Sociedade Brasileira de Dermatolodia Surgical & Cosmetic Dermatology

GO TO

ISSN-e 1984-8773

Sumário

Volume 10
Número 1
2018





E-book

Português



Editorial

Surgical & Cosmetic Dermatology e seu papel na comunicação científica

Surgical & Cosmetic Dermatology and its role in scientific communication

Bogdana Victoria Kadunc

Resumo:


Artigo de revisão

Revisão da literatura: afecções auriculares parte 1: traumas físicos e por alteração térmica

Literature review: auricular disorders Part 1 - physical and thermal change related traumas

Bhertha M. Tamura; Ana Carolina Junqueira Ferolla; Cândida Naira L. e L. Santana

Resumo:

A orelha é estrutura com peculiaridades anatômicas, localizada em área exposta a traumas e suscetível a uma série de dermatoses que merecem atenção, muitas vezes subdiagnosticadas pelos dermatologistas. Realizou-se revisão de literatura incluindo a embriologia e a anatomia do pavilhão auricular, bem como diagnóstico e tratamento das lesões traumáticas de natureza física e por alterações de temperatura, entre outras.


Palavras-Chave: Anatomia; Orelha; Otopatias

Tratamento de verrugas virais com bleomicina intralesional

Treatment of viral warts with intralesional bleomycin

Leandro Fonseca Noriega; Leticia dos Santos Valandro; Nilton Gioia Di Chiacchio; Marina Lino Vieira; Nilton Di Chiacchio

Resumo:

A verruga viral representa uma das dermatoses mais prevalentes. O quadro clínico varia de lesão única com cura espontânea até múltiplas lesões recalcitrantes. O sulfato de bleomicina é uma droga de ação citotóxica, aprovada para o tratamento quimioterápico de algumas malignidades. Há mais de 45 anos existem trabalhos demonstrando sua utilidade na dermatologia, em especial na terapia intralesional para verrugas virais, que constitui excelente opção para as lesões em topografias de difícil manejo e para os casos não responsivos a outras abordagens.


Palavras-Chave: Bleomicina; Tratamento farmacológico; Verruga viral

Artigos Originais

Investigação sobre o uso do ácido retinoico a 3% e a 5% em soluções para peeling como agente para drug delivery após indução percutânea de colágeno com agulhas (IPCA®): perfil de segurança e protocolo de uso

Investigation on the use of 3% and 5% retinoic acid in peeling solutions as a drug delivery agent after percutaneous induction of collagen with needles (IPCA®): safety profile and application protocol

Emerson de Andrade Lima; Mariana de Andrade Lima; Cláudio Eduardo Cavalcante de Araújo; Yara Maria Maia Nakasawa; Nilma Cintra Leal

Resumo:

Introdução: O ácido retinoico em solução para peelings é amplamente usado no tratamento do fotoenvelhecimento. Até o presente momento não conhecemos o grau de esterilidade dessas soluções ou a segurança de seu uso em peles cuja integridade tenha sido perdida por intervenções com microagulhas.
Objetivos: Avaliar o potencial bactericida do ácido retinoico 3% e 5% em soluções para peelings com e sem tonalizante, bem como a segurança e tolerância de sua administração imediatamente após o tratamento com microagulhas.
Metódos: Amostras de solução de ácido retinoico 3% e 5%, com e sem tonalizante, oriundas de duas farmácias de manipulação (A e B) foram expostas a colônias de Pseudomonas aeruginosa e Staphylococcus aureus. Essas soluções foram usadas como drug delivery após indução percutânea de colágeno com agulhas.
Resultados: As amostras avaliadas em D0, D30, D60 e D90 mostraram capacidade bactericida sobre os agentes testados. O uso das soluções após a intervenção com microagulhas foi bem tolerado e apresentou resultados satisfatórios.
Conclusão: A solução de ácido retinoico para peelings pode ser utilizada com segurança após procedimentos que levem à perda da integridade da barreira cutânea.
A ausência de efeitos adversos e os bons resultados do procedimento permite sugerir a associação de microagulhamento e peeling de ácido retinoico como uma proposta inovadora, reproduzível e segura.


Palavras-Chave: Abrasão química; Terapêutica; Tretinoína

Terapia celular combinada com membranas de biopolímeros melhora a cicatrização de úlceras em paciente com dermatomiosite juvenil

Combining cell therapy with biopolymer films improves wound healing in a juvenile dermatomyositis patient

Paula Tavares Colpas; Paulo Cesar Martins Alves; Carolina Caliári Oliveira; Ana Luiza Resende Pires; Angela Maria Moraes; Maria Beatriz Puzzi

Resumo:

Introdução: Dermatomiosite juvenil (DMJ) é doença sistêmica que afeta a musculatura proximal e a pele de crianças. A doença ulcerada é um desafio terapêutico.
Objetivo: Avaliar a melhora da doença ulcerada na DMJ, pelo uso de terapia celular. Métodos: Realização de cocultura de fibroblastos e queratinócitos autólogos e aplicação dessas células nas úlceras juntamente com cola de fibrina e colocação de membrana de quitosana-alginato ou quitosana-xantana sobre as lesões.
Resultados: Menos de 12 horas após a terapia, o paciente referiu completa eliminação da dor e, dentro de dois dias, estava presente tecido de cicatrização. Algumas das úlceras estavam quase completamente cicatrizadas no final da primeira semana, e algumas das calcinoses desapareceram. Essa técnica não cura a doença, mas melhora a qualidade de vida, sendo possível criopreservar as células saudáveis do paciente para tratar novas lesões. Sendo as células de origem autóloga, elimina-se o risco de rejeição. Além disso, esse procedimento não necessita de debridamento das lesões nem hospitalização.
Conclusões: A aplicação de culturas autólogas de fibroblastos e queratinócitos em úlceras já é considerada tratamento efetivo em pacientes com queimaduras e outras feridas cutâneas e, agora mostrou-se também eficaz no tratamento de feridas na DMJ.


Palavras-Chave: Calcinose; Cicatrização; Dermatomiosite; Fibroblastos; Polissacarídeos; Queratinócitos; Terapia baseada em transplante de células e tecidos

A lipoescultura como tratamento complementar na ritidoplastia

Liposculpture as a complementary treatment in rhytidoplasty

Daniel Nunes e Silva; Isabela Carrijo Pessoa; Agliberto A. B. Marcondes Rezende; João Ilgenfritz Junior; Marcelo Rosseto; Elaine Leal Loureiro

Resumo:

Introdução: As múltiplas abordagens e a utilização de diferentes estratégias cirúrgicas contribuem para a obtenção de resultados mais agradáveis nas ritidoplastias. Nesse cenário, a lipoescultura vem ganhando cada vez mais relevância como alternativa para potencializar esses resultados, agregando maior valor estético final para o procedimento.
Objetivos: Avaliar os resultados obtidos em pacientes submetidas à associação de ritidoplastia e lipoescultura facial.
Métodos: Quatorze pacientes foram submetidas à ritidoplastia clássica de Pitanguy, associada à lipoescultura em áreas específicas da face, sendo acompanhadas por 12 meses. Os resultados pós-operatórios foram avaliados por 17 voluntários utilizando o método de Antell & Orseck.
Resultados: Das 14 pacientes avaliadas, nove (64,2%) tiveram o resultado classificado como excelente, três (21,4%) como moderado e dois (14,2%) como fraco. Nenhuma paciente obteve resultados classificados como perfeito ou ruim.
Conclusões: A ritidoplastia associada à lipoescultura da face se valida como alternativa importante para o tratamento do envelhecimento facial, proporcionando a obtenção de resultados agradáveis, seguros e duradouros.


Palavras-Chave: Cervicoplastia; Rejuvenescimento; Ritidoplastia

Latanoprosta e minoxidil: Estudo duplocego comparativo, placebo-controlado no tratamento da queda de cabelos

Latanoprost and minoxidil: comparative double-blind, placebo-controlled study for the treatment of hair loss

Leila David Bloch; Cassiano Carlos Escudeiro ; Fernanda Daud Sarruf ; Neusa Yuriko Sakai Valente

Resumo:

Introdução: A latanoprosta tem demonstrado potencial para o tratamento de queda de cabelos devido ao aumento da espessura e do comprimento dos cílios e hipertricose, observados com seu uso na área dos olhos.
Objetivo: Avaliar a eficácia da latanoprosta, isolada ou em associações, na redução da queda e/ou estimulando o crescimento de cabelos em pacientes portadores de eflúvio telógeno ou alopecia androgenética.
Métodos: Estudo duplo-cego comparativo, durante 180 dias, entre seis grupos: G1: placebo G2: minoxidil 5%; G3: minoxidil 5% + latanoprosta 0,005%; G4: latanoprosta 0,005%; G5: minoxidil 5% + latanoprosta 0,010%; G6: latanoprosta 0,010%. Foi feita a contagem em fototricograma do total e percentual de fios em fase anágena e telógena.
Resultados: Houve melhora para os grupos G2 (total de fios e número de fios anágenos em D92 e D180), G3 (total de fios e número de fios anágenos em D242), G4 (total de fios em D182; número de fios anágenos em D92 e D182) e G5 (total de fios em D182; percentual de fios telógenos e anágenos e número de fios anágenos em D92 e D182). O Tratamento do G6 não apresentou diferença significativa em relação ao placebo.
Conclusões: Os tratamentos com minoxidil 5%, minoxidil 5% + latanoprosta 0,005%, latanoprosta 0,005%, minoxidil 5% + latanoprosta 0,010% se mostraram eficazes no controle da queda e no aumento total de fios.


Palavras-Chave: Alopecia; Cabelo; Minoxidil

Avaliação do conhecimento sobre fotoproteção e da exposição solar de estudantes universitários

Assessment of university students' knowledge of photoprotection and exposure to the sun

Caroline Nunes Ferreira; Tais Freire Galvão; Priscila Gava Mazzola; Gislaine Ricci Leonardi

Resumo:

Introdução: O número de casos de carcinoma cutâneo tem aumentado cada vez mais e vem determinando a necessidade de aprimorar estratégias de saúde economicamente eficazes para prevenir a doença e suas complicações.
Objetivo: Realizar estudo transversal, tendo os dados sido coletados diretamente com os participantes, por meio da aplicação de questionário.
Métodos: Com os dados coletados realizou-se o cálculo da regressão logística bivariada, obtendo-se a razão de chances (OR) e o intervalo de confiança (IC) 95% entre as variáveis independentes e o comportamento de risco, o qual foi determinado pela não utilização diária de filtro solar e/ou outros meios de fotoproteção. A amostra foi composta por 200 estudantes, 50% da área de exatas e 50% da área biológica.
Resultados: Não foi constatada diferença significativa entre o comportamento dos graduandos nas diferentes áreas analisadas. Mulheres apresentaram menor comportamento de risco em relação aos homens (OR=0,07; IC95%: 0,01-0,56).
Conclusões: A maior parte dos universitários não se protege da exposição solar adequadamente, sendo esse comportamento de risco inferior nas mulheres. Ações de fotoeducação são importantes entre os estudantes


Palavras-Chave: Estudantes; Pele; Prevenção de doenças; Radiação solar

Estudo comparativo entre dois anestésicos tópicos em procedimentos dermatológicos

Comparative study between two topical anesthetics in dermatological procedures

Sandra Tagliolatto; Gabriela Nero Mitsuushi

Resumo:

Introdução: A dor durante a execução dos procedimentos dermatológicos é um desafio na prática médica. Vários anestésicos tópicos estão disponíveis para ser utilizados previamente aos tratamentos minimamente invasivos.
Objetivo: Avaliar a eficácia do uso do anestésico tópico na redução da dor durante a execução de procedimentos dermatológicos e comparar a eficácia de dois deles, utilizando a escala visual numérica de dor.
Métodos: 25 pacientes foram submetidos a procedimentos dermatológicos faciais após a aplicação da preparação comercial de lidocaína 7% e tetracaína 7% em uma hemiface e preparação comercial de lidocaína 4% em outra hemiface. A intensidade da dor foi avaliada por escala visual numérica de dor (EVN) no final do procedimento.
Resultados: 84% dos pacientes referiram escore de dor menor na hemiface que recebeu preparação comercial de lidocaína e tetracaína a 7%. A média dos escores de dor nas hemi-faces que receberam preparação comercial de lidocaína 4% foi de 7,3, enquanto naquelas que receberam preparação comercial de lidocaína 7% e tetracaína 7% foi de 5,3.
Conclusões: Anestésicos tópicos são eficazes e seguros para diminuição da dor em procedimentos dermatológicos, sendo que a preparação comercial de lidocaína e tetracaína a 7% foi mais eficaz na redução da dor do que a preparação comercial de lidocaína 4%.


Palavras-Chave: Anestesia; Anestesia local; Percepção da dor; Procedimentos cirúrgicos dermatológicos; Procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos; Tratamento preliminar

Composto nutracêutico no tratamento do eflúvio telógeno associado à síndrome das unhas fracas

Nutraceutical compound for the treatment of telogen effluvium associated with brittle nails syndrome

Sergio Schalka; Patrícia Camarano Pinto Bombarda; Camila Canale

Resumo:

Introdução: O uso de produtos nutracêuticos no tratamento do eflúvio telógeno crônico de causa inespecífica, associado ou não a sinais e sintomas de fragilidade da lâmina ungueal, tem sido proposto na literatura. A suplementação de nutrientes e oligoelementos essenciais ao metabolismo do folículo parece ser o mecanismo relacionado a esse efeito.
Objetivo: Avaliar a eficácia de nutracêutico contendo, entre outros elementos, vitaminas A, C, E, complexo B, ácido fólico, ferro, niacina, biotina, zinco e pantetonato de cálcio, no tratamento do eflúvio telógeno associado à síndrome das unhas fracas.
Métodos: Estudo clínico, prospectivo, aberto e unicêntrico, com avaliação de 62 voluntárias. Medidas de avaliação clínica, por fototricograma digital e por imagem, foram realizadas na visita inicial, 45 e 90 dias após o uso do produto estudado.
Resultados: Ao final do estudo, observou-se redução estatisticamente significativa (p < 0,05) de 31,56% do número de fios telógenos, acompanhado de melhora significativa nos parâmetros clínicos relacionados aos cabelos e às unhas. A avaliação instrumental por análise de imagens demonstrou redução de 36,63% da descamação das unhas, que, embora não estatisticamente significativa, demonstrou benefícios no resultado absoluto.
Conclusões: O uso de produto nutracêutico demonstrou eficácia no tratamento do eflúvio telógeno associado à síndrome das unhas frágeis.


Palavras-Chave: Alopecia; Suplementos nutricionais; Unhas

Diagnóstico por Imagem

A utilidade da microscopia confocal nas lesões de lentigo maligno

The utility of confocal microscopy in lentigo maligna lesions

Gisele Gargantini Rezze; Maurício Mendonça Nascimento; Regiane Salera; Clóvis Antonio Lopes Pinto; Francisco Macedo Paschoal

Resumo:

O diagnóstico das lesões pigmentadas da face é considerado desafiador uma vez que lesões benignas e malignas podem compartilhar características clínicas e dermatoscópicas semelhantes, principalmente em lesões iniciais, sendo muitas vezes difícil de identificar as lesões de lentigo maligno da face. Assim, a microscopia confocal de reflectância pode se tornar uma ferramenta útil no diagnóstico dos lentigos malignos bem como para o seu planejamento cirúrgico.


Palavras-Chave: Ceratose actínica; Dermoscopia; Melanoma; Microscopia confocal; Sarda melanótica de Hutchinson

Relatos de casos

Técnica inovadora para tratamento de flacidez cervical com fio mononylon para sustentação transmastoide

Innovative technique for the treatment of cervical laxity with mononylon thread for trans-mastoid support

Frederico Hassin Sanchez; Timótio Volnei Dorn

Resumo:

Existem muitos procedimentos para o rejuvenescimento da região cervical; os mais invasivos, porém, como a ritidectomia, podem gerar cicatrizes inestéticas relativamente grandes. Em contrapartida, procedimentos pouco invasivos, como os clássicos fios de sustentação absorvíveis, não têm efeito significativo no tratamento das bandas platismais mais eviden-tes.Visando solucionar o problema da pouca durabilidade relacionada aos fios de sustentação e eliminar a cicatriz submentoniana indesejável causada pela ritidoplastia, descreve-se uma técnica pouco invasiva para tratamento da flacidez cervical, que pode ser usada isoladamente em pacientes com pouca redundância de pele, ou associada ao minilifting nos pacientes com muita flacidez.


Palavras-Chave: Estética; Mandíbula; Músculos do pescoço; Procedimentos cirúrgicos dermatológicos; Rejuvenescimento; Remoção; Ritidoplastia; Técnicas cosméticas

Sutura purse-string combinada com cicatrização por segunda intenção para reparo de defeito cirúrgico temporal

Purse string-suture combined with second intention healing for temporal region repair

Marcos Noronha Frey; Rita de Cássia Rossini; Felipe Bochnia Cerci

Resumo:

A sutura purse-string é uma das várias técnicas de reparo em cirurgia dermatológica. Suas principais indicações são feridas com formato oval ou redondo localizadas em tronco e membros.
Os autores descrevem a combinação da sutura purse-string com cicatrização por segunda intenção para reparo de defeito cirúrgico em região temporal, após remoção de carcinoma basocelular.
A sutura purse-string é capaz de produzir resultados estéticos favoráveis em casos selecionados. Apesar de mais indicada no tronco e nos membros, pode ser indicada na região temporal quando se deseja evitar métodos de reparo mais complexos.


Palavras-Chave: Ferimentos e lesões;Técnicas de fechamento de ferimentos; Técnicas de sutura

Reconstrução de extensa lesão de orelha com retalho em "porta de Saloon"

Reconstruction of extensive lesion in the ear with a "saloon door" flap

Guilherme Moraes Kruger; Gabriela Kimie Aseka; Carlos Alberto Ferreira de Freitas; Günter Hans Filho

Resumo:

O carcinoma basocelular, também conhecido como epitelioma basocelular, é a neoplasia epitelial mais frequente em nosso meio, sendo mais comum em homens. Relata-se o caso de paciente do sexo feminino, de 75 anos, portadora de um carcinoma basocelular nas regiões da concha, anti-hélice e fossa triangular da orelha direita, que foi completamente excisado, com inclusão da cartilagem. A reparação do defeito foi feita por meio de retalho do tipo "porta de saloon", com bom resultado estético e funcional. O retalho auricular posterior é opção versátil para a reconstrução parcial do defeito da orelha.


Palavras-Chave: Carcinoma basocelular; Neoplasias cutâneas; Retalhos cirúrgicos

A importância do uso precoce de hialuronidase no tratamento de oclusão arterial por preenchimento de ácido hialurônico

The importance of the early use of hyaluronidase in the treatment of arterial occlusion resulting from hyaluronic acid based cutaneous filling

Ritha de Cássia Capelato Rocha; Luana Bertelli Castilho; Danielle Mechereffe do Amaral Blaas; Reinaldo Tavares Júnior; Ana Paula Tavares; Mariana Isis Wanczinski

Resumo:

A isquemia cutânea é um dos eventos adversos vasculares decorrentes da aplicação de ácido hialurônico, causada por embolia arterial. A aplicação precoce de hialuronidase representará o sucesso da degradação e reversão do quadro que pode ser grave e causar danos ao paciente. Relatam-se casos com suspeita de oclusão arterial no qual foi realizada degradação com hialuronidase em diferentes períodos. Tal análise permitiu observar que o tempo de degradação e a eficácia do procedimento relacionam-se com tempo de intervenção


Palavras-Chave: Dermatologia; Isquemia; Reperfusão

Tratamento de psoríase vulgar pela microinfusão de medicamentos na pele (MMP®) usando ciclosporina e metotrexato

Treatment of psoriasis vulgaris with cyclosporine and methotrexate injections using the MMP® technique

Aline Lissa Okita; Samir Arbache; Dirlene Melo Palmeira Roth; Luciana Gasques de Souza; Mariana Morais Tavares Colferai; Denise Steiner

Resumo:

Medicações sistêmicas orais como ciclosporina (CYA) ou metotrexato (MTX) para tratamento de psoríase tem biodisponibilidade limitada devido à absorção incompleta gastrointestinal e metabolização de primeira passagem hepática. Além disso, estão associados a efeitos adversos. A aplicação de CYA ou MTX através da Microinfusão de Medicamentos pela pele (MMP®) para tratamento de psoríase vulgar mostrou resposta terapêutica com redução significativa de lesões, sem indução de efeitos colaterais. Neste relato, descrevemos 4 casos de psoríase vulgar tratados com MMP® com CYA ou MTX.


Palavras-Chave: Ciclosporina; Metotrexato; Psoríase

Laser versus microagulhamento para tratamento de cicatriz facial - Relato de caso

Laser versus microneedling for the treatment of facial scar – Case report

Célia Luiza Petersen Vitello Kalil; Clarissa Prieto Herman Reinehr; Laura de Mattos Milman; Valéria Campos

Resumo:

Tanto o microagulhamento quanto o laser fracionado ablativo podem ser utilizados para o tratamento de cicatrizes. Neste artigo relata-se o caso de paciente do sexo feminino foi tratada em metade de cicatriz perioral com laser fracionado ablativo de CO2 e na outra metade da cicatriz com microagulhamento utilizando roller 2mm. Os resultados obtidos foram superiores na metade submetida ao procedimento com laser.


Palavras-Chave: Cicatriz; Colágeno; Lasers

© 2018 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações