Sociedade Brasileira de Dermatolodia Surgical & Cosmetic Dermatology

GO TO

ISSN-e 1984-8773

Sumário

Volume 3
Número 4
2011





E-book

Português



Educação médica continuada

Entendendo a alopecia androgenética

Understanding androgenetic alopecia

Fabiane Mulinari-Brenner , Gabriela Seidel, Themis Hepp

Questões e Gabaritos do número anterior


Resumo: A alopecia androgenética é a forma mais comum de alopecia em ambos os sexos. As diferenças clínicas entre os padrões masculino e feminino são bem definidas, porém há peculiaridades da fisiopatogenia em cada sexo. Uma alteração do ciclo folicular, com encurtamento da fase anágena, é responsável pelo processo de miniaturização, transformando cabelos terminais em velo. Os objetivos do tratamento são aumentar a cobertura do couro cabeludo e retardar a progressão da queda. Este artigo aborda de forma didática a fisiopatogenia da alopecia androgenética, sua correlação com as manifestações clínicas e resposta terapêutica.


Palavras-Chave: ALOPECIA, ANDROGÊNIOS, FINASTERIDA, ESPIRONOLACTONA, FOLÍCULO PILOSO

Artigos Originais

Achados dermatoscópicos com estrias radiadas, tonalidade azulada e estruturas vasculares como ferramenta na diferenciação entre nevos duvidosos e melanomas precoces: um estudo comparativo

Dermoscopic findings of radial streaming, blue hue and vascular structures as a tool to differentiate doubtful nevi and early melanomas: a comparative study

Michelle Alvarenga Mansur, Gisele Gargantini Rezze, Maria do Rosário Dias de Oliveira Latorre, João Pedreira Duprat Neto

Resumo: Introdução: Um dos maiores desafios em dermatoscopia é diferenciar melanomas precoces e nevos benignos duvidosos. Lesões melanocíticas suspeitas algumas vezes possuem características dermatoscópicas similares às dos melanomas, induzindo a excisões excessivas.
Objetivo: Desenvolver um modelo dermatoscópico que auxilia na diferenciação entre o nevo duvidoso e o melanoma precoce.
Métodos: Um total de 129 imagens confirmadas histopatologicamente foram analisadas, seguindo-se uma comparação entre nevos duvidosos e melanomas precoces.
Resultados: O modelo final baseou-se em três características dermatoscópicas: estrias radiadas, tonalidade azulada e estrututras vasculares. Na ausência das três características, havia grande probabilidade da lesão tratar-se de um nevo; se uma das características dermatoscópicas estivesse presente, a lesão poderia ser classificada como nevo ou melanoma; se duas das características estivessem presentes haveria maior probabilidade de diagnóstico de melanoma; se as três características estivessem presentes, então se tratava de um melanoma.
Conclusão: O modelo desenvolvido pode auxiliar na decisão cirúrgica.


Palavras-Chave: DERMOSCOPIA, MELANOMA, NEVO PIGMENTADO

Experiência em laserlipólise: casuística de 120 casos no período de 2004 a 2010

Laserlipolysis experience: findings from 120 cases studied from 2004 to 2010

Sandra Tagliolatto, Vanessa Barcellos Medeiros, Patrícia Cristiane de Sousa Teresani , Oriete Gerin Leite, Janaína Vilela Filipe, Carla Bassanezi Mazzaro, Patrícia Accione Rover, Renata Rita Oliveira Fernandes

Resumo: Introdução: A laserlipólise é técnica emergente no tratamento da gordura localizada e na retração cutânea. Essa opção terapêutica tem demonstrado vantagens em relação à lipoaspiração convencional, com menor tempo de recuperação pós-operatória e menores efeitos adversos.
Objetivo: Relatar experiência em laserlipólise e avaliar a técnica quanto a sua segurança e eficácia.
Métodos: Estudo retrospectivo de 120 pacientes submetidos a laserlipólise através do uso de dois aparelhos, com diferentes comprimentos de onda, o laser de 1064-nm Nd:YAG e o laser de diodo 924nm/975nm.
Resultados: Houve significativas redução da gordura localizada, definição do contorno corporal e retração da pele em todos os pacientes analisados, segundo seguimento clínico e fotográfico. Cento e oito pacientes revelaram satisfação com o uso do método. Não ocorreram casos de cicatrizes atróficas, hiperpigmentação, hipopigmentação ou infecção.
Conclusões: A laserlipólise realizada com indicação criteriosa oferece aos médicos e pacientes opção terapêutica segura e com alto grau de satisfação no tratamento da gordu- ra localizada e flacidez da pele.


Palavras-Chave: LASERS, LIPECTOMIA, GORDURA SUBCUTÂNEA, COLÁGENO

Resultados da aplicação de incobotulinumtoxinA em pacientes para correção de rugas dinâmicas

Correction of dynamic wrinkles with incobotulinumtoxinA

Natalia Cymrot Cymbalista

Resumo: Introdução: Foram selecionados 56 pacientes para receber aplicação de incobotulinumtoxinA para o tratamento de rugas dinâmicas faciais.
Objetivo: Testar a eficácia da toxina em questão, para essa finalidade.
Métodos: A toxina foi aplicada em doses e regiões usuais.
Resultados: Apenas 38 pacientes retornaram e foram avaliados após a aplicação, dos quais 19 queixaram-se de baixa eficácia, pouca duração ou nenhum efeito da toxina. A dose total aplicada nos pacientes que ficaram satisfeitos com os resultados (19 pacientes) foi 872 unidades, enquanto no grupo não satisfeito (19 pacientes) foi 748 unidades, posteriormente complementada com mais 30,62% da dose inicial (229 unidades).
Conclusão: apesar de haver alguns trabalhos clínicos demonstrando que essa toxina botulínica tem eficácia semelhante à de outras, neste estudo, esse fato não se reproduziu.


Palavras-Chave: TOXINAS BOTULÍNICAS, FACE, TRATAMENTO

Avaliação da eficácia do licopeno, beta- caroteno e Lactobacillus johnsonii no tratamento de manutenção do melasma durante o verão: um estudo comparativo

Efficacy of lycopene, beta-carotene and Lactobacillus johnsonii in the maintenance treatment of melasma during the summer

Fabiana Braga França Wanick, Beatrix Sabóia Zink, Raquel Ferreira Lopes

Resumo: Introdução: O melasma, hipermelanose adquirida bastante freqüente, pode ser tratado com medicamentos tópicos, porem, alguns estudos têm demonstrado que os antioxidantes orais poderiam diminuir os efeitos deletérios da radiação ultravioleta sobre a pele.
Objetivo: Avaliar o resultado da evolução do melasma com o emprego de antioxidantes orais e fotoprotetor anti-UVA/ UVB durante os meses do verão no Rio de Janeiro, época em que a doença recidiva com mais freqüência.
Métodos: Foi realizado um estudo com 68 pacientes com melasma que concordaram em substituir o tratamento anterior pelo proposto. Foram divididas em 2 grupos aleatoriamente: o grupo A fez uso de 1 cápsula/ dia do nutriconcentrado, além do fotoprotetor 3/ 3 horas; o grupo B fez uso apenas do fotoprotetor. Foram fotografadas e avaliadas com base da Escala de Hiperpigmentação de Taylor e no MASI, e os dados submetidos à análise estatística.
Resultados: O estudo teve início em dezembro/ 2010 e término em março/ 2011. O grupo A apresentou redução de 8,5% do melasma pela escala de Taylor e de 19,5% pelo MASI (p<0,001). No grupo B, houve piora do melasma em relação à Escala de Taylor e melhora de 4,6% pelo MASI.
Conclusões: O uso de um nutriconcentrado contendo beta-caroteno, licopeno e Lactobacillus johsonii associado à FPS 60 foi eficaz como tratamento do melasma durante o verão, com significância estatística em relação à redução do Índice de Gravidade e Área do Melasma.


Palavras-Chave: MELANOSE, CAROTENÓIDES, LACTOBACILLUS, PROTOCOLOS CLÍNICOS

Resultado de 360 dias de uso de suplemento oral à base de proteína marinha, acerola concentrada, extrato de semente de uva e extrato de tomate em mulheres portadoras de envelhecimento cutâneo

Treating cutaneous photoaging in women with an oral supplement based on marine protein, concentrated acerola, grape seed extract and tomato extract, for 360 days

Adilson Costa, Elisangela Samartin Pegas Pereira, Raquel Fávaro, Margareth de Oliveira Pereira, Paula Luz Stocco, Elvira Cancio Assumpção, Fernanda Sayuri Ota, Stephanie Selma Barros Langen

Resumo: Introdução: O envelhecimento cutâneo atinge ou atingirá todas as pessoas, e seu tratamento representa um desafio clínico.
Objetivo: Avaliar efeitos cutâneos do uso de um suplemento oral a base de proteína marinha, acerola concentrada e extratos de semente de uva e tomate por 360 dias em portadoras de fotoenvelhecimento cutâneo.
Métodos: Quarenta e cinco voluntárias usaram dois comprimidos diários do referido suplemento por 360 dias consecutivos. Avaliações clínicas (por parte dos investigadores e das voluntárias), ultrassonográficas e fotográficas foram realizadas a cada 30 dias.
Resultados: Trinta e três voluntárias (73,3%) concluíram o estudo. A melhora clínica foi evidenciada pelos investigadores e voluntárias após 30 dias de uso do suplemento oral, o que resultou em ganho estatístico ao longo do tempo (p<0,05). Após 330 dias, constatou-se a tendência à estabilização dos resultados (p=0,05). Pela análise ultrassonográfica, percebeu-se aumento na densidade dérmica das áreas fotoexpostas (132,3%; p<0,001) e das fotoprotegidas (51,9%; p=0,001). Encontraram-se melhorias estatisticamente significativas nos quesitos rugas, linhas finas, melanoses solares, outras hipercromias, eritema, hidratação, viço, oleosidade, suavidade ao toque e aparência geral da pele através da análise médica; segundo a autoavaliação das voluntárias, obteve-se melhoria no padrão das rugas, linhas finas, melanoses solares, outras hipercromias, eritema, hidratação, viço, oleosidade, suavidade ao toque e aparência geral da pele.
Conclusão: O uso de suplementação oral à base de proteína marinha, acerola concentrada e extratos de semente de uva e tomate por longo prazo (360 dias) mostra-se boa abordagem sistêmica adjuvante para o fotoenvelhecimento cutâneo.


Palavras-Chave: ENVELHECIMENTO DA PELE, SUPLEMENTOS DIETÉTICOS, VITAMINA C, EXTRATO DE SEMENTE DE UVA

Estudo-piloto: tratamento de melasma com laser de Erbium fracionado não ablativo (1.540nm)

Treating melasma with (1540 nm) fractional non-ablative erbium laser: a pilot study

Mônica Manela-Azulay, Juliano Borges

Resumo: Introdução: O melasma constitui desordem pigmentar frequente. Apesar disso, o tratamento é frustro, e a doença segue curso indolente. Despigmentantes ainda são a principal forma de tratamento. Recentemente, os lasers surgiram como nova opção.
Objetivo: Determinar de modo preliminar o efeito da fototermólise fracionada não ablativa no melasma resistente.
Métodos: Dez pacientes com melasma resistente foram selecionados. Realizaram-se três sessões, com intervalo mensal, de laser de Erbium fracionado não ablativo de 1.540nm, com ponteira de 15mm. Nenhum outro tratamento foi realizado nos três meses anteriores ou posteriores. A energia utilizada variou entre oito e 15mJ/MB. A duração de pulso foi de 15ms. As respostas foram avaliadas pelo médico pesquisador e pelos pacientes.
Resultados: Sete pacientes concluíram o estudo, tendo os outros três sido afastados devido a efeitos colaterais. Na opinião do médico examinador os sete obtiveram melhora de 50% a 75% um mês depois da última sessão. Para cinco pacientes a melhora em um mês variou de 50% a 75%, e para dois pacientes de 75% a 100%. As impressões prévias se mantiveram após três meses, tanto para o médico examinador quanto para os pacientes.
Conclusões: Apesar dos resultados preliminares satisfatórios, novos estudos tornam-se necessários, no intuito de estabelecer protocolos mais eficientes com seguimento de longo prazo, visando observar possíveis recidivas e eventuais rebotes.


Palavras-Chave: MELANOSE, LASERS, RESULTADO DE TRATAMENTO

Pesquisa sobre o uso de lasers e outras tecnologias pelos associados da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Use of laser and other technologies by Brazilian Society of Dermatology members

Roberto A. de Mattos, Bogdana V Kadunc, Aldo Toschi, Samuel Mendes Peixoto, Anna C. Andriolo

Resumo: Introdução: Utilizou-se um questionário online para os 6517 associados da Sociedade Brasileira de Dermatologia contendo perguntas sobre a utilização de lasers e outras tecnologias no tratamento de doenças cutâneas ou alterações inestéticas.
Objetivo: Quantificar o uso destas tecnologias pelos dermatologistas, em cada região do Brasil e identificar as carências regionais.
Métodos: Foram elaboradas 17 questões a respeito de: local de utilização do aparelho, relação de propriedade com o equipamento, número e tipo de aparelhos utilizados, indicações clínicas e região do país à qual pertence o associado. O site da Sociedade Brasileira de Dermatologia foi usado como veículo por dois meses (fevereiro e março- 2011), sendo as respostas codificadas em gráficos com percentagens.
Resultados: Entre os 859 dermatologistas brasileiros que responderam ao questionário 68% utilizam os aparelhos em suas clínicas privadas, 32% são proprietários e 80% habitam nas regiões Sudeste/Sul do país.
Conclusões: Alguns dados foram surpreendentes como a variedade de aparelhos utilizados enquanto outros corresponderam à expectativa (concentração maior na região Sudeste). Com este mapeamento, a Sociedade Brasileira de Dermatologia pôde detectar como e onde os dermatologistas brasileiros utilizam este tipo de tecnologia, com a finalidade de auxiliar a difundir o seu uso em regiões de maior carência.


Palavras-Chave: LASERS, ANÁLISE ESTATÍSTICA, DERMATOLOGIA

Estudo do perfil epidemiológico e avaliação pós-cirúrgica de oito casos de tumor glômico

Epidemiological profile and post-surgical evaluation of 8 glomus tumor cases

Leandra Oliveira Teixeira, Ana Luiza Grizzo Peres Martins, Samira Oliveira Teixeira, Sadamitsu Nakandakari

Resumo: Introdução: O tumor glômico é lesão benigna rara que ocorre mais comumente em falanges distais e representa de 1% a 4,5% das neoplasias da mão. O tipo subungueal é mais frequente em mulheres nas terceira e quinta décadas de vida.
Objetivo: Este trabalho objetivou avaliar o perfil epidemiológico de pacientes com tumor glômico, sua satisfação em relação ao tratamento, e a recidiva por retirada incompleta. Método: Estudaram-se os prontuários de oito pacientes com diagnóstico de tumor glômico tratados em serviço de dermatologia de 1992 a 2011 avaliando-se sexo, idade, profissão, região acometida, satisfação do paciente em relação ao tratamento e se houve recidiva.
Resultados: A média de idade dos casos foi de 63 anos, superior à faixa etária descrita pela literatura. A profissão mais relacionada foi "prendas domésticas". Todos os pacientes ficaram satisfeitos com o tratamento do ponto de vista estético. A melhora da dor foi plena em três dos seis pacientes que retornaram para avaliação. Naqueles em que a melhora não foi total, houve recidiva. A taxa de recidiva por retirada incompleta foi de 50%.
Conclusão: Conclui-se a persistência da dor como indicadora de recidiva e percebe-se a efetividade da cirurgia na melhora da dor.


Palavras-Chave: TERAPÊUTICA, TUMOR GLÔMICO, UNHAS

Artigo de revisão

Perspectivas no uso da microscopia confocal in vivo na prática do cirurgião dermatológico

In vivo confocal microscopy in the daily practice of the dermatologic surgeon

Thais Helena Bello Di Giacomo, Adriana Vanella D'Agostino Santiago, Juliana Casagrande Tavoloni Braga, Tatiana Cristina Moraes Pinto Blumetti, Juliana Arêas de S. Lima Beltrame Ferreira, Juliana Machado Canosa, David Serra, Gisele Gargantini Rezze

Resumo: Novos métodos de imagem, como a tomografia óptica de coerência, a ressonância magnética e a ultrassonografia de alta frequência vem sendo desenvolvidos para uso na dermatologia. Entre estes novos métodos, destacamos a microscopia confocal de reflectância in vivo (MCR) como a que mais tem se difundido nos grandes centros de oncologia cutânea e que recentemente mais tem gerado publicações nos grandes periódicos, por permitir resolução semelhante à histológica. A microscopia confocal in vivo tem encontrado espaço nas muitas limitações que ainda se impõem ao diagnóstico dermatoscópico das neoplasias cutâneas, especialmente lesões acrômicas ou hipopigmentadas, lesões na face ou em mucosas. Ainda, alguns estudos tem sugerido grande utilidade na avaliação de margens cirúrgicas e na determinação do melhor local para a realização de biópsias excisionais. Este trabalho prtetende descrever brevemente o funcionamento do microscópio confocal de reflectância a laser e discutir algumas perspectivas que despontam para seu uso na prática cotidiana do cirurgião dermatológico.


Palavras-Chave: MICROSCOPIA CONFOCAL, DETECÇÃO PRECOCE DE CÂNCER, NEOPLASIAS CUTÂNEAS

Relatos de casos

Preenchimento profundo do sulco lacrimal com ácido hialurônico

Deep-fill of the tear trough with hyaluronic acid

Flávia Naranjo Ravelli, Juliana Sandin, Fernanda Dias Pacheco Sakai , Ana Carolina Lisboa de Macedo, Viviane Chehin Curi, Thais Adura Pepe

Resumo: A aparência resultante da protusão da gordura orbital, agravada com discromia local, é esteticamente desagradável e piora com o envelhecimento. O objetivo deste trabalho é relatar o tratamento do sulco lacrimal de 15 pacientes com preenchimento de ácido hialurônico. O produto foi introduzido profundamente através de retroinjeção. Onze pacientes (73%) demonstraram satisfação após o procedimento. Dois casos (13%) apresentaram edema na região, um (6%) passou a salientar a hipercromia das pálpebras inferiores, e outro (6%) apresentou irregularidade na superfície cutânea preenchida, sendo tratado com hialuronidase. Essa técnica demonstrou bons resultados sem complicação grave.


Palavras-Chave: ÁCIDO HIALURÔNICO, REJUVENESCIMENTO, ORBITA, PELE

Retalho de rotação para fechamento de defeitos cirúrgicos nos dorsos das mãos

Rotation flap for closure of surgical defect on the dorsum of the hand

Paulo Morais Cardoso, Paulo Santos, Filomena Azevedo

Resumo: Os tumores malignos são relativamente frequentes no dorso da mão. A excisão destas lesões pode resultar num defeito cirúrgico de grandes dimensões não passível de encerramento directo, pelo que, a sua reconstrução pode constituir um desafio para o cirurgião. Podem ser utilizadas várias técnicas reconstrutivas para este efeito. Descrevemos a aplicação de um retalho de rotação para encerramento de um defeito do dorso da mão secundário à exérese de um queratoacantoma e explicamos os príncipios e as vantagens desta técnica.


Palavras-Chave: MÃO (ANATOMIA), RETALHOS CIRÚRGICOS

Resolução cirúrgica do eclabio através do retalho de Limberg

Surgical resolution of eclabium using a Limberg flap

Luciana Abreu, Maria Isabel Cárdenas, Fernanda Campany, Joaquim José Teixeira de Mesquita Filho

Resumo: O carcinoma basocelular é o câncer de pele mais frequente. Quando recidivados, tumores desse tipo têm taxas de cura inferiores à dos tumores primários, razão pela qual é preconizado tratamento cirúrgico com re-excisão através de cirurgia micrográfica ou com controle de margens por congelação. Relata-se caso de carcinoma basocelular recidivado de grandes proporções que, após exérese total e correção por meio de retalho de rotação e enxerto de pele total, evoluiu com eclábio. Essa complicação inestética foi corrigida num segundo tempo através do retalho de Limberg. Apresenta-se alternativa para correção de eclábio e enfatiza-se a necessidade de incluir na formação do cirurgião dermatológico o aprendizado para a resolução de complicações.


Palavras-Chave: CARCINOMA BASOCELULAR, RETALHOS CIRÚRGICOS, RECIDIVA LOCAL DE NEOPLASIA, LÁBIO

Tumor triquilemal proliferante gigante com fechamento por retalho miocutâneo bilateral de grande dorsal

Giant proliferating trichilemmal cyst with latissimus dorsi bilateral myocutaneous flap closure

Thiago Souza, Fabio Francesconi, Daniel Auade, Marcos Ricci

Resumo: Paciente do sexo masculino, 54 anos de idade com diagnóstico de tumor triquilemal gigante recidivante localizado no dorso, com cirurgia prévia realizada há seis anos. Após exérese da lesão com margem de 1cm, foi realizada reconstrução com retalho miocutâneo bilateral do músculo grande dorsal, com fechamento da ferida operatória. Descrevemos neste relato características clinicoepidemiológicas do tumor triquilemal, assim como as opções terapêuticas.


Palavras-Chave: CISTOS, RETALHOS CIRÚRGICOS, RECIDIVA LOCAL DE NEOPLASIA

Novas Técnicas

Tratamento de queloides por criocirurgia intralesional: proposição de acessório de baixo custo

Keloid treatment with intralesional cryosurgery: proposal of a low-cost device

Flávio Barbosa Luz, Laura Boechat Bussade

Resumo: A criocirurgia é técnica consagrada no tratamento de queloides. Importante avanço nessa técnica foi o desenvolvimento da criocirurgia intralesional que oferece melhores resulta- dos em queloides grandes e refratários, bem como menor incidência de complicações. Os autores apresentam novo acessório para criocirurgia intralesional de baixo custo e fácil manuseio em praticamente qualquer área do corpo.


Palavras-Chave: QUELÓIDE, CRIOCIRURGIA, EQUIPAMENTOS CIRÚRGICOS

Untouched Strip: técnica para aumentar o número de unidades foliculares em transplante capilar preservando área intocada para futura cirurgia

Untouched Strip: a technique to increase the number of follicular units in hair transplants while preserving an untou- ched area for future surgery

Márcio Rocha Crisóstomo, Marília Gabriela R. Crisóstomo, Denize Campos Cavalcanti Tomaz, Manoela C. C. Crisóstomo

Resumo: A área doadora em um transplante capilar pode fornecer quantidade limitada de unidades foliculares em cada procedimento. No tratamento de graus mais avançados de calvície, o uso combinado da retirada de uma faixa de couro cabeludo e de unidades uma a uma é opção para expandir o número de unidades obtidas em sessão única, proporcionando assim melhores densidade e cobertura da área calva. Os autores apresentam a técnica denominada untouched strip (faixa intocada) que, além de ampliar o número de unidades com o procedimento combinado, preserva a área doadora para possível futuro transplante.


Palavras-Chave: CABELO, TRANSPLANTE, ALOPECIA

Diagnóstico por Imagem

Detecção de melanomas pequenos

Detection of small melanomas

Sergio Yamada, Mauricio Mendonça do Nascimento, Sergio Henrique Hirata

Resumo: Relatamos 4 casos clínicos de melanomas pequenos detectados pela dermatoscopia associada aos dados clínicos e à fotografia corporal total com monitoramento sistemático. Nos melanomas pequenos nem sempre os achados dermatoscópicos isoladamente, são suficientes para a correta indicação da biópsia excisional para exame anátomo-patológico.


Palavras-Chave: DERMATOSCOPIA, MELANOMA, FOTOGRAFIA

Comunicações

Baixa eficácia do uso de solução de hidróxido de potássio a 5% por 28 dias no tratamento de molusco contagioso

Low efficacy in the use of 5% potassium hydroxide solution to treat contagious molluscum

Juliano Vilaverde Schmitt, Helena Zenedin Marchioro

Resumo: O uso da solução de hidróxido de potássio a 5% para tratar molusco contagioso é comum, embora existam estudos discordantes sobre sua eficácia. Avaliamos 10 pacientes entre quatro e 13 anos. O número de lesões iniciais totalizava 141. Após 28 dias de tratamento havia 105 lesões (75% da carga inicial), e nenhuma obteve clareamento total. As lesões persistentes foram curetadas em até duas sessões. De 105 lesões restaram 28. A porcentagem de redução das lesões e a proporção de resolução completa foram superiores para a curetagem (71% x 9%; p = 0,01 / 80% x 0%; p = 0,02).


Palavras-Chave: MOLUSCO CONTAGIOSO, TERAPÊUTICA, CURETAGEM

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações