Sociedade Brasileira de Dermatolodia Surgical & Cosmetic Dermatology

GO TO

ISSN-e 1984-8773

Sumário

Volume 10
Número 3 S1
2018





E-book

Português | Inglês



Artigos Originais

Efeito de uma associação de nutrientes na papila dérmica folicular humana: estudo in vitro

The effects of an association of nutrients on human follicular dermal papilla: an in vitro study

Flávia Alvim Sant’Anna Addor; Camila Sirieiro Abreu Melo; Juliana Cotta Vieira

Resumo:

INTRODUÇÃO: O processo de envelhecimento cutâneo inclui um declínio funcional das estruturas do couro cabeludo, com atrofia progressiva da derme e das papilas dérmicas foliculares, essenciais à nutrição e metabolismo do folículo piloso. Esses fenômenos estão diretamente relacionados a pior qualidade da haste capilar.
OBJETIVO: Avaliar o impacto de uma associação de nutrientes na papila dérmica folicular influenciando a queratinogênese.
MÉTODOS: Culturas celulares de papilas dérmicas humanas foram incubadas com uma associação de vitaminas A, C, D, E, as do complexo B, oligoelementos e aminoácidos constituintes da queratina durante 72 horas, em três concentrações distintas, contra uma cultura-controle, não tratada; foi então determinada a taxa da proliferação celular de fibroblastos da papila.
RESULTADOS: As diferentes concentrações avaliadas promoveram aumento significativo da proliferação celular em relação ao grupo-controle, mas sem diferença significativa entre as concentrações estudadas.
CONCLUSÃO: A associação de nutrientes estudada foi capaz de atuar significativamente na proliferação das células da papila dérmica do folículo piloso humano, restabelecendo condições mais adequadas para a síntese da haste.
Esses achados demonstram um potencial relevante na estratégia de abordagem em alopecias de causas variadas, incluindo a alopecia relacionada ao envelhecimento (senescente).


Palavras-Chave: Alopecia; Derme; Envelhecimento; Nutrientes; Técnicas in vitro

Eficácia da associação de nutrientes na regulação do ciclo pilar e na queratinogênese: bases moleculares

Efficacy of a nutrient association on hair cycle regulation and keratinogenesis: molecular basis

Flávia Alvim Sant’Anna Addor

Resumo:

INTRODUÇÃO: Elementos nutricionais associados em doses fisiológicas demonstraram efeitos benéficos sobre a síntese capilar.
OBJETIVO: Avaliar o impacto de uma associação de nutrientes em parâmetros relacionados à integridade da unidade folicular.
MÉTODOS: Foi realizada uma avaliação de interação do suplemento nutricional versus um controle in vitro, em cultura de folículos pilosos humanos, sob quatro marcadores distintos: quantificação das queratinas 10 e 14; avaliação por imunofluorescência da expressão proteica do colágeno 17A1 (COL17A1); determinaçao de β-catenina; quantificação da síntese de ATP.
RESULTADOS: Houve melhora significativa (p < 0,005) de todos parâmetros estudados; a histologia demonstrou aumento significativo da presença do colágeno 17A1 sob imunofluorescência.
CONCLUSÕES: Os parâmetros avaliados neste estudo permitiram evidenciar o impacto positivo da associação de nutrientes analisada no folículo piloso e derme papilar folicular, com incremento das proliferação e metabolismo celular, além de maior presença do colágeno 17A1.


Palavras-Chave: beta Catenina; Colágeno; Folículo piloso; Queratina-10; Queratina-14

Avaliação da atividade hidratante e protetora da barreira cutânea de produto para uso tópico contendo isomerato de sacarídeo e hidroxietil ureia

Evaluation of the moisturizing and protective activity of a topical product containing saccharide isomerate and hydroxyethyl urea, on the skin barrier

Samanta Nunes; Juliana Cotta Vieira; Camila Sirieiro Abreu Melo

Resumo:

INTRODUÇÃO: As proteínas envolvidas no processo de diferenciação epidérmica apresentam papel fundamental para a retenção de água e manutenção da camada córnea.
OBJETIVO: Avaliar a compactação da barreira cutânea e expressão proteica de filagrina, involucrina, loricrina e esfingomielina após utilização de creme hidratante contendo isomerato de sacarídeo e hidroxietil ureia.
MATERIAL E MÉTODOS: Foram realizadas avaliações ex vivo em cultura de pele e imunofluorescência para determinação das proteínas e análise in vitro com tecido cultivado em meio de cultura e cortes histológicos que foram comparados com um grupo-controle.
RESULTADOS: Na avaliação ex vivo os marcadores das proteínas aumentaram no grupo tratado com o creme hidratante, em comparação ao modelo de cultura de pele com dermatite atópica. Na avaliação in vitro foi observada melhora na compactação da barreira cutânea com a aplicação do creme sobre um modelo tridimensional de epiderme reconstituída, em comparação ao controle.
CONCLUSÕES: O creme hidratante promoveu aumento significativo da produção de filagrina, involucrina e loricrina, assim como da compactação da barreira cutânea, sugerindo, assim, efeito positivo na hidratação cutânea e proteção da barreira cutânea, preservando e restaurando a pele.


Palavras-Chave: Agentes molhantes; Aminoácidos; Carboidratos; Creme para a pele; Hidratação; Higiene da pele; Pele; Peptídeos; Proteínas; Queratinas; Ureia

Avaliação da atividade anti-inflamatória in vitro de um produto de administração oral contendo peptídeos de colágeno, delphinol® vitamina C e hibiscus

In vitro evaluation of the anti-inflammatory activity of an oral administration product containing collagen peptides, Delphinol®, vitamin c and hibiscus

Samanta Nunes; Andrea Costa Fruet; Rodrigo Vieira Rodrigues; Juliana Cotta Vieira

Resumo:

INTRODUÇÃO: O termo inflammaging refere-se ao aumento da resposta inflamatória devida ao envelhecimento, resultando em estado pró-inflamatório sistêmico crônico em baixo grau. Ocorrem níveis elevados de citocinas pró-inflamatórias como interleucina-1, inter-leucina-6 e fator de necrose tumoral. Assim, o uso de ativos que atuam na modulação da resposta inflamatória auxilia na redução do estresse oxidativo celular e também reduz ou evita os danos celulares e moleculares irreversíveis não clinicamente detectáveis.
OBJETIVO: Avaliar a ação de um composto contendo peptídeos de colágeno, delphinol®, vitamina C e hibiscus na modulação da resposta inflamatória cutânea.
MATERIAL E MÉTODOS: Foi avaliada a liberação das citocinas inflamatórias após tratamento com o produto, em queratinócitos expostos a um lipopolissacarídeo indutor de resposta inflamatória.
RESULTADOS: Quando os queratinócitos foram expostos ao composto em estudo, observaram-se aumento na liberação de interleucina 6 e tendência de redução nos níveis de interleucina 1-alfa e de interleucina-8. Além disso, ficou reduzida em 67,5% (P=0,008) a liberação de fator de necrose tumoral-alfa basal.
CONCLUSÕES: O composto estudado tem efeito potencial sobre o processo de inflammaging e, consequentemente, sobre o envelhecimento, por meio da modulação das citocinas inflamatórias interleucina-1 alfa, interleucina-6, interleucina-8 e fator de necrose tumoral-alfa.


Palavras-Chave: Ácido ascórbico; Antioxidantes; Anti-Inflamatórios; Colágeno; Envelhecimento; Envelhecimento da pele; Hibiscus; Mediadores da inflamação; Pele; Suplementos nutricionais

Relatos de casos

Complicação rara e grave de peeling superficial

Rare and severe complication in a superficial peeling

Larissa Magoga Biselli; Vanessa Soares do Nascimento; Raquel de Melo Carvalho; Rafaela Magoga Cubo; Maria Cristina Jacomette Maldonado; Domingos Jordão Neto

Resumo:

Um dos recursos para melhorar a qualidade da pele são os peelings químicos, utilizando várias substâncias ativas. Os peelings superficiais atingem apenas epiderme e normalmente causam uma leve descamação para renovação celular, porém não são isentos de complicações. Os autores apresentam o relato de uma paciente que apresentou dermatite de contato ao ácido retinóico, após peeling combinado com solução de Jessner seguido de ácido retinóico 5%.


Palavras-Chave: Abrasão química; Envelhecimento da pele; Receptores do ácido retinoico

Tratamento de rosácea com toxina botulínica

Treatment of rosacea with botulinum toxin

Carlos Roberto Antonio; Lívia Arroyo Trídico; João Roberto Antonio

Resumo:

Rosácea é uma doença crônica comum da pele que apresenta diversas manifestações clínicas sendo que o eritema e a inflamação são características predominantes. Sua presença está associada a um impacto psicossocial na vida dos pacientes. Embora existam várias opções de tratamentos tópicos e sistêmicos, sabe-se que eles tratam a inflamação e que o eritema é persistente na maioria das vezes. Recentemente surgiram algumas publicações relatando o tratamento de rosácea com toxina botulínica associando-o a bons resultados. Assim, buscamos avaliar a ação da toxina botulínica no tratamento da rosácea persistente e refratária a diversos tratamentos clínicos.


Palavras-Chave: Rosácea; Terapêutica; Toxinas botulínicas

Foliculite supurativa crônica de couro cabeludo: desafio terapêutico

Chronic suppurative folliculitis of the scalp: a therapeutic challenge

Nurimar Conceição Fernandes; Taissa Cañedo Magalhães; Danielle Carvalho Quintella; Tullia Cuzzi

Resumo:

A foliculite de couro cabeludo é condição comum na prática dermatológica e um desafio diagnóstico e terapêutico. Relata-se caso de foliculite supurativa crônica em homem de 53 anos evoluindo há 18 anos. O controle da infecção crônica estafilocócica com sulfametoxazol-trimetoprim (8-10mg/kg/dia/VO de TMP) por sete meses, shaving progressivo das lesões queloidianas (cinco sessões), aplicação de ácido tricloroacético a 90% nas áreas cruentas até reepitelização (sete meses) lograram êxito.


Palavras-Chave: Ácido tricloroacético; Foliculite; Staphylococcus aureus

Síndrome de Favre-Racouchot: ótima resposta ao tratamento cirúrgico

Favre-Racouchot syndrome: optimal response to surgical treatment

Ana Luisa de Rezende Almeida; Isis Muniz de Alencar Sampaio; Ludmilla Cardoso Gomes; Luisa Preisler; Silvia Regina Martins; Ed Wilson Tsuneo Rossoe

Resumo:

A síndrome de Favre-Racouchot é caracterizada pela associação de cistos e comedões em pele cronicamente danificada pelo sol. Relatou-se caso de paciente do sexo masculino, 64 anos, com antecedentes de tabagismo e atividade laboral em lavoura; apresentava lesões nas regiões malar, zigomática e mandibular, bilateralmente, constituídas por cistos levemente eritematosos e comedões grandes em pele espessada e com sulcos profundos. Foi feito diagnóstico clínico de síndrome de Favre Racouchot e tratamento por meio de excisão cirúrgica. O objetivo deste trabalho é demonstrar uma exuberante apresentação da síndrome e seu tratamento por excisão cirúrgica.


Palavras-Chave: Dermatoses faciais; Envelhecimento da pele; Transtornos de fotossensibilidade

Apresentação atípica e exuberante de nevo sebáceo de Jadassohn

Atypical and exuberant presentation of sebaceous nevus of Jadassohn

Débora Bergami Rosa Soares; Fernanda Cabral; Monisa Martins Nóbrega; Daniel Lago Obadia; Roberto Souto da Silva

Resumo:

O nevo sebáceo de Jadassohn é uma neoplasia benigna geralmente presente ao nascimento. Costuma apresentar-se como pequena placa amarelada e oval no couro cabeludo e face, sendo incomum o encontro de lesões de grandes dimensões. Diante disso, os autores relatam um caso de nevo sebáceo de Jadassohn de apresentação exuberante e atípica, localizado na região fronto-parieto-occipital de uma criança do sexo masculino, associado a alopecia


Palavras-Chave: Glândulas sebáceas; Hamartoma; Nevo sebáceo de Jadassohn; Neoplasias cutâneas

Hidradenoma poroide: um raro tumor de anexo

Poroid hidradenoma: a rare adnexa tumor

Yasmin Gama Abuawad; Fabiana Oliveira da Silva; Larissa Karine Leite Portocarrero; Ticiana de A. Castelo Branco Diniz; Andrezza Telles Westin; Neusa Yuriko Sakai Valente

Resumo:

O hidradenoma poroide é uma neoplasia intradérmica benigna rara e pouco descrita na literatura. Afeta geralmente indivíduos idosos e caracteriza-se como nódulo solitário, indolor e bem circunscrito. O diagnóstico é firmado por características histológicas de hidradenomas e poromas. O tratamento é realizado através de excisão cirúrgica completa, evitando assim recidiva e malignização. Relatamos caso de uma paciente, 64 anos, com lesão nodular única, bem delimitada e assintomática há 5 meses.


Palavras-Chave: Neoplasias das glândulas sudoríparas; Neoplasias de anexos e de apêndices cutâneos; Poroma

Semelhanças entre um pseudolipoma pós-traumático e um lipossarcoma: relato de caso

Similarities between a post-traumatic pseudolipoma and a liposarcoma: a case report

Márcio Martins Lobo Jardim; Ticiana A. Castelo Branco Diniz; Thaís do Amaral Carneiro Cunha; Neusa Yurico Sakai Valente

Resumo:

O Pseudolipoma pós-traumatico (PLPT) é uma proliferação de adipócitos maduros, não encapsulada, que se desenvolve após trauma local. Relatamos o caso de uma criança do sexo masculino, que exibiu uma tumoração no antebraço esquerdo, semanas após trauma contuso. Procedeu-se à biópsia da lesão e foi estabelecido o diagnóstico de PLPT. O caso relatado expõe as similaridades clínicas do PLPT com lipossarcoma, que também possui associação com trauma local prévio, pode se apresentar como tumoração de consistência amolecida e frequentemente se localiza no membro superior. Ambas as afecções são pouco relatadas nos periódicos dermatológicos, o que causa desconhecimento de suas características pelos dermatologistas.


Palavras-Chave: Lipoma; Lipossarcoma; Neoplasias pós-traumáticas; Traumatismos do antebraço

Poroqueratoma: uma nova entidade clínica?

Porokeratoma: a new clinical entity?

Fabiana Oliveira da Silva; Ticiana de A. Castelo Branco Diniz; Yasmin Gama Abuawad; Marcella Amaral Horta Barbosa; Maria Isabel Ramos Saraiva; Thais Amaral Carneiro Cunha; Neusa Yuriko Sakai Valente

Resumo:

O poroqueratoma é entidade definida como acantoma com características de porocerato-se. Apresenta padrão histopatológico distinto de lamela cornóide e diferenças clínicas em relação à poroceratose típica. Trata-se de uma afecção recentemente descrita, com poucos casos relatados na literatura. Apresentamos caso de paciente do sexo masculino, 46 anos, com lesão nodular exofítica, localizada na região interglútea. O exame histopatológico evidenciou múltiplas lamelas cornóides, sendo as periféricas as mais bem definidas. Devido à apresentação clínica e histopatológica, o diagnóstico foi de poroqueratoma.


Palavras-Chave: Acantoma; Ceratose; Poroceratose

Angiossarcoma cutâneo exuberante na face

Exuberant facial cutaneous angiosarcoma

Livia Matida Gontijo; Elaine Cristina Faria Abrahao Machado; Ana Helena Kalies Oliveira; Luana Siva Martins; Luis Antonio Brandi Filho; Felipe Borba Calixto Santos

Resumo:

O angiossarcoma é neoplasia vascular rara e agressiva, que pode ocorrer em qualquer região do tegumento cutâneo, principalmente na face e no couro cabeludo. De caráter ramificado, clinicamente pode apresentar-se como mácula, pápula, placa ou nódulo de coloração eritematosa, limites imprecisos e crescimento expansivo, sendo o diagnóstico baseado na correlação clínico-patológica. No presente estudo, relata-se o caso de paciente com quadro exuberante de angiossarcoma cutâneo na face tendo sido realizada ressecção cirúrgica como primeira opção terapêutica


Palavras-Chave: Dermatologia; Hemangiossarcoma; Neoplasias vasculares; Sarcoma

Carcinoma espinocelular no pé: apresentação atípica

Squamous cell carcinoma in the foot: an atypical presentation

André Luiz Simião; Marcela Baraldi Moreira; Lívia C. Dela Coletta Pelliccioni; Vanessa de Sousa Mançano

Resumo:

O carcinoma espinocelular é a segunda forma de câncer de pele não melanoma. Está relacionado à fotoexposição, e a apresentação clínica no pé é atípica, com pouca capacidade de desenvolver metástase. Relata-se o caso de paciente com quadro clínico exuberante de carcinoma espinocelular no pé, com longo tempo de evolução e ausência de metástase. Foi realizado tratamento cirúrgico com sucesso.


Palavras-Chave: Neoplasias de células escamosas; Pé; Melanoma amelanótico

Metástase cutânea de carcinoma folicular de tireóide mimetizando granuloma piogênico

Cutaneous metastasis of follicular thyroid carcinoma mimicking pyogenic granuloma

Caroline Paias Ribeiro; Fabiana Oliveira da Silva; Ticiana de A. Castelo Branco Diniz; Mario Cezar Pires; Neusa Yuriko Sakai Valente

Resumo:

O carcinoma folicular de tireóide é um tumor bem diferenciado, considerado o segundo subtipo mais comum de câncer de tireóide. Sua metástase geralmente ocorre por via hematogênica, principalmente para pulmões e ossos, porém é rara quando cutânea. Relatamos caso de paciente com carcinoma folicular de tireóide há 5 anos que percebeu lesão nodular exofítica de 1cm, eritematosa, friável no couro cabeludo com 7 meses de evolução, simulando granuloma piogênico. A biópsia revelou adenocarcinoma com diferenciação glandular e material coloide no lúmen. O perfil imuno-histoquímico foi positivo para CK-7 e tireoglobulina, favorecendo o diagnóstico de metástase cutânea de neoplasia primária da tireóide.


Palavras-Chave: Dermatologia; Granuloma piogênico; Neoplasias; Metástase neoplásica


Facebook Twitter

© 2018 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações