e a estrutura existente dentro do fluido sinovial e das articulações. A maior quantidade de AH reside no tecido cutâneo (7 a 8g por adulto humano médio), correspondendo a aproximadamente 50% do total do AH existente no organismo (~ 2 a 4 mg/ml na epiderme e ~ 0,5 mg/ml na derme). Sendo um polímero polianiónico de pH fisiológico, o AH se liga à água extensivamente.6-8 Sendo também um dos principais GAGs, o HA pode ligar-se a volumes de água correspondentes a 1.000 vezes o seu peso, podendo auxiliar a pele a reter e manter água, sendo porisso considerado como um eliminador natural de radicais livres. É encontrado em todos os tecidos conjuntivos e é produzido na pele, principalmente por fibroblastos e queratinócitos. O AH está localizado não apenas na derme, mas também nos espaços intercelulares da epiderme, especialmente na camada espinhosa média, porém não é encontrado no estrato córneo ou no estrato granuloso. 3,9-11

A pele envelhecida caracteriza-se pela diminuição dos níveis de AH, que ao longo dos anos decresce e aos 75 anos de idade atinge cerca de um terço ou menos se comparado ao nível existente aos 19 anos de idade. A função do AH na hidratação da pele não é clara e essa substância não penetra na pele através da aplicação tópica.12,13 Em seu estado natural, o AH apresenta limitadas propriedades biomecânicas como preenchedor cutâneo, porém possui excelente biocompatibilidade e afinidade por moléculas de água,13,14 sendo essa a razão para a utilização de um AH não-reticulado, injetado diretamente na derme com o objetivo de aumentar o teor de água da pele e compensar a falta endógena de AH. O AH é também um polímero solúvel que é rapidamente eliminado quando injetado na pele normal.

 

CONCLUSÃO

A série de pacientes do presente estudo proporcionou uma amostra dos efeitos do AH não-reticulado, injetado diretamente na pele. Embora esta apresentação do AH seja eliminada em poucas horas, parece ser eficaz como substância hidratante pela sua afinidade com a água e a hidratação local residual, que permanece por mais tempo do que aquela proporcionada pelo AH próprio da pele. Um maior domínio do conhecimento do AH não-reticulado puro e a sua injeção isolada e de modo controlado e seguro, visando re-hidratar e restaurar o brilho, o viço e a elasticidade da pele danificada e seca pode constituir-se em uma ferramenta adicional do arsenal de opções terapêuticas usuais para o rejuvenescimento cutâneo.

 

Referências

1. Herreros F, Velho P, Moraes A. Mesotherapy: a bibliographical revew. An Bras Dermatol 2011;86(1):96-101

2. Baspeyras M, Rouvrais C, Liegard L, Delalleau A, Letelier S, Bacle I,Courrech L, Murat P, Mengeaud V, Schmitt AM. Clinical and biometrological efficacy of a hyaluronic acid-based mesotherapy product: a randomized controlled study. Arch Dermatol. Res. 2013;305:673-82.

3. Baumann L. Review Article Skin ageing and its treatment. J Pathol.2007;211(2):241-51.

4. Fenske NA, Lober CW. Structural and functional changes of normal aging skin. J Am Acad Dermatol. 1986;15(4 pt 1):571-85.

5. Lovell CR, Smolenski KA, Duance VC, Light ND, Young S, Dyson M. Type I and III collagen content and fiber distribution in normal human skin during ageing. Br J Dermatol . 1987;117(4):419-28.

6. Contet-Audonneau JL, Jeanmaire C, Pauly G. A histological study of human wrinkle structures: comparison between sun- exposed areas of the face, with or without wrinkles, and sun- protected areas. Br J Dermatol. 1999;140(6):1038-47.

7. Orentreich N, Selmanowitz VJ. Levels of biological functions with aging. Trans NY Acad Sci. 1969;31:992.

8. Gniadecka M, Nielsen OF, Wessel S, Heidenheim M, Chris- tensen DH, Wulf HC. Water and protein structure in photoaged and chronically agedskin. J Invest Dermatol. 1998;111(6):1129-33.

9. Ghersetich I, Lotti T, Campanile G, Grappone C, Dini G. Hyaluronic acid in cutaneous intrinsic aging. Int J Dermatol. 1994;33(2):119-22.

10. Tammi R, Sa ¨a ¨ma ¨nen AM, Maibach HI, Tammi M. Degradation of newly synthesized high molecular mass hyaluronan in the epidermal and dermal compartments of human skin in organ culture. J Invest Dermatol. 1991;97(1):126-30.

11. Sakai S, Yasuda R, Sayo T, Ishikawa O, Inoue S. Hyaluronan exists in the normal stratum corneum. J Invest Dermatol. 2000;114(6):1184-7.

12. Rieger M. Hyaluronic acid in cosmetics. Cosm Toil. 1998;113(3):35-42.

13. Bentkover SH. The biology of facial fillers. Facial Plast Surg. 2009;25(2):73-85.

14. Tezel A, Fredrickson GH. The science of hyaluronic acid and dermal fillers. J Cosmet Laser Ther. 2008;10(1):35-42.

 

Trabalho realizado em clínica privada - São Paulo (SP), Brasil


Licença Creative Commons All content the journal, except where identified, is under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International license - ISSN-e 1984-8773