Sociedade Brasileira de Dermatolodia Surgical & Cosmetic Dermatology

GO TO

ISSN-e 1984-8773

Sumário

Volume 4
Número 1
2012





E-book

Português



Artigos Originais

Análise imunohistoquímica da pele fotoenvelhecida após tratamento com o ácido 5 delta aminolevulínico

Immunohistochemical analysis of photodamaged skin after treatment with delta 5-aminolevulinic acid

Ana Carolina Junqueira Ferolla, Bhertha Tamura, Consuelo Junqueira Rodrigues, Luis Carlos Cucé

Resumo: Introdução: O mecanismo de destruição da célula alvo na terapia fotodinâmica compreende a destruição celular direta, a injúria ao estroma vascular e a ativação do sistema imune.
Objetivo: Estudar a resposta imune da pele humana fotoenvelhecida ao tratamento com terapia fotodinâmica.
Métodos: Treze pacientes femininas foram submetidas a três sessões de tratamento com o ácido 5 delta aminolevulínico associado à luz de diodo de 630nm. Foi avaliada a resposta imunohistoquímica do sistema imunológico da pele por meio dos marcadores: anti-CD1a, anti-CD4+, anti-CD8+, anti-TNFa, anti-IFN¿ e anti-IL4; antes, 24 horas após a primeira sessão e 21 dias após a terceira sessão. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva: média, desvio padrão, valor mínimo e máximo, e mediana.
Resultados: 21 dias após o ultimo tratamento houve diminuição do número de linfócitos CD4 e CD8, aumento de interleucina 4 na epiderme e derme, diminuição do TNF-a na epiderme e aumento na derme. A população de células Langerhans e do INF-¿ não mudou.
Conclusão: Em relação ao sistema imune esta terapia não mostrou alteração das células de Langerhans e, por isso, pouca imunossupressão local. A apoptose dos linfócitos CD4 e CD8 foi evidenciada sugerindo que a terapia fotodinâmica possa ser útil em doenças inflamatórias. O estudo mostrou diminuição do TNFa na epiderme e aumento na derme além do aumento da IL4 em ambas, o que sugere resposta do tipo humoral neste protocolo, o que também pode ser evidenciado pela ausência do INF¿.


Palavras-Chave: FOTOQUIMIOTERAPIA, ÁCIDO AMINOLEVULINICO, ENVELHECIMENTO DA PELE

Avaliação físico-química e biológica da eficácia de uma água mineral lipossomada na pele

Physico-chemical and biological effectiveness evaluation of a liposome- enhanced mineral water on the skin

Samanta Nunes, Bhertha Tamura

Resumo: Introdução: Devido aos seus efeitos hidratante e anti-inflamatório, a água mineral tem sido progressivamente mais utilizada em Dermatologia. Não obstante, apresenta penetração aparentemente superficial. Um lipossoma elástico contendo água mineral foi desenvolvido para melhorar a sua penetração e ação na pele.
Objetivos: O presente estudo avaliou a eficácia de um lipossoma de 30-100nm, composto de trealose e fosfatidilcolina de soja, que pode atravessar espaços 30nm e carregar a água mineral para as camadas mais profundas da pele.
Métodos: O método de RAMAN foi utilizado para avaliar a penetração do lipossoma na pele. A análise dos seus efeitos hidratantes foi realizada através da medida da expressão gênica da filagrina e da acquaporina. Os efeitos anti-inflamatórios foram medidos através da quantidades de NF-¿¿.
Resultados: A fosfatidilcolina foi utilizada como um marcador no teste de RAMAN, tendo sido localizada a 1-7nm mais profundamente no estrato córneo 30 minutos depois da aplicação; 60 minutos após a aplicação, o lipossoma foi encontrado sobre a camada espinhosa. Nenhuma alteração foi verificada 120 minutos após a a plicação. A expressão gênica da filagrina aumentou 3 vezes e a da aquaporina, 1.8 vez. Em relação à NF-¿¿, houve 47% de diminuiçãoi na sua atividade.
Conclusão: A multidisciplinaridade da nanotecnologia e seus benefícios não podem ser minimizados. O desenvolvimento de lipossomas com tecnologia brasileira denotam a capacidade de nossos cientistas de inovar os sistemas de delivery em cosméticos, beneficiando a dermatologia. O aproveitamento da riqueza hídrica do Brasil também deve ser ressaltado a fim de estimular novos estudos relacionados com a nossa diversidade natural. O presente estudo permite concluir que a água lipossomada pode permear a pele e permite melhores efeitos biológicos.


Palavras-Chave: ÁGUAS MINERAIS, LIPOSSOMOS, PELE, COSMÉTICOS, PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS AMBULATÓRIOS, PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS MENORES

Estudo clínico para a avaliação das propriedades clareadoras da associação de ácido kójico, arbutin, sepiwhite® e achromaxyl® na abordagem do melasma, comparada à hidroquinona 2% e 4%

Evaluation of the whitening properties of combined kojic acid, arbutin, sepiwhite® and achromaxyl® vs. 2% and 4% hydro- quinone in the treatment of melasma

Adilson Costa, Lúcia Helena Fávaro de Arruda, Elisangela Samartin Pegas Pereira, Margareth de Oliveira Pereira, Felipe Borba Calixto dos Santos, Raquel Fávaro

Resumo: Introdução: Melasma é alteração cutânea comum e adquirida, de curso prolongado e tratamento muitas vezes refratário, gerando impacto psicológico negativo na vida dos acometidos.
Objetivos: Avaliar a eficácia, segurança e tolerabilidade da combinação tópica de ácido kójico, arbutin, sepiwhite® e achromaxyl ® em comparação à hidroquinona a 2% e a 4% na abordagem do melasma facial.
Métodos: Estudo clínico mono-cego, comparativo, monocêntrico, com 120 voluntárias, fototipos I a IV de Fitzpatrick, entre 18 e 50 anos de idade, divididas em grupo A (n = 40; Blancy® 2 vezes ao dia), grupo B (n = 40; hidroquinona 2% à noite) e grupo C (n = 40; hidroquinona 4% à noite), que usaram os produtos durante 90 dias consecutivos. Foram realizadas avaliações clínicas (classificação e quantificação do melasma) e fotográficas, além do questionário de impacto à qualidade de vida e avaliação global de eficácia.
Resultados: Cento e duas voluntárias (85%) finalizaram o estudo, (grupo A = 34, grupo B = 33, grupo C = 35). A métrica do Masi teve redução estatisticamente significante ao longo do estudo para os três Grupos (p-valor < 0,001).
Conclusão: O uso tópico da associação de ácido kójico, arbutin, sepiwhite® e achromaxyl ® demonstrou ser eficaz e seguro na abordagem do melasma, apresentando-se como alternativa no arsenal terapêutico dessa dermatose recalcitrante e inestética.


Palavras-Chave: MELANOSE, HIDROQUINONAS, ARBUTINA, QUALIDADE DE VIDA

Avaliação histológica comparativa da eficácia de ácido tricloroacético e subcisão, isolados e combinados, no tratamento de estrias abdominais

Comparative histological evaluation of the effectiveness of trichloroacetic acid and subcision (isolated or combined) in the treatment of abdominal striae

Mauricio Shigueru Sato, Aline Fukuda, Larissa Luvison Gomes da Silva, Fabiane Mulinari Brenner, Rebecca Tung

Resumo: Introdução: estrias são consideradas cicatrizes, não sendo conhecidos tratamentos resolutivos para essa condição.
Objetivo: comparar a resposta de três modalidades terapêuticas: subcisão , subcisão + ATA 20% e ATA 20% no tratamento de estrias.
Métodos: 11 pacientes portadoras de estrias em abdômen inferior, dividido em quadrantes: uma estria de cada quadrante foi submetida a: subcisão, subcisão + ATA 20% e ATA 20%, res- pectivamente. O quarto quadrante foi utilizado como controle. Cada estria selecionada foi biopsiada antes e após 12 semanas. Para avaliar a eficácia, utilizou-se o teste de Wilcoxon. Para ava- liar comparativamente as diferenças entre os tratamentos foi aplicado o teste de Kruskal-Wallis.
Resultados: Em todos os tratamentos realizados houve redução da média pré e pós-tratamento; no entanto, o tratamento com ATA 20% mostrou-se estatisticamente significativo no parâmetro epidérmico e na coloração de fibras colágenas. A subcisão associada ao ATA 20% teve resultado estatisticamente significativo no parâmetro derme superficial enquanto a subcisão isolada mostrou-se significativa apenas na derme superficial. Realizou-se uma sessão de tratamento, sendo necessários estudos subsequentes para avaliação clinico-histológica após número maior de sessões.
Conclusões: Os tratamentos propostos são seguros e de baixo custo operacional, sendo ótima opção para estrias abdominais.


Palavras-Chave: ESTRIAS DE DISTENÇÃO, DERMATOLOGIA, PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS AMBULATÓRIOS, PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS MENORES, ABRASÃO QUÍMICA

Avaliação de dermocosmético com retinaldeído, nicotinamida e vitis vinifera no fotoenvelhecimento cutâneo de mulheres entre 25 e 40 anos de idade

Assessment of dermocosmetics contai- ning retinaldehyde, nicotinamide and Vitis vinifera in the cutaneous photoaging of women between 25 and 40 years old

Lucia Helena Favaro de Arruda, Ana Carolina B. Bazan Arruda, Paula L. Stocco, Fernanda S. Ota, Elvira C. Assumpção, Sthephani S.B. Langen, Adilson Costa, Un Sun Park, Carla A. H.V. Myashiro

Resumo: Introdução: A pele está sujeita ao envelhecimento intrínseco e extrínseco. Desse modo, tratar o fotoenvelhecimento cutâneo representa desafio clínico.
Objetivo: Avaliar, através de parâmetros objetivos e subjetivos, segurança, tolerabilidade e eficácia clínica de produto cosmético contendo retinaldeído 0,05%, nicotinamina 4% e extrato de Vitis vinifera 1% no tratamento do envelhecimento da pele.
Métodos: Estudo monocêntrico, prospectivo, intervencional, aberto que avaliou 40 voluntárias do sexo feminino de 25 a 40 anos, fototipos I a IV de Fitzpatrick, que aplicaram produto dermocosmético durante 60 dias consecutivos. As avaliações foram realizadas de forma subjetiva pelo médico, voluntária e exame ultrassonográfico e de forma objetiva por fotografias pelo Visia®, biópsias cutâneas, corneometria, pHmetria e sebumetria.
Resultados: 36 voluntárias completaram o estudo. Avaliações subjetivas demonstraram melhora nas rugas, linhas finas, flacidez, viço e aparência geral. Ultrassom e biópsia cutânea evidenciaram aumento de colágeno em 94,4% e 30,6% respectivamente. Fotos do aparelho Visia® demonstraram redução de manchas, rugas, poros e melhora da textura cutânea. Sebumeter revelou diminuição da oleosidade, e houve redução do pH. As medidas do Corneometer mantiveram-se constantes.
Conclusões: o produto dermocosmético analisado foi eficaz e seguro para combater o fotoenvelhecimento.


Palavras-Chave: RETINÓIDES, RETINALDEÍDO, NIACINAMIDA, ENVELHECIMENTO DA PELE

Proteção oferecida por fotoprotetores contra luz visível – uma proposta de avaliação

Sunscreen protection against visible light: a new proposal for evaluation

Sérgio Schalka, Flávia Alvim Sant’Anna Addor, Christiane Monteiro Agelune, Vanessa de Melo C. Pereira

Resumo: Introdução: Têm sido desenvolvidos fotoprotetores pigmentados, com a combinação de filtros inorgânicos não particulados e pigmentos opacos, para a proteção contra a luz visível. Ainda não foi apresentado, entretanto, método confiável para a medida dessa proteção.
Objetivo: O objetivo do estudo foi avaliar a eficácia de fotoprotetores brancos e coloridos na proteção contra a luz visível.
Métodos: Foram avaliados 20 fotoprotetores comercializados no mercado brasileiro, sendo 13 produtos classificados como coloridos, e sete como brancos. Medidas colorimétricas foram realizadas para classificação da luminosidade e da translucidez dos produtos quando aplicados em placas de polimetilmetacrilato, e medidas espectrofotométricas foram calculadas para avaliação da absorbância na faixa de luz visível, entre 400 e 450nm, utilizando-se como parâmetro a eficácia absortiva na faixa de luz visível (Evis).
Resultados: Produtos coloridos apresentaram Evis superior à dos produtos brancos. A análise estatística mostrou que há forte correlação entre a eficácia absortiva e a luminosidade e translucidez do produto, e não houve correlação entre a eficácia absortiva e o valor de FPS dos produtos.
Conclusões: O uso da Evis mostrou-se parâmetro útil na avaliação de eficácia de fotoprotetores na proteção contra a luz visível. A presença de pigmentos nos produtos coloridos confere maior eficácia fotoprotetora dentro dessa faixa.


Palavras-Chave: PROTETORES DE RAIOS SOLARES, FOTOBIOLOGIA, LUZ SOLAR

Fatores nutricionais e resistência da haste capilar: estudo clínico piloto

Nutritional factors and resistance of the hair shaft: a pilot clinic study

Flávia Alvim Sant'Anna Addor, Vanessa de Melo Cardoso Pereira, Felipe Fernandes de Abreu, Silvana Lima da Silva

Resumo: Introduction: The hair shaft's integrity can be compromised by the presence of some genodermatoses, with the use of cytostatic agents, and in physical-chemical traumas, such as straightening, dyeing, drying, etc.
Objective: To evaluate improvements in hair resistance after the ingestion of a dietary supplement. Methods: Patients complaining of hair loss due to breakage, with virgin or processed hair (dyed, straightened, or dyed and straightened) ingested a vitamin supplement for 90 days.
Results: There was clinical improvement in damaged strands that were removed in the pull test, in addition to statistically significant increases in the strength and shine of the hair, as perceived by patients (p <0.05).
Conclusions: Nutrition affects the maintenance of hair's resistance, and supplementation can improve the synthesis of the structures of the hair.


Palavras-Chave: SUPLEMENTAÇÃO ALIMENTAR, CABELO, TINTURAS PARA CABELO

Educação médica continuada

Melanoma desmoplástico

Desmoplastic melanoma

Francisco Macedo Paschoal, Vivien Lumi Yamada, Mílvia Maria Simões e Silva Enokihara, Carlos D’Apparecida Santos Machado Filho

Questões e Gabaritos do número anterior


Resumo: Descrito pela primeira vez em 1971 por Conley et al., o melanoma desmoplásico (MD) representa menos de 4% dos melanomas cutâneos. Trata-se de variante distinta e incomum, que se caracteriza por tumor fibroso de células fusiformes liberadoras de colágeno em matriz fibrosa. Seu diagnóstico é propenso a erro, principalmente por sua semelhança com outras neoplasias fibrosas. Em cerca de 600 casos descritos na literatura, observou-se apresentação clínica não pigmentada, profunda e de aspecto fibroso, associada à lesão precursora. Seu reconhecimento é de grande importância devido ao comportamento de caráter recidivante e à consequente necessidade de abordagem cirúrgica distinta.


Palavras-Chave: MELANOMA, RECIDIVA LOCAL DE NEOPLASIA, ANTÍGENO GP100 DE MELANOMA, ANTÍGENOS ESPECÍFICOS DE MELANOMA

Artigo de revisão

Lipodistrofia ginoide e terapêutica clínica: análise crítica das publicações científicas disponíveis

Gynoid lipodystrophy and clinical therapy: a critical analysis of scientific papers

Adilson Costa, Caroline Romanelli T. Alves, Elisangela Samartin Pegas Pereira, Fernanda André Martins Cruz, Maria Carolina Fidelis, Rafaela Marega Frigerio

Resumo: A lipodistrofia ginoide (celulite) é dermatose inestética comum que aflige muitas mulheres ao redor do mundo. Dependendo da intensidade do quadro estabelecido, essa condição pode ser responsável por relevantes distúrbios psicossociais. Na prática clínica, muitas formas terapêuticas já foram tentadas; muitas foram colocadas no cenário das terapêuticas proscritas não só por sua ineficiência terapêutica, mas também pelo risco que impõem à saúde do paciente. Outras, ainda em voga, têm fragilidades científicas que não sustentam sua utilização; no panorama médico atual, encaramos, também, as promessas dos aparelhos médicos, sendo poucos os que realmente apresentam substrato científico de sustentação. Este artigo faz ampla revisão da literatura médica, analisando estudos presentes na literatura científica, tentando fornecer ao leitor argumentos que possam embasá-lo na indicação de uma dada terapêutica em detrimento de outra, a fim de confortá-lo no discurso clínico de resultados junto ao paciente portador de tal enfermidade.


Palavras-Chave: CELULITE, LIPODISTROFIA, TECIDO ADIPOSO

Novas Técnicas

Correção de defeitos cirúrgicos grandes: técnica da dupla cerclagem

Correction of large surgical defects: double cerclage technique

Nelson Marcos Ferrari Júnior, Alessandra Cristine Marta, Andrey Augusto Malvestiti, Adriana Alves Ribeiro, Fábio Roismann Timoner

Resumo: Feridas cirúrgicas de grandes dimensões requerem fechamento através de retalhos ou enxertos, muitas vezes de difícil execução. A técnica da dupla cerclagem constitui alternativa eficaz para o fechamento direto, mesmo que parcial, desse tipo de defeito. Demonstraremos caso ilustrativo da técnica.


Palavras-Chave: PROCEDIMENTOS MÉDICOS E CIRÚRGICOS DE SANGUE, TERAPIA A LASER, TOXINAS BOTULÍNICAS, PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS AMBULATÓRIOS

M-plastia pós-ajustada

Post-adjusted M-plasty

Flávio Barbosa Luz, Luciana Antunes Chagas

Resumo: M-plastia pós-ajustada pode ser usada em qualquer defeito cirúrgico passível de fechamento por aproximação direta das bordas, evitando formação de protrusões apicais. É realizada sem planejamento prévio, sendo retirado tecido somente quando houver protrusão percebida pelo cirurgião no ato cirúrgico. Possui as vantagens de poupar tecido sadio, adaptar as incisões às linhas de força, rugas e unidades de junção cosmética de cada paciente, além da possível utilização do pedículo do M como pequeno retalho de avanço. Neste trabalho, é relatado o passo a passo desse procedimento cirúrgico, evidenciando suas diferenças e vantagens quando comparado à M-plastia tradicional.


Palavras-Chave: PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS MENORES, PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS AMBULATÓRIOS, TÉCNICAS DE FECHAMENTO DE FERIMENTOS ABDOMINAIS

Laser subdérmico no tratamento da hiperidrose axilar

Subdermal laser treatment of axillary hyperhidrosis

Sandra Tagliolatto, Oriete Gerin Leite, Vanessa Barcellos Duque Estrada Medeiros

Resumo: A hiperidrose axilar é patologia comum que implica distúrbios na vida social e profissional do paciente, necessitando de terapia adequada. Os tratamentos tradicionais incluem terapias tópicas, sistêmicas, iontoforese, toxina botulínica e procedimentos cirúrgicos. Uma nova técnica utilizando laser subdémico tem apresentado ótimos resultados, poucos efeitos colaterais e alta satisfação do paciente. Relata-se caso de uso de laser subdérmico para hiperidrose axilar com excelente resposta.


Palavras-Chave: HIPERIDROSE

Relatos de casos

Tumor ungueal após trauma mecânico

Nail tumor after mechanical trauma

Emi Dika, Bianca Maria Piraccini , Píer Alessandro Fanti , Sabina Vaccari, Iria Neri, Annalisa Patrizi

Resumo: Relatado caso de paciente de 62 anos de idade que desenvolveu massa nodular erosiva no aparelho ungueal após trauma em caçada, diagnosticada como melanoma amelanótico do aparelho ungueal. Esta lesão é frequentemente diagnosticada erroneamente, permanecendo sem tratamento adequado por longos períodos. As taxas de erro diagnóstico são descritas como sendo de até 85% nos casos em que o médico não possui especialização em dermatologia.


Palavras-Chave: MELANOMA, MELANOMA AMELANÓTICO, FERIMENTOS E LESÕES

Aplicação transepidérmica de medicamento associado a terapia fotodinâmica no tratamento de ceratoses actínicas

Transepidermal application of medication combined with photodynamic the- rapy in the treatment of actinic keratosis

Luiza Erthal de Brito Pereira Kassuga, Maria Cláudia Almeida Issa, Natália Stroligo Chevrand

Resumo: A terapia fotodinâmica (TFD) tópica é método consagrado no tratamento de alguns tipos de cânceres de pele não melanoma. Recentemente, vem sendo descritas modificações no protocolo-padrão com o objetivo de aumentar sua eficácia terapêutica. Relatam-se casos de duas pacientes com ceratoses actinícas múltiplas tratadas simultaneamente com o protocolo padrão de metilaminolevulinato (MAL-TFD) e com um protocolo modificado, pelo uso de radiofrequência fracionada (RF) associada ao ultrassom (US), em duas áreas diferentes, simetricamente acometidas. O objetivo deste trabalho é avaliar a eficácia da aplicação transepidérmica de medicamento na TFD através da associação de métodos como nova proposta terapêutica.


Palavras-Chave: FOTOQUIMIOTERAPIA, ÁCIDO AMINOLEVULÍNICO, CERATOSE ACTÍNICA, TÉCNICAS DE ABLAÇÃO

Cirurgia micrográfica de Mohs em tricoblastoma recidivado

Mohs Micrographic Surgery on recurrent trichoblastoma

Luciana Takata Pontes, André Luiz Simião, Fernando dos Ramos Seugling, Rafael Fantelli Stelini, Maria Letícia Cintra, Elemir Macedo de Souza, Aparecida Machado Moraes

Resumo: O tricoblastoma é tumor anexial raro, benigno, de crescimento lento e bem-circunscrito. Apesar de ser considerado neoplasia benigna, existem casos de tricoblastomas com comportamento agressivo. Relata-se o caso de uma paciente do sexo feminino, de 66 anos, com lesão tumoral recidivante e de crescimento contínuo na asa nasal direita tratada com cirurgia micrográfica de Mohs.


Palavras-Chave: CIRURGIA DE MOHS, NEOPLASIAS CUTÂNEAS, RETALHOS CIRÚRGICOS

Diagnóstico por Imagem

Carcinoma basocelular, estruturas crisálides, oncogenes e nevo sebáceo: algumas considerações

Basal Cell Carcinoma, chrysalides-like structures, oncogenes, and sebaceous nevus: some considerations

Francisco Burnier Pereira

Resumo: A dermatoscopia é ferramenta diagnóstica cada vez mais utilizada no diagnóstico dos tumores cutâneos não melanocíticos. O carcinoma basocelular apresenta algumas estruturas bastante sugestivas de seu diagnóstico. O achado de estruturas crisálides é também frequente em outros tumores benignos e malignos da pele. Seu significado no carcinoma basocelular ainda está por ser determinado. O HPV é vírus de potencial oncogênico. Sua participação na fisiopatogenia do carcinoma basocelular ainda não foi claramente entendida.


Palavras-Chave: CARCINOMA BASOCELULAR, DERMOSCOPIA, ONCOGENES

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações