Sociedade Brasileira de Dermatolodia Surgical & Cosmetic Dermatology

GO TO

ISSN-e 1984-8773

Sumário

Volume 4
Número 2
2012





E-book

Português



Educação médica continuada

Células-tronco na pele

Stem cells in the skin

Marcia Regina Monteiro

Questões e Gabaritos do número anterior


Resumo: Este artigo tem por objetivo tratar de trabalhos recentes a respeito de pesquisas que vêm sendo realizadas em células-tronco, particularmente em dermatologia. O entendimento da interação das células-tronco na manutenção e reparo da pele, bem como, de sua participação no ciclo do folículo piloso e sua pigmentação, também é relatado. Através do estudo desses mecanismos, seremos capazes de entender a fisiopatologia de doenças relacionadas a disfunções nesses processos, além de, a partir daí, desenvolver abordagens terapêuticas para essas situações.


Palavras-Chave: CÉLULAS-TRONCO, PELE, DERMATOLOGIA

Artigos Originais

Preenchimento na região glabelar – dissecando as razões da alta incidência de complicações e cegueira

Glabellar region filling: examining the reasons for the high incidence of complications and blindness

Carlos R. Antonio, João R. Antonio, Alessandra C. Garcia, Adailza A. Correia

Resumo: Introdução: Os preenchimentos constituem uma das opções mais procuradas na atualidade para tratar o envelhecimento. A glabela é área sujeita a complicações decorrentes da aplicação de preenchedores, sendo as mais comuns eritema transitório, reações granulomatosas, oclusão rterial e cegueira. Os mecanismos etiopatogênicos que levam à perda da visão após a injeção de preenchedores na região glabelar, porém, permanecem desconhecidos.
Objetivos: Avaliar a porcentagem de pacientes com obstrução grave da artéria carótida interna que apresentam reversão do fluxo carotídeo, com a finalidade de demonstrar um dos possíveis mecanismos que pode levar à maior incidência de complicações por preenchedores na glabela.
Métodos: Realizado estudo prospectivo, com duplex-scan no Serviço de Radiologia do Hospital de Base de São José do Rio Preto.
Resultados: Nossos resultados evidenciaram que a reversão do fluxo carotídeo (sistema carotídeo externo para o interno) em pacientes com obstrução hemodinamicamente significativa da artéria carótida interna é evento comum, possível de ser documentado, podendo acarretar sérias consequências, sendo a mais temível a cegueira.
Conclusão: O preenchimento na região glabelar deve ser evitado em razão do risco da reversão do fluxo carotídeo e posterior oclusão da artéria central da retina conduzindo à cegueira.


Palavras-Chave: ARTÉRIA CARÓTIDA INTERNA, CEGUEIRA, GLABELA

Avaliação clínica e histológica de pacientes com melasma refratário tratadas com laser de érbio: Yag fracionado

Clinical and histological evaluation of patients with refractory melasma treated with fractional Erbium:YAG laser

Giseli de Mattos Diosti, Fabiane Mulinari-Brenner, José Filus Neto, Betina Werner, Alexandre do Nascimento, Flávio Meingast Piva

Resumo: Introdução: Melasma é hiperpigmentação adquirida que afeta primariamente a face, e acomete mais comumente mulheres de pele escura. Diversas são as terapias utilizadas para seu tratamento; seu manejo clínico a longo prazo, entretanto, permanece um desafio.
Objetivos: Avaliar a eficácia do laser de érbio: YAG fracionado, analisar histologicamente as características usuais do melasma e a quantidade de pigmento na epiderme e derme antes e após o tratamento.
Métodos: Dez pacientes foram submetidas a três sessões do laser de érbio: YAG fracionado ablativo com intervalo de um mês de uma para outra. As pacientes foram biopsiadas antes e após o tratamento. Foram realizadas avaliações clínicas subjetivas e objetivas, antes, durante e após o tratamento.
Resultados: Não foi observada melhora do escore Masi ao longo do tratamento. Histologicamente foram observadas hiperpigmentação da camada basal e deposição de pigmento em derme superficial. Em sete casos observou-se redução no grau de hiperpigmentação da epiderme, sem significância estatística.
Conclusões: O tratamento do melasma com o laser de érbio: YAG fracionado ablativo não se mostrou efetivo, apesar de haver tendência a diminuição dos escore Masi e no grau de hiper-pigmentação da epiderme, sugerindo que o laser de érbio: YAG pode ser capaz de melhorar tanto clínica quanto histologicamente o grau de hiperpigmentação da pele.


Palavras-Chave: MELANOSE, LASERS, ERBIO

Avaliação clínica de formulação de efeito osmótico na redução da sintomatologia pós-queimaduras superficiais: estudo-piloto

Clinical evaluation of a formulation with osmotic effect in reducing symptoms after superficial burns: a pilot study

Flávia Alvim Sant'Anna Addor, Patricia Camarano Pinto Bombarda, Felipe Fernandes de Abreu

Resumo: Introdução: Introdução: O tratamento das queimaduras superficiais é basicamente sintomático, visando reduzir o desconforto dos sinais e sintomas e promover a reparação cutânea. Alguns estudos vêm sendo desenvolvidos avaliando os mecanismos de ação osmótica no processo inflamatório. Formulações com ação osmótica têm a capacidade de reduzir o exsudato inflamatório, diminuindo a sintomatologia e mesmo o risco de infecções.
Objetivo: Avaliar a ação de um hidrogel de ação osmótica de uso tópico na diminuição da sintomatologia da queimadura superficial, considerada de primeiro grau.
Método: Foram avaliados 35 pacientes com quadro de queimadura de primeiro grau. O produto teste foi aplicado na área lesada como monoterapia, sendo analisados sintomas (ardência e/ou queimação) e sinais (eritema e edema), por questionário e avaliação clínica, em cinco, 15 e 30 dias. Para a avaliação do efeito restaurador da barreira cutânea, foram realizadas medidas de perda de água transepidérmica.
Resultados: Trinta e três pacientes terminaram o estudo; não houve reações adversas; a redução dos sintomas e sinais foi significativa (p<0,001); a recuperação completa da barreira cutânea foi registrada ao final do estudo.
Conclusão: O produto avaliado demonstrou eficácia na redução de sinais e sintomas decorrentes de queimaduras superficiais, exibindo perfil de segurança adequado.


Palavras-Chave: QUEIMADURAS, OSMOSE, SINTOMAS LOCAIS

Versatilidade do Retalho de Limberg nas reconstruções pós-ressecção de tumores em face

Versatility of the Limberg flap in reconstructions after resection of facial tumors

Tiago Sarmento Simão, Felipe Rodrigues Máximo, Rafael Ribeiro Pinheiro, Fellipe Emanuel Amorim Santos Barbosa, Débora Nassif Pitol, Leão Faiwichow

Resumo: Introdução: O retalho de Limberg foi criado em 1946 por Alexander Limberg, para cobertura de defeitos rombóides. A grande vantagem da utilização de retalhos locais na face é a similaridade de cor e textura dos tecidos vizinhos com o local do defeito a ser reparado.
Objetivo: Avaliar a vantagem do retalho de Limberg na face para reconstrução de defeitos gerados após ressecção tumoral.
Métodos: Análise retrospectiva de 12 casos de retalho de Limberg realizados para reconstrução de defeitos gerados após ressecção de tumores na face, no primeiro semestre de 2011, no Serviço de Cirurgia Plástica do HSPE-SP. Resultados: Houve 2 casos de epiteliólise, um deles evoluindo com necrose parcial do retalho, sendo que ambos os casos evoluiram bem com tratamento conservador e troca de curativos diários. Em 1 caso a paciente evoluiu com hematoma no pós-operatório necessitando drenagem cirúrgica e reposicionamento do retalho, evoluindo bem, com apenas pequena retração cicatricial.
Discussão: O desenho do retalho requer precisão, sendo a maior dificuldade a necessidade de desenhar lados iguais com ângulos precisos de 60 e 120 graus.
Conclusões: O retalho de Limberg apresentou bons resultados nos pacientes operados, e devido à sua versatilidade estes resultados podem ser reprodutíveis em várias regiões da face.


Palavras-Chave: FACE, RETALHOS CIRÚRGICOS, NEOPLASIAS CUTÂNEAS, RECONSTRUÇÃO

Avaliação dos aspectos psicológicos, psiquiátricos e comportamentais de pacientes com celulite: estudo-piloto

Assessment of psychological, psychiatric, and behavioral aspects of patients with cellulite: a pilot study

Doris Hexsel , Carolina Siega, Juliana Schilling-Souza, Amanda Stapenhorst, Ticiana Costa Rodrigues, Cristiano Brum

Resumo: Introdução: Cerca de 50% da população refere algum tipo de insatisfação com a aparência. Os hábitos comportamentais que motivam os pacientes a procurar tratamentos cosméticos ainda não estão completamente entendidos.
Objetivos: Avaliar os aspectos comportamentais, psicológicos e psiquiátricos de pacientes com celulite.
Métodos: Estudo transversal observacional descritivo. Na primeira etapa, 46 voluntárias responderam a questionário autoaplicável e, na segunda etapa, um psiquiatra aplicou o questionário Mini.
Resultados: A maioria das entrevistadas referiu o início das lesões de celulite após o início da puberdade. Os ambientes que mais causaram desconforto quanto à celulite foram praia (87%) e piscina (67,4%). Quase metade das pacientes referiu já ter recebido algum tipo de comentário constrangedor em razão da sua celulite e 78,3% delas sentem-se pressionadas a procurar tratamentos. Distúrbios de alimentação apresentados incluíram uso de drogas, ingestão compulsiva de alimentos, culpa após as refeições e indução de vômitos. O transtorno emocional específico mais encontrado foi ansiedade generalizada.
Conclusões: Pacientes com celulite podem apresentar desconforto emocional e sentimentos negativos em situações comuns do dia a dia. Alterações em hábitos comportamentais específicos e presença de comorbidades psicológicas ou psiquiátricas podem estar presentes em algumas pacientes.


Palavras-Chave: CELULITE, PELE, COMPORTAMENTO, QUESTIONÁRIOS

Eficácia in vitro e clínica do uso cosmético tópico de fitoestrógenos em pele fotoenvelhecida

In vitro and clinical efficacy of the use of phytoestrogens-based topical cosmetic use in photoaged skin

Resumo: Introdução: O tratamento do envelhecimento cutâneo representa um desafio clínico.
Objetivos: Avaliar a eficácia in vitro e in vivo, e a segurança clínica de cosmético com fitoestrógenos na abordagem do fotoenvelhecimento.
Métodos: A etapa in vitro foi realizada pela análise da expressão gênica de fibronectina e pró-colágeno, avaliação da atividade imunomoduladora e análise histoquímica e por imunofluorescência da pele e da junção dermoepidérmica com o produto analisado. No estudo clínico in vivo foi 76 mulheres, foram randomizadas em dois grupos: o Grupo A usou creme contendo complexo de fitoestrógenos e FPS 20 duas vezes ao dia, enquanto o Grupo B usou este mesmo creme associado a outro com função de antienvelhecimento aplicado à noite. O estudo durou 120 dias tendo sido realizadas mensalmente avaliações médicas, da voluntária, ultrassonografia (20MHz), fotografias e biópsias pré e pós-tratamento.
Resultados: No estudo in vitro houve aumento na expressão de fibronectina e procolágeo, potencial imunomodulador, representado pelo aumento de IL-1a diminuição de IL-10; melhora da integridade da JDE, aumento da viabilidade e espessura da epiderme, e da síntese de colágeno. in vivo: melhora global subjetiva da aparênciada pele da face; redução de manchas, eritema, poros e porfirina cutânea. O ultrassom e a biópsia revelaram aumento da densidade dérmica (52,7%) e de fibras dérmicas (22,25%), respectivamente.
Conclusões: Fitoestrógenos tópicos melhoram a condição geral da pele, avaliada clínicamente, histológicamente e por ultrassonografia; acrescentam-se resultados in vitro de aumento da síntese de fibronectina, prócolágeno e colágeno, melhoria da integridade da junção dermoepidérmica e restauração da resposta imunológica da pele.


Palavras-Chave: COLÁGENO, FOTOENVELHECIMENTO, ENVELHECIMENTO DA PELE

Influência da suplementação de nutrientes no metabolismo dos queratinócitos: estudo in vitro

Nutrient supplementation influence on keratinocytes’ metabolism: an in vitro study

Flavia Alvim S Addor

Resumo: Introdução: O estilo de vida moderno muitas vezes leva a alimentação sem balanceamento de nutrientes. Algumas dessas substâncias interferem diretamente no metabolismo dos fâneros.
Objetivo: Avaliar a associação de vitaminas A, C, E e complexo B, zinco, magnésio e ferro, e seus efeitos no nível celular.
Métodos: Foi desenvolvido estudo experimental in vitro através de cultura de queratinócitos, com incubação de associação de nutrientes contendo ácido ascórbico, retinol, toco-ferol, complexo B, zinco, magnésio e ferro nas doses diárias recomendadas.
Resultados: Houve aumento significativo da maturação celular em comparação ao controle.
Conclusão: a associação de nutrientes aumentou a maior expressão da síntese de queratina.


Palavras-Chave: RECOMENDAÇÕES NUTRICIONAIS, CABELO, UNHAS, QUERATINAS

Avaliação dos métodos de classificação do melasma de acordo com a resposta ao tratamento

Evaluation of melasma classification methods based on response to treatment

Mariana Hammerschmidt, Suelen Mayara Lopes de Mattos, Heliane Sanae Suzuki, Camila Fernanda Novak Pinheiro de Freitas, Maira Mitsue Mukai

Resumo: Introdução: O melasma pode ser classificado, através da lâmpada de Wood e da dermatoscopia, em epidérmico, dérmico e misto. Outros métodos de avaliação são o MASI e o MELASQol.
Objetivos: O objetivo do estudo foi comparar os métodos não invasivos de classificação do melasma de acordo com a resposta ao tratamento.
Métodos: Selecionadas 10 mulheres com melasma, foram submetidas a tratamento com hidroquinona 4% + tretinoína 0,05% + acetato de fluociolona 0,01% durante 90 dias, e avaliadas antes e após o tratamento por: dermatoscopia, lâmpada de Wood, MASI e MELASQol.
Resultados: Não foram encontradas associações significativas entre MASI e classificação dermatoscópica, exame com lâmpada de Wood e MELASQol. O percentual médio de melhora após tratamento por MASI foi de 60,6% e por MELASQol, de 41,1%. À dermatoscopia observaram-se telangectasias na maioria das pacientes (60%), incluídas aquelas sem tratamento prévio.
Conclusões: O MASI e o MELASQol são os instrumentos de avaliação que mais refletem a resposta ao tratamento. A classificação pela lâmpada de Wood não demonstrou correlação com a melhora do MASI. A utilização da dermatoscopia para classificação do melasma necessita de mais estudos, visto que os achados encontrados não se correlacionaram com a resposta esperada ao tratamento.


Palavras-Chave: HIPERPIGMENTAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO, TERAPÊUTICA

Artigo de revisão

Laserlipólise: atualização e revisão da literatura

Laserlipolysis: update and literature review

Sandra Tagliolatto, Vanessa Barcellos Medeiros, Oriete Gerin Leite

Resumo: A laserlipólise é modalidade terapêutica utilizada atualmente no tratamento da gordura localizada e retração cutânea. Demonstra vantagens na remoção da gordura em relação à lipoaspiração convencional, com menor tempo de recuperação pós-operatória e menores efeitos adversos. A aplicação do laser diretamente no tecido adiposo promove liquefação da gordura, coagulação de vasos sanguíneos e desnaturação do colágeno. O dano térmico induz neocolagênese e contração da pele. A segurança da técnica é bem documentada. Este estudo propõe-se a revisar a literatura sobre laserlipólise, assim como apresentar o estado atual dessa tecnologia.


Palavras-Chave: LASERS, LIPÓLISE, GORDURA SUBCUTÂNEA, COLÁGENO

Microscopia confocal reflectante a laser: carcinoma basocelular

Reflectance skin confocal microscopy of basal cell carcinoma

Alessandra Cristine Marta, Giovanni Pellacani , Mariana de Figueiredo Silva, Rute Facchini Lellis, Marcus Maia

Resumo: O carcinoma basocelular é o tumor cutâneo maligno mais comum. A microscopia confocal reflectante a laser é uma técnica não-invasiva que proporciona imagens horizontais in vivo do tecido com resolução próxima à histológica e em tempo real, através do emprego de um feixe de laser de 830nm. O presente estudo apresenta uma análise dos principais critérios morfológicos utilizados na diagnose do carcinoma basocelular através da microscopia confocal reflectante a laser.


Palavras-Chave: CARCINOMA BASOCELULAR, MICROSCOPIA CONFOCAL, DIAGNÓSTICO

Novas Técnicas

Preenchimento do sulco nasojugal e da depressão infraorbital lateral com microcânula 30G

Filling of the nasojugal fold and the lateral infraorbital depression with a 30G microcannula

André Vieira Braz, Bruno Olavarria Aquino

Resumo: As técnicas de preenchimento do sulco nasojugal com ácido hialurônico são amplamente discutidas pelos dermatologistas, cirurgiões plásticos e oftalmologistas, inexistindo, entretanto, consenso a esse respeito nas recentes revisões bibliográficas. Pelo fato de o sulco nasojugal localizar-se em topografia de pele delgada, próxima ao globo ocular, e ser em região muito vascularizada, a aplicação de ácido hialurônico com agulhas, pode trazer complicações indesejáveis como: injeção intravascular, equimoses e hematomas. Assim, desenvolvemos técnica inovadora de preenchimento com ácido hialurônico nessa área, em retroinjeção e com microcânula 30G, sempre após criteriosa avaliação do paciente.


Palavras-Chave: ÁCIDO HIALURÔNICO, STAPHYSAGRIA, REJUVENESCIMENTO

Ácido Poli-L-láctico na região medial dos braços

Poly-L-lactic acid in the rejuvenation of the medial and anterior arms

Daniel Dal’Asta Coimbra, Adriana Gutstein da Fonseca Amorim

Resumo: O ácido poli-L-láctico é poliéster alifático, polímero do ácido láctico. É substância biocompatível, completamente absorvível e imunologicamente inerte. Sua ação baseia-se no incremento do tecido dérmico através do estímulo à produção de colágeno. A aplicação dessa substância na face já é bastante conhecida, porém há poucas publicações sobre seu uso extrafacial. Descreve-se técnica de rejuvenescimento da região medial e anterior dos braços através da aplicação do ácido poli-L-láctico na derme profunda.


Palavras-Chave: REJUVENESCIMENTO, PELE, BRAÇO

Relatos de casos

Tratamento para rejuvenescimento das mãos com hidroxiapatita de cálcio

Calcium hydroxylapatite-based treatment for rejuvenation of the hands

Mariane Midori Shono, Ane Beatriz Mautari Niwa, Nuno Eduardo Sanches Osório

Resumo: A hidroxiapatita de cálcio é material biocompatível, não antigênico, biodegradável, opaco, sendo opção viável no tratamento para rejuvenescimento das mãos, aumentando seu volume e reduzindo a visibilidade de veias e tendões. Relatam-se 16 casos tratados com meia seringa de hidroxiapatita de cálcio em cada dorso de mão. Os resultados demonstraram que o tratamento foi seguro, bem tolerado e eficaz, com alto grau de satisfação em 75% dos casos e melhora clínica por até 12 meses após a injeção.


Palavras-Chave: MÃOS, HIDROXIAPATITAS, REJUVENESCIMENTO, ENVELHECIMENTO DA PELE

Laser fracionado de CO2 e ácido fusídico na balanite de Zoon: relato de caso

Fractional CO2 laser and fusidic acid in Zoon’s balanitis: a case report

Sonia Maria Fonseca de Andrade, Fernanda Roberta Lorenski , Débora Chaves Silva Pinto, Antônio Tebcherani, Michele Cavalcante Pontes

Resumo: A balanite de Zoon é lesão inflamatória benigna crônica, de etiologia desconhecida. Relata-se o caso de paciente do sexo masculino de 66 anos, há dois anos com placa eritematosa localizada na glande. Observou-se redução significativa do tamanho da placa e melhora do prurido com o uso de laser fracionado de CO2 associado ao ácido fusídico. O tratamento mostrou-se tolerável e de fácil execução. Concluímos que a lesão foi pouco responsiva ao tratamento tópico conservador com corticoide e muito mais responsiva ao tratamento com laser fracionado de CO2, obtendo-se boa resposta e melhora na qualidade de vida do paciente.


Palavras-Chave: PLASMÓCITOS, TERAPIA A LASER, ÁCIDO FUSÍDICO

Retalho de interpolação para fechamento de defeito cirúrgico em lóbulo de orelha

Interpolation flap for closing a surgical defect in the ear lobe

Rogério Nabor Kondo, Rubenso Pontello Júnior, Vivian Cristina Holanda Lopes, Rodrigo Antonio Bittar , Allamandra Moura Pereira

Resumo: O retalho de interpolação é um bom método para reconstruir um defeito amplo e profundo quando o tecido adjacente não permite um fechamento direto. Esses retalhos usam tecidos de área não adjacente com pedículo vascular para suprir o retalho até que uma neovascularização tenha sido estabelecida entre o retalho e o leito receptor. Esse estudo descreve a aplicação de um retalho de interpolação para fechar um defeito secundário à excisão de dois carcinomas basocelulares na face anterior do lóbulo de orelha.


Palavras-Chave: RETALHOS CIRÚRGICOS, ORELHA, CARCINOMA BASOCELULAR

Reconstrução do lábio inferior com retalhos de Karapandzic e Gilles após excisão de carcinoma espinocelular

Reconstruction of the lower lip using Karapandzic and Gilles flaps after the excision of squamous cell carcinoma

Leticia Arsie Contin, Mário Marques de Carvalho, Carlos D´Apparecida S. Machado Filho, Marcos Eiji Hayashida, Thaís Serranio Ferraz, Bones Ferreira Gonçalves Jr.

Resumo: Carcinomas de células escamosas do lábio inferior representam 20-30% de todos os cânceres orais, que apresentam bom prognóstico quando diagnosticados precocemente. Metástases em lifonodos cervicais ocorrem em 5-20% dos casos. Relata-se caso de paciente do sexo feminino com lesão nódulo-ulcerada infiltrativa, acometendo um terço do lábio inferior. Os linfonodos analisados foram normais. Foram realizadas excisão da lesão e reconstrução labial utilizando técnica do retalho de Karapandzic à direita e Gilles à esquerda, e comissuroplastia em segundo tempo. Houve resultado aceitável cosmeticamente e boa recuperação na fala e deglutição. Não foram observadas recidivas ou metástases em dois anos de seguimento.


Palavras-Chave: CARCINOMA DE CÉLULAS ESCAMOSAS, LÁBIO, RETALHOS CIRÚRGICOS

Fibroma mole gigante de localização vulvar: relato de caso

Giant soft fibroma located in the vulva: a case report

Lauro Lourival Lopes Filho, Ione Maria Ribeiro Soares Lopes, Edson Santos Ferreira Filho, Theodoro Ribeiro Gonçalves Neto, Lauro Rodolpho Soares Lopes

Resumo: É apresentado caso de fibroma mole na vulva de tamanho e evolução incomuns em uma mulher na pós-menopausa.


Palavras-Chave: FIBROMA, NEOPLASIAS DE TECIDO FIBROSO, DOENÇAS DA VULVA, NEOPLASIAS VULVARES

Diagnóstico por Imagem

Indicações não tradicionais da dermatoscopia

Non-traditional Indications in dermoscopy

Carlos Augusto Silva Bastos

Resumo: A dermatoscopia tem sido técnica de comprovada importância no diagnóstico in vivo de lesões pigmentadas, e a cada dia surgem novas utilizações em outras dermatoses e para controle de tratamentos clínico e cirúrgico. Este artigo apresenta alguns exemplos de outras indicações da dermatoscopia.


Palavras-Chave: DERMOSCOPIA, INFESTAÇÕES POR CARRAPATO, NEOPLASIAS, DERMATOLOGIA, VIROSES

Comunicações

A experiência da implantação da cirurgia micrográfica de Mohs em um serviço universitário

Performing Mohs Micrographic Surgery in a university hospital

Heliane Sanae Suzuki, Mauricio Shigueru Sato

Resumo: A cirurgia micrográfica de Mohs é a técnica cirúrgica com as melhores taxas de cura e a menor recorrência no tratamento do câncer de pele. Relatamos a experiência da implantação da cirurgia micrográfica em hospital universitário com o objetivo de apresentar o processo e difundir a técnica.


Palavras-Chave: NEOPLASIAS CUTÂNEAS, CIRURGIA DE MOHS, PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS AMBULATÓRIOS, HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações