Sociedade Brasileira de Dermatolodia Surgical & Cosmetic Dermatology

GO TO

ISSN-e 1984-8773

Artigos
RelacionadosA consulta encontrou: 66 resultado(s)

Voltar ao artigo

 

Artigo de investigação

Luz Intensa pulsada isolada versus Luz Intensa pulsada e ácido aminolevulínico no tratamento da pele fotodanifi cada: importância do acompanhamento a longo prazo

Intense Pulsed Light alone versus Intense Pulsed Light and aminolevulinic acid in the treatment of photodamaged skin: importance of long term follow-up

Maria Cláudia Almeida Issa, Carlos Barcauí, Alexandra Cariello Mesquita, Fernanda Ramos Franco de Sá, Mônica Manela Azulay

Resumo: Introdução: A Terapia Fotodinâmica (TFD) utilizando Luz Intensa Pulsada (LIP) e ácido 5-aminolevulínico (ALA) é descrita como uma nova opção no tratamento da pele fotodanificada com ceratoses actínicas CAs).Objetivo: Determinar a efi cácia a longo prazo do tratamento das CAs utilizando a associação ALA-LIP e comparar o tratamento do fotoenvelhecimento utilizando ALA-LIP e LIP isolada. Materiais e métodos: Nove pacientes com pele foto danificada foram submetidos, com um mês de intervalo, a duas sessões de ALA-LIP em uma hemiface e de LIP isolado na região contralateral. Foi feito acompanhamento por 12 meses. Os pacientes foram avaliados clinicamente e através de fotografi as. Resultados: O desaparecimento das ceratoses actínicas foi observado na área tratada com ALA-LIP (62,9%), ao terceiro mês de tratamento. Foi observada recorrência em 70,6% dessas lesões após 12 meses. Houve melhora das melanoses, telangiectasias e rugas em ambos os lados, com maior evidência no lado tratado com ALA-LIP. Conclusão: A associação de ALALIP promove melhora global da pele fotodanificada, incluindo o tratamento das ceratoses actínicas, não ocorrendo sem a associação do ALA. É necessário o acompanhamento a longo prazo da taxa de cura das ceratoses para avaliação da eficácia do tratamento.


Palavras-Chave: TERAPIA FOTODINÂMICA, ÁCIDO AMINOLEVULÍNICO, REJUVENESCIMENTO

Artigo de revisão

Laserlipólise: atualização e revisão da literatura

Laserlipolysis: update and literature review

Sandra Tagliolatto, Vanessa Barcellos Medeiros, Oriete Gerin Leite

Resumo: A laserlipólise é modalidade terapêutica utilizada atualmente no tratamento da gordura localizada e retração cutânea. Demonstra vantagens na remoção da gordura em relação à lipoaspiração convencional, com menor tempo de recuperação pós-operatória e menores efeitos adversos. A aplicação do laser diretamente no tecido adiposo promove liquefação da gordura, coagulação de vasos sanguíneos e desnaturação do colágeno. O dano térmico induz neocolagênese e contração da pele. A segurança da técnica é bem documentada. Este estudo propõe-se a revisar a literatura sobre laserlipólise, assim como apresentar o estado atual dessa tecnologia.


Palavras-Chave: LASERS, LIPÓLISE, GORDURA SUBCUTÂNEA, COLÁGENO

Laserlipólise na região cervical

Laserlipolysis in the cervical region

Sandra Tagliolatto; Oriete Gerin Leite

Resumo: A laserlipólise tem-se mostrado procedimento seguro e eficaz no tratamento do envelhecimento da região cervical. A técnica consiste na utilização da energia do laser na indução da lipólise e no estímulo à neocolagênese, atuando na remoção da gordura do submento e na flacidez cutânea local. Neste artigo realizamos breve revisão sobre a laserlipólise no tratamento da região cervical e relatamos nossa experiência na utilização da técnica.


Palavras-Chave: REJUVENESCIMENTO; LIPÓLISE; COLÁGENO; PESCOÇO; LASERS

Excimer” laser 308nm no tratamento do vitiligo

Using a 308 nm excimer laser in the treatment of vitiligo

Tânia Nely Rocha, Rafael Henrique Rocha

Resumo: Introdução: O vitiligo é doença idiopática adquirida, caracterizada por manchas hipocrômicas e acrômicas bem delimitadas, sendo o Excimer Laser 308nm um dos possíveis tratamentos para essa dermatose. Objetivo: Analisar estudos publicados em revistas indexadas sobre a utilização do Excimer Laser 308nm, no tratamento de vitiligo. Método: Pela abordagem qualitativa, fez-se levantamento bibliográfico de artigos científicos relacionados ao tema no período de 2001 a 2009, nas bases de dados Medline, Lilacs e Scielo. Resultados: Segundo essa revisão bibliográfica o Excimer Laser 308nm apresentou resultados positivos no tratamento de vitiligo.As lesões recentes e as localizadas na face respondem melhor do que as de outros locais. As extremidades são de resposta mais difícil. A idade do paciente não interfere no resultado. Em média, foram necessárias 11 sessões até o início da repigmentação.O ideal é que a aplicação seja feita uma a três vezes por semana, com intervalo nunca inferior a 48 horas. Conclusão: O Excimer Laser no tratamento de vitiligo é efetivo e seguro quando comparado a outras modalidades de tratamento. O resultado depende da localização e do tempo da doença.


Palavras-Chave: VITILIGO, LASERS DE EXCIMER, PELE

Artigos de revisão

Ácido Poli-L-Láctico: um agente bioestimulador

Poly-L-lactic acid: a biostimulating agent

Carlos D'Apparecida Santos Machado Filho; Tereza Cristina dos Santos; Ana Paula Licati Juberto Rodrigues; Marisa Gonzaga da Cunha

Resumo: O ácido poli-L-láctico (PLLA) é polímero biocompatível, reabsorvível, imunologicamente inerte, que induz a neocolagênese através de resposta inflamatória subclínica, indicado para restauração do volume facial associado à lipoatrofia facial em pacientes imunocompetentes ou com imunodeficiência pelo vírus HIV, além das indicações cosméticas em áreas extrafaciais. Há mais de três décadas vem sendo usado em dispositivos médicos como placas, parafusos, implantes intraósseos, de tecidos moles, como vetor biodegradável para medicamentos, em fios de sutura e stents. Este artigo tem como objetivo apresentar uma revisão da literatura sobre indicações ao uso do PLLA, seu modo de aplicação e suas possíveis complicações.


Palavras-Chave: COLÁGENO; ENVELHECIMENTO DA PELE; REJUVENESCIMENTO.

Terapia fotodinâmica no fotoenvelhecimento: revisão da literatura

Photodynamic therapy in photoaging: literature review

Maria Claudia Almeida Issa; Aline Fassini; Mariana Boechat; Ana Carolina Junqueira Ferolla

Resumo:

A terapia fotodinâmica (TFD) tópica é uma modalidade terapêutica bem estabelecida no tratamento do câncer de pele não melanoma. Baseia-se em reação química ativada por luz, na presença oxigênio. Nos últimos anos, essa terapia vem sendo usada na dermatologia cosmiátrica, e estudos sobre mecanismos de ação da TFD na remodelação dérmica da pele fotodanificada vêm sendo relatados. Nesta revisão serão abordados os procedimentos com diferentes fontes de luz e fotossensibilizantes, bem como os efeitos clínicos e colaterais desta terapia no tratamento do fotoenvelhecimento.


Palavras-Chave: TERAPIA FOTODINÂMICA; FOTOSSENSIBILIZANTE; FOTOENVELHECIMENTO; COLÁGENO; DERME

"Quadralização facial" no processo do envelhecimento

"Facial squaring" in the aging process

Daniel Dal'Asta Coimbra; Natalia Caballero Uribe; Betina Stefanello de Oliveira

Resumo: As mudanças estruturais decorrentes do processo de envelhecimento da face estão relacionadas com ação muscular, flacidez da pele, perda da sustentação óssea e diminuição do volume dos compartimentos de gordura faciais, que, com o passar dos anos, geram alterações em seu contorno.
Faz-se uma revisão das principais causas relacionadas às assim chamadas mudanças do contorno no envelhecimento facial e define-se nova denominação - a "quadralização facial" - para esse processo, que faz com que a forma da face se transforme com o passar do tempo, de um trapézio invertido, na juventude, em um quadrado.


Palavras-Chave: REJUVENESCIMENTO; PELE; MÚSCULOS FACIAIS.

Artigos Originais

Estudo comparativo entre escores de dor após uso de duas preparações de lidocaína tópica

Comparing the pain ratings of two topical lidocaine preparations

Ivander Bastazini Júnior, Ana Luiza Grizzo Peres Martins, Fernanda Simões Alves, Dejair Caitano do Nascimento

Resumo: Introdução: Os procedimentos cosmiátricos têm aumentado, e com eles, a busca de analgesia eficiente e segura. Os anestésicos tópicos são opção às anestesias infiltrativas, devendo promover analgesia adequada e atuar na pele íntegra, sem induzir efeitos adversos. Objetivo: Comparar os escores de dor entre duas formulações tópicas de lidocaína, em pacientes submetidos à terapia com laser fracionado de CO2. Métodos: Oito pacientes foram submetidos a uma sessão de laser de CO2 fracionado, após a aplicação de formulação industrializada de lidocaína 4% na hemiface direita e formulação magistral de lidocaína 30% associada à tetracaina 7% na hemiface esquerda. A intensidade da dor foi avaliada através da escala visual analógica de dor (EVA) no final do procedimento. Resultados: Os anestésicos tópicos, nas formulações magistral e industrializada, não apresentaram diferença estatisticamente significativa na avaliação dos escores de dor. Conclusões: Os dados sugerem que fórmulas com grande concentração de anestésicos não são mais eficientes em produzir analgesia do que as formulações industrializadas.


Palavras-Chave: ANESTESIA, ANESTESIA E ANALGESIA, LASERS

Lifting supra-auricular com uso de preenchedores: nova técnica

Supra-Auricular Lifting With Fillers: New Technique

Daniel Dal'Asta Coimbra; Betina Stefanello de Oliveira

Resumo:

Introdução: A evolução das técnicas de preenchimento possibilitou uma abordagem tridimensional da face: deixando-se de valorizar sulcos e optando-se pela restauração volumétrica.
Objetivo: Descrição de técnica inédita de volumização facial por injeção de preenchedor na região supra-auricular, com revisão detalhada da anatomia regional.
Métodos: Foi conduzido estudo retrospectivo de análise de casos, em pacientes apresentando mobilidade da pele na região têmporo-parietal. A injeção de ácido hialurônico para reposição volumétrica foi feita com cânulas, utilizando-se técnicas em bólus e em leque, na região supra-auricular, limitada ântero-superiormente pela área de implantação do cabelo e inferiormente pelo trágus. Os pacientes foram avaliados clínica e fotograficamente e tiveram seus dados analisados por estatística.
Resultados: Foram tratados 152 mulheres e 13 homens de 24 a 84 anos, entre julho e setembro de 2016. O volume de ácido hialurônico utilizado nos pacientes variou de 0,6 a 2,6ml. Em oito casos observou-se abaulamento local devido a hematoma durante a aplicação, controlado por compressão digital. Constatou-se melhora significativa do contorno facial.
Conclusão: O uso de preenchedor na região supra-auricular permite a abordagem tridimensional e promove o rejuvenescimento estático e dinâmico de toda a face.


Palavras-Chave: PREENCHEDORES DÉRMICOS; ÁCIDO HIALURÔNICO; REJUVENESCIMENTO

Efeito do laser não ablativo Erbium YAG 2940nm intraoral no rejuvenescimento do lábio superior: estudo-piloto

The effect of intraoral 2,940nm non-ablative Erbium: YAG laser on the rejuvenation of the upper lip: a pilot study

Natacha Quezada Gaón; Fernanda Binfa

Resumo:

Introdução: O aumento da distância entre a base do nariz e o vermelhão do lábio é de difícil tratamento, e muitas vezes apresenta limites para o uso de toxina botulínica e preenchedores.
Objetivo: Descrever nova técnica para o tratamento da ptose do lábio superior.
Métodos: Realizado estudo-piloto prospectivo com 15 pacientes do sexo feminino que apresentavam aumento da distância entre a base do nariz e a linha de transição cutâneo-mucosa labial. Foram realizadas cinco sessões semanais de laser não ablativo Er:YAG 2940nm intraoral. Para a avaliação dos resultados, foram feitos registro padronizado com câmera fotográfica de 3D e medidas comparativas da altura do filtro e do ângulo subnasal, antes e após o tratamento.
Resultado: Observou-se encurtamento que variou de dois a 4mm nas medidas do filtro, e diminuição do ângulo subnasal, além de maior firmeza da pele do lábio superior.
Conclusão: O laser não ablativo Er:YAG 2940nm intraoral pode ser opção terapêutica para a ptose do lábio superior.


Palavras-Chave: REJUVENESCIMENTO; LASERS; LÁBIO

Radiofrequência pulsada com multiagulhas (RFPM®) no tratamento do envelhecimento do lóbulo da orelha

Pulsed radiofrequency with multineedles for earlobe aging treatment

Emerson Vasconcelos de Andrade Lima

Resumo:

Introdução: Várias técnicas vêm sendo descritas para o tratamento do envelhecimento do lóbulo da orelha. Métodos cirúrgicos e não cirúrgicos, como peelings, laser fracionado de CO2, e preenchedores vêm sendo propostos com o intuito de produzir remodelamento de colágeno dessa região.
Objetivo: O objetivo deste estudo clínico retrospectivo foi avaliar a eficácia da radiofrequência pulsada com multiagulhas (RFPM®) no rejuvenescimento do lóbulo da orelha.
Métodos: Estudo retrospectivo da segurança e efetividade da técnica mediante avaliação dos resultados por aplicação de questionário de satisfação aos pacientes e julgamento dos resultados clínicos por dermatologistas independentes.
Resultados: Foram avaliados 12 pacientes com idade entre 48 e 67 anos, submetidos à técnica, 100% dos quais relataram satisfação com os resultados, enquanto na avaliação comparativa das fotografias por dois dermatologistas independentes o índice de melhora foi de 75% em quatro pacientes e 100% em oito pacientes. A hiperpigmentação pós-inflamatória foi observada entre dez e 15 dias após o tratamento em cinco pacientes, tendo sido revertida após tratamento clínico.
Conclusão: Esse novo procedimento se apresenta como alternativa ao tratamento do envelhecimento do lóbulo da orelha.


Palavras-Chave: CARTILAGEM DA ORELHA; TRATAMENTO POR RADIOFREQUÊNCIA PULSADA; REJUVENESCIMENTO

Aplicação transepidérmica de medicamento na terapia fotodinâmica com a luz do dia para o tratamento da pele fotodanificada: estudo piloto

Transepidermal drug delivery in daylight photodynamic therapy in the treatment of photodamaged skin: a pilot study

Maria Claudia Almeida Issa; Mariana Boechat; Aline Cairo Fassini

Resumo:

Introdução: A Terapia Fotodinâmica com a luz do dia é uma modalidade terapêutica recente para ceratoses actínicas e campo de cancerização. A associação de técnicas `a TFD para aplicação transepidérmica do fotossensibilizante é uma nova opção para tratamento da pele fotodanificada com ceratose actínica.
Objetivo: Avaliar a eficácia clínica e os efeitos colaterias do tratamento da pele fotodanificada através da aplicação transepidérmica de medicamentos e TFD com luz do dia.
Métodos: Sete pacientes fototipos II e III, 60-73 anos, com pele fotodanificada, com e sem ceratoses actínicas foram submetidos à associação de métodos (laser de CO2, micro-abrasão ou microagulhamento) e TFD com a luz do dia. Foram realizadas duas sessões com intervalo de duas semanas. O MAL foi aplicado após a micro-abrasão e após o laser de CO2, entretanto antes do micro-agulhamento. Todos os pacientes foram expostos à luz do dia por um período de 2 horas. Avaliações clinicas foram realizadas antes, 15 dias e três meses após tratamento.
Resultados: O Laser de CO2 associado à DLPDT foi mais eficaz na melhora global da pele (textura, pigmentação e rugas). O micro- agulhamento associado à DLPDT foi eficaz na melhora da textura e da pigmentação. A micro-abrasão se mostrou eficaz quando associada ao microagulhamento. Excelente melhora das lesões de ceratose actínica foi alcançada com todas as associações de técnicas. Os efeitos colaterais foram transitórios e mais intensos com a associação de Laser de CO2.
Conclusões: A associação de TED à DLPDT foi eficaz no tratamento da pele fotodanificada e segura em todas os protocolos.


Palavras-Chave: TERAPIA FOTODINÂMICA; FOTOSSENSIBILIZANTE; LUZ; CERATOSE ACTÍNICA; FOTOENVELHECIMENTO

Tratamento da hiper-hidrose axilar primária: estudo prospectivo e comparativo entre lipoaspiração e laserlipólise

Primary axillary hyperhidrosis treatment: a prospective and comparative study between liposuction and laserlipolysis

Guilherme Bueno de Oliveira; Natália Cristina Pires Rossi; Gustavo Bueno de Oliveira

Resumo:

Introdução: A hiper-hidrose é condição comum caracterizada por sudorese excessiva. Diversas opções terapêuticas são descritas, entre outras a lipoaspiração axilar e a laserlipólise.
Objetivo: comparar a eficácia de dois métodos de tratamento para hiper-hidrose axilar: um exclusivamente cirúrgico (lipoaspiração) e outro com laserterapia invasiva (laserlipólise), mediante estudo prospectivo, comparativo, com seguimento de um ano.
Métodos: na axila direita foi realizada lipoaspiração, e, na esquerda, laserlipólise. A avaliação foi feita pelo teste do amido-iodo, por estudo histológico comparativo e questionários de autoavaliação dos pacientes.
Resultados: 12 pacientes participaram do estudo. O teste do amido-iodo demonstrou diminuição da sudorese em todos os pacientes até um ano após os procedimentos, e o estudo histológico mostrou ausência ou diminuição dos ductos e ácinos secretores nos dois lados também em todos os casos. O índice de satisfação dos pacientes detectado pelo questionário permaneceu positivo em todos os pacientes, sendo que, após um ano de seguimento, 75% deles declararam satisfação máxima, e 25% relataram diferença entre os lados, tendo o direito apresentado resultados melhores.
Conclusões: As duas técnicas mostraram igual eficácia após um ano de seguimento. A laserlipólise apresentou menor frequência de intercorrências no pós-operatório


Palavras-Chave: LASERS; TERAPIA A LASER; DERMATOLOGIA; PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS DERMATOLÓGICOS

Tratamento da alopecia androgenética: associação de laser Erbium Glass 1550nm e infiltração de ativos

Androgenetic alopecia treatment: associating 1550nm erbium-glass laser with drug injections of active principles

João Roberto Antonio; Carlos Roberto Antonio; Lívia Arroyo Trídico

Resumo:

Introdução: A alopecia androgenética é a forma mais comum de perda de cabelos em homens e mulheres. As opções de tratamento com medicações são as mais utilizadas atualmente, embora tragam poucos resultados. Recentemente o uso do laser tem sido sugerido para tratar essa entidade. A infiltração de medicação no couro cabeludo também vem crescendo como opção terapêutica, apesar de existirem poucos trabalhos científicos sobre esse tratamento.
Objetivo: Avaliar o resultado do uso do laser de Erbium Glass 1550nm associado à infiltração de ativos (minoxidil, finasterida, fatores de crescimento e complexo vitamínico) para tratamento da alopecia androgenética masculina e feminina.
Métodos: Estudo retrospectivo de pacientes com esse diagnóstico, submetidos a sessões mensais da associação terapêutica proposta. Os resultados foram avaliados por meio de fotografias comparativas realizadas antes e após o período de tratamento e de pesquisa de opinião dos pacientes.
Resultados: Foram tratados 62 pacientes, com sessões, cujo número variou de três a 14; 48,39% dos pacientes apresentaram melhora discreta, e 46,77% melhora importante. A maioria (96,77%) ficou satisfeita com o tratamento. Os pacientes muito satisfeitos realizaram maior número de sessões, em média mais de seis.
Conclusões: A associação de laserterapia com Erbium Glass 1550nm e infiltração de ativos no couro cabeludo é opção eficaz e segura para o tratamento da alopecia androgenética.


Palavras-Chave: ALOPECIA; LASERS; TERAPÊUTICA

Classificação etiopatogênica de olheiras e preenchimento com ácido hialurônico: descrição de uma nova técnica utilizando cânula

Etiopathogenic classification of infraorbital dark circles and filling with hyaluronic acid: description of a new technique using a cannula

Natalia Cymrot Cymbalista; Renato Garcia; Samir Jacob Bechara

Resumo: Introdução: O processo de envelhecimento na região infraorbital envolve a perda de volume, mudanças gravitacionais, e alterações de pele. Objetivo: Apresentar a classificação etiopatogênica e tratamento de olheiras causadas por mudanças no contorno da pálpebra inferior. Métodos: Uma nova técnica de preenchimento com ácido hialurónico é apresentada usando cânula romba através de um único orifício. Resultados: A reformulação da classificação das olheiras é útil para a decisão sobre a melhor opção terapêutica. A técnica descrita utilizando cânula com ponta romba se revelou segura e com bons resultados estéticos. Conclusão: O preenchimento com ácido hialurônico empregando esta nova técnica provou ser seguro, em comparação com outras pré-existentes.


Palavras-Chave: PÁLPEBRAS, REJUVENESCIMENTO, ÁCIDO HIALURÔNICO / ADMINISTRAÇÃO E DOSAGEM

Estudo comparativo do laser fracionado não ablativo 1340nm para rejuvenescimento facial: alta energia com passagem única versus energia média e passagem tripla

Comparative study of 1,340nm non-ablative fractional laser for facial rejuvenation: single pass at high energy versus three passes at medium energy

Valéria Barreto Campos; Juliana Merheb Jordão; Valéria Romero; Célia Luiza Kalil

Resumo:

Introdução: Atualmente há crescente procura de tratamentos não invasivos para o envelhecimento facial. Os lasers fracionados não ablativos promovem excelentes resultados, com efeitos colaterais reduzidos. Objetivos: Avaliar o rejuvenescimento facial, utilizando-se o lasers fracionados não ablativos 1340nm em alta energia com passagem única e em média energia com passagem tripla, mediante estudo prospectivo e comparativo. Métodos: 20 pacientes com envelhecimento facial foram tratadas com duas ou três sessões do laser a cada quatro semanas: a hemiface direita com lasers fracionados não ablativos 1340nm com fluência 90mJ, duração de pulso 5’, 100mtz/cm2, três passadas; a esquerda com fluência 120mJ, duração de pulso 5’, 100mtz/cm2 e passada única. As variáveis avaliadas foram manchas, rugas, porfirinas e aparência global. Resultados: As pacientes (n = 20) foram avaliadas a intervalos de seis a 24 meses. As análises fotográficas demonstraram melhora significativa das manchas no lado direito e das rugas de ambos os lados. Das 20 pacientes 18 apresentaram satisfação com o tratamento. Conclusão: O lasers fracionados não ablativos 1340nm demostrou-se alternativa atual, segura e eficaz para o rejuvenescimento facial. Para as manchas, o protocolo de energia média e passagem tripla demonstrou resposta superior. Nas rugas, entretanto, não houve diferença entre energia alta com passagem única e média com passagem tripla.


Palavras-Chave: LASER; REJUVENESCIMENTO; ENVELHECIMENTO FACIAL; FACE

Associação do microagulhamento ao peeling de fenol: uma nova proposta terapêutica em flacidez, rugas e cicatrizes de acne da face

Association of microneedling with phenol peeling: a new therapeutic approach for sagging, wrinkles and acne scars on the face

Emerson de Andrade Lima

Resumo:

Introdução: O papel benéfico dos peelings médios e do microagulhamento no fotoenvelhecimento e em cicatrizes revelam resultados satisfatórios. Objetivo: Estudo retrospectivo, descritivo e unicêntrico, avaliando os resultados da associação do peeling de fenol 88% e microagulhamento no tratamento de flacidez, rugas e cicatrizes de acne na face. Métodos: Foram considerados registros em prontuários e fotografias padronizadas prévias e três meses após o procedimento, de 28 pacientes com diagnóstico de rugas, flacidez ou cicatrizes de acne, tratados com peeling de fenol 88% seguido de microagulhamento com agulhas de 2,5mm. Quinze dias após o procedimento, foram registrados eventos e complicações. As avaliações clínica e fotográfica, de acordo com escala com as categorias muito bom, bom, razoável e ruim, foram realizadas pelo investigador três meses após o procedimento, quando também foram aplicados questionários de satisfação aos pacientes. Resultados: 12 paciente apresentaram apenas rugas e flacidez, cinco apenas cicatrizes de acne, e dez apresentaram ambos os quadros, com fototipos de I a III. O eritema persistiu por 30 dias, e a hiperpigmentação pós-inflamatória foi observada em sete dos 28 pacientes.Na avaliação clínica e por meio de fotografias, o autor considerou os resultados bons e muito bons. 100% dos pacientes relataram satisfação com os resultados. Conclusões: Observam-se bons resultados com a associação de fenol 88% e microagulhamento. Poucos pacientes apresentaram efeitos adversos, o que nos permite sugerir que o procedimento apresentou bom perfil de segurança.


Palavras-Chave: TERAPÊUTICA; REJUVENESCIMENTO; CICATRIZES

Fração vascular estromal, uma nova terapêutica no fotoenvelhecimento: estudo comparativo e controlado

Stromal vascular fraction, a new therapy in photoaging: a comparative controlled study

Kelly Cristina Signor; Denise Steiner; Dirlene Roth; Miguel Luiz Batista Júnior; Luciana Gasques de Souza; Kaltinaitis Benetton Nunes Hypolito dos Santos

Resumo:

Introdução: A fração vascular estromal derivada do tecido adiposo é fonte rica de diferentes células, contendo grande população de células-tronco, que tem capacidade de diferenciação para diversas linhagens. Em dermatologia, há diversos estudos sobre a eficácia das células-tronco, que apresentam ação antioxidante e efeitos no rejuvenescimento. No entanto, ainda são poucos os relatos sobre os efeitos antienvelhecimento da fração vascular estromal.
Objetivo: Avaliar a efetividade da fração vascular estromal no rejuvenescimento facial.
Métodos: Estudo prospectivo, comparativo e controlado, com 10 pacientes divididos em dois grupos e submetidos a tratamento do sulco nasogeniano com: Grupo 1: fração vascular estromal e Grupo 2: preenchedor convencional: hidroxiapatita de cálcio. Foram realizadas avaliações clínica, fotográfica e histológica com análise estatística dos dados.
Resultado: Ambas as técnicas produziram resultados satisfatórios e semelhantes.
Conclusões: A aplicação da fração vascular estromal é técnica relativamente nova que apresenta bons resultados clínicos, sendo opção promissora para o rejuvenescimento.


Palavras-Chave: CÉLULAS-TRONCO ADULTAS; ENVELHECIMENTO DA PELE; REJUVENESCIMENTO

Estudo epidemiológico de 740 áreas tratadas com criolipólise para gordura localizada

Epidemiological study of 740 areas treated with cryolipolysis for localized fat

Guilherme Olavo Olsen de Almeida; Carlos Roberto Antonio; Guilherme Bueno de Oliveira; Ivan Rollemberg; Renata Cristina Vasconcellos

Resumo:

Introdução: Uma das alternativas não invasivas para o tratamento da gordura localizada é a criolipólise que, mediante o congelamento dos adipócitos, diminui o volume de gordura na região em que foi realizado o procedimento. Objetivo: Descrever estatisticamente a experiência de um centro de referência para esse procedimento. Métodos: Estudo transversal com 251 pacientes submetidos à criolipólise, com análise epidemiológica dos dados dos pacientes. Resultados: 38 homens e 213 mulheres, com número total de áreas tratadas de 740. O terço inferior do abdômen anterior foi a região mais procurada, com 45,30% dos casos. 88% dos pacientes ficaram satisfeitos ou muito satisfeitos com o resultado. Quase todos os casos necessitaram de duas ou mais sessões para atingir esse de grau de satisfação. Conclusões: É método não invasivo para redução seletiva de gordura que demonstrou eficácia na diminuição do tecido subcutâneo, com efeitos colaterais mínimos e, neste estudo, reversíveis.


Palavras-Chave: LASERS; GORDURA ABDOMINAL; LIPÓLISE

Estudo comparativo, randomizado e duplo-cego do microagulhamento associado ao drug delivery para rejuvenescimento da pele da região anterior do tórax

Comparative, randomized, double-blind study of microneedling associated with drug delivery for rejuvenating the skin of the anterior thorax region

Célia Luiza Petersen Vitello Kalil; Valéria Barreto Campos; Christine Rachelle Prescendo Chaves; Luiza Helena Urso Pitassi; Stela Cignachi

Resumo:

Introdução: A pele fotodanificada da região anterior do tórax caracteriza-se por flacidez, rugas, hiperpigmentação, eritema, telangiectasias e atrofia. O microagulhamento tem sido usado para a entrega transdérmica de agentes ativos na pele através de microcanais, denominada drug delivery. Objetivo: Avaliação clínica do rejuvenescimento da pele da região anterior do tórax usando microagulhamento associado ao drug delivery. Métodos: Estudo duplo-cego randomizado, placebo controlado, realizado com 22 mulheres submetidas a três sessões de microagulhamento seguidas da aplicação tópica de um produto teste contendo ácido hialurônico e outros ativos ou placebo. A avaliação, por comparação fotográfica, foi realizada por dermatologista alheio ao estudo e pela aplicação aos pacientes de questionários de autoavaliação. Resultados: A avaliação clínica demonstrou melhora no rejuvenescimento global da pele da região anterior do tórax em 100% das pacientes. Sua análise estatística mostrou melhoria de 28% (p < 0,05), com o uso do produto teste em comparação ao do placebo. A aplicação dos questionários às pacientes demonstrou melhora de 30% naquelas tratadas com microagulhamento e produto teste. Conclusões: A técnica do microagulhamento associada à administração transdérmica de fármacos utilizada para rejuvenescimento proporciona melhora da aparência global da pele da região anterior do tórax com elevada tolerabilidade e satisfação.


Palavras-Chave: REJUVENESCIMENTO; COLÁGENO; ADMINISTRAÇÃO CUTÂNEA

Estudo comparativo: tratamento do rejuvenescimento de mãos utilizando a luz intensa pulsada isolada ou associada ao laser fracionado não ablativo 1340nm

Comparative study: Hands rejuvenation treatment using intense pulsed light isolatedly or associated with 1,340nm nonablative fractional laser

Valeria Campos; Luciana Maluf; Luz Marina Hannah Grohs; Stela Cignachi; Mariana Isis Wancizinski; Juliana Fávaro Izidoro; Fabiola Schauffler Stock; Marcella Ledo Martins Costa

Resumo:

Introdução: O dorso das mãos representa parte visível do corpo, e seu rejuvenescimento demanda atenção especial. A combinação de diferentes técnicas nessa área é importante para aumentar a eficácia dos tratamentos. Objetivo: Este estudo avaliou a eficácia clínica do laser fracionado não ablativo (Nd:YAP 1340nm) combinado com luz intensa pulsada (LIP) para rejuvenescimento das mãos. Métodos: Este estudo prospectivo e comparativo avaliou durante 90 dias 11 pacientes com envelhecimento nas mãos. Foram realizadas duas sessões com intervalo de duas semanas utilizando. IPL e Nd:YAP 1340nm laser na mão esquerda e apenas LIP na mão direita.Foram criados escores de 1 a 4 para pontuar a melhora clínica, segundo os seguintes parâmetros: rugas, pigmentação, brilho, ceratoses e rejuvenescimento global em relação à elasticidade e preenchimento de estruturas visíveis como ossos, tendões e vasos. Resultados: Ao analisar as frequências das categorias das variáveis estudadas observamos que houve melhora mais acentuada na mão esquerda. Na análise comparativa, o cálculo da média de cada aspecto para cada mão mostrou que a variável com melhor resposta foi rejuvenescimento global e que a mão esquerda apresentou melhora de maior representatividade nas características estudadas. Dez dos 11 pacientes revelaram-se mais satisfeitos com o tratamento combinado, sem a presença de efeitos adversos significativos. Conclusões: A associação do laser fracionado não ablativo 1340nm à LIP demonstrou ser segura e mais efetiva do que a LIP isolada no rejuvenescimento de mãos.


Palavras-Chave: LASER, REJUVENESCIMENTO, MÃOS.

Laser toning e drug delivery: estudo-piloto utilizando laser Q-switched Nd:YAG 1064nm

Laser toning and drug delivery: a pilot study using laser Q-switched laser 1064nm

Célia Luiza Kalil; Valéria Campos; Clarissa Prieto Herman Reinehr; Christine Rachelle Prescendo Chaves

Resumo:

Introdução: A técnica de laser toning é realizada com a modalidade Q-switched Nd:YAG 1064nm, com o objetivo de estimular a neocolagênese. A técnica também pode ser associada à aplicação de medicamentos apropriados para drug delivery, aumentando seu potencial de permeação cutânea.
Objetivo: Avaliar os resultados da técnica de laser toning Q-switched Nd:YAG 1064nm associada ao drug delivery por meio de estudo-piloto.
Métodos: Quatro pacientes realizaram quatro sessões do laser com aplicação de uma fórmula para drug delivery ou placebo, em intervalos quinzenais.
Resultados: Segundo a avaliação fotográfica, o laser toning promoveu melhora da acne, poros, rugas e sensibilidade. Quando associado ao drug delivery, houve superioridade nos resultados. Na avaliação clínica observaram-se diferenças apenas na análise de poros (+11%). 75% dos pacientes apresentaram erupção acneiforme.
Conclusão: Os resultados deste estudo-piloto demonstram que o laser toning pode ser potencializado quando associado ao drug delivery.


Palavras-Chave: LASERS; ADMINISTRAÇÃO CUTÂNEA; COLÁGENO; HIDROXIPROLINA; ÁCIDO HIALURÔNICO; ÁCIDO ASCÓRBICO

Metodologia alternativa para o estudo dos efeitos da radiação infravermelha-A sobre a pele humana

Alternative methodology for the study of infrared-A radiation effects on human skin

Samara Eberlin; Gustavo Facchini; Samir Eberlin; Ana Lúcia Tabarini Alves Pinheiro; Michelle Sabrina da Silva; Adriano da Silva Pinheiro; Adilson Costa

Resumo:

Introdução: A radiação infravermelha A (IV-A) causa alterações estruturais na pele, similares àquelas provocadas pela exposição prolongada à radiação ultravioleta. A avaliação de eficácia e segurança para produtos cosméticos concentra-se em ensaios in vitro e clínicos. Uma alternativa promissora é a utilização de fragmentos de pele humana provenientes de cirurgias plasticas eletivas, para avaliar os reais beneficios os reais benefícios clínicos de um produto aplicado topicamente.
Objetivo: O objetivo desta investigação foi correlacionar os efeitos da radiação IV-A, em biópsias e em fragmentos de pele ex vivo e cultura de fibroblastos humanos, pela quantificação dos mediadores MMP-1, TIMP-1 e GADD45a.
Métodos: Coleta de biópsias de 15 voluntárias após aplicações de IV-A durante cinco dias consecutivos. Exposição à radiação IV-A de fragmentos de pele humana provenientes de cirurgia plástica eletiva e cultura de fibroblastos humanos. Mensuração dos mediadores MMP-1, TIMP-1 e GADD45a para posterior comparação dos resultados.
Resultados: Nos três modelos utilizados a radiação IV-A induziu aumento de MMP-1, inibiu a síntese de GADD45a e não alterou os valores de TIMP-1.
Conclusão: Devido à correlação positiva dos modelos estudados, pode-se sugerir o uso de pele ex vivo como ferramenta plausível e sustentável para suprir diferenças entre conhecimentos gerados a partir de experimentos in vitro e clínico.


Palavras-Chave: FOTOENVELHECIMENTO DA PELE; METALOPROTEINASE 1 DA MATRIZ; RADIAÇÃO SOLAR; TÉCNICAS IN VITRO

Tratamento da onicomicose com laser NdYAG: resultados em 30 pacientes

Treatment of onychomycosis with Nd:YAG laser: results in 30 patients

Claudia Maria Duarte de Sá Guimarães

Resumo: Introdução: A onicomicose é responsável por mais de 50% das doenças que afetam as unhas. Vários fatores contribuem para a má resposta terapêutica tópica ou sistêmica. Objetivo: O presente trabalho monocêntrico, restrospectivo, visa observar a resposta ao laser ND-YAG 1064nm por parte de pacientes que não responderam a tratamentos anteriores. Métodos: 30 pacientes foram fotografados e submetidos a sessões de laser Nd-YAG 1064nm submilissegundo com controle de temperatura em tempo real, após a coleta de material para cultura para fungos. Resultados: Observou-se melhora clínica das unhas tratadas, com mínimo desconforto. Conclusões: O laser Nd-YAG 1064nm promove o aceleramento do crescimento das unhas e melhora o aspecto clínico das unhas tratadas.


Palavras-Chave: LASERS; LASERS DE ESTADO SÓLIDO; ONICOMICOSE; FOTOTERAPIA; ANÁLISE ESPECTRAL; TRICHOPHYTON.

Radiofrequência ablativa fracionada: um estudo-piloto com 20 casos para rejuvenescimento da pálpebra inferior

Fractional ablative radiofrequency: a pilot study of twenty cases involving rejuvenation of the lower eyelid

Gabriela Casabona; Carla Presti; Merlei Manzini; Carlos D'Apparecida Santos Machado Filho

Resumo: Introdução: A pele é um marcador da idade cronológica e da aparência, de grande importância para a autoestima e a qualidade de vida. A radiofrequência ablativa fracionada é um dos tratamentos que visam retardar os efeitos do envelhecimento. Objetivos: Descrever princípios de funcionamento, metodologia e resultados do rejuvenescimento em pálpebras inferiores tratadas com radiofrequência ablativa fracionada e consequente dano termal observado na histopatologia. Métodos: Foram selecionadas 20 pacientes do sexo feminino com envelhecimento da pele da pálpebra inferior para tratamento com o método. Em uma delas, submetida concomitantemente à blefaroplastia superior, foi realizada a radiofrequência ablativa fracionada no fragmento de pele a ser retirado da pálpebra superior para estudo anatomopatológico e mensuração do dano termal. A avaliação dos resultados clínicos foi realizada através de comparação fotográfica e análise de questionários de satisfação respondidos pelas pacientes. Resultados: A comparação fotográfica mostrou efeito de retração cutânea importante na pele das pálpebras inferiores, e a análise dos questionários revelou grau de satisfação significativo. Dez por cento dos pacientes apresentaram como complicação hiperpigmentação local reversível. Notou-se dano ablativo e não ablativo até derme reticular superficial com efeito termal desprezível nas laterais. Conclusão: A radiofrequência ablativa fracionada mostrou-se segura, eficaz e de baixo custo, porém, mais estudos devem ser realizados para determinar os melhores parâmetros, assim como o número de sessões para obtenção do melhor resultado com menor percentual de efeitos colaterais.


Palavras-Chave: TRATAMENTO POR RADIOFREQUÊNCIA PULSADA; REJUVENESCIMENTO; ENVELHECIMENTO DA PELE; TÉCNICAS DE ABLAÇÃO; COAGULAÇÃO POR LASER; LASERS.

Tratramento de hidrosadenite com laser ND:YAP 1340 NM

The use of 1,340nm ND:YAP laser to treat hidradenitis

Carlos Roberto Antonio; Guilherme Bueno de Oliveira; Maria Gabriela Gonçalves Coura; Lívia Arroyo Trídico; Luana Rocco Pereira; Solange Corrêa Garcia Pires D'Ávila

Resumo:

Introdução: A hidrosadenite é doença inflamatória crônica que tem impacto negativo na qualidade de vida dos pacientes e poucas opções terapêuticas eficazes. Atualmente, o uso de tecnologias a laser tem-se destacado para seu tratamento. Objetivo: Avaliar o uso do laser ND:YAP (Neodimiun: Ytrium Aluminum Peroviskita) 1340nm no tratamento de hidrosadenite. Métodos: Realização de quatro sessões de laser ND:YAP 1340nm em três pacientes portadoras de hidrosadenite. Resultados: Todas as pacientes apresentaram redução das lesões inflamatórias evidenciadas clínica e histopatologicamente. Conclusões: O laser ND-YAP 1340nm mostrou-se eficaz no tratamento de hidrosadenite neste trabalho, podendo representar nova opção terapêutica à hidrosadenite.


Palavras-Chave: HIDRADENITE; LASERS; TERAPIA A LASER

Pesquisa sobre o uso de lasers e outras tecnologias pelos associados da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Use of laser and other technologies by Brazilian Society of Dermatology members

Roberto A. de Mattos, Bogdana V Kadunc, Aldo Toschi, Samuel Mendes Peixoto, Anna C. Andriolo

Resumo: Introdução: Utilizou-se um questionário online para os 6517 associados da Sociedade Brasileira de Dermatologia contendo perguntas sobre a utilização de lasers e outras tecnologias no tratamento de doenças cutâneas ou alterações inestéticas.
Objetivo: Quantificar o uso destas tecnologias pelos dermatologistas, em cada região do Brasil e identificar as carências regionais.
Métodos: Foram elaboradas 17 questões a respeito de: local de utilização do aparelho, relação de propriedade com o equipamento, número e tipo de aparelhos utilizados, indicações clínicas e região do país à qual pertence o associado. O site da Sociedade Brasileira de Dermatologia foi usado como veículo por dois meses (fevereiro e março- 2011), sendo as respostas codificadas em gráficos com percentagens.
Resultados: Entre os 859 dermatologistas brasileiros que responderam ao questionário 68% utilizam os aparelhos em suas clínicas privadas, 32% são proprietários e 80% habitam nas regiões Sudeste/Sul do país.
Conclusões: Alguns dados foram surpreendentes como a variedade de aparelhos utilizados enquanto outros corresponderam à expectativa (concentração maior na região Sudeste). Com este mapeamento, a Sociedade Brasileira de Dermatologia pôde detectar como e onde os dermatologistas brasileiros utilizam este tipo de tecnologia, com a finalidade de auxiliar a difundir o seu uso em regiões de maior carência.


Palavras-Chave: LASERS, ANÁLISE ESTATÍSTICA, DERMATOLOGIA

Laser de Erbium 2940 nm fracionado com pulso duplo, para o fotorrejuvenescimento: estudo clínico e histopatológico dos efeitos no tecido cutâneo

2940-nm Erbium Laser, fractionated with dual pulse, for photorejuvenation: clinical and pathologic trial of eff ects on skin tissue

Roberto A. Mattos, Neusa Y.S. Valente, Mônica Senise, Valéria B. Campos

Resumo: Introdução: Há anos, o laser de Erbium 2940 nm é utilizado no tratamento do fotoenvelhecimento, com duração de pulso de 0,25 ms. Atualmente, tem sido mais usado na forma fracionada. Uma nova duração de pulso de 5 ms foi introduzida, na tentativa de promover a coagulação do tecido, além de ablação, melhorando sua atuação no tratamento. Objetivo: Verificar o mecanismo pelo qual os raios desse laser atuam sobre o tecido cutâneo, em sua forma fracionada e com pulso duplo, clínica e histopatologicamente. Material e métodos: Seis pacientes do sexo feminino com fotoenvelhecimento acentuado (graus III e IV, na classifi cação de Fitzpatrick) foram submetidas a essa técnica. Realizaram-se biópsias uma semana antes e dois meses após o tratamento, e foram feitas avaliações clínica e histológica com a utilização das seguintes colorações: hematoxilina-eosina, Verhoeff e tricrômico de Masson. Resultados: Houve melhora clínica importante em todas as pacientes e a histologia mostrou focos de dimensões compatíveis com as do raio do laser (microbeam) disparado, no qual ocorria redução da elastose solar. Em dois casos com resultados mais expressivos, essas áreas foram mensuradas. Conclusões: Clinicamente, houve melhora acentuada nas seis pacientes tratadas. Encontraramse alterações focais de dimensões semelhantes às dos raios disparados, enquanto estudos anteriores com Erbium 2940 nm fracionado apresentaram áreas não circunscritas de neocolagênese.


Palavras-Chave: REJUVENESCIMENTO, FOTOENVELHECIMENTO, LASERS

Uso do laser fracionado não ablativo NdYAP 1.340nm no tratamento da acne nódulo cística resistente à isotretinoína

Use of nonablative fractional 1,340nm Nd:YAP laser in the treatment of nodulocystic acne resistant to isotretinoin

Carlos Roberto Antonio; João Roberto Antonio; Guilherme Bueno de Oliveira; Lívia Arroyo Trídico; Mariana Perez Borim

Resumo: Introdução: A acne é uma das afecções da pele mais prevalentes, representando constante desafio aos dermatologistas, principalmente em casos graves, como a acne nódulo- cística, que pode apresentar resistência ao tratamento medicamentoso. A terapia tradicional inclui medicamentos tópicos e orais, que nem sempre são eficazes e muitas vezes provocam resistência bacteriana e efeitos colaterais. O uso do laser no tratamento da acne inflamatória cresceu ultimamente devido à facilidade desse tipo de terapia, a sua eficácia clínica e aos mínimos efeitos adversos. Objetivo: Avaliar a ação do laser fracionado em pacientes com acne nódulo-cística resistente ao tratamento com isotretinoína. Métodos: Realização de sessões de laserterapia com Nd:YAP em nove pacientes. Avaliação do grau de satisfação dos pacientes e comparação de fotografias realizadas antes e após o tratamento por dermatologistas não vinculados ao estudo. Resultados: Redução média de 65% das lesões inflamatórias, satisfação de todos os pacientes submetidos ao tratamento e aprovação na avaliação realizada pelos dermatologistas. Conclusões: O laser fracionado Nd:YAP mostrou-se eficaz no tratamento da acne inflamatória, podendo representar nova opção terapêutica para essa patologia, principalmente para os pacientes que não respondem ao tratamento convencional.


Palavras-Chave: ACNE VULGAR; LASERS; TERAPIA A LASER.

Luz Intensa Pulsada no tratamento de cicatrizes após queimaduras

Intense Pulsed Light in the treatment of scars caused by burns

Maria Otília Teixeira Abalí; Bruna Souza Félix Bravo; Dina Zylbersztejn

Resumo: Introdução: Cicatrizes após queimaduras têm potencial de causar transtorno clínico, social e funcional. O dermatologista deve estar apto a intervir nesse processo aliando o avanço tecnológico às técnicas tradicionais. Objetivo: avaliar a resposta da Luz Intensa Pulsada (LIP) em cicatrizes após queimaduras baseada em parâmetros clínicos descritos na escala internacional de Vancouver para cicatrizes. Métodos: estudo prospectivo com seis pacientes que foram submetidos a cinco sessões mensais de LIP (Luz Intensa Pulsada) sobre toda área de cicatriz. A análise dos resultados foi obtida a partir de três grupos de avaliação compostos por: três médicos pesquisadores, os pacientes incluídos no estudo e três médicos observadores através da escala de Vancouver e de um questionário nela baseado, além de uma nota geral em escala numérica respondida por todos os avaliadores. A variação de antes para depois do tratamento dos dados obtidos foi analisada pelo teste dos postos sinalizados de Wilcoxon. Resultados: observou-se queda estatística significativa nas análises de todos os parâmetros clínicos avaliados das cicatrizes antes e após término do tratamento. Conclusões: nosso trabalho representa um estudo piloto que demonstra as vantagens da LIP na abordagem deste tipo de cicatriz e que visa estimular estudos complementares para aprimoramento dessa tecnologia de baixo custo se comparada aos lasers.


Palavras-Chave: LASERS; TERAPIA DE LUZ PULSADA INTENSA; CICATRIZ; QUEIMADURAS.

A cosmiatria na perspectiva das mulheres: estudopiloto em três estados do Brasil

Cosmiatry from the perspective of women: a pilotstudy in three Brazilian states

Gustavo Martins; Fred Bernardes Filho; Leticia Soares Sasso; Marilda Aparecida Milanez Morgado de Abreu; Omar Lupi

Resumo:

Introdução: A indústria da beleza no Brasil é a terceira do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos e o Japão. Paradoxalmente, os estudos sobre os tratamentos estéticos da pele, em sua maioria, não fazem menção ao conhecimento populacional. A mulher moderna, cada vez mais inserida na sociedade, é a locomotiva que puxa o crescimento do mercado de beleza e estética Objetivos: Obter dados do conhecimento da população sobre tratamentos cosmiátricos. Métodos: Realizado um estudo descritivo, multicêntrico, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina com 600 mulheres entre 18 e 70 anos. Resultados: A maioria da população deseja corrigir as imperfeições de sua pele, porém há grande desconfiança sobre a eficácia dos tratamentos. O consultório dermatológico não é a principal fonte de informações das pessoas. Conclusão: O perfil de consumo nesse mercado sofre constantes alterações, e saber quais são os conhecimentos, os anseios e as dificuldades da população sobre esse tema é imprescindível, pois assim é possível dialogar e orientar os pacientes sobre esse crescente campo dermatológico que é a cosmiatria.


Palavras-Chave: ESTÉTICA, INDÚSTRIA DA BELEZA, LASERS, TOXINAS BOTULÍNICAS, CREME PARA A PELE.

Avaliação de uma técnica simplificada para tratamento de rítides da região perioral e periorbicular com laser de CO2

Evaluation of a simplified technique for the treatment of rhytids in the perioral and periorbicular regions with CO2 laser

Bhertha M. Tamura

Resumo: Introdução: O avanço alcançado pelo conceito de fracionamento para lasers ablativos otimizou os resultados dos tratamentos para fotorrejuvenescimento diminuindo as complicações e o tempo de recuperação pós-procedimento. Métodos: Avaliamos uma modificação da técnica clássica de resurfacing ablativo com laser de CO2 que não possui a opção de fracionamento, em que o operador faz controle visual do fracionamento deixando áreas de pele sã entre as áreas tratadas. Nove voluntárias entre 38 e 73 anos, apresentando fotoenvelhecimento moderado ou grave foram submetidas à técnica nas regiões perioral e periocular. O laser foi aplicado com fracionamento visual em três sessões para a região periocular e duas sessões para a região perioral. Os resultados, avaliados através de fotografia por dois profissionais não médicos, pelo médico operador e pela opinião do paciente, foram classificados em: nenhuma melhora, melhora discreta, melhora moderada e grande melhora. Resultados: As nove pacientes realizaram tratamento completo da região periorbicular e relataram: quatro (44%) grande melhora, e cinco (56%) melhora moderada. Das quatro pacientes que realizaram tratamento da região perioral três (75%) relataram grande melhora, e uma (25%), melhora moderada. A avaliação fotográfica dos profissionais não médicos foi idêntica à percepção das pacientes. Na avaliação do médico para região perioral três (33%) tiveram grande melhora, e seis (67%), melhora moderada; e para região perioral duas melhora moderada, e duas melhora discreta. A recuperação total da pele ocorreu entre 15 e 30 dias, sendo o eritema o sinal mais persistente. Conclusão: A técnica mostrou-se boa opção para a melhora das rugas periorais e periorbiculares.


Palavras-Chave: FOTOENVELHECIMENTO DA PELE, TERAPIA A LASER, LASER DE CO2

Rugas glabelares: estudo piloto dos padrões de contração

Glabellar wrinkles: a pilot study of contraction patterns

Ada Regina Trindade de Almeida, Elisa Raquel Martins da Costa Marques, Bogdana Victoria Kadunc

Resumo: Introdução: A atividade muscular na glabela provoca rugas perpendiculares à direção de contração dos músculos, hoje tratadas pela toxina botulínica.Variações interpessoais na forma de contração local, são exibidas durante a animação facial. Apesar dos inúmeros artigos publicados sobre o tema, os padrões de contração glabelar ainda não foram adequadamente estudados e classificados. Objetivo: Identificar e classificar os padrões de contração glabelar encontrados na população que recebe tratamento cosmético com toxina botulínica. Métodos: Análise retrospectiva de fotografias de 30 pacientes que receberam toxina botulínica para tratamento de rugas glabelares. De acordo com a predominância de movimentos de depressão, aproximação ou elevação da glabela, os padrões de contração foram identificados e classificados. Resultados: Cinco padrões foram identificados: 1) “U”, 2) “V”, 3) “Ômega”, 4) “Setas convergentes” e 5) “Ômega invertido”. A classificação permitiu identificar os músculos mais importantes em cada padrão de contração. Discussão/conclusão: Existem diferenças interpessoais na animação facial. A classificação das rugas glabelares permite tratamento mais acurado e individualizado com a toxina botulínica. Músculos mais recrutados recebem doses maiores ou maior número de pontos de aplicação. Os menos requisitados são poupados ou recebem doses menores, permitindo resultados mais eficazes e naturais.


Palavras-Chave: CLASSIFICAÇÃO, TOXINAS BOTULÍNICAS, REJUVENESCIMENTO

Tratamento do nevo de Ota em ocidentais de fototipos altos

Treatment of Nevus of Ota in patients from Western populations with high phototypes

Milena Cordeiro Afradique, Danielle de Paula Aguiar, Maluf Marcos Gabbay Belicha, Dina Zylberztejn, Bruna Souza Félix Bravo

Resumo: Introdução: O nevo de Ota é nevo melanocítico dérmico localizado na pele inervada pelos segundo e terceiro ramos do nervo facial. Ocorre principalmente em asiáticos. Nosso objetivo foi avaliar a resposta terapêutica em nossa população, em que são comuns os fototipos altos e características distintas das já estudadas. Métodos: estudo retrospectivo a partir da análise dos prontuários, busca ativa dos pacientes e aplicação de questionário. Todos foram tratados com o Q-Switched Nd:YAG laser 1064 associado ou não a ponteira de 532nm, com intervalo entre cada sessão variando de um a quatro meses, duração de pulso de 10ns, spot size de 3mm, frequência de um a 3Hz e fluência de 2-12J/cm2. Resultados: de acordo com a avaliação dos médicos pesquisadores, dos sete pacientes analisados, três tiveram melhora excelente (superior a 75%), dois tiveram resposta boa (entre 51 e 75%) e um resposta moderada (entre 25 e 50%). O grau de satisfação do paciente mostrou que quatro pacientes relataram estar muito satisfeitos e três satisfeitos. Os melhores resultados foram observados em pacientes com fototipos até IV e após sete sessões. Conclusões: os QS lasers se mostraram ferramenta útil na abordagem de pacientes com nevo de Ota e fototipos elevados.


Palavras-Chave: NEVO DE OTA, RESULTADO DE TRATAMENTO, LASERS

Estudo-piloto: tratamento de melasma com laser de Erbium fracionado não ablativo (1.540nm)

Treating melasma with (1540 nm) fractional non-ablative erbium laser: a pilot study

Mônica Manela-Azulay, Juliano Borges

Resumo: Introdução: O melasma constitui desordem pigmentar frequente. Apesar disso, o tratamento é frustro, e a doença segue curso indolente. Despigmentantes ainda são a principal forma de tratamento. Recentemente, os lasers surgiram como nova opção.
Objetivo: Determinar de modo preliminar o efeito da fototermólise fracionada não ablativa no melasma resistente.
Métodos: Dez pacientes com melasma resistente foram selecionados. Realizaram-se três sessões, com intervalo mensal, de laser de Erbium fracionado não ablativo de 1.540nm, com ponteira de 15mm. Nenhum outro tratamento foi realizado nos três meses anteriores ou posteriores. A energia utilizada variou entre oito e 15mJ/MB. A duração de pulso foi de 15ms. As respostas foram avaliadas pelo médico pesquisador e pelos pacientes.
Resultados: Sete pacientes concluíram o estudo, tendo os outros três sido afastados devido a efeitos colaterais. Na opinião do médico examinador os sete obtiveram melhora de 50% a 75% um mês depois da última sessão. Para cinco pacientes a melhora em um mês variou de 50% a 75%, e para dois pacientes de 75% a 100%. As impressões prévias se mantiveram após três meses, tanto para o médico examinador quanto para os pacientes.
Conclusões: Apesar dos resultados preliminares satisfatórios, novos estudos tornam-se necessários, no intuito de estabelecer protocolos mais eficientes com seguimento de longo prazo, visando observar possíveis recidivas e eventuais rebotes.


Palavras-Chave: MELANOSE, LASERS, RESULTADO DE TRATAMENTO

Excimer Laser no tratamento do vitiligo em 123 pacientes: estudo retrospectivo

Treating vitiligo with Excimer laser: a retrospective study

Carlos Roberto Antonio, João Roberto Antonio, Aline Maria de Vita Marques

Resumo: Introdução: O vitiligo é cosmeticamente desfigurante e pode causar significativa mor- bidade psicológica. A maioria das terapêuticas requer tratamento longo e pode levar a resultados decepcionantes. Recentemente, o Eximer laser-308nm revelou ser efetivo no tratamento de vitiligo.
Objetivo: Neste estudo retrospectivo foram analisadas a eficácia e satisfação dos pacien- tes que usaram Eximer laser-308nm no tratamento de manchas de vitiligo em diferentes regiões anatômicas.
Métodos: Participaram 123 pacientes com vitiligo generalizado ou localizado, apresen- tando 321 lesões. Os pacientes foram tratados em clínica privada de 2007 a 2010. A aná- lise da resposta ao tratamento foi feita por comparação de registros clínicos e fotográficos obtidos antes e após o tratamento, por dois examinadores independentes.
Resultados: Setenta e sete dos 123 pacientes apresentaram repigmentação superior a 60%; 26 entre 40 e 59%; e 20% tiveram repigmentação inferior a 39%. Lesões na face res- ponderam melhor ao tratamento do que as localizadas em outras regiões corporais. As áreas menos sensíveis foram cotovelos, mãos e pés. De forma geral, os pacientes ficaram satisfeitos com o tratamento.
Conclusões: O uso do Excimer laser para tratamento do vitiligo foi eficaz, seguro e levou a resultados cosmeticamente satisfatórios com melhora da autoestima dos pacientes.


Palavras-Chave: VITILIGO, LASERS DE EXCIMER, FOTOTERAPIA

Avaliação clínica e histológica de pacientes com melasma refratário tratadas com laser de érbio: Yag fracionado

Clinical and histological evaluation of patients with refractory melasma treated with fractional Erbium:YAG laser

Giseli de Mattos Diosti, Fabiane Mulinari-Brenner, José Filus Neto, Betina Werner, Alexandre do Nascimento, Flávio Meingast Piva

Resumo: Introdução: Melasma é hiperpigmentação adquirida que afeta primariamente a face, e acomete mais comumente mulheres de pele escura. Diversas são as terapias utilizadas para seu tratamento; seu manejo clínico a longo prazo, entretanto, permanece um desafio.
Objetivos: Avaliar a eficácia do laser de érbio: YAG fracionado, analisar histologicamente as características usuais do melasma e a quantidade de pigmento na epiderme e derme antes e após o tratamento.
Métodos: Dez pacientes foram submetidas a três sessões do laser de érbio: YAG fracionado ablativo com intervalo de um mês de uma para outra. As pacientes foram biopsiadas antes e após o tratamento. Foram realizadas avaliações clínicas subjetivas e objetivas, antes, durante e após o tratamento.
Resultados: Não foi observada melhora do escore Masi ao longo do tratamento. Histologicamente foram observadas hiperpigmentação da camada basal e deposição de pigmento em derme superficial. Em sete casos observou-se redução no grau de hiperpigmentação da epiderme, sem significância estatística.
Conclusões: O tratamento do melasma com o laser de érbio: YAG fracionado ablativo não se mostrou efetivo, apesar de haver tendência a diminuição dos escore Masi e no grau de hiper-pigmentação da epiderme, sugerindo que o laser de érbio: YAG pode ser capaz de melhorar tanto clínica quanto histologicamente o grau de hiperpigmentação da pele.


Palavras-Chave: MELANOSE, LASERS, ERBIO

Eficácia in vitro e clínica do uso cosmético tópico de fitoestrógenos em pele fotoenvelhecida

In vitro and clinical efficacy of the use of phytoestrogens-based topical cosmetic use in photoaged skin

Resumo: Introdução: O tratamento do envelhecimento cutâneo representa um desafio clínico.
Objetivos: Avaliar a eficácia in vitro e in vivo, e a segurança clínica de cosmético com fitoestrógenos na abordagem do fotoenvelhecimento.
Métodos: A etapa in vitro foi realizada pela análise da expressão gênica de fibronectina e pró-colágeno, avaliação da atividade imunomoduladora e análise histoquímica e por imunofluorescência da pele e da junção dermoepidérmica com o produto analisado. No estudo clínico in vivo foi 76 mulheres, foram randomizadas em dois grupos: o Grupo A usou creme contendo complexo de fitoestrógenos e FPS 20 duas vezes ao dia, enquanto o Grupo B usou este mesmo creme associado a outro com função de antienvelhecimento aplicado à noite. O estudo durou 120 dias tendo sido realizadas mensalmente avaliações médicas, da voluntária, ultrassonografia (20MHz), fotografias e biópsias pré e pós-tratamento.
Resultados: No estudo in vitro houve aumento na expressão de fibronectina e procolágeo, potencial imunomodulador, representado pelo aumento de IL-1a diminuição de IL-10; melhora da integridade da JDE, aumento da viabilidade e espessura da epiderme, e da síntese de colágeno. in vivo: melhora global subjetiva da aparênciada pele da face; redução de manchas, eritema, poros e porfirina cutânea. O ultrassom e a biópsia revelaram aumento da densidade dérmica (52,7%) e de fibras dérmicas (22,25%), respectivamente.
Conclusões: Fitoestrógenos tópicos melhoram a condição geral da pele, avaliada clínicamente, histológicamente e por ultrassonografia; acrescentam-se resultados in vitro de aumento da síntese de fibronectina, prócolágeno e colágeno, melhoria da integridade da junção dermoepidérmica e restauração da resposta imunológica da pele.


Palavras-Chave: COLÁGENO, FOTOENVELHECIMENTO, ENVELHECIMENTO DA PELE

Microagulhamento: estudo experimental e classificação da injúria provocada

Microneedling experimental study and classification of the resulting injury

Emerson Vasconcelos de Andrade Lima, Mariana de Andrade Lima, Daniela Takano

Resumo: Introdução: Observa-se atualmente tendência à indicação de procedimentos pouco invasivos isolados ou combinados no tratamento de estrias, cicatrizes e envelhecimento. O microagulhamento é opção que estímula a produção de colágeno, sem provocar a desepitelização total observada nas técnicas ablativas. Objetivo: Estudo experimental, para estabelecer a relação do comprimento das agulhas dos cilindros utilizados para o microagulhamento, com a profundidade do dano. Método: Foram realizadas e biopsiadas áreas de microagulhamento, em pele de porco vivo, com cilindros contendo 192 agulhas de 0,5 a 2,5mm. Resultados: O exame microscópico imediatamente após o procedimento revelou ectasia vascular com extravasamento de hemácias, acometendo a derme papilar com agulhas 0,5mm e estendendo-se à derme reticular com as agulhas de maior comprimento. Os autores propõem classificação da injúria em leve (agulhas de 0,5mm), moderada (agulhas de um e 1,5mm) e profunda (agulhas de dois a 2,5mm). Conclusão: O microagulhamento pode ser indicado para amplo espectro de alterações quando o objetivo é o estímulo da produção de colágeno. O estabelecimento de uma relação entre o comprimento da agulha utilizada e o dano provocado na pele facilita a escolha do instrumento nas diferentes indicações.


Palavras-Chave: DESENHO EXPERIMENTAL, COLÁGENO, CICATRIZAÇÃO, PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS AMBULATORIAIS, REJUVENESCIMENTO

Experiência em laserlipólise: casuística de 120 casos no período de 2004 a 2010

Laserlipolysis experience: findings from 120 cases studied from 2004 to 2010

Sandra Tagliolatto, Vanessa Barcellos Medeiros, Patrícia Cristiane de Sousa Teresani , Oriete Gerin Leite, Janaína Vilela Filipe, Carla Bassanezi Mazzaro, Patrícia Accione Rover, Renata Rita Oliveira Fernandes

Resumo: Introdução: A laserlipólise é técnica emergente no tratamento da gordura localizada e na retração cutânea. Essa opção terapêutica tem demonstrado vantagens em relação à lipoaspiração convencional, com menor tempo de recuperação pós-operatória e menores efeitos adversos.
Objetivo: Relatar experiência em laserlipólise e avaliar a técnica quanto a sua segurança e eficácia.
Métodos: Estudo retrospectivo de 120 pacientes submetidos a laserlipólise através do uso de dois aparelhos, com diferentes comprimentos de onda, o laser de 1064-nm Nd:YAG e o laser de diodo 924nm/975nm.
Resultados: Houve significativas redução da gordura localizada, definição do contorno corporal e retração da pele em todos os pacientes analisados, segundo seguimento clínico e fotográfico. Cento e oito pacientes revelaram satisfação com o uso do método. Não ocorreram casos de cicatrizes atróficas, hiperpigmentação, hipopigmentação ou infecção.
Conclusões: A laserlipólise realizada com indicação criteriosa oferece aos médicos e pacientes opção terapêutica segura e com alto grau de satisfação no tratamento da gordu- ra localizada e flacidez da pele.


Palavras-Chave: LASERS, LIPECTOMIA, GORDURA SUBCUTÂNEA, COLÁGENO

Laser de érbio 2940nm fracionado no tratamento do fotoenvelhecimento cutâneo da face - avaliação após 15 meses

Use of 2,940 erbium fractional laser in the treatment of facial photodamaged skin. 15 months follow-up

Ane Beatriz Mautari Niwa, Juliana Marcondes Macéa, Danielle Shitara do Nascimento, Luís Torezan, Nuno Eduardo Sanches Osório

Resumo: Introdução: Os procedimentos fracionados ablativos oferecem resultados consistentes, com menor tempo de recuperação e menor risco de efeitos adversos do que os ablativos não fracionados. Objetivo: Avaliar os efeitos de uma nova tecnologia fracionada ablativa com laser de érbio (2.940nm) no fotoenvelhecimento facial. Métodos: Pacientes femininas com fotodano moderado na face foram submetidas ao tratamento com laser de érbio 2,940 nm fracionado (Palomar Inc., Burlington MA). Os parâmetros variaram de 5 a 9 mJ/µb com duração de pulso de 250 microssegundos a 5 milissegundos. Foram realizadas duas a seis passadas com 50% de sobreposição. As avaliações clínicas ocorreram 3 dias, 1,4,8 e 12 semanas, e 15 meses após o procedimento. Três dermatologistas não envolvidos no estudo avaliaram a melhora global do fotodano antes e após 3 meses, através de fotografias digitais e de acordo com a seguinte escala: grau 1=melhora menor que 25%; grau 2=melhora de 26-50%; grau 3=melhora de 51-75% e grau 4=melhora de 76 a 100%. Resultados: Doze pacientes (n=12) femininas, com idade variando de 48 a 78 anos foram incluídas.A avaliação após 3 meses, demonstrou que 23% das pacientes obtiveram grau 3, 55% grau 2 e 22% grau 1. Melhora significativa (grau > 2) foi observada em 78% e 63% das rugas periorbitárias e periorais respectivamente. Dois pacientes desenvolveram hiperpigmentação pós-inflamatória transitória. Conclusão: O laser com érbio fracionado mostrou-se eficaz e seguro no tratamento do fotoenvelhecimento moderado. Use of 2940 Erbium fractional laser in the treatment of photodamaged skin: clinical evaluation and follow up.


Palavras-Chave: ERBIO, LASERS, TÉCNICAS DE ABLAÇÃO, REJUVENESCIMENTO, TERAPIA A LASER

Estudo comparativo de uso de Laser de diodo (810nm) versus luz intensa pulsada (filtro 695nm) em epilação axilar

Diode laser versus intense pulsed light in axillary epilation

Fernanda Homem de Mello de Souza, Camila Ferrari Ribeiro, Silvelise Weigert, Juliano Villaverde Schmidt, Lincoln Zambaldi Fabricio, Deborah Skusa de Torre Ataíde

Resumo:

Introdução: Laser de diodo e luz intensa pulsada estão entre as tecnologias mais uti- lizadas para fins epilatórios.
Objetivo: Comparação entre essas técnicas na epilação axilar.
Métodos: 15 pacientes de fototipos II e III foram submetidas a três sessões regulares de luz intensa pulsada (695nm) – Plataforma Quantum HR® (Lumenis,Yokneam, Israel) na axila direita e Laser de diodo (810nm) – Light Sheer ® (Lumenis,Yokneam, Israel) na axila esquerda. Foi realizada contagem de pelos pré e pós-tratamento, além de aplicado ques- tionário sobre efeitos adversos, dor e satisfação das pacientes.
Resultados: O escore de dor foi significativamente maior para a luz intensa pulsada, assim como o grau de inflamação (p<0,01 e p=0,03).Houve correlação significativa entre a fluência utilizada, a dor atribuída e o grau de inflamação para as duas técnicas (p<0,05). Ambas as técnicas proporcionaram redução significativa e semelhante na densidade de pelos. As pacientes consideraram o resultado final similar, porém à luz intensa pulsada foram atribuídos maiores efeitos colaterais. Não houve diferença na proporção de prefe- rência entre os diferentes métodos (p=0,80).
Conclusão: Na amostra estudada, com os parâmetros descritos, houve menor dor e incidência de efeitos colaterais com o uso do Laser de diodo em comparação à luz inten- sa pulsada, e eficácia semelhante entre as duas técnicas.


Palavras-Chave: DEPILAÇÃO, PELOS, LASERS

Melasma e laser fracionado não ablativo (1540nm): um estudo prospectivo

Melasma and non-ablative (1540 nm) laser: a prospective study

Denise Steiner, Carla Arantes Bertolucci Buzzoni, Fernanda Ayres de Morais e Silva, André César Antiori Freire Pessanha, Elisangela dos Santos Boeno, Thiago Vinicius Ribeiro Cunha

Resumo: Introdução: Diversos tratamentos têm sido propostos para o melasma porém todos com variáveis limitações. Em 2006 a FDA aprovou a fototermólise fracionada para o tratamento dessa dermatose. Objetivos: Avaliar a evolução clínica, através de métodos objetivos, de pacientes com melasma tratadas isoladamente com a fototermólise fracionada. Métodos: Estudo de intervenção terapêutica, aberto, prospectivo, de 20 pacientes com diagnóstico clínico de melasma. Os critérios de exclusão foram terapia hormonal, uso de retinoides orais, infecções cutâneas, gravidez e amamentação. Foram realizadas três sessões de laser fracionado não ablativo a intervalos de quatro semanas. Os parâmetros utilizados foram: Pulso = 15ms e energia crescente a cada sessão = 8 - 10 - 12J. Masi e colorimetria (com índices ITA, L, a, b) foram os parâmetros de avaliação utilizados antes do tratamento e quatro semanas após sua última sessão. Resultados: Completaram o estudo 18 pacientes do sexo feminino com idade entre 23 e 48 anos e fototipos de II a IV (Fitzpatrick). Realizaram-se o Masi em 17 e a colorimetria nas 18 pacientes. Houve redução estatisticamente significante da escala Masi (p < 0,0001, IC95%) e aumento médio dos índices L (p = 0,0003, IC 95%) e ITA (p = 0,0017, IC 95%) na colorimetria, traduzindo redução da pigmentação. Conclusões: A fototermólise fracionada mostrou-se opção segura e eficaz para o tratamento do melasma, apontando para alternativa a se somar aos tratamentos convencionais.


Palavras-Chave: MELANOSE, LASERS, COLORIMETRIA

Como eu faço ?

Preenchimento dos sulcos orbital inferior e naso-jugal com ácido hialurônico de baixa concentração: uma nova técnica de aplicação

Filling of the orbital inferior area and nasojugal groove with low concentration hyaluronic acid: a new application technique

Daniel Dal’Asta Coimbra

Resumo: As técnicas não-cirúrgicas utilizadas para o rejuvenescimento da região orbicular tem gerado discussões, pricipalmente as injeções de ácido hialurônico para a correção de depressões locais. Apesar das técnicas descritas e produtos utilizados trazerem bons resultados, ainda estão associadas a alterações da cor, irregularidades na superfície cutânea, edema local e tempo de recuperação. Na tentativa de amenizar esses efeitos indesejaveis, 30 pacientes foram tratados com ácido hialurônico de baixa concentração, com a deposição lenta e seqüencial de pequenas gotas lembrando um rosário,em plano superficial,. Esta técnica trouxe bons resultados estéticos, facilidade na aplicação, e menor risco de complicações e efeitos indesejados.


Palavras-Chave: ÁCIDO HIALURÔNICO, ORBITA, REJUVENESCIMENTO

Educação médica continuada

Complicações com o uso de lasers.Parte I: lasers não ablativos não fracionados

Complications in laser dermatologic surgery Part I: Non-fractional non-ablative lasers

Ana Beatriz Palazzo Carpena El Ammar, Francine Batista Costa, Célia Luiza Petersen Vitello Kalil, Valeria B. Campos

Resumo: Atualmente os procedimentos com laser são amplamente utilizados na prática dermatológica por serem pouco agressivos, proporcionarem ótimos resultados e pós-operatório com rápida recuperação. São indicados para o tratamento do fotoenvelhecimento e remoção ou atenuação de alterações vasculares, pigmentares, cicatrizes e pelos.Apresentam perfil de alta segurança; contudo, se utilizados inadequadamente podem causar complicações. O objetivo deste estudo é promover o reconhecimento dos efeitos colaterais que os diversos lasers e seu manejo podem causar, uma vez que existem poucos trabalhos a respeito. Isso é fundamental para o melhor atendimento do paciente, prevenindo morbidades e sequelas. Na parte I abordam-se os efeitos colaterais provocados pelos lasers não ablativos e não fracionados, e na parte II os relativos aos lasers ablativos fracionados e não fracionados e lasers não ablativos fracionados.


Palavras-Chave: LASERS, COMPLICAÇÕES PÓS-OPERATÓRIAS, EPILAÇÃO, TERAPIA A LASER, HIPERPIGMENTAÇÃO

Hormônios no rejuvenescimento: revisão de sua real eficácia

Hormones in rejuvenation: a review of their true effectiveness

Carlos Roberto Antonio; João Roberto Antonio; Cynthia Squiapati Graciano; Lívia Arroyo Trídico

Resumo: Os hormônios possuem grande importância no envelhecimento devido à diminuição de alguns durante esse processo. Dessa forma, existe a hipótese de que a reposição hormonal possa retardar o envelhecimento. Diante do crescente interesse em tratamentos rejuvenescedores que apresentem bons resultados, a terapia de reposição hormonal tem-se destacado no meio científico. Esta revisão analisa o papel do hormônio do crescimento, da melatonina, da desidroepiandrosterona e dos hormônios bioidênticos no rejuvenescimento. Buscamos, também, avaliar resultados de estudos de terapia de reposição hormonal, observando riscos e benefícios do uso desses hormônios considerados "fonte da juventude".


Palavras-Chave: HORMÔNIOS, REJUVENESCIMENTO, HORMÔNIO DO CRESCIMENTO HUMANO, MELATONINA, DESIDROEPIANDROSTERONA

Drug delevery assistido por lasers: revisão

Laser assisted drug delivery: a review

Célia Kalil; Valéria Campos; Clarissa Prieto Herman Reinehr; Christine Rachelle Prescendo Chaves

Resumo:

A via tópica de entrega de medicamentos é essencial na dermatologia. O drug delivery otimiza a penetração de medicamentos e, realizado por lasers, ocorre de forma uniforme e controlada. O grau de evidência do drug delivery está em investigação para diversos medicamentos. Além disso, a técnica é excelente associação com a atuação dos lasers para rejuvenescimento e para tratamento de doenças dermatológicas.
Conclusão: O uso de lasers para drug delivery é promissor: enquanto algumas substâncias possuem estudos clínicos que permitem indicar sua realização, outras necessitam de estudos controlados e com maior tempo de seguimento para sua avaliação.


Palavras-Chave: LASERS; ADMINISTRAÇÃO CUTÂNEA; ABSORÇÃO CUTÂNEA; SISTEMAS DE LIBERAÇÃO DE MEDICAMENTOS; VIAS DE ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS

Alterações histológicas dos tipos de colágeno após diferentes modalidades de tratamento para remodelamento dérmico: uma revisão bibliográfica

Histological changes of collagen types after different modalities of dermal remodeling treatment: a literature review

Marisa Gonzaga da Cunha; Francisca Daza Paravic; Carlos A. Machado

Resumo:

Uma série de alternativas de tratamento está disponível para restaurar e aumentar o colágeno dérmico. O objetivo desta revisão, apoiada em artigos selecionados na base de dados PubMed, é estudar o efeito histológico de quatro modalidades para o rejuvenescimento da pele: luz intensa pulsada, laser fracionado não ablativo, laser fracionado ablativo e indução percutânea de colágeno. As implicações terapêuticas de cada tipo de tratamento dependerão do tipo de colágeno induzido e de sua capacidade para provocar uma resposta de cura versus uma resposta regenerativa de cicatriz fibrótica. A luz intensa pulsada e a indução percutânea de colágeno produziram resposta de cura regenerativa com aumento de colágeno tipo I.


Palavras-Chave: LUZ INTENSA PULSADA; TERAPIA A LASER; COLÁGENO; REJUVENESCIMENTO; ENVELHECIMENTO DA PELE

Fontes de energia não laser no rejuvenescimento: parte II

Non-laser energy sources on rejuvenescence: part II

Roberto Mattos, Alexandre Filippo, Luiz Torezan, Valéria Campos

Resumo: Concomitantemente aos lasers, foram introduzidos na dermatologia aparelhos de luz pulsada. Sua tecnologia é diferente dos lasers, baseando-se na emissão de fótons que têm como alvos a melanina, a hemoglobina e a água contida no colágeno. Os aparelhos atuais possuem muitos itens de segurança, o que torna os tratamentos efi cazes e seguros. Novas tecnologias foram desenvolvidas visando ao combate à fl acidez: radiofrequência, baseada na emissão de elétrons, e luz infravermelha. Mais recentemente, a terapia fotodinâmica tem sido aplicada para o rejuvenescimento, com o intuito de estimulação do colágeno.


Palavras-Chave: LUZ PULSADA, LUZ INTENSA PULSADA, RADIOFREQUÊNCIA, INFRAVERMELHO, REJUVENESCIMENTO

Remoção de tatuagens com laser: revisão de literatura

Laser assisted tattoo removal: a literature review

Carla Gregório Barbosa de Oliveira; Simão Cohen; Valter Alves

Resumo: A tatuagem está presente na cultura do homem desde o começo da civilização. Tentativas de remoção de tatuagens também são muito antigas. São relatados para remoção de tatuagens os seguintes procedimentos: dermoabrasão, retirada cirúrgica e procedimentos com lasers. Os lasers mais utilizados para remoção de tatuagens são: QS- Nd:YAG (1064 e 532nm), QS Rubi (694nm) e QS Alexandrite (755nm). Nossa revisão visa ao estudo do mecanismo de ação dos lasers na remoção de tatuagens e sua indicação correta para cada tipo de pigmento, além da descrição das complicações e a melhor forma de as prevenir.


Palavras-Chave: LASERS; TERAPIA A LASER; TATUAGEM.

Complicações com o uso de lasers. Parte II: laser ablativo fracionado e não fracionado e laser não ablativo fracionado

Complications in laser dermatologic surgery. Part II: fractional and non-fractional ablative laser and fractional non-ablative laser

Francine Batista Costa, Ana Beatriz Palazzo Carpena El Ammar, Valeria B. Campos, Célia Luiza Petersen Vitello Kalil

Resumo: Os lasers ablativos convencionais removem completamente a epiderme e parte da derme e promovem excelentes resultados no fotoenvelhecimento.Apesar disso, os lasers não ablativos tornaram-se mais populares devido ao reduzido tempo de recuperação e menor risco de efeitos colaterais, pois causam dano térmico na derme e não removem a epiderme.Recentemente foi introduzido o fracionamento nesses lasers com o objetivo de se obter sistema tão eficiente quanto o dos ablativos e tão seguro quanto o dos não ablativos. Os lasers ablativos fracionados formam colunas de ablação total dermoepidérmica, e os não ablativos fracionados criam zonas microscópicas de lesão térmica dermoepidérmica deixando íntegro, entretanto, o extrato córneo.


Palavras-Chave: LASERS, DIÓXIDO DE CARBONO, COMPLICAÇÕES PÓS-OPERATÓRIAS, REJUVENESCIMENTO, FOTOENVELHECIMENTO

Ácido hialuronico no rejuvenescimento do terço superior da face: revisão e atualização. Parte 2: regiões temporal e supraórbitária

Hyaluronic acid in the rejuvenation of the upper third of the face: review and update. Part 2: temporal and supraorbital regions

Ada Regina Trindade de Almeida; Gabriel Ângelo de Araújo Sampaio; Natássia Pinheiro Lavor Queiroz

Resumo:

As técnicas não invasivas para rejuvenescimento facial tiveram crescimento exponencial nos últimos anos. O maior entendimento das alterações anatômicas envolvidas no processo do envelhecimento foi acompanhado por rápida evolução na forma de abordar estas alterações e pela expansão de substâncias e tecnologias usadas para este fim.
A reposição de volume, particularmente com o ácido hialurônico vem ocupando lugar de destaque pela facilidade de obtenção e utilização, resultados imediatos e duradouros, reversibilidade e segurança quando bem utilizados.
O objetivo deste segundo artigo é oferecer revisão da literatura e atualização sobre o uso de preenchedores de ácido hialurônico no rejuvenescimento das regiões temporal e supraorbitária.


Palavras-Chave: PREENCHEDORES DÉRMICOS, ÁCIDO HIALURÔNICO; REJUVENESCIMENTO

Novas Técnicas

Preenchimento labial com microcânulas

Lip filling with microcannulas

Andre Vieira Braz, Luana Vieira Mukamal

Resumo: Trata-se da descrição de técnica de preenchimento labial com ácido hialurônico utilizando microcânulas, que diminui muito o número de pertuitos necessários ao método convencional com agulhas e reduz a possibilidade de injeção intravascular do produto, além de restringir o risco de ruptura de estruturas nobres, como vasos e nervos, devido à ponta romba. Os resultados encontrados confirmam a menor ocorrência de efeitos indesejáveis e alto grau de satisfação de médicos e pacientes.


Palavras-Chave: ÁCIDO HIALURÔNICO, LÁBIO, REJUVENESCIMENTO

Tratamento de onicomicose dos háluces por dermatófito com laser Nd: YAG 1064nm

Treatment of dermatophyte onychomycosis of the haluces with 1064 Nd: YAG laser

Renata Heck; Cristina Rossi; Isabel Cristina Palma Kuhl; Lucio Bakos

Resumo:

A onicomicose é uma doença muito prevalente em nosso meio, cujos tratamentos atuais apresentam baixas taxas de cura, potenciais efeitos adversos e interações medicamentosas que limitam seu uso. Estudos recentes apresentam a laserterapia como uma nova opção terapêutica segura e eficaz. Foi realizado este tratamento em 12 pacientes, num total de 20 unhas acometidas, com 3 sessões de aplicação do laser Nd:YAG 1064nm pulso longo, com intervalo de duas semanas entre elas. Os resultados corroboram os dados atuais de boa resposta clínica e segurança deste novo método.


Palavras-Chave: ONICOMICOSE, LASERS, TRATAMENTO AVANÇADO.

Preenchimento do sulco nasojugal e da depressão infraorbital lateral com microcânula 30G

Filling of the nasojugal fold and the lateral infraorbital depression with a 30G microcannula

André Vieira Braz, Bruno Olavarria Aquino

Resumo: As técnicas de preenchimento do sulco nasojugal com ácido hialurônico são amplamente discutidas pelos dermatologistas, cirurgiões plásticos e oftalmologistas, inexistindo, entretanto, consenso a esse respeito nas recentes revisões bibliográficas. Pelo fato de o sulco nasojugal localizar-se em topografia de pele delgada, próxima ao globo ocular, e ser em região muito vascularizada, a aplicação de ácido hialurônico com agulhas, pode trazer complicações indesejáveis como: injeção intravascular, equimoses e hematomas. Assim, desenvolvemos técnica inovadora de preenchimento com ácido hialurônico nessa área, em retroinjeção e com microcânula 30G, sempre após criteriosa avaliação do paciente.


Palavras-Chave: ÁCIDO HIALURÔNICO, STAPHYSAGRIA, REJUVENESCIMENTO

Ácido Poli-L-láctico na região medial dos braços

Poly-L-lactic acid in the rejuvenation of the medial and anterior arms

Daniel Dal’Asta Coimbra, Adriana Gutstein da Fonseca Amorim

Resumo: O ácido poli-L-láctico é poliéster alifático, polímero do ácido láctico. É substância biocompatível, completamente absorvível e imunologicamente inerte. Sua ação baseia-se no incremento do tecido dérmico através do estímulo à produção de colágeno. A aplicação dessa substância na face já é bastante conhecida, porém há poucas publicações sobre seu uso extrafacial. Descreve-se técnica de rejuvenescimento da região medial e anterior dos braços através da aplicação do ácido poli-L-láctico na derme profunda.


Palavras-Chave: REJUVENESCIMENTO, PELE, BRAÇO

Correção de transplante capilar inestético

Correction of unaesthetic hair transplantation

Renata Indelicato Zac, José Rogério Régis, Patrícia Jannuzzi Vieira e Oliveira, Daniela Rezende Neves, Kleber de Sousa Silveira

Resumo: Transplantes capilares utilizando técnicas ultrapassadas e enxertos grandes resultam em aparência inestética e desfigurante. A naturalidade dos resultados foi conseguida mais recentemente com o transplante de unidades foliculares (UF). Contribuem para a naturalidade o desenho correto e o nível de implantação da linha frontal. Os métodos de correção incluem: camuflagem com unidades foliculares; remoção de cabelos transplantados e sutura; redução do couro cabeludo, correção da cicatriz e laserterapia. Descreve-se associação de técnicas cirúrgicas diversas e epilação por laser com resultados satisfatórios para correção de transplantes capilares.


Palavras-Chave: CABELO, TRANSPLANTE, LASERS

Pérolas cirúrgicas

Eletrocoagulação fracionada para o rejuvenescimento da região orbital inferior

Fractional electrocoagulation

Daniel Dal’Asta Coimbra

Resumo: Diferentes técnicas têm sido descritas na literatura para o rejuvenescimento da pele na região periorbital inferior, incluindo desde os peelings químicos até tecnologias mais atuais, como os Lasers. Inúmeros avanços têm sido obtidos, porém nem sempre os resultados são satisfatórios. Descrevemos nova técnica para o rejuvenescimento da região orbital inferior através da eletrocoagulação puntual das camadas superficiais da pele.


Palavras-Chave: PELE, ÓRBITA, REJUVENESCIMENTO

Relatos de casos

Análise clínica de 16 pacientes consecutivos tratados com LUX 1540® para rejuvenescimento

Fractional non-ablative lasers in rejuvenation

Ana Beatriz Palazzo Carpena El Ammar, Valéria Barreto Campos, Rodrigo Pereira Duquia

Resumo:

Introdução: O tratamento do envelhecimento cutâneo com Lasers fracionados não abla- tivos tem sido muito divulgado nos últimos anos, embora o número de publicações, com aparelhos específicos, ainda seja pequeno.
Objetivo: Descrever o grau de satisfação do paciente e de um dermatologista avaliador após o tratamento com o aparelho Lux 1540®.
Métodos: Estudo retrospectivo com 16 pacientes que realizaram a terapia para rejuve- nescimento facial com o Lux 1540®. Foi realizada análise fotográfica por dermatologista, não envolvido nos tratamentos, e os pacientes foram questionados quanto ao grau de satis- fação antes e após três sessões.As variáveis avaliadas foram manchas, flacidez, rugas, poros dilatados, telangiectasias e satisfação geral.
Resultados: Na avaliação do dermatologista ocorreu melhora considerada boa ou exce- lente na maioria dos pacientes, em todos os critérios estudados. Em relação à melhora do aspecto geral, 82% dos avaliados apresentaram melhora considerada boa ou excelente. Em relação à observação dos pacientes, 63% deles referiram satisfação geral boa a excelente.
Conclusões: A terapia com Lux 1540® para rejuvenescimento da face pode ser alterna- tiva com resultados satisfatórios, tornando-se boa opção para os pacientes que não dese- jam ou não podem submeter-se a tratamentos mais agressivos.


Palavras-Chave: LASERS, ENVELHECIMENTO DA PELE, TERAPIA A LASER

Laser Nd:Yag e luz intensa pulsada no tratamento de mancha vinho do porto

Laser Nd: YAG and intense pulsed light in the treatment of port-wine stain: case report and review of literature

Célia Luiza Petersen Vitello Kalil, Beatriz Leônidas Curcio, Stela Cignachi

Resumo: Introdução: Manchas vinho do Porto (MVP) são malformações vasculares presentes ao nascimento que podem causar alterações emocionais no paciente conforme sua localização. Tratamentos com luz intensa pulsada (LIP) e outros tipos de lasers têm sido relatados com respostas variadas. Objetivos: Revisão da literatura sobre opções terapêuticas utilizando fontes de luz nas MVP e demonstração de tratamento bem-sucedido com LIP associada a laser Nd:YAG. Método: Paciente feminina, de 14 anos, presentando MVP na região supralabial foi tratada com a associação de laser Nd:YAG 1064nm e LIP 560nm. Foram realizadas 8 sessões com, em média, 30 dias de intervalo entre elas. E4studo realizado na Clínica Dermatológica Célia Kalil. Resultado: A paciente obteve total esaparecimento da MVP na área tratada, com o mínimo de efeitos adversos. Conclusão: A associação de LIP 560nm e laser Nd:YAG 1064nm parece ser uma alternativa adequada no tratamento das MVP.


Palavras-Chave: MANCHA VINHO DO PORTO, LASERS, LIP, TRATAMENTO

Tratamento para rejuvenescimento das mãos com hidroxiapatita de cálcio

Calcium hydroxylapatite-based treatment for rejuvenation of the hands

Mariane Midori Shono, Ane Beatriz Mautari Niwa, Nuno Eduardo Sanches Osório

Resumo: A hidroxiapatita de cálcio é material biocompatível, não antigênico, biodegradável, opaco, sendo opção viável no tratamento para rejuvenescimento das mãos, aumentando seu volume e reduzindo a visibilidade de veias e tendões. Relatam-se 16 casos tratados com meia seringa de hidroxiapatita de cálcio em cada dorso de mão. Os resultados demonstraram que o tratamento foi seguro, bem tolerado e eficaz, com alto grau de satisfação em 75% dos casos e melhora clínica por até 12 meses após a injeção.


Palavras-Chave: MÃOS, HIDROXIAPATITAS, REJUVENESCIMENTO, ENVELHECIMENTO DA PELE

Tratamento de cicatriz atrófica em paciente asiático com laser fracionado não ablativo Er: Glass 1550nm

Treatment of atrophic scar in Asian patient with non-ablative fractional 1,550 nm Er: Glass laser

Elisete Isabel Crocco; Nicole Matos Costa

Resumo: A fototermólise fracionada foi desenvolvida como alternativa aos lasers ablativos, efetivos e com alto risco de complicações, e aos lasers não ablativos, de eficácia limitada. Tem sido utilizada com bons resultados em diversas condições dermatológicas. Relata-se o caso de paciente com cicatriz atrófica secundária a trauma, localizada na região paranasal esquerda, que foi tratado com laser fracionado não ablativo Erbium Glass de 1550nm e evoluiu com melhora importante da lesão.


Palavras-Chave: LASERS, TERAPÊUTICA, CIRURGIA, ATROFIA

Preenchimento profundo do sulco lacrimal com ácido hialurônico

Deep-fill of the tear trough with hyaluronic acid

Flávia Naranjo Ravelli, Juliana Sandin, Fernanda Dias Pacheco Sakai , Ana Carolina Lisboa de Macedo, Viviane Chehin Curi, Thais Adura Pepe

Resumo: A aparência resultante da protusão da gordura orbital, agravada com discromia local, é esteticamente desagradável e piora com o envelhecimento. O objetivo deste trabalho é relatar o tratamento do sulco lacrimal de 15 pacientes com preenchimento de ácido hialurônico. O produto foi introduzido profundamente através de retroinjeção. Onze pacientes (73%) demonstraram satisfação após o procedimento. Dois casos (13%) apresentaram edema na região, um (6%) passou a salientar a hipercromia das pálpebras inferiores, e outro (6%) apresentou irregularidade na superfície cutânea preenchida, sendo tratado com hialuronidase. Essa técnica demonstrou bons resultados sem complicação grave.


Palavras-Chave: ÁCIDO HIALURÔNICO, REJUVENESCIMENTO, ORBITA, PELE

Laser fracionado de CO2 para o tratamento de carcinoma espinocelular in situ da glande em paciente com hipospádia

The use of fractional CO2 laser therapy for the treatment of an in situ squamous cell carcinoma in the glans penis of a patient with hypospadias

Daniel Holanda Barroso; Clarrissa Marques Maranhão; Araken Almeira de Araújo; Eliane Ruth Barbosa Alencar; Emmanuel Rodrigues de França; Silvana Maria de Morais Cavalcanti

Resumo:

A eritroplasia de Queyrat é o carcinoma in situ da glande. Devido a sua localização peculiar, o tratamento cirúrgico pode ser mutilante. A vaporização com laser de CO2 é uma opção de tratamento com ótimos resultados cosméticos e funcionais, mas que exige acompanhamento regular devido à alta taxa de recorrência. Apresentamos um caso de eritroplasia de Queyrat tratada com laser fracionado de CO2, sem recidiva após acompanhamento de um ano.


Palavras-Chave: CARCINOMA DE CÉLULAS ESCAMOSAS; CARCINOMA IN SITU; COAGULAÇÃO POR LASER; DOENÇAS DO PÊNIS; LASERS; LASERS DE GÁS; PÊNIS; PREPÚCIO DO PÊNIS

Microagulhamento: série de casos associados drug delivery

Microneedling: a case series associated with drug delivery

Célia Kalil; Valéria Campos; Clarissa Prieto Herman Reinehr; Christine Rachelle Prescendo Chaves

Resumo:

A associação do microagulhamento com o drug delivery tem-se mostrado benéfica pois potencializa os resultados de ambas as técnicas. Seis pacientes foram submetidas a duas sessões dessa associação de técnicas no tratamento da face, mãos e estrias, com intervalo de 20 dias. As avaliações foram realizadas por fotografias comparativas padronizadas. Os resultados revelaram redução da acne e melhora das manchas e textura da pele na face, melhora das manchas e textura da pele das mãos, e redução das dimensões e visibilidade das estrias. O presente estudo apresentou resultados promissores associando microagulhamento e drug delivery para tratamentos dermatológicos em face, mãos e estrias.


Palavras-Chave: ADMINISTRAÇÃO CUTÂNEA; ÁCIDO HIALURÔNICO; REJUVENESCIMENTO; ESTRIAS DE DISTENSÃO; ÁCIDO TRANEXÂMICO; HIDROXIPROLINA

Terapia fotodinâmica com luz do dia: benefício clínico e estético com sessões repetidas para ceratoses actínicas faciais

Daylight photodynamic therapy: clinical and aesthetic benefit with repeated sessions for facial actinic keratoses

Luiz Eduardo Garcia Galvão

Resumo:

A terapia fotodinâmica com luz do dia tem sido utilizada no tratamento das ceratoses actínicas de face e de couro cabeludo como alternativa de eficácia semelhante, mas com maior tolerância do que a forma convencional do procedimento. Doze pacientes realizaram duas sessões de terapia fotodinâmica com luz do dia com intervalos de 30 dias sem efeitos adversos importantes. Foi observada melhora das ceratoses actínicas e fotorrejuvenescimento. Sessões repetidas de terapia fotodinâmica com luz do dia são bem toleradas e podem aumentar o benefício clínico e estético em pacientes com ceratoses actínicas de face e de couro cabeludo.


Palavras-Chave: CERATOSE ACTÍNICA; FOTOQUIMIOTERAPIA; REJUVENESCIMENTO


Facebook Twitter Linkedin

© 2020 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações