Sociedade Brasileira de Dermatolodia Surgical & Cosmetic Dermatology

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ISSN-e 1984-8773

Instruções gerais para submissão on-line de manuscritos usando SGP - Sistema de Gestão de Publicações da Surgical & Cosmetic Dermatology

As instruções para submissão on-line poderão ser encontradas no site da SBD :www.sbd.org.br.

A submissão on-line deverá ser feita através do endereço do SGP/SCD na internet:www.sgponline.com.br/scd . Quando entrar no link, o sistema irá pedir seu nome de usuário e senha caso já esteja cadastrado. Caso contrário clique no botão “Quero me cadastrar” e faça seu cadastro. Ou ainda, caso tenha esquecido sua senha, use o mecanismo para lembrar sua senha, que gerará um e-mail contendo sua senha. Importante: Mantenha seu cadastro (email, endereço, etc.) atualizados, pois nossa comunicação com os autores é exclusivamente por email.
As regras para formatação do artigo encontram-se descritas no linkwww.sgponline.com.br/scd/criterios.asp. Todos os manuscritos serão submetidos em português. Somente serão aceitos em inglês quando nenhum autor for brasileiro A formatação do texto será feita automaticamente pelo Sistema, e posteriormente caso seja aprovado, receberá a formatação padrão durante a diagramação para impressão.  A Revista encoraja fortemente que os autores submetam eletronicamente manuscritos preparados emWordPerfect ou Microsoft Word, pois no passo “Montar Manuscrito”, será exibida uma tela que simula o Word, onde é possível “copiar e colar” de qualquer editor de texto, inclusive tabelas e quadros. Imagens e gráficos tem regras próprias, descritas abaixo.

PROCESSO DE SUBMISSÃO ON-LINE EM 8 PASSOS:

1º PASSO: INFORMAR CLASSIFICAÇÃO: 

Escolha entre as opções:

  • INVESTIGAÇÃO;
  • REVISÃO;
  • EDUCAÇÃO; MÉDICA CONTINUADA COM QUESTIONÁRIO PARA ACREDITAÇÃO;
  • RELATOS DE CASOS COM REVISÃO SISTEMÁTICA E DISCUSSÃO;
  • COMO EU FAÇO;
  • PÉROLAS CIRÚRGICAS;
  • CARTAS AO EDITOR
2º PASSO: ENVIO DE IMAGENS E GRÁFICOS PARA O SEU ARTIGO

Caso necessite alterar o formato de suas imagens JPG ou TIF entre na seção DOWNLOADS no SGP/SCD e faça o download de algum dos programas freeware oferecidos para edição de imagens (requer senha de acesso).

O sistema envia grupos de até cinco imagens por vez. Para submeter mais de cinco imagens, clique no botão “Enviar mais imagens”. Serão exibidas miniaturas das imagens, clique no ícone ao lado da imagem, para editar o título e legenda de cada imagem submetida. Importante: Os autores deverão guardar em seu poder as imagens na melhor resolução possível, pois caso a Editora tenha algum problema com a imagem enviada poderá solicitá-la novamente ao autor.

3º PASSO: CADASTRAR CO-AUTORES

Cadastre obrigatoriamente cada co-autor, informando nome completo, titulação acadêmica máxima e instituição onde trabalha. O CPF poderá ser informado posteriormente. A ordem dos co-autores pode ser alterada facilmente usando as “setas” exibidas na tela.

4º PASSO: INFORMAR TÍTULO E PALAVRAS-CHAVE

Informe o título do trabalho e as palavras-chave em português e inglês.
Importante: O sistema não aceitará trabalhos duplicados em nome do mesmo autor principal. Caso o mesmo trabalho seja submetido por autores diferentes, o editor se reserva o direito de excluir tais trabalhos do sistema.

5º PASSO: INFORMAR RESUMO E COMENTÁRIOS

O Resumo/Abstract deverá obrigatoriamente conter o número de palavras indicado para o tipo de trabalho, pois o excedente será cortado automaticamente pelo sistema, e um aviso será exibido ao autor. O autor deverá preencher os campos: Instituição, Nome e endereço para correspondência, Suporte financeiro (Deverá ser provida qualquer informação sobre concessões ou outro apoio financeiro), e a carta ao editor (opcional). Importante:

6º PASSO: MONTAR MANUSCRITO

Nesta tela é exibido um simulador do Word, com todas as funcionalidades de formatação de texto necessárias. Para inserir seu texto neste campo, simplesmente selecione todo seu trabalho e copie e cole no campo de montagem do manuscrito (artigo). Somente selecione textos e tabelas, pois as imagens já deverão ter sido enviadas no 2 º passo e serão inseridas no final do trabalho automaticamente. Importante: Nunca coloque neste campo os nomes de autores, co-autores, ou qualquer outra informação que possa identificar onde o trabalho foi realizado (Instituição, Hospital, etc.). Tal exigência se deve ao fato de o processo de revisão transcorrer em regime de duplo-cego. A não observância deste detalhe fará com que seu trabalho seja devolvido como FORA DE PADRÃO, para que seja corrigido pelo autor, e conseqüentemente atrasará a publicação final, caso seja aprovado.

Procedimentos após a submissão (Notificações via e-mail) - Ao terminar a submissão de seu trabalho, será gerado um e-mail informando se a submissão foi efetuada corretamente, e acusando o recebimento do mesmo pela secretaria. Caso o artigo esteja “Fora de padrão”, será gerado outro email, momento no qual o autor poderá corrigir o artigo entrando no Sistema SGP/SCD. Os autores poderão acompanhar a tramitação de seu trabalho a qualquer momento pelo SGP/SCD, através do código de fluxo gerado automaticamente pelo SGP, ou ainda pelo título de seu trabalho. Importante: Como o sistema gera e-mails automaticamente conforme seu artigo estiver tramitando, é imprescindível, que o autor DESABILITE seus filtros de SPAM em seus respectivos provedores, ou que configurem suas contas de e-mail para ACEITAR qualquer mensagem do domínio www.sgponline.com.br. Para informações sobre como configurar seu filtro de spam entre em contato com seu provedor de acesso.

7º PASSO: DOCUMENTOS

Neste passo é exibida a tela com Termo Particular de Cessão Integral de Direitos Autorais que deve ser impressa, para que o autor colha as assinaturas, e informe os CPFs de cada co-autor. Em seguida este documento deverá ser enviado para a sede da SBD pelo correio (Av. Rio Branco 39, 17º andar – Rio de Janeiro) ou para o Fax: 55-21- 2253-6747. Antes de imprimir, certifique-se de ter respondido as duas perguntas no final do termo. Importante: O SGP oferece a opção de impressão deste termo, clicando no link “Gerar termo”.

Este procedimento visa garantir que o autor não submeterá o mesmo artigo a outros periódicos.
A Declaração de Conflitos de Interesses visa cumprir a resolução 1.595 do Conselho Federal de Medicina, segundo a qual os autores devem declarar quaisquer fontes de financiamentos para o trabalho assim como todas as afiliações ou associações comerciais atuais e dos últimos 5 anos, que possam representar conflito de interesses em relação à publicação. Não serão recusados trabalhos meramente pela existência de conflitos de interesses, porem, devem constar da declaração os seguintes itens:

  • Recebimento de honorários por apresentação, conferência ou palestra.
  • Recebimento de honorários por consultoria.
  • Financiamento para realização de pesquisa, organização de atividade de ensino ou comparecimento a simpósios.
  • Ter exercido cargo em organização que possa se beneficiar ou ser prejudicada pelos resultados de seu estudo.
  • Possuir ações em organização que possa se beneficiar ou ser prejudicada pelos resultados de seu estudo
  • Caso exista outro tipo de conflito de interesses que não de ordem financeira (pessoal, político-partidária, religiosa etc.) e que poderia lhe importunar após a publicação, esse também poderá ser declarado.

No caso de artigos de investigação envolvendo seres humanos devem também ser enviados os seguintes documentos: a) Número de protocolo e cópia da aprovação do estudo pela Comissão de Ética da instituição onde o mesmo foi realizado b) Cópia do Termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE)  c) Cópia da autorização do paciente quando ocorrerem citações diretas ou fotografias identificáveis.

8º PASSO (ÚLTIMO PASSO): APROVAÇÃO DO AUTOR (FINALIZAR SUBMISSÃO) 
Este é o último passo para completar a submissão do artigo. Nesta tela o autor terá a opção de visualizar seu trabalho no sistema e também pode salvar uma versão em PDF de seu trabalho recém submetido. Importante: O autor deverá clicar no link “APROVAR MANUSCRITO” para que seu trabalho seja encaminhado a Secretaria da Revista para conferência e confirmação.

Procedimentos após a submissão (Notificações via e-mail) - Ao terminar a submissão de seu trabalho, será gerado um e-mail informando se a submissão foi efetuada corretamente, e acusando o recebimento do mesmo pela secretaria. Caso o artigo esteja “Fora de padrão”, será gerado outro email, momento no qual o autor poderá corrigir o artigo entrando no Sistema SGP/SCD. Os autores poderão acompanhar a tramitação de seu trabalho a qualquer momento pelo SGP/SCD, através do código de fluxo gerado automaticamente pelo SGP, ou ainda pelo título de seu trabalho. Importante: Como o sistema gera e-mails automaticamente conforme seu artigo estiver tramitando, é imprescindível, que o autor DESABILITE seus filtros de SPAM em seus respectivos provedores, ou que configurem suas contas de e-mail para ACEITAR qualquer mensagem do domínio www.sgponline.com.br. Para informações sobre como configurar seu filtro de spam entre em contato com seu provedor de acesso.

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