Sociedade Brasileira de Dermatolodia Surgical & Cosmetic Dermatology

GO TO

ISSN-e 1984-8773

Sumário

Volume 10
Número 4
2018





E-book

Português



Artigos Originais

Efeitos da andiroba associada ao microagulhamento na pele de ratos

Effects of Carapa guyanensis associated to microneedling in mice skin

Caroline da Silva Alves Palheta; Paulo Ricardo Garcia da Silva; Ana Carolina Maués de Oliveira; Andressa Miléo Ferraioli Silva; Diego Rodrigues Dantas; Tiago Braga Duarte; Josie Eiras Bisi dos Santos; Luciana Mota Silva

Resumo:

INTRODUÇÃO: O microagulhamento é uma técnica utilizada para o tratamento de cicatrizes e apresenta cada vez mais destaque na Dermatologia. Nesse contexto, em associação com o microagulhamento, drogas e ativos podem ser administrados por meio da técnica conhecida como drug delivery. Destaca-se o uso da vitamina C, por sua já comprovada ação antioxidante. Outro exemplo é a andiroba (Carapa guianensis Aubl.), por suas propriedades anti-inflamatória, analgésica, antisséptica e cicatrizante.
OBJETIVO: Avaliar os efeitos da andiroba associada ao microagulhamento.
MÉTODOS: Foram utilizados 31 ratos machos distribuídos em cinco grupos: GPi (piloto), com três animais; GM (microagulhamento); GMA (microagulhamento + andiroba); GMV (microagulhamento + vitamina C); e GOM (microagulhamento + óleo mineral), com sete animais em cada grupo. Os animais foram submetidos à técnica do microagulhamento no D0 (dia 0) e à aplicação da substância do seu respectivo grupo, na pele, pela manhã, durante sete dias.
RESULTADOS: Houve diferença significativa entre a intensidade de proliferação fibroblástica e a vascularização observadas no tecido dos animais dos grupos GM e GMV Já a intensidade de fibras colágenas foi superior nos animais do grupo GMV.
CONCLUSÕES: O óleo de andiroba como drug delivery obteve resultados inferiores à vitamina C.


Palavras-Chave: Ácido ascórbico; Colágeno; Ratos

Efeito de um suplemento nutricional na proteção contra os danos decorrentes da poluição em queratinócitos: comprovação in vitro

Effect of a nutritional supplement in the protection against keratinocyte damage due to pollution: in vitro confirmation

Flávia Alvim Sant`Anna Addor

Resumo:

INTRODUÇÃO: A interação da pele com poluentes atmosféricos tem demonstrado efeitos na barreira cutânea, assim como o desencadeamento de processos oxidativos relacionados ao envelhecimento prematuro da pele. O receptor de aril hidrocarbonetos (ArH) é proteína de transcrição que interage com os xenobióticos, regulando a transcrição de genes envolvidos com estresse oxidativo, inflamação, imunossupressão e pigmentação, além de levar a processos relacionados ao envelhecimento e carcinogênese.
OBJETIVO: Avaliar a eficácia antipoluente de uma associação antioxidante na prevenção da translocação nuclear do receptor AhR
MÉTODOS: Um modelo in vitro (cultura de queratinócitos) foi exposto à fumaça de cigarro, e a presença de AhR foi medida por ensaio Elisa-sanduíche.
RESULTADOS: A cultura tratada demonstrou inibição da translocação nuclear do AhR em todas as concentrações avaliadas: aumentos de ArH de 75,38%; 59,88% e 117,79% são observados nas concentrações de 0,316; 0,100 e 0,0316mg/ml, respectivamente.
CONCLUSÃO: Os resultados sugerem a capacidade da formulação avaliada em prevenir a ativação de genes responsáveis pelos efeitos nocivos da fumaça de cigarro.


Palavras-Chave: Dano ao DNA; Poluição do Ar; Translocador Nuclear Receptor Aril Hidrocarboneto

Ensaio clínico randomizado e unicego comparando a aplicação de toxina onabotulínica intradérmica versus intramuscular na região frontal

Randomized, single-blind clinical study comparing the application of intradermal versus intramuscular onabotulinum toxin in the frontal region

Mauricio de Quadros; Mariana Silveira Ferreira Mylius; Suelen Raquel Sebben; Ana Paula Lodi; Gabriela Mosena; Analupe Webber

Resumo:

INTRODUÇÃO: A aplicação-padrão da toxina botulínica para linhas frontais é feita no plano intramuscular. Alguns autores têm sugerido que a combinação com pontos intradérmicos pode trazer resultado mais natural, evitando o efeito muito paralisante do uso apenas intramuscular.
OBJETIVO: Estabelecer se o efeito paralisante da toxina onabotulínica tipo A na fronte, aplicada de forma intradérmica, é tão efetivo quanto o da mesma toxina aplicada de forma intramuscular após: 48 horas, uma, duas, quatro, oito e 12 semanas para o tratamento de linhas frontais.
MATERIAIS E MÉTODOS: 16 pacientes com rugas frontais foram randomizadas para receber toxina onabotulínica intramuscular ou intradérmica e foram reavaliadas em 48 horas, uma e duas semanas, um, dois, e três meses.
RESULTADOS: Foram coletados dados de 16 pacientes. A média de idade foi 33 anos (desvio-padrão 5,96). Em duas semanas a paralisia ocorreu em 93,3% no lado intramuscular e em 53,5% no lado intradérmico (p = 0,07). A nota mediana de dor foi 2,69 no lado intramuscular e 4 no lado intradérmico (p = 0,072).
CONCLUSÕES: apesar da mais alta frequência da presença de paralisia no lado intramuscular em todas as avaliações, não houve diferença estatisticamente significativa entre os lados.


Palavras-Chave: Injeções intradérmicas; Injeções intramusculares; Toxinas botulínicas tipo A

Uso do imiquimode para tratamento da doença de Paget extramamária: série de quatro casos

Imiquimod use for the treatment of extramammary Paget disease: series of four cases

John Verrinder Veasey; Barbara Arruda Fraletti Miguel; Adriana Bittencourt Campaner; Thiago da Silveira Manzione

Resumo:

INTRODUÇÃO: A doença de Paget extramamária é constituída por adenocarcinoma da pele em áreas de glândulas apócrinas. Trata-se de neoplasia rara cujo tratamento cirúrgico aparenta resultados satisfatórios. Devido às altas taxas de recorrência, entretanto, as cirurgias são potencialmente mutilantes. O imiquimode é imunoestimulador tópico utilizado no tratamento de verrugas anogenitais e carcinomas in situ. Seu uso tem sido descrito na literatura científica para terapia da doença de Paget extramamária com resultados satisfatórios.
OBJETIVO: Descrever a evolução de quatro casos de doença de Paget extramamária tratados com imiquimode, para avaliação da evolução e resposta terapêutica.
MÉTODOS: Foi realizado estudo retrospectivo em serviço de dermatologia da cidade de São Paulo com revisão de prontuários de todos os pacientes com diagnóstico de doença de Paget extramamária e tratados com imiquimode de janeiro de 2011 a julho de 2018.
RESULTADOS: Foram incluídos quatro pacientes, três com lesão vulvar e um com lesão em bolsa escrotal. Duas mulheres evoluíram com resolução total da doença, uma não apresentou alteração, e o homem evolui com regressão de 70% da lesão, sendo submetido à exérese cirúrgica de área consideravelmente menor do que a da lesão inicial.
CONCLUSÕES: O imiquimode se apresenta como método terapêutico válido no tratamento da doença de Paget extramamária.


Palavras-Chave: Doença de Paget extramamária; Neoplasias urogenitais; Neoplasias cutâneas; Neoplasias dos genitais femininos; Neoplasias dos genitais masculinos; Neoplasias vulvares; Recidiva local de neoplasia; Terapêutica; Terapia neoadjuvante; Ginecologia

Tratamento de cicatrizes hipertróficas com laser fracionado ablativo e drug delivery de triancinolona

Treatment of hypertrophic scars with factional ablative laser and triamcinolone drug delivery

Luciana Pereira Paes G. Saraiva; Mayara Brito do Nascimento; Alexandre de Almeida Filippo; Paula Regazzi de Gusmão

Resumo:

INTRODUÇÃO: As cicatrizes são muito prevalentes na população mundial e podem ter impacto psicológico importante na vida do paciente. Já existem métodos clínicos e cirúrgicos convencionais para seu tratamento. Entretanto, a recidiva e os efeitos colaterais apresentados impulsionam a busca por novas modalidades terapêuticas.
OBJETIVO: Avaliar a melhora clínica de pacientes com cicatrizes hipertróficas tratados com laser fracionado ablativo associado a drug delivery de triancinolona.
MATERIAL E MÉTODOS: Foram selecionadas 18 pacientes com cicatrizes para serem tratadas, por oito semanas, com quatro sessões quinzenais de laser fracionado ablativo associado a drug delivery de triancinolona 20mg/ml. Antes e após o tratamento, o grupo foi avaliado por três examinadores por meio da evolução fotográfica, considerando-se os parâmetros aparência, discromia e grau de hipertrofia.
RESULTADOS: Completaram o estudo 15 pacientes. Destas, 35,53% apresentaram pouca ou nenhuma melhora; 37,80%, melhora moderada a intermediária; 8,89%, melhora importante e 17,80%, melhora próxima à resolução.
CONCLUSÕES: A associação proposta é uma opção terapêutica promissora para o tratamento de cicatrizes hipertróficas por ser de rápida realização e cicatrização tecidual, com melhores resultados em relação às terapêuticas aplicadas isoladamente, com menores efeitos colaterais e com mais tolerabilidade pelo paciente, além de ser facilmente reproduzível em consultório.


Palavras-Chave: Cicatriz hipertrófica; Lasers; Triancinolona

Tratamento de melasma facial com associação do microagulhamento robótico e drug delivery de ácido tranexâmico

Treatment of facial melasma with robotic microneedling associated to drug delivery of tranexamic acid

Luciana Pereira Paes Gomes Saraiva; Mayara Brito de Nascimento; Alexandre de Almeida Filippo; Paula Regazzi de Gusmão

Resumo:

INTRODUÇÃO: A despeito de todo arsenal terapêutico existente, o melasma continua sendo um desafio dermatológico. A busca de novas modalidades de tratamento visa otimizar resultados e minimizar efeitos colateriais sistêmicos.
OBJETIVO: Avaliar a melhora clínica de pacientes com melasma tratados com microagulhamento robótico associado a drug delivery de ácido tranexâmico.
MATERIAL E MÉTODOS: Foram selecionadas 17 mulheres com melasma para tratamento durante oito semanas com quatro sessões quinzenais de microagulhamento robótico associado ao drug delivery de 1ml de ácido tranexâmico 4mg/ml. Antes e após o tratamento, o grupo foi avaliado sob os seguintes parâmetros: evolução fotográfica avaliada por três examinadores, autoavaliação através do Melasma Quol e evolução do Masi.
RESULTADOS: 15 pacientes de fototipos de Fitzpatrick de II a VI completaram o estudo. Delas, 31,11% apresentaram pouca ou nenhuma melhora; 24,45% melhora moderada a intermediária; 33,33% melhora importante, e 11,11% melhora próxima à resolução. Em relação ao Masi, houve melhora significativa, com redução de 21,33% para 11,19%.
CONCLUSÕES: A associação proposta apresentou resultados satisfatórios, configurando-se em modalidade terapêutica inovadora, reproduzível e segura para o tratamento do melasma.


Palavras-Chave: Ácido tranexâmico; Hiperpigmentação; Terapia combinada

Sutura com cones absorvíveis para rejuvenescimento facial: descrição da técnica e análise de 21 pacientes

Suture with absorbable cones for facial rejuvenation: technique description and analysis of 21 patients

Marina Macellaro; Maria Gabriela Ortiz Noronha; Nathalia Hatsue Oushiro; Renan Lage

Resumo:

INTRODUÇÃO: O uso injetável do ácido poli-L-láctico (PLLA), polímero biocompatível reabsorvível com alto poder de estímulo ao colágeno, já é consagrado na Dermatologia Cosmiátrica. Os fios de sustentação do PLLA, cravejados por cones de poli-L-lactídeo-co-glicolídeo (PLGA), além de desencadearem a neocolagênese por meio da resposta inflamatória subclínica, proporcionam um efeito lifting devido à tração proporcionada por estes cones. O interesse pelo lifting com fios está em evidência e necessita de estudos detalhados para avaliação de indicações, complicações e eficácia do tratamento.
OBJETIVOS: Este estudo buscou avaliar a segurança, eficácia e satisfação do paciente em relação ao rejuvenescimento após lifting facial por meio da sutura absorvível.
MÉTODOS: Foram selecionados e submetidos ao tratamento com fios de sustentação 21 pacientes que apresentavam flacidez no terço médio e inferior da face. Questionário de satisfação foi aplicado.
RESULTADOS: No presente estudo, 71,4% dos pacientes relataram ótimo resultado estético após três meses da realização do procedimento. Efeitos colaterais, como equimose, dor e irregularidade da superfície facial, foram descritos principalmente na primeira semana após o procedimento.
CONCLUSÕES: A sutura de PLLA com cones de PLGA foi eficaz no tratamento da flacidez facial leve a moderada de pacientes bem indicados, e seus efeitos colaterais foram mínimos quando comparados aos de técnicas invasivas. Estes resultados devem ser confirmados por estudos com casuística maior.


Palavras-Chave: Procedimentos cirúrgicos ambulatoriais; Rejuvenescimento; Suturas

Artigo de revisão

Manejo de cicatrizes com uso de placas e gel de silicone

Management of scars with the use of silicone gel and sheets

Eliandre Costa Palermo; Ana Claudia Esposito

Resumo:

A formação de cicatriz é a resposta de cura natural da pele para restabelecer a integridade dérmica após uma lesão. As cicatrizes, além de inestéticas, podem ainda apresentar-se hipertróficas ou queloidianas, tornando o tratamento difícil e, por vezes, insatisfatório. A etnia e a localização da ferida desempenham um papel importante na gênese dos tipos de cicatriz, mas nem sempre podemos prever o resultado final. O uso do silicone tópico tem sido uma opção para o manejo da cicatriz e alvo de diversas publicações ao longo dos anos. Acredita-se que o uso precoce possa prevenir o desenvolvimento de cicatrizes anormais e tratar cicatrizes existentes.


Palavras-Chave: Cicatrizes, prevenção e controle; Géis de silicone; Tratamento

Microagulhamento e distribuição transepidérmica de drogas

Microneedling and transepidermal distribution of drugs

Cintia Santos Braghiroli; Luciana Archetti Conrado

Resumo:

Microagulhamento ou indução percutânea de colágeno é procedimento dermatológico minimamente invasivo que usa agulhas para criar orifícios ou microcanais na pele. Tem como objetivo induzir formação de colágeno, neovascularização e produção de fatores de crescimento. Há aumento da procura por ser procedimento relativamente simples, com bom custo/benefício, seguro e com resultados satisfatórios. Trata áreas localizadas, e estudos estão se desenvolvendo para avaliar seu potencial em inflamações, discromias e foto-dano. O uso terapêutico inclui tratamento de cicatrizes de acne, estrias, rítides, melasma, hiperidrose, alopecia. Atualmente tem sido usado para distribuição transepidérmica de ativos e vacinas.


Palavras-Chave: Acne vulgar; Alopecia; Cicatrização; Cicatriz; Colágeno; Indução percutânea de colágeno; Procedimentos cirúrgicos dermatológicos; Rejuvenescimento; Resultado de tratamento

Diagnóstico por Imagem

Métodos diagnósticos da escabiose

Diagnostic methods for scabies

John Verrinder Veasey; Nabila Scabine Pessotti

Resumo:

Escabiose é infecção cutânea contagiosa causada pela penetração do ácaro Sarcoptes scabiei var. hominis na epiderme. A suspeita diagnóstica é feita pela história, distribuição clínica das lesões e sua aparência, porém sua confirmação se dá com a identificação do parasita. Apresentamos os aspectos dos métodos diagnósticos da escabiose, desde a identificação por microscopia óptica de raspados cutâneos de lesão ou pelo uso de fita adesiva sobre as lesões, à identificação com uso do dermatoscópio, ferramenta presente na maioria dos consultórios dermatológicos e que, mesmo em mãos inexperientes, possui sensibilidade e especificidade aceitáveis.


Palavras-Chave: Dermoscopia; Diagnóstico por imagem; Doenças da pele e do tecido conjuntivo; Escabiose; Microscopia

Relatos de casos

Abordagem cirúrgica do lentigo maligno facial pela técnica de Spaghetti

Surgical approach of facial lentigo maligna with the Spaghetti technique

Raíssa Rigo Garbin; Giovana Binda; Fernando Eibs Cafrune

Resumo:

A completa remoção cirúrgica do lentigo maligno é desafiadora devido à dificuldade em determinar margens, disseminação subclínica e frequente localização facial. Neste artigo, relata-se abordagem cirúrgica de extenso lentigo maligno facial pela técnica de spaghetti, com margens livres no terceiro estágio cirúrgico. Essa técnica consiste na ressecção de margem circular periférica aos limites clínicos do tumor com avaliação histológica, sem remoção da lesão. Novas etapas incluem ampliação das margens comprometidas até que todo o perímetro esteja livre, quando então a ressecção do tumor e a reconstrução do defeito cirúrgico são realizadas simultaneamente. Objetiva atingir margens livres preservando tecido em áreas estéticas e funcionais.


Palavras-Chave: Melanoma; Neoplasias cutâneas; Procedimentos médicos e cirúrgicos de sangue

Lipofilling no tratamento de casos leves de hemiatrofia facial

Lipofilling for the treatment of mild cases of Facial Hemiatrophy

Daniel Nunes e Silva; Marcelo Rosseto; Cíntia Gründler; Géssica de Macedo Braga Potrich; Maurício José Scapin

Resumo:

A hemiatrofia facial ou síndrome de Parry-Romberg é caracterizada por atrofia progressiva dos tecidos da hemiface, acometendo a pele e o subcutâneo. Suas manifestações clínicas são muito variadas. As estratégias terapêuticas de eleição para o tratamento da síndrome ainda não foram completamente estabelecidas. Os autores descrevem um caso de hemiatrofia facial leve, em que o paciente foi submetido a lipofilling (lipoenxertia autóloga), evoluindo com resultado satisfatório. As alternativas de tratamento, suas vantagens e desvantagens, são amplamente discutidas no estudo, sendo que a lipoenxertia autóloga desponta como excelente opção terapêutica, por sua segurança, baixo custo e reprodutibilidade.


Palavras-Chave: Face; Hemiatrofia facial; Transplante autólogo

Comunicações

Combinação de terapêuticas para cicatrizes: lasers fracionados associados ao microagulhamento e drug delivery

Therapeutic combinations for scars: fractional lasers associated to microneedling and drug delivery

Célia Luiza Petersen Vitello Kalil; Clarissa Prieto Herman Reinehr

Resumo:

INTRODUÇÃO: O tratamento de cicatrizes hipertróficas inestéticas secundárias a cirurgias na região torácica é desafiador, principalmente se estiverem associadas a estrias distensas. Certamente, mais de uma terapêutica deverá ser empregada, demandando longo tempo de tratamento.
OBJETIVOS: Avaliar o efeito da associação de lasers fracionados ablativos e não ablativos, microagulhamento e drug delivery no manejo de cicatrizes hipertróficas e estrias distensas.
MÉTODOS: Paciente apresentando cicatrizes hipertróficas e estrias na região torácica anterior foi submetido a quatro sessões, em intervalo mensal, com lasers fracionados ablativo e não ablativo associados ao microagulhamento e ao drug delivery.
RESULTADOS: Ao final do protocolo de tratamento, o paciente apresentou melhora da mobilidade das áreas tratadas, da qualidade da pele e das estrias distensas da região tratada.
CONCLUSÕES: O tratamento associado demonstrou ser possível abordar lesões cicatriciais atróficas e hipertróficas concomitantemente, com bons resultados.


Palavras-Chave: Agulhas; Cicatriz; Lasers

Cartas

Pesquisa de opinião sobre eficácia, custos e cicatrização de procedimentos de resurfacing para rugas estáticas faciais

Opinion survey on the efficacy, costs and healing of resurfacing procedures for facial static wrinkles

Carlos Gustavo Wambier; Renato Soriani Paschoal; Taciana Dal’ Forno; Kachiu Cecilia Lee

Resumo:

Foi realizada uma pesquisa de opinião entre especialistas em “resurfacing” cutâneo com a finalidade de compararem-se custos e benefícios entre as técnicas de laser de CO2 totalmente ablativo, lasers fracionados ablativos, lasers fracionados não ablativos, radiofrequência fracionada ablativa, microagulhamento, dermabrasão, peelings médios e peelings de fenol-óleo de cróton. A opção mais eficaz para tratamento de rugas estáticas faciais foi peeling de fenol-óleo de cróton, ranqueado em primeiro lugar por 71,4% dos experts, seguido de laser de CO2 totalmente ablativo, por 28,6%. Sobre “downtime”, os procedimentos elencados com recuperação mais rápida foram microagulhamento e laser fracionado não ablativo, com 42,9% cada um, seguidos por radiofrequência fracionada ablativa, com 14,3%. O período para recuperação completa dos efeitos colaterais e adversos foi percebido como mais curto no microagulhamento por 50% dos experts. Sobre os custos operacionais, o procedimento menos custoso foram peelings médios, de acordo com a opinião de 71,4% dos especialistas. Tais resultados apontam para melhor custo/benefício de procedimentos como peelings químicos e microagulhamento, de acordo com a opinião dos 14 especialistas brasileiros que responderam ao questionário.


Palavras-Chave: Abrasão química; Agulhas; Dermabrasão; Fenol; Lasers; Tratamento por radiofrequência pulsada

Como eu faço ?

Reparo da pálpebra inferior por fechamento direto com cantopexia lateral e elevação da fáscia suborbicular dos olhos: uma técnica simples para evitar o ectrópio pós-operatório

Repair of the lower eyelid with primary closure with lateral canthopexy and elevation of the suborbicularis oculi fascia: a simple technique to avoid post-operatory ectropion

Ricardo Vieira; André Pinho; Ana Brinca

Resumo:

Os defeitos cutâneos da pálpebra inferior frequentemente requerem reconstruções com enxertos ou retalhos para evitar-se o ectrópio. A retirada de um carcinoma basocelular da pálpebra inferior de uma paciente de 39 anos resultou em um defeito exclusivamente cutâneo, com diâmetros transversal e vertical de 32 e 13mm, respectivamente. Apesar da grande dimensão do defeito, a elevação da fáscia suborbicular dos olhos para o periósteo da borda orbital lateral permitiu o fechamento primário. A posição da pálpebra inferior também foi reforçada com uma cantopexia lateral, com excelentes resultados estético e funcional.


Palavras-Chave: Carcinoma basocelular; Ectrópio; Pálpebras; Órbita; Reconstrução

Reconstrução da hélice: tripla transposição

Helix reconstruction: triple transposition

Bianca De Franco Marques Ferreira; Guilherme Bezerra da Silva Modesto; Carolina Santos de Oliveira; Mário Chaves Loureiro do Carmo; Solange Cardoso Maciel Costa Silva

Resumo:

O câncer da pele não melanoma é a neoplasia maligna mais comum em humanos, sendo os carcinomas basocelulares responsáveis por aproximadamente 80% dos casos. A exposição cumulativa à radiação ultravioleta é o principal fator de risco associado ao carcinomas basocelulares, ocorrendo maior incidência nas áreas fotoexpostas, incluindo a região auricular. A região auricular é uma unidade cosmética nobre, cujas peculiaridades anatômicas tornam as cirurgias, com necessidade de excisão de grande quantidade de tecido, um desafio para o cirurgião dermatológico. Os autores apresentam caso de reconstrução da hélice e região retroauricular por meio de retalho com tripla transposição.


Palavras-Chave: Carcinoma basocelular; Dermatoses faciais; Neoplasias da orelha; Orelha externa; Procedimentos cirúrgicos dermatológicos

Tratamento de púrpura actínica com hidroxiapatita de cálcio

Treatment of actinic purpura with calcium hydroxyapatite

Giseli Petrone de Souza; Marcio Soares Serra

Resumo:

A púrpura actínica é caracterizada por máculas roxas escurecidas localizadas, principalmente nas áreas fotoexpostas das faces extensoras dos braços e das mãos de indivíduos idosos. Até o momento, não há tratamento satisfatório. Relatamos o caso de um paciente de 80 anos que foi submetido ao tratamento com duas sessões de preenchimento dos antebraços com hidroxiapatita de cálcio, apresentando bom resultado.


Palavras-Chave: Colágeno; Púrpura; Terapêutica


Facebook Twitter

© 2019 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações