Sociedade Brasileira de Dermatolodia Surgical & Cosmetic Dermatology

GO TO

ISSN-e 1984-8773

Artigos
RelacionadosA consulta encontrou: 5 resultado(s)

Voltar ao artigo

 

Artigo de revisão

Microagulhamento e distribuição transepidérmica de drogas

Microneedling and transepidermal distribution of drugs

Cintia Santos Braghiroli; Luciana Archetti Conrado

Resumo:

Microagulhamento ou indução percutânea de colágeno é procedimento dermatológico minimamente invasivo que usa agulhas para criar orifícios ou microcanais na pele. Tem como objetivo induzir formação de colágeno, neovascularização e produção de fatores de crescimento. Há aumento da procura por ser procedimento relativamente simples, com bom custo/benefício, seguro e com resultados satisfatórios. Trata áreas localizadas, e estudos estão se desenvolvendo para avaliar seu potencial em inflamações, discromias e foto-dano. O uso terapêutico inclui tratamento de cicatrizes de acne, estrias, rítides, melasma, hiperidrose, alopecia. Atualmente tem sido usado para distribuição transepidérmica de ativos e vacinas.


Palavras-Chave: Acne vulgar; Alopecia; Cicatrização; Cicatriz; Colágeno; Indução percutânea de colágeno; Procedimentos cirúrgicos dermatológicos; Rejuvenescimento; Resultado de tratamento

Artigos Originais

Associação de eletrocirurgia de alta frequência, laser CO2 fracionado e ND:Yap para tratamento de cicatrizes de acne: um novo modelo de abordagem

Association of high frequency electrosurgery, fractional CO2 laser and ND:Yap for acne scars treatment: a new approach model

Carlos Roberto Antonio; Lívia Arroyo Trídico; Carolina Alcantara; Cassia Talita Sousa Leite; João Roberto Antonio

Resumo:

INTRODUÇÃO: O tratamento das cicatrizes de acne é desafiador, uma vez que, na maioria dos casos, encontramos diferentes tipos de cicatriz em um mesmo paciente.
OBJETIVO: Associar três técnicas distintas de tratamento de cicatriz de acne em uma mesma sessão a fim de otimizar os resultados.
MÉTODOS: Estudo retrospectivo observacional que avaliou 25 pacientes com cicatrizes de acne tratados com técnicas associadas na seguinte sequência: eletrocirurgia de alta frequência, laser CO2 e laser Nd:YAP.
RESULTADOS: Alto índice de satisfação dos pacientes e melhora evidente em fotografias padronizadas comparativas, na maioria dos casos.
CONCLUSÕES: A associação de técnicas em uma mesma sessão foi segura e eficaz no tratamento de cicatrizes de acne, condição de grande impacto psicológico para os indivíduos afetados.


Palavras-Chave: Acne vulgar; Cicatriz; Terapia a laser

Associação entre Staphylococcus epidermidis e o nível de ácido palmítico em pacientes com acne vulgar

The association between Staphylococcus epidermidis and palmitic acid level in patients with acne vulgaris

Farida Tabri

Resumo:

INTRODUÇÃO: A acne vulgar é um distúrbio inflamatório da glândula pilossebácea. O ácido palmítico é um dos principais tipos de ácidos graxos livres e pode desempenhar um papel na patogênese da acne. Além disso, estudos recentes sugeriram que o Staphylococcus epidermidis pode estar envolvido na acne.
OBJETIVO: Explorar a associação entre a Staphylococcus epidermidis e o ácido palmítico na acne vulgar.
MÉTODOS: 43 estudantes do ensino médio de uma área urbana do sul de Sulawesi, na Indonésia, foram incluídos. O nível de ácido palmítico foi medido utilizando cromatografia gasosa e os comedões foram cultivados para detectar o perfil do microbioma. O teste de Mann-Whitney foi utilizado para analisar a diferença do nível palmítico médio entre os grupos com diferentes graus de gravidade da acne vulgar.
RESULTADOS: 14 pacientes (32,6%) apresentavam acne vulgar leve, enquanto 14 e 15 pacientes apresentavam acne vulgar moderada e grave, respectivamente. O grupo grave e moderado apresentou nível de ácido palmítico significativamente maior em comparação ao grupo leve. A análise de subgrupo de pacientes com acne vulgar moderada e grave, positiva para S. epidermidis, mostrou um nível significativamente maior de ácido palmítico comparado ao grupo leve.
CONCLUSÕES: Esses resultados sugerem que S. epidermidis pode estar associado ao nível de ácido palmítico e pode contribuir na patogênese da acne.


Palavras-Chave: Acne vulgar; Staphylococcus epidermidis; Ácido palmítico

Perfil de ácidos graxos livres em pacientes com acne vulgar

Profile of free fatty acid in patients with acne vulgaris

Farida Tabri; Anis Irawan Anwar; Nasrum Massi; Ilham Jaya Patellongi; Rahmawati Anwar

Resumo:

Introdução: A acne vulgar é um distúrbio inflamatório que afeta a unidade pilossebácea, apresentando alta prevalência entre adultos jovens. Estudos sugerem que os ácidos graxos livres (AGL) podem influencia-la, contudo, sua patogênese ainda não é totalmente conhecida.
Objetivo: Analisar a correlação entre o nível de ácidos graxos livres e a gravidade da acne vulgar.
Métodos: Quarenta e três alunas de ensino médio portadoras de acne leve, moderada e grave foram incluídas neste estudo. O nível de ácidos graxos livres, representado pelo nível de ácido palmítico, foi medido por cromatografia gasosa enquanto a detecção do Propionibacterium acnes foi realizada através do PCR. O teste de Mann-Whitney foi utilizado para analisar a mediana da diferença do nível de ácido palmítico entre os grupos com diferentes graus de severidade da acne vulgar. Os resultados foram considerados significativos para valores de p <0,05.
Resultados: Catorze pacientes (32,6%) apresentaram acne vulgar leve, enquanto 14 e 15 pacientes apresentaram acne vulgar moderada e grave, respectivamente. Os grupos com acne grave e moderada apresentaram um nível de ácido palmítico significativamente maior quando comparado ao grupo com acne leve (p <0,05). O nível de ácido palmítico não foi associado à presença de P. acnes.
Conclusões: O aumento do nível de ácido palmítico mostrou-se associado à gravidade da acne. Assim, os níveis de AGL podem ser usados como marcadores para determinar a gravidade da acne vulgar.


Palavras-Chave: Ácidos graxos não esterificados, Acne vulgar, Propionibacterium acnes, Reação em cadeia da polimerase

Como eu faço ?

Abordagem combinada para o tratamento de cicatrizes de acne em todos os tipos de pele: CROSS com fenol, subcisão com cânulas em dois planos e microagulhamento

A combination approach to treating acne scars in all skin types: carbolic CROSS, blunt bi-level cannula subcision, and microneedling

Kachiu Lee; Peter Rullan

Resumo:

A acne é uma condição comum que muitas vezes resulta em cicatrizes. Propomos um novo tratamento para as cicatrizes da acne usando: 1- reconstrução química de cicatrizes (CROSS), principalmente com fenol, 2- subcisão com cânula em dois níveis, e 3- microagulhamento. Um total de 139 pacientes foram tratados em 2017 e 2018, dos quais 89 (64%) eram de Fototipos de Fitzpatrick IV-VI. Esta abordagem tripla para o tratamento de cicatrizes de acne resultou em consistente alta satisfação dos pacientes e evidência fotográfica de melhoria. A combinação de CROSS (para estimular a neocolagênese), subcisão (para liberar as traves do tecido conjuntivo dérmico) e microagulhamento (também para estimular a neocolagênese) é eficaz para tratar as cicatrizes da acne.


Palavras-Chave: Acne vulgar; Acne queloide ; Cicatriz; Técnicas cosméticas


Facebook Twitter

© 2019 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações