Sociedade Brasileira de Dermatolodia Surgical & Cosmetic Dermatology

GO TO

ISSN-e 1984-8773

Artigos
RelacionadosA consulta encontrou: 42 resultado(s)

Voltar ao artigo

 

Artigo de investigação

Quimioabrasão para tratamento de rugas periorais: avaliação clínica e quantificação das células de langerhans epidérmicas

Chemabrasion for the treatment of perioral wrinkles: clinical analysis and epidermal Langerhans cells qualifi cation

Ana Paula Gomes Meski, MD, Luiz Carlos Cucé, MD PhD

Resumo: As técnicas ablativas oferecem bons resultados no rejuvenescimento da região perioral, mas acarretam alterações imunológicas locais. Objetivos: Avaliar a eficácia e a segurança da quimioabrasão, no rejuvenescimento da região perioral, e quantificar as células de Langerhans epidérmicas nos períodos pré e pós-operatório. Material e Métodos: Foi realizada a aplicação de ácido tricloroacético a 35%, seguida de dermabrasão manual com lixas d’água na região perioral, em 12 pacientes, sem antecedentes de infecção por herpes simples. O acompanhamento clínico e fotográfi co foi realizado 30 dias e 12 meses após a cirurgia. Técnicas de imuno-histoquímica quantificaram as células de Langerhans antes e 30 dias após. Resultados: Todas as pacientes apresentaram melhora da pele da região perioral e redução da quantidade das células de Langerhans, após 30 dias (p = 0,002). Três desenvolveram herpes simples. Conclusões: A quimioabrasão oferece bons resultados para o tratamento de rugas periorais, e, após 30 dias, as células de Langerhans permanecem em menor número.


Palavras-Chave: ENVELHECIMENTO DA PELE, QUIMIOABRASÃO, MÉTODOS, DERMABRASÃO, ÁCIDO TRICLOROACÉTICO, USO TERAPÊUTICO, IMUNOISTOQUÍMICA, CÉLULAS DE LANGERHANS

Tratamento de rugas periorbitais por terapia de indução de colágeno

Periorbital wrinkles treatment using collagen induction therapy

Gabriella Fabbrocini, Maria Pia de Padova, Valerio De Vita, Nunzio Fardella, Francesco Pastore, Antonella Tosti

Resumo: Introducão: Rugas periorbitais sao pregas cutaneas muito comuns que se desenvolvem na area periocular. O tratamento das rugas varia de acordo com o grau de ravidade. Um tratamento relativamente novo, denominado terapia de inducao de colageno (TIC), parece apropriado para o tratamento destas rugas. Objetivo: Confirmar a utilidade da TIC no tratamento de rugas periorbitais. b>Pacientes e métodos: Foram incluidos 20 pacientes (12 mulheres e oito homens com idades entre 50 e 65 anos) com rugas periorbitais. Cada paciente foi tratado com um aparelho especifico em duas sessoes. A avaliacao foi feita a partir de fotografias tiradas em camera digital, para avaliar a profundidade das rugas, e de moldes de borracha de silicone, para imprimir o microrrelevo das rugas. Os dados fotograficos foram analisados com o teste estatistico de sinal (ƒ¿ < 0,05), e o conjunto de dados sobre a pele foi avaliado por meio da analise de imagens computadorizadas. Resultados: A analise das fotografias dos pacientes, apoiada pelo teste do sinal, e o grau de irregularidade do microrrelevo da superficie, apoiado pela transformacao rapida de Fourier e pelo processamento da imagem das rugas, mostraram que, depois de apenas duas sessoes, o grau de gravidade das rugas diminuiu consideravelmente na maioria dos pacientes. Conclusões: O presente estudo sugere que a TIC possa ser uma tecnica adequada para melhorar as rugas periorbitais.


Palavras-Chave: COLÁGENO, ENVELHECIMENTO DA PELE, PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS AMBULATÓRIOS

Artigo de revisão

Radiofrequência: método não invasivo para tratamento da flacidez cutânea e contorno corporal

Radio Frequency: a non-invasive method for treating cutaneous sagging and the body contour

Sandra Tagliolatto

Resumo:

A radiofrequência é considerada método seguro e não invasivo para tratamento da flacidez cutânea e para melhora do contorno corporal e facial. Apresenta eficácia comprovada, porém limitada em casos de ptoses mais graves. Seus efeitos baseiam-se no aquecimento volumétrico da derme profunda, aquecendo o colágeno e as fibras elásticas. O calor gerado pela radiofrequência leva à retração do colágeno, melhorando a firmeza e a elasticidade da pele. Além disso, o aquecimento induz a ativação dos fibroblastos, levando à neocolagenização (alterada em diâmetro, espessura e periodicidade), com subsequente remodelamento do tecido.


Palavras-Chave: TRATAMENTO POR RADIOFREQUÊNCIA PULSADA; COLÁGENO; ENVELHECIMENTO DA PELE

Conceitos atuais no uso do ácido poli-l-láctico para rejuvenescimento facial: revisão e aspectos práticos

Current concepts in the use of poly-L-lactic acid for facial rejuvenation: literature review and practical aspects

Alessandra Haddad; Bogdana Victoria Kadunc; Christine Guarnieri; Juliana Sarubi Noviello; Marisa Gonzaga da Cunha; Meire Brasil Parada

Resumo:

O conceito de rejuvenescimento facial abrange atualmente visão tridimensional, que reconhece como sinais de envelhecimento não só a perda da textura cutânea e as rugas de expressão, mas também as perdas volumétricas secundárias à remodelação óssea e a redistribuição da gordura facial. O objetivo do presente artigo é apresentar uma revisão da literatura sobre o ácido poli-l-láctico para rejuvenescimento facial, incluindo suas indicações, técnicas de injeção, resultados esperados e possíveis efeitos adversos.


Palavras-Chave: ENVELHECIMENTO DA PELE; INJEÇÕES; COLÁGENO

Artigos de revisão

Ácido Poli-L-Láctico: um agente bioestimulador

Poly-L-lactic acid: a biostimulating agent

Carlos D'Apparecida Santos Machado Filho; Tereza Cristina dos Santos; Ana Paula Licati Juberto Rodrigues; Marisa Gonzaga da Cunha

Resumo: O ácido poli-L-láctico (PLLA) é polímero biocompatível, reabsorvível, imunologicamente inerte, que induz a neocolagênese através de resposta inflamatória subclínica, indicado para restauração do volume facial associado à lipoatrofia facial em pacientes imunocompetentes ou com imunodeficiência pelo vírus HIV, além das indicações cosméticas em áreas extrafaciais. Há mais de três décadas vem sendo usado em dispositivos médicos como placas, parafusos, implantes intraósseos, de tecidos moles, como vetor biodegradável para medicamentos, em fios de sutura e stents. Este artigo tem como objetivo apresentar uma revisão da literatura sobre indicações ao uso do PLLA, seu modo de aplicação e suas possíveis complicações.


Palavras-Chave: COLÁGENO; ENVELHECIMENTO DA PELE; REJUVENESCIMENTO.

Artigos Originais

Efeito do uso de silicone em spray na reparação cutânea em procedimentos envolvendo ablação epidérmica: estudo de 20 casos

Use of silicone spray in cutaneous repair in dermal ablation procedures: study of 20 cases

Flávia Alvim Sant'Anna Addor

Resumo: Introdução: Não existe padronização dos cuidados imediatos após procedimentos de ablação epidérmica; a escolha cuidadosa dos produtos pode oferecer maior conforto ao paciente e menores riscos e períodos de recuperação e complicações Objetivo: Analisar a segurança e eficácia do silicone em spray na reparação tecidual de dois procedimentos de ablação epidérmica, o laser YSGG ablativo fracionado de 2790nm e a dermoabrasão. Métodos: Foram avaliados 20 pacientes com fotoenvelhecimento ou cicatrizes de acne, divididos aleatoriamente em dois grupos iguais; cada paciente usou de forma aleatorizada em cada hemiface, o silicone spray e vaselina líquida como controle. Todos os pacientes foram submetidos à medida de perda de água transepidérmica. Resultados: Todos os pacientes completaram o estudo; o eritema e a ardência foram os achados mais comuns, sendo significativamente mais frequentes na área de aplicação da vaselina. Conclusões: O silicone em spray se mostrou seguro e eficiente nos cuidados após procedimentos ablativos epidérmicos, sendo significativamente superior à vaselina no controle da ardência e do eritema.


Palavras-Chave: SILICONES, CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS, DERMABRASÃO, TERAPIA A LASER

Efeito do laser não ablativo Erbium YAG 2940nm intraoral no rejuvenescimento do lábio superior: estudo-piloto

The effect of intraoral 2,940nm non-ablative Erbium: YAG laser on the rejuvenation of the upper lip: a pilot study

Natacha Quezada Gaón; Fernanda Binfa

Resumo:

Introdução: O aumento da distância entre a base do nariz e o vermelhão do lábio é de difícil tratamento, e muitas vezes apresenta limites para o uso de toxina botulínica e preenchedores.
Objetivo: Descrever nova técnica para o tratamento da ptose do lábio superior.
Métodos: Realizado estudo-piloto prospectivo com 15 pacientes do sexo feminino que apresentavam aumento da distância entre a base do nariz e a linha de transição cutâneo-mucosa labial. Foram realizadas cinco sessões semanais de laser não ablativo Er:YAG 2940nm intraoral. Para a avaliação dos resultados, foram feitos registro padronizado com câmera fotográfica de 3D e medidas comparativas da altura do filtro e do ângulo subnasal, antes e após o tratamento.
Resultado: Observou-se encurtamento que variou de dois a 4mm nas medidas do filtro, e diminuição do ângulo subnasal, além de maior firmeza da pele do lábio superior.
Conclusão: O laser não ablativo Er:YAG 2940nm intraoral pode ser opção terapêutica para a ptose do lábio superior.


Palavras-Chave: REJUVENESCIMENTO; LASERS; LÁBIO

Composto nutracêutico aumenta a síntese de colágeno, elastina e ácido hialurônico

Nutraceutical compound increases collagen, elastin and hyaluronic acid synthesis

Sergio Schalka; Wagner Vidal Magalhães; Camila Cazerta; Danielle Shitara; Bianca da Silva Sufi; Ananda Quadros

Resumo:

Introdução: O uso de produtos nutracêuticos com a finalidade de atenuar os sinais do envelhecimento da pele tem sido proposto na literatura. O estímulo à síntese de elementos de sustentação da derme é um dos mecanismos relacionados a esse efeito.
Objetivo: Avaliar a eficácia de um nutracêutico contendo luteína, licopeno, vitamina C e mangânes na síntese de colágeno, elastina e ácido hialurônico.
Métodos: Estudo realizado in vitro, através de cultura de fibroblastos humanos tratadas com o produto investigado em diferentes concentrações não citotóxicas. A quantificação de elastina e colágeno foi determinada através de medidas espectrofotométricas enquanto que a de ácido hialurônico foi determinada por método imunoenzimático.
Resultados: As culturas celulares tratadas com as diferentes concentrações do produto apresentaram quantidade sintetizada de colágeno, elastina e ácido hialurônico significativamente maior quando comparadas com a cultura não tratada (p<0,05).
Conclusões: O uso de nutracêutico contendo licopeno, vitamina C, luteína e manganês demonstrou eficácia in vitro no estímulo à síntese de colágeno, elastina e ácido hialurônico, elementos essenciais na estrutura de sustentação da derme e responsáveis pelas características de firmeza e elasticidade da pele.


Palavras-Chave: DERMATOLOGIA; SUPLEMENTOS DIETÉTICOS; ENVELHECIMENTO DA PELE

Aumento do volume labial com o uso de toxina botulínica

Lip volumization using botulinum toxin

Camila Araujo Scharf Pinto; Priscila Regina Orso Rebellato; Juliano Vilaverde Schmitt; Deborah Skusa de Torre

Resumo:

Introdução: A aplicação da toxina botulínica na região perioral é procedimento minimamente invasivo que permite melhora substancial nos sinais de envelhecimento e aumento do volume dos lábios, com pouca documentação ainda na literatura.
Objetivo: Avaliar alterações na forma e volume dos lábios com aplicações de toxina botulínica nas linhas periorais bem como a satisfação do paciente.
Métodos: 19 pacientes submeteram-se a análise, registro fotográfico e medições seguidos de aplicação de toxina botulínica na região perioral. Posteriormente, foram avaliados quanto a alterações labiais e satisfação.
Resultados: A maioria dos pacientes considerou os lábios moderada ou significativamente mais atraentes após a toxina (p = 0,039), e 15 mulheres notaram a mudança do lábio como um dos principais contribuintes para a melhoria global da face.
Conclusões: A aplicação de toxina botulínica na região perioral provoca elevação do lábio superior, levando ao encurtamento do filtro e extensão do vermelhão. Ao aplicar a toxina na borda do vermelhão, permitimos o relaxamento do músculo orbicular, favorecendo maior efeito do tônus muscular dos músculos de elevação do lábio superior. A satisfação das pacientes com a aparência dos lábios avaliada pelas quatro perguntas adicionais (forma, volume, atração e beleza) foi positiva, com efeitos colaterais mínimos.


Palavras-Chave: LÁBIO; TOXINAS BOTULÍNICAS TIPO A; TOXINAS BOTULÍNICAS

Fração vascular estromal, uma nova terapêutica no fotoenvelhecimento: estudo comparativo e controlado

Stromal vascular fraction, a new therapy in photoaging: a comparative controlled study

Kelly Cristina Signor; Denise Steiner; Dirlene Roth; Miguel Luiz Batista Júnior; Luciana Gasques de Souza; Kaltinaitis Benetton Nunes Hypolito dos Santos

Resumo:

Introdução: A fração vascular estromal derivada do tecido adiposo é fonte rica de diferentes células, contendo grande população de células-tronco, que tem capacidade de diferenciação para diversas linhagens. Em dermatologia, há diversos estudos sobre a eficácia das células-tronco, que apresentam ação antioxidante e efeitos no rejuvenescimento. No entanto, ainda são poucos os relatos sobre os efeitos antienvelhecimento da fração vascular estromal.
Objetivo: Avaliar a efetividade da fração vascular estromal no rejuvenescimento facial.
Métodos: Estudo prospectivo, comparativo e controlado, com 10 pacientes divididos em dois grupos e submetidos a tratamento do sulco nasogeniano com: Grupo 1: fração vascular estromal e Grupo 2: preenchedor convencional: hidroxiapatita de cálcio. Foram realizadas avaliações clínica, fotográfica e histológica com análise estatística dos dados.
Resultado: Ambas as técnicas produziram resultados satisfatórios e semelhantes.
Conclusões: A aplicação da fração vascular estromal é técnica relativamente nova que apresenta bons resultados clínicos, sendo opção promissora para o rejuvenescimento.


Palavras-Chave: CÉLULAS-TRONCO ADULTAS; ENVELHECIMENTO DA PELE; REJUVENESCIMENTO

Microscopia confocal de reflectância como suporte para a avaliação clínica das alterações do envelhecimento cutâneo

Reflectance confocal microscopy as a support for the clinical evaluation of the changes caused by aging skin

Daiane Garcia Mercurio; Patricia Maria Berardo G. Maia Campos

Resumo:

Introdução: A microscopia confocal de reflectância a laser tem sido considerada ferramenta de extensa aplicação na clínica dermatológica, representando-se como revolução no diagnóstico de doenças de pele e avaliação de características cutâneas, por permitir a visualização em nível celular com resolução quase histológica de características celulares e teciduais por um método não invasivo, em tempo real. Objetivo: Avaliar as características morfológicas e estruturais do envelhecimento cutâneo na epiderme e derme papilar por meio da microscopia confocal de reflectância a laser. Métodos: 40 voluntárias de fototipo II, III e IV foram selecionadas e divididas em dois grupos de idade: pele jovem (18-35 anos) e pele envelhecida (40-65 anos). A avaliação das características celulares das diferentes camadas da pele foi realizada utilizando o microscópio confocal de reflectância a laser Vivascope 1500. Resultados: Pela análise da microscopia confocal, foi observado padrão de pigmentação irregular, queratinócitos distribuídos irregularmente, achatamento da junção dermoepidérmica, presença de fibras de colágeno deterioradas e elastose solar na pele envelhecida. Conclusões: A microscopia confocal de reflectância a laser é técnica de grande aplicação para avaliar as características morfológicas e estruturais do envelhecimento cutâneo no nível de epiderme e derme papilar.


Palavras-Chave: MICROSCOPIA CONFOCAL; ENVELHECIMENTO DA PELE; EPIDERME; DERMATOLOGIA

Cervicoplastia ampliada: avaliação dos resultados a longo prazo

Extended cervicoplasty: assessment of long-term results

Daniel Nunes e Silva; Byanca Rossetti Moreira dos Santos; Luciano Ipólito Branquinho; Géssica Ellen Duarte Oguchi; Marianna da Gama Machado; Marco Aurélio Jajah; Marcelo Rosseto

Resumo:

Introdução: A cervicoplastia ampliada é utilizada para o tratamento dos estigmas do envelhecimento do terço inferior da face, especialmente para os casos de intensa flacidez tecidual. Porém, a manutenção de seus resultados em longo prazo foi pouco estudada na literatura. Objetivos: Avaliar a manutenção dos resultados da cervicoplastia ampliada a longo prazo. Métodos: Vinte e três pacientes com intensa flacidez tecidual foram submetidos à cervicoplasita ampliada e acompanhados durante cinco anos. Os resultados pós-operatórios no primeiro e no quinto ano foram avaliados por oito cirurgiões plásticos. A análise dos resultados foi realizada por meio dos testes McNemar e t-Student pareado. Resultados: No primeiro ano, 12 (52,2%) pacientes tiveram o resultado classificado como muito bom, nove (39,1%) como moderado, e dois (8,7%) como fraco. No quinto ano, nove (39,1%) tiveram o resultado classificado como muito bom, 11 (47,8%) como moderado, e três (13,1%) como fraco. Nenhum paciente teve o resultado classificado como excelente ou ruim em nenhum dos períodos analisados. Não houve diferença significativa em relação à classificação (p = 0,450); e entre a pontuação total (p = 0,373) no período avaliado. Conclusões: Mesmo em casos difíceis, a cervicoplastia ampliada proporcionou a obtenção de bons resultados mantidos em longo prazo.


Palavras-Chave: RITIDOPLASTIA; CERVICOPLASTIA; PESCOÇO

Metodologia alternativa para o estudo dos efeitos da radiação infravermelha-A sobre a pele humana

Alternative methodology for the study of infrared-A radiation effects on human skin

Samara Eberlin; Gustavo Facchini; Samir Eberlin; Ana Lúcia Tabarini Alves Pinheiro; Michelle Sabrina da Silva; Adriano da Silva Pinheiro; Adilson Costa

Resumo:

Introdução: A radiação infravermelha A (IV-A) causa alterações estruturais na pele, similares àquelas provocadas pela exposição prolongada à radiação ultravioleta. A avaliação de eficácia e segurança para produtos cosméticos concentra-se em ensaios in vitro e clínicos. Uma alternativa promissora é a utilização de fragmentos de pele humana provenientes de cirurgias plasticas eletivas, para avaliar os reais beneficios os reais benefícios clínicos de um produto aplicado topicamente.
Objetivo: O objetivo desta investigação foi correlacionar os efeitos da radiação IV-A, em biópsias e em fragmentos de pele ex vivo e cultura de fibroblastos humanos, pela quantificação dos mediadores MMP-1, TIMP-1 e GADD45a.
Métodos: Coleta de biópsias de 15 voluntárias após aplicações de IV-A durante cinco dias consecutivos. Exposição à radiação IV-A de fragmentos de pele humana provenientes de cirurgia plástica eletiva e cultura de fibroblastos humanos. Mensuração dos mediadores MMP-1, TIMP-1 e GADD45a para posterior comparação dos resultados.
Resultados: Nos três modelos utilizados a radiação IV-A induziu aumento de MMP-1, inibiu a síntese de GADD45a e não alterou os valores de TIMP-1.
Conclusão: Devido à correlação positiva dos modelos estudados, pode-se sugerir o uso de pele ex vivo como ferramenta plausível e sustentável para suprir diferenças entre conhecimentos gerados a partir de experimentos in vitro e clínico.


Palavras-Chave: FOTOENVELHECIMENTO DA PELE; METALOPROTEINASE 1 DA MATRIZ; RADIAÇÃO SOLAR; TÉCNICAS IN VITRO

Radiofrequência ablativa fracionada: um estudo-piloto com 20 casos para rejuvenescimento da pálpebra inferior

Fractional ablative radiofrequency: a pilot study of twenty cases involving rejuvenation of the lower eyelid

Gabriela Casabona; Carla Presti; Merlei Manzini; Carlos D'Apparecida Santos Machado Filho

Resumo: Introdução: A pele é um marcador da idade cronológica e da aparência, de grande importância para a autoestima e a qualidade de vida. A radiofrequência ablativa fracionada é um dos tratamentos que visam retardar os efeitos do envelhecimento. Objetivos: Descrever princípios de funcionamento, metodologia e resultados do rejuvenescimento em pálpebras inferiores tratadas com radiofrequência ablativa fracionada e consequente dano termal observado na histopatologia. Métodos: Foram selecionadas 20 pacientes do sexo feminino com envelhecimento da pele da pálpebra inferior para tratamento com o método. Em uma delas, submetida concomitantemente à blefaroplastia superior, foi realizada a radiofrequência ablativa fracionada no fragmento de pele a ser retirado da pálpebra superior para estudo anatomopatológico e mensuração do dano termal. A avaliação dos resultados clínicos foi realizada através de comparação fotográfica e análise de questionários de satisfação respondidos pelas pacientes. Resultados: A comparação fotográfica mostrou efeito de retração cutânea importante na pele das pálpebras inferiores, e a análise dos questionários revelou grau de satisfação significativo. Dez por cento dos pacientes apresentaram como complicação hiperpigmentação local reversível. Notou-se dano ablativo e não ablativo até derme reticular superficial com efeito termal desprezível nas laterais. Conclusão: A radiofrequência ablativa fracionada mostrou-se segura, eficaz e de baixo custo, porém, mais estudos devem ser realizados para determinar os melhores parâmetros, assim como o número de sessões para obtenção do melhor resultado com menor percentual de efeitos colaterais.


Palavras-Chave: TRATAMENTO POR RADIOFREQUÊNCIA PULSADA; REJUVENESCIMENTO; ENVELHECIMENTO DA PELE; TÉCNICAS DE ABLAÇÃO; COAGULAÇÃO POR LASER; LASERS.

Influência de um suplemento nutricional com peptídeos de colágeno nas propriedades da derme

Influence of a nutritional supplement containing collagen peptides on the properties of the dermis

Flávia Alvim Sant’Anna Addor

Resumo: Introdução: A perda de densidade e espessura dérmica, caracterizada por flacidez e afinamento cutâneo, pode estar relacionada com várias condições, como envelhecimento (intrínseco e extrínseco), além de mudanças abruptas de massa corporal, com ruptura das fibras colágenas, como gestação ou aumento de peso. Alguns nutrientes podem interferir positivamente no metabolismo dérmico, melhorando consequentemente suas propriedades funcionais. Objetivo: avaliar o efeito de um suplemento nutricional na espessura e propriedades funcionais da derme, clínica e ultrassonograficamente. Métodos: 28 pacientes do sexo feminino entre 35 e 65 anos com queixa de flacidez facial utilizaram o suplemento durante 90 dias; foram avaliadas com relação à segurança de uso, eficácia clínica, subjetiva e ultrassonográfica. Resultados: O suplemento nutricional avaliado proporcionou aumento significativo da espessura da derme nas áreas avaliadas a partir de 30 dias de uso; observou-se melhora da firmeza, elasticidade, hidratação e do aspecto geral da pele de maneira significativa; não houve reação adversa relacionada ao produto durante o estudo. Conclusões: O suplemento nutricional foi eficaz na melhora das condições da derme, aumentando a espessura e os parâmetros clínicos de firmeza, elasticidade e hidratação, além de se mostrar seguro e aceito na forma de utilização orientada.


Palavras-Chave: COLÁGENO; DERME; ENVELHECIMENTO DA PELE; NUTRIENTES

Efeitos do tratamento de ultrassom de alta freqüência sobre os tecidos da pele humana

Effects of highfrequency ultrasound treatment on human skin tissues

Daniele Bani; Laura Calosi; Lara Faggioli

Resumo: Introdução: A ultra-sonografia transcutânea é vista como o tratamento não-cirúrgico mais eficaz para o rejuvenescimento da pele facial, muito embora seus mecanismos de ação sejam pouco compreendidos. Objetivo: O presente estudo tem como objetivo avaliar as alterações morfológicas induzidas pelo tratamento de ultrassom em tecidos cutâneos (epiderme, derme papilar e reticular, e gordura subcutanea) e a eficacia clinica do tratamento de ultrassom para o tratamento da flacidez da pele facial. Métodos: Amostras de pele humana ex-vivo foram tratadas com simulador ou com ultrasson de alta freqüência usando o equipamento MedVisageTM (General Project Ltd.). Diferentes parâmetros de potência (1,5 e 3,0W) e modulação de frequência (100, 500, 3.000, 3.500 Hz) foram comparados. A eficácia clínica foi avaliada após uma única sessão de 5 minutos de tratamento de ultrasson (3,0W, 3.000 Hz) em 4 voluntários. Resultados: O tratamento de ultrasson causou compactação significativa de fibras colágenas e elásticas na derme reticular, enquanto que alterações menos importantes ocorreram na derme papilar. Os efeitos globais variaram dependendo da energia e da frequência de modulação. Não foram observadas alterações em adipócitos subcutâneos, capilares sanguíneos, queratinócitos epidérmicos, fibroblastos dérmicos e mastócitos. Clinicamente, o tratamento de ultrasson resultou na redução objetiva de rugas da pele da face, com consistência e boa tolerância. Conclusões: ultrasson de alta freqüência é uma técnica não invasiva segura e eficaz para tratar a flacidez cutânea.


Palavras-Chave: ABLAÇÃO POR ULTRASSOM FOCALIZADO DE ALTA INTENSIDADE; ENVELHECIMENTO DA PELE; HISTOLOGIA; DERME.

Avaliação in vivo e in vitro da eficácia de um produto com associação de vitamina C, ácido hialurônico fragmentado e manose na prevenção do envelhecimento cutâneo

In vivo and in vitro evaluation of the cutaneous anti-aging efficacy of a product containing vitamin C, fragmented hyaluronic acid, and mannose

Maria Helena Lesqueves Sandoval; Clarice Martins Caixeta; Nathalia Meireles Ribeiro

Resumo:

Introdução: O envelhecimento cutâneo é processo biológico complexo que se caracteriza por alterações não somente clínicas como também celulares. O uso de formulações tópicas eficazes no combate e prevenção do estresse oxidativo é de extrema importância para retardar a senescência celular. Objetivo: Avaliar a eficácia in vitro e in vivo de formulação contendo vitamina C, ácido hialurônico fragmentado e manose na prevenção do envelhecimento cutâneo. Métodos: Avaliações clínica, subjetiva e instrumental em 37 mulheres (média de idade: 46 anos) e avaliações comparativas in vitro da contração do equivalente dérmico. Resultados: Melhora estatística nos parâmetros clínicos de hidratação, flacidez, luminosidade, uniformidade do tom e quantidade de rugas após três meses de tratamento. Redução de 12,6% no volume das rugas 30 minutos após a aplicação e de 17,8% após três meses de uso, por avaliação instrumental. Maior contração do equivalente dérmico, quando comparado a produto comercializado para redução de rugas contendo o ativo. Conclusões: O produto em teste mostrou-se eficaz no rejuvenescimento cutâneo, nas avaliações in vivo. Nos testes in vitro, observou-se aumento da produção de colágeno pela maior ativação de fibroblastos no equivalente dérmico.


Palavras-Chave: ENVELHECIMENTO DA PELE; ÁCIDO ASCÓRBICO; ÁCIDO HIALURÔNICO; MANOSE

Rejuvenescimento Perioral com Laser de Dióxido de Carbono (CO2) Fracionado

Perioral rejuvenation with fractional carbon dioxide (CO2)laser

Carla Bassaneze Mazzaro; Santa Tagliolatto; Oriete Gerim Leite

Resumo: Introdução: diversas modalidades terapêuticas são utilizadas para o rejuvenescimento perioral, como cirurgias, preenchimentos e técnicas ablativas. Objetivo: o objetivo deste estudo é avaliar a eficácia e os efeitos colaterais do uso de método ablativo, utilizando-se o laser de Dióxido de Carbono (CO2) fracionado no tratamento das rugas periorais. Métodos: realizado estudo retrospectivo com 20 pacientes do sexo feminino submetidas à aplicação do laser de CO2 fracionado, em sessão única, com alta energia e alta densidade, para o tratamento das rugas periorais. As fotografias antes e 90 dias depois do tratamento foram avaliadas por dois examinadores alheios ao estudo, que observaram o efeito do laser nas rugas estáticas profundas, linhas finas, tonalidade e textura da pele. As pacientes também foram catalogadas, no pré e pós- tratamento, conforme a classificação de Baker para rugas periorais. Resultados:três meses após o tratamento foi possível observar melhora clínica em 100% das pacientes, em todos os quesitos avaliados. Na classificação de Baker, cinco pacientes catalogadas como grau II e três, como grau III tornaram-se respectivamente grau I e grau II. Pacientes rotuladas como grau I, por apresentarem poucas rugas superficiais, não tiveram alteração nessa classificação. Os efeitos colaterais observados foram eritema e edema transitórios, no período de pós-procedimento imediato. Conclusão: o laser de CO2 fracionado demonstrou ser opção segura e eficaz para o tratamento das rugas periorais.


Palavras-Chave: ENVELHECIMENTO DA PELE; TERAPIA A LASER; DIÓXIDO DE CARBONO.

Avaliação da eficácia e segurança de um dermocosmético contendo retinaldeído, ácido glicólico e nicotinamida no tratamento do envelhecimento corporal

Efficacy and safety of treating body aging with a dermocosmetic containing retinaldehyde, glycolic acid, and nicotinamide

Sergio Schalka, Bianca Lenci Inácio Viscomi, Patricia Bombarda, Um Sun Park, Vanessa de Melo Cardoso Pereira

Resumo: Introdução: O envelhecimento de áreas corporais fotoexpostas apresenta padrão clínico distinto do fotoenvelhecimento facial. Das opções terapêuticas, a associação do retinaldeído, ácido glicólico e nicotinamida apresenta resultados promissores, segundo diferentes trabalhos publicados. Objetivo: Avaliar a eficácia e a segurança de nova formulação dermocosmética no tratamento do fotoenvelhecimento corporal. Métodos: Estudo clínico prospectivo, aberto e unicêntrico, com avaliação de 60 voluntárias, fototipos I a III, com sinais de fotoenvelhecimento na região do colo. Medidas de avaliação clínica e instrumentais (cutometria, corneometria, evaporimetria e profilometria), foram realizadas nas visitas iniciais, 30 e 60 dias após o uso do produto teste, aplicado no período noturno em associação à aplicação diurna de fotoprotetor. Resultados: Após o uso do produto teste, os parâmetros clínicos categorizados em rugas, maciez, hidratação e flacidez, assim como as medidas biofísicas de hidratação mensuradas por corneometria, apresentaram melhora estatisticamente significante (p < 0,05) nas visitas intermediária e final. Apesar da melhora apresentada, as medidas biofísicas de viscoelasticidade e rugosidade da pele não foram estatisticamente significantes. Conclusões: O uso da nova associação mostrou-se eficiente na melhora clínica do fotoenvelhecimento da região corporal, apresentando-se como alternativa eficaz e segura para essa indicação.


Palavras-Chave: ENVELHECIMENTO DA PELE, COSMÉTICOS, TERAPÊUTICA

Preenchimento da goteira lacrimal com ácido hialurônico - técnica superficial

Tear trough filling with hyaluronic acid - superficial technique

Marisa Gonzaga da Cunha; Ana Lúcia Gonzaga da Cunha; Marzia Macedo; Carlos D'Apparecida Machado

Resumo:

Introdução: São frequentes na pálpebra inferior despigmentações e sulcos que conferem a seus portadores um olhar cansado, aprofundado e envelhecido, mesmo em pacientes jovens. Na busca da sua correção, o preenchimento para a restauração do volume local tem sido tratamento atualmente indicado, com proposição de vários produtos e técnicas. Objetivo: Descrição e avaliação da técnica de aplicação superficial com o uso de ácido hialurônico monofásico polidensificado fluido. Casuística e Método: 60 pacientes atendidas entre 2011 e 2014 foram submeti das à técnica. A avaliação foi feita por comparação fotográfica pelo médico aplicador e através de questionários respondidos pelas pacientes com base na classificação de Hirmand. Resultados: O médico aplicador considerou o tratamento excelente (35% dos casos), muito bom (50%) ou bom (15%), enquanto para as pacientes os resultados foram excelente (30%), muito bom (50%) ou bom (20%). Não foram registrados efeitos adversos importantes ou de longa duração. Conclusão A técnica subdérmica superficial é de fácil execução, com poucos efeitos ad-versos e bons resultados, apresentando alto grau de satisfação por parte das pacientes.


Palavras-Chave: ENVELHECIMENTO DA PELE; ÁCIDO HIALURÔNICO; HIPERPIGMENTAÇÃO

Estudo comparativo entre blefaropeeling e laser fracionado de CO2 no tratamento do rejuvenescimento periorbital

Comparative study between blepharopeeling and fractional CO2 laser in the treatment of periorbital rejuvenation

Fernanda Ayres de Morais e Silva, Denise Steiner, Tatiana Aline Steiner, André César Antiori Freire Pessanha, Thiago Vinícius Ribeiro Cunha, Elisangela dos Santos Boeno

Resumo: Introdução: A queixa de rugas e flacidez na região periocular é freqüente.O blefaropeeling utilizando a fórmula de Baker-Gordon e a aplicação de laser fracionado ablativo de CO2 fracionado são consideradas opções efetivas para o tratamento dessa região. Objetivo: Comparar as técnicas, a recuperação e os resultados finais das duas modalidades terapêuticas. Material e Métodos: Estudo comparativo de hemi-faces em pacientes com dermatocálase e rítides moderadas. Realizou-se no lado direito blefaropeeling e, no esquerdo, laser fracionado de CO2, cujos resultados foram avaliados por fotografia, medidas do sulco palpebral superior e melhora clínica. Resultados: Foram incluídas 11 pacientes no protocolo.Verificou-se melhora clínica e fotográfica com ambos os métodos. O tempo de recuperação foi maior com o peeling de fenol. As medidas do sulco palpebral superior não mostraram diferenças significativas. Conclusões: Ambas as modalidades terapêuticas são efetivas no tratamento do envelhecimento periorbital. O processo de recuperação o blefaropeeling foi mais demorado. Clinicamente a melhora da flacidez palpebral foi superior com o blefaropeeling.


Palavras-Chave: FENOL, TERAPIA A LASER, PÁLPEBRAS, ENVELHECIMENTO DA PELE

Avaliação de uma técnica simplificada para tratamento de rítides da região perioral e periorbicular com laser de CO2

Evaluation of a simplified technique for the treatment of rhytids in the perioral and periorbicular regions with CO2 laser

Bhertha M. Tamura

Resumo: Introdução: O avanço alcançado pelo conceito de fracionamento para lasers ablativos otimizou os resultados dos tratamentos para fotorrejuvenescimento diminuindo as complicações e o tempo de recuperação pós-procedimento. Métodos: Avaliamos uma modificação da técnica clássica de resurfacing ablativo com laser de CO2 que não possui a opção de fracionamento, em que o operador faz controle visual do fracionamento deixando áreas de pele sã entre as áreas tratadas. Nove voluntárias entre 38 e 73 anos, apresentando fotoenvelhecimento moderado ou grave foram submetidas à técnica nas regiões perioral e periocular. O laser foi aplicado com fracionamento visual em três sessões para a região periocular e duas sessões para a região perioral. Os resultados, avaliados através de fotografia por dois profissionais não médicos, pelo médico operador e pela opinião do paciente, foram classificados em: nenhuma melhora, melhora discreta, melhora moderada e grande melhora. Resultados: As nove pacientes realizaram tratamento completo da região periorbicular e relataram: quatro (44%) grande melhora, e cinco (56%) melhora moderada. Das quatro pacientes que realizaram tratamento da região perioral três (75%) relataram grande melhora, e uma (25%), melhora moderada. A avaliação fotográfica dos profissionais não médicos foi idêntica à percepção das pacientes. Na avaliação do médico para região perioral três (33%) tiveram grande melhora, e seis (67%), melhora moderada; e para região perioral duas melhora moderada, e duas melhora discreta. A recuperação total da pele ocorreu entre 15 e 30 dias, sendo o eritema o sinal mais persistente. Conclusão: A técnica mostrou-se boa opção para a melhora das rugas periorais e periorbiculares.


Palavras-Chave: FOTOENVELHECIMENTO DA PELE, TERAPIA A LASER, LASER DE CO2

Avaliação de dermocosmético com retinaldeído, nicotinamida e vitis vinifera no fotoenvelhecimento cutâneo de mulheres entre 25 e 40 anos de idade

Assessment of dermocosmetics contai- ning retinaldehyde, nicotinamide and Vitis vinifera in the cutaneous photoaging of women between 25 and 40 years old

Lucia Helena Favaro de Arruda, Ana Carolina B. Bazan Arruda, Paula L. Stocco, Fernanda S. Ota, Elvira C. Assumpção, Sthephani S.B. Langen, Adilson Costa, Un Sun Park, Carla A. H.V. Myashiro

Resumo: Introdução: A pele está sujeita ao envelhecimento intrínseco e extrínseco. Desse modo, tratar o fotoenvelhecimento cutâneo representa desafio clínico.
Objetivo: Avaliar, através de parâmetros objetivos e subjetivos, segurança, tolerabilidade e eficácia clínica de produto cosmético contendo retinaldeído 0,05%, nicotinamina 4% e extrato de Vitis vinifera 1% no tratamento do envelhecimento da pele.
Métodos: Estudo monocêntrico, prospectivo, intervencional, aberto que avaliou 40 voluntárias do sexo feminino de 25 a 40 anos, fototipos I a IV de Fitzpatrick, que aplicaram produto dermocosmético durante 60 dias consecutivos. As avaliações foram realizadas de forma subjetiva pelo médico, voluntária e exame ultrassonográfico e de forma objetiva por fotografias pelo Visia®, biópsias cutâneas, corneometria, pHmetria e sebumetria.
Resultados: 36 voluntárias completaram o estudo. Avaliações subjetivas demonstraram melhora nas rugas, linhas finas, flacidez, viço e aparência geral. Ultrassom e biópsia cutânea evidenciaram aumento de colágeno em 94,4% e 30,6% respectivamente. Fotos do aparelho Visia® demonstraram redução de manchas, rugas, poros e melhora da textura cutânea. Sebumeter revelou diminuição da oleosidade, e houve redução do pH. As medidas do Corneometer mantiveram-se constantes.
Conclusões: o produto dermocosmético analisado foi eficaz e seguro para combater o fotoenvelhecimento.


Palavras-Chave: RETINÓIDES, RETINALDEÍDO, NIACINAMIDA, ENVELHECIMENTO DA PELE

Estudo comparativo de hemifaces entre 2 peelings de fenol (fórmulas de BakerGordon e de Hetter), para a correção de rítides faciais

A splitface comparative study between two phenolbased peelings (BakerGordon and Hetter formulas) in the treatment of facial rhytids

Bárbara Nader Vasconcelos, Guilherme Mafra Figueira, João Carlos Macedo Fonseca, Livia Moreira de Mendonça, Carla da Rocha Fonseca

Resumo: Introdução: O envelhecimento é um conjunto de alterações fisiológicas inevitáveis e irreversíveis. No intuito de retardar e até de reverter esse processo, várias técnicas têm sido utilizadas. Objetivo: Comparar eficácia e efeitos colaterais locais de duas fórmulas que utilizam o fenol: Baker-Gordon e Hetter. Métodos: Sete pacientes foram incluídas neste estudo comparativo onde, na hemiface direita utilizou-se a fórmula de Baker Gordon e na esquerda, a de Hetter. As avaliações da intensidade da dor durante a aplicação e dos sinais clínicos do desconforto nos dias subsequentes foram feitas através de escala subjetiva de três níveis para cada lado da face. A avaliação dos resultados clínicos após 6 meses, foi feita pelas pacientes e pelo médico aplicador. Resultados: A intensidade da dor durante a aplicação foi equivalente em ambas as fórmulas. Com a fórmula de Hetter, a integridade da pele foi mais rapidamente restabelecida e os efeitos indesejados foram de menor intensidade. Quanto aos resultados clínicos finais, 2 pacientes preferiram a fórmula de Baker-Gordon, 1 a de Hetter enquanto para 4 o resultado foi indiferente. O médico avaliador julgou que 5 pacientes tiveram resultados semelhantes em ambas as hemi-faces, enquanto 2 apresentaram melhor avaliação com cada uma das fórmulas respectivamente. Conclusão: As formulações se equivalem no tratamento de rítides faciais.


Palavras-Chave: FENOL, ENVELHECIMENTO, ENVELHECIMENTO DA PELE, RESULTADO DETRATAMENTO

Avaliação in vitro do perfil de segurança de cosmecêuticos contendo fatores de crescimento e seus análogos

In vitro evaluation of the safety profile of cosmeceuticals containing growth factors and their analogues

Gustavo Dieamant, Adilson Costa, Liliana Bechelli, Juliana Tibério, Carolina Pereira

Resumo: Introdução: Envelhecimento cutâneo é afecção que atinge ou atingirá todas as pessoas, e seu tratamento representa desafio clínico. Os fatores de crescimento e seus análogos surgem como promissora opção terapêutica. Objetivos: avaliar o perfil de segurança de alguns produtos dermocosméticos à base de fatores de crescimento ou seus análogos destinados a esse fim, utilizando modelos in vitro de cultura de células da pele humana. Métodos: foram estudados dois tipos de culturas celulares, com a avaliação dos efeitos dos produtos teste sobre a proliferação de células tumorais (células de melanoma) e sobre a proliferação de fibroblastos humanos normais. Resultados: não foram encontradas alterações morfológicas significativas nas culturas de melanoma humano e não houve alterações significativas no número de células saudáveis, pelo menos na cultura de fibroblastos normais, tendo mesmo havido em alguns deles a proliferação dessas células. Conclusões: Esses dados preliminares demonstram que os produtos cosmecêuticos que contêm fatores de crescimento como ativos principais podem ser considerados seguros para aplicação tópica.


Palavras-Chave: PEPTÍDEOS E PROTEÍNAS DE SINALIZAÇÃO INTRACELULAR, PELE, ENVELHECIMENTO DA PELE

Análise da melhora dos sinais clínicos do envelhecimento cutâneo com o uso da intradermoterapia: análise clínica, fotográfica e ultrassonográfica

Analysis of improvement of the clinical signs of skin aging with assistance of intradermotherapy: clinical, photographic, and ultrasonographic analyses

Magda Expósito de Oliveira; Meire Gonzaga; Marisa Gonzaga da Cunha; Ayrton Roberto Pastore; Carlos A. Machado

Resumo: Introdução: A intradermoterapia com polirrevitalização é opção terapêutica adicional para o tratamento do fotodano. Objetivo: Avaliar a eficácia do tratamento e rejuvenescimento cutâneo, com o uso de polirrevitalizante injetável composto por antioxidantes, complexos vitamínicos, aminoácidos, coenzimas e ácido hialurônico sem crosslinking, através da intradermoterapia. Método: Foi desenhado estudo clínico monocêntrico retrospectivo, não comparativo e aberto, com 30 pacientes do sexo feminino, submetidas a cinco aplicações de polirrevitalizante injetável na face. As fotos foram analisadas e comparadas por investigador cego e pelo médico aplicador. Através do exame ultrassonográfico, foram analisadas e comparadas espessura e densidade dérmica. Resultado: Houve aumento da espessura e densidade dérmica através da ultrassonografia. A melhora clínica foi observada através das fotos pré e pós-aplicação. Conclusão: A intradermoterapia com o polirrevitalizante estudado mostrou-se boa opção terapêutica ao fotodano.


Palavras-Chave: ENVELHECIMENTO DA PELE; MESOTERAPIA; ULTRASSONOGRAFIA.

Análise imunohistoquímica da pele fotoenvelhecida após tratamento com o ácido 5 delta aminolevulínico

Immunohistochemical analysis of photodamaged skin after treatment with delta 5-aminolevulinic acid

Ana Carolina Junqueira Ferolla, Bhertha Tamura, Consuelo Junqueira Rodrigues, Luis Carlos Cucé

Resumo: Introdução: O mecanismo de destruição da célula alvo na terapia fotodinâmica compreende a destruição celular direta, a injúria ao estroma vascular e a ativação do sistema imune.
Objetivo: Estudar a resposta imune da pele humana fotoenvelhecida ao tratamento com terapia fotodinâmica.
Métodos: Treze pacientes femininas foram submetidas a três sessões de tratamento com o ácido 5 delta aminolevulínico associado à luz de diodo de 630nm. Foi avaliada a resposta imunohistoquímica do sistema imunológico da pele por meio dos marcadores: anti-CD1a, anti-CD4+, anti-CD8+, anti-TNFa, anti-IFN¿ e anti-IL4; antes, 24 horas após a primeira sessão e 21 dias após a terceira sessão. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva: média, desvio padrão, valor mínimo e máximo, e mediana.
Resultados: 21 dias após o ultimo tratamento houve diminuição do número de linfócitos CD4 e CD8, aumento de interleucina 4 na epiderme e derme, diminuição do TNF-a na epiderme e aumento na derme. A população de células Langerhans e do INF-¿ não mudou.
Conclusão: Em relação ao sistema imune esta terapia não mostrou alteração das células de Langerhans e, por isso, pouca imunossupressão local. A apoptose dos linfócitos CD4 e CD8 foi evidenciada sugerindo que a terapia fotodinâmica possa ser útil em doenças inflamatórias. O estudo mostrou diminuição do TNFa na epiderme e aumento na derme além do aumento da IL4 em ambas, o que sugere resposta do tipo humoral neste protocolo, o que também pode ser evidenciado pela ausência do INF¿.


Palavras-Chave: FOTOQUIMIOTERAPIA, ÁCIDO AMINOLEVULINICO, ENVELHECIMENTO DA PELE

Abordagem nutricional do envelhecimento cutâneo: correlação entre os efeitos em fibroblastos e os resultados clínicos

Nutritional approach to skin aging: correlation between the effects on fibroblasts and clinical results

Flávia Alvim Sant’Anna Addor

Resumo: Introdução: Alguns alimentos podem ter valor terapêutico na abordagem do fotoenvelhecimento. Objetivo:Avaliar clinicamente a eficácia de um suplemento nutricional na melhora de sinais de fotoenvelhecimento e correlacionar com estudo in vitro. Métodos: Foram avaliadas 48 pacientes com clínica de fotoenvelhecimento em uso de um suplemento nutricional (com cultura para fibroblastos) com observações em 56, 84 e 112 dias.As avaliações foram clínicas e instrumentais (por cutometria). Resultados: Houve melhora progressiva e significativa (p<0,05) da elasticidade, firmeza, linhas finas e aparência geral da pele.A cultura de fibroblastos demonstrou significativa taxa de síntese de colágeno com relação à cultura-controle, após 48 horas de incubação. Discussão: Algumas vitaminas e compostos naturais possuem, em uso oral, propriedades terapêuticas sobre os sinais de fotoenvelhecimento. Este estudo demonstrou que a associação de óleo de linhaça, licopeno, carotenoides , vitamina E, zinco e selênio possivelmente melhoram os sinais de envelhecimento não somente por mecanismos antioxidantes e anti-inflamatórios, mas também por aumento da colagênese. Conclusões: Os suplementos alimentares são aliados no cuidado com a pele fotoenvelhecida.


Palavras-Chave: FIBROBLASTOS, ENVELHECIMENTO DA PELE, ANTIOXIDANTES

Eficácia in vitro e clínica do uso cosmético tópico de fitoestrógenos em pele fotoenvelhecida

In vitro and clinical efficacy of the use of phytoestrogens-based topical cosmetic use in photoaged skin

Resumo: Introdução: O tratamento do envelhecimento cutâneo representa um desafio clínico.
Objetivos: Avaliar a eficácia in vitro e in vivo, e a segurança clínica de cosmético com fitoestrógenos na abordagem do fotoenvelhecimento.
Métodos: A etapa in vitro foi realizada pela análise da expressão gênica de fibronectina e pró-colágeno, avaliação da atividade imunomoduladora e análise histoquímica e por imunofluorescência da pele e da junção dermoepidérmica com o produto analisado. No estudo clínico in vivo foi 76 mulheres, foram randomizadas em dois grupos: o Grupo A usou creme contendo complexo de fitoestrógenos e FPS 20 duas vezes ao dia, enquanto o Grupo B usou este mesmo creme associado a outro com função de antienvelhecimento aplicado à noite. O estudo durou 120 dias tendo sido realizadas mensalmente avaliações médicas, da voluntária, ultrassonografia (20MHz), fotografias e biópsias pré e pós-tratamento.
Resultados: No estudo in vitro houve aumento na expressão de fibronectina e procolágeo, potencial imunomodulador, representado pelo aumento de IL-1a diminuição de IL-10; melhora da integridade da JDE, aumento da viabilidade e espessura da epiderme, e da síntese de colágeno. in vivo: melhora global subjetiva da aparênciada pele da face; redução de manchas, eritema, poros e porfirina cutânea. O ultrassom e a biópsia revelaram aumento da densidade dérmica (52,7%) e de fibras dérmicas (22,25%), respectivamente.
Conclusões: Fitoestrógenos tópicos melhoram a condição geral da pele, avaliada clínicamente, histológicamente e por ultrassonografia; acrescentam-se resultados in vitro de aumento da síntese de fibronectina, prócolágeno e colágeno, melhoria da integridade da junção dermoepidérmica e restauração da resposta imunológica da pele.


Palavras-Chave: COLÁGENO, FOTOENVELHECIMENTO, ENVELHECIMENTO DA PELE

Resultado de 360 dias de uso de suplemento oral à base de proteína marinha, acerola concentrada, extrato de semente de uva e extrato de tomate em mulheres portadoras de envelhecimento cutâneo

Treating cutaneous photoaging in women with an oral supplement based on marine protein, concentrated acerola, grape seed extract and tomato extract, for 360 days

Adilson Costa, Elisangela Samartin Pegas Pereira, Raquel Fávaro, Margareth de Oliveira Pereira, Paula Luz Stocco, Elvira Cancio Assumpção, Fernanda Sayuri Ota, Stephanie Selma Barros Langen

Resumo: Introdução: O envelhecimento cutâneo atinge ou atingirá todas as pessoas, e seu tratamento representa um desafio clínico.
Objetivo: Avaliar efeitos cutâneos do uso de um suplemento oral a base de proteína marinha, acerola concentrada e extratos de semente de uva e tomate por 360 dias em portadoras de fotoenvelhecimento cutâneo.
Métodos: Quarenta e cinco voluntárias usaram dois comprimidos diários do referido suplemento por 360 dias consecutivos. Avaliações clínicas (por parte dos investigadores e das voluntárias), ultrassonográficas e fotográficas foram realizadas a cada 30 dias.
Resultados: Trinta e três voluntárias (73,3%) concluíram o estudo. A melhora clínica foi evidenciada pelos investigadores e voluntárias após 30 dias de uso do suplemento oral, o que resultou em ganho estatístico ao longo do tempo (p<0,05). Após 330 dias, constatou-se a tendência à estabilização dos resultados (p=0,05). Pela análise ultrassonográfica, percebeu-se aumento na densidade dérmica das áreas fotoexpostas (132,3%; p<0,001) e das fotoprotegidas (51,9%; p=0,001). Encontraram-se melhorias estatisticamente significativas nos quesitos rugas, linhas finas, melanoses solares, outras hipercromias, eritema, hidratação, viço, oleosidade, suavidade ao toque e aparência geral da pele através da análise médica; segundo a autoavaliação das voluntárias, obteve-se melhoria no padrão das rugas, linhas finas, melanoses solares, outras hipercromias, eritema, hidratação, viço, oleosidade, suavidade ao toque e aparência geral da pele.
Conclusão: O uso de suplementação oral à base de proteína marinha, acerola concentrada e extratos de semente de uva e tomate por longo prazo (360 dias) mostra-se boa abordagem sistêmica adjuvante para o fotoenvelhecimento cutâneo.


Palavras-Chave: ENVELHECIMENTO DA PELE, SUPLEMENTOS DIETÉTICOS, VITAMINA C, EXTRATO DE SEMENTE DE UVA

Rejuvenescimento com terapia fotodinâmica: melhora clínica e análise do colágeno e das fibras elásticas

Rejuvenation with photodynamic therapy: clinical improvement, collagen and elastic fiber analysis

Ana Carolina Ferolla, Bertha M.Tamura, Luis Carlos Cucé

Resumo: Introdução: Atualmente a terapia fotodinâmica é considerada uma modalidade terapêutica com resultados promissores no tratamento do fotoenvelhecimento moderado. Objetivo: Avaliação dos resultados clínicos e das mudanças histológicas no colágeno e nas fibras elásticas após a realização da terapia fotodinâmica com ácido 5-aminolevulínico. Métodos: Pacientes do sexo feminino foram submetidas a três sessões a cada duas semanas, de terapia fotodinâmica com acido 5-aminolevulínico irradiado por luz vermelha de Diodos Emissores de Luz de 630 nm. Foi avaliada a melhora clínica do fotoenvelhecimento através de método semi-quantitativo usando os escores: 0 = ausência de reação; 0.5 = reação muito fraca; 1.0 = reação discreta; 2.0 = reação moderada; 3.0 = reação intensa.As mudanças do colágeno e do tecido elástico dérmico corados respectivamente pelos métodos de Picrossirius e de Weigert-oxone, foram avaliadas por histomorfometria no período prévio ao procedimento, 24 horas após a primeira sessão e 21 dias após a terceira sessão. Resultados:Treze pacientes foram incluídas nesse estudo analítico e prospectivo. Na avaliação clínica, 21 dias após o último tratamento, 12 pacientes apresentaram melhora do fotoenvelhecimento, especialmente no que diz respeito à cor e textura da pele, clareamento de melanoses solares, regressão de queratoses actínicas, e melhora da flacidez. Na avaliação histomorfométrica, ocorreu aumento de colágeno e fibras elásticas. Estes dados foram estatisticamente comprovados. Conclusão: A terapia fotodinâmica com acido 5-aminolevulínico associado à luz vermelha foi considerada eficaz no tratamento do fotoenvelhecimento após avaliações clínicas e histológicas.


Palavras-Chave: ENVELHECIMENTO DA PELE, TERAPIA FOTODINÂMICA, ÁCIDO AMINOLEVULÍNICO, COLÁGENO, TECIDO ELÁSTICO

Educação médica continuada

Alterações histológicas dos tipos de colágeno após diferentes modalidades de tratamento para remodelamento dérmico: uma revisão bibliográfica

Histological changes of collagen types after different modalities of dermal remodeling treatment: a literature review

Marisa Gonzaga da Cunha; Francisca Daza Paravic; Carlos A. Machado

Resumo:

Uma série de alternativas de tratamento está disponível para restaurar e aumentar o colágeno dérmico. O objetivo desta revisão, apoiada em artigos selecionados na base de dados PubMed, é estudar o efeito histológico de quatro modalidades para o rejuvenescimento da pele: luz intensa pulsada, laser fracionado não ablativo, laser fracionado ablativo e indução percutânea de colágeno. As implicações terapêuticas de cada tipo de tratamento dependerão do tipo de colágeno induzido e de sua capacidade para provocar uma resposta de cura versus uma resposta regenerativa de cicatriz fibrótica. A luz intensa pulsada e a indução percutânea de colágeno produziram resposta de cura regenerativa com aumento de colágeno tipo I.


Palavras-Chave: LUZ INTENSA PULSADA; TERAPIA A LASER; COLÁGENO; REJUVENESCIMENTO; ENVELHECIMENTO DA PELE

Novas Técnicas

Técnica do anel para correção de cicatrizes inestéticas periauriculares

Ring technique for the correction of unaesthetic periauricular scars

Marina Emiko Yagima Odo, Lilian Mayumi Odo, Luiz Carlos Cucé

Resumo: As cicatrizes inestéticas alargadas ou hipertróficas periauriculares podem ser decorrentes da tensão sobre a sutura das incisões da ritidoplastia. Em estudo retrospectivo de cinco anos, 10 pacientes do sexo feminino portadoras de cicatrizes inestéticas foram tratadas com a técnica do anel periauricular. Utilizou-se o fio de politetrafluoretileno em seis casos e o de mononylon 2-0 duplo em quatro casos, introduzidos com agulha de fáscia lata sem bisel. Após a exerese da cicatriz, as bordas foram aproximadas, e o anel amarrado e fixado na fáscia do músculo temporal. O resultado foi satisfatório. Em dois casos os fios foram removidos sem alteração do resultado estético final das cicatrizes.


Palavras-Chave: CICATRIZ, CICATRIZ HIPERTRÓFICA, RITIDOPLASTIA, ORELHA

Inovação na correção estética dos retalhos cutâneos nasais

Innovation in aesthetic correction of nasal skin flaps

Vitor Pavan Pasin, Patricia Naomi Ando, Leandro Almeida Bueno de Moraes, Marcio Rodrigures Soares, Sergio Henrique Hirata, Mauro Yoshiaki Enokihara, Ival Peres Rosa

Resumo: Os retalhos são muito utilizados na reconstrução cirúrgica da região nasal. Durante o pósoperatório desses pacientes habitualmente observa-se desnível da cicatriz em relação à pele vizinha, gerando insatisfação estética. Tal queixa frequentemente se mantém mesmo com a abrasão preconizada pela literatura entre 30 e 60 dias após o procedimento. Propõese associação de exereses tangenciais com lâmina de barbear (shavings) de toda a área do retalho até o aplainamento em relação à vizinhança, seguida de dermabrasão para refinamento de irregularidades ainda existentes. Os resultados são excelentes, tornando as cicatrizes menos perceptíveis, fato muito satisfatório em se tratando de área tão importante estética e socialmente


Palavras-Chave: RETALHOS CIRÚRGICOS, NEOPLASIAS, DERMABRASÃO

Uso de microcânulas em tratamentos de restauração do volume facial com ácido poli-L-lático

The use of microcannulas in facial volume restoration treatment with Poly-L-Lactic acid

Rachel Calcagnotto Garcia, Adriano Calcagnotto Garcia

Resumo: O uso de ácido poli-L-lático (PLLA) vem aprimorando os procedimentos de preenchimento e restauração de volume. Por ser abordagem extensa com produto injetável, observa-se alguma resistência por parte dos pacientes, temendo a dor e equimoses posteriores. Além disso, a técnica com agulha curta tradicionalmente utilizada dificulta a abordagem de regiões profundas. Descreve-se, então, nova forma de aplicação, utilizando microcânula (instrumento longo de ponta romba) 40 x 0,8mm, com retroinjeção em algumas áreas da face. Essa nova abordagem apresentou resultados satisfatórios, com boa aceitação pelos pacientes e redução de efeitos adversos.


Palavras-Chave: ENVELHECIMENTO DA PELE, PELE, ENVELHECIMENTO, INFILTRAÇÃO

Preenchimento labial com microcânulas

Lip filling with microcannulas

Andre Vieira Braz, Luana Vieira Mukamal

Resumo: Trata-se da descrição de técnica de preenchimento labial com ácido hialurônico utilizando microcânulas, que diminui muito o número de pertuitos necessários ao método convencional com agulhas e reduz a possibilidade de injeção intravascular do produto, além de restringir o risco de ruptura de estruturas nobres, como vasos e nervos, devido à ponta romba. Os resultados encontrados confirmam a menor ocorrência de efeitos indesejáveis e alto grau de satisfação de médicos e pacientes.


Palavras-Chave: ÁCIDO HIALURÔNICO, LÁBIO, REJUVENESCIMENTO

Relatos de casos

Análise clínica de 16 pacientes consecutivos tratados com LUX 1540® para rejuvenescimento

Fractional non-ablative lasers in rejuvenation

Ana Beatriz Palazzo Carpena El Ammar, Valéria Barreto Campos, Rodrigo Pereira Duquia

Resumo:

Introdução: O tratamento do envelhecimento cutâneo com Lasers fracionados não abla- tivos tem sido muito divulgado nos últimos anos, embora o número de publicações, com aparelhos específicos, ainda seja pequeno.
Objetivo: Descrever o grau de satisfação do paciente e de um dermatologista avaliador após o tratamento com o aparelho Lux 1540®.
Métodos: Estudo retrospectivo com 16 pacientes que realizaram a terapia para rejuve- nescimento facial com o Lux 1540®. Foi realizada análise fotográfica por dermatologista, não envolvido nos tratamentos, e os pacientes foram questionados quanto ao grau de satis- fação antes e após três sessões.As variáveis avaliadas foram manchas, flacidez, rugas, poros dilatados, telangiectasias e satisfação geral.
Resultados: Na avaliação do dermatologista ocorreu melhora considerada boa ou exce- lente na maioria dos pacientes, em todos os critérios estudados. Em relação à melhora do aspecto geral, 82% dos avaliados apresentaram melhora considerada boa ou excelente. Em relação à observação dos pacientes, 63% deles referiram satisfação geral boa a excelente.
Conclusões: A terapia com Lux 1540® para rejuvenescimento da face pode ser alterna- tiva com resultados satisfatórios, tornando-se boa opção para os pacientes que não dese- jam ou não podem submeter-se a tratamentos mais agressivos.


Palavras-Chave: LASERS, ENVELHECIMENTO DA PELE, TERAPIA A LASER

Carcinoma basocelular no lábio superior: tratamento cirúrgico e reconstrução com retalho de transposição

Upper lip basal cell carcinoma: surgical treatment and reconstruction with transposition flap

Lauro Lourival Lopes Filho, Lauro Rodolpho Soares Lopes, Adelman de Barros Villa Neto, Thalisson de Sousa Costa

Resumo: O carcinoma basocelular é o tumor maligno mais frequente do ser humano, sendo a face, a sua localização mais comum. A excisão de lesões iguais ou maiores do que 2 cm no lábio superior, requer reconstrução complexa e difícil. Relata-se o caso de uma paciente do sexo feminino, de 74 anos, portadora de carcinoma basocelular nodular, de ± 2 cm de diâmetro, localizado na metade esquerda do lábio superior e invadindo parte do vermelhão. A lesão foi excisada e a reconstrução feita com retalho de transposição naso-labial, com base inferior. O histopatológico mostrou ressecção completa e o resultado estético após 1 ano mostrou-se satisfatório.


Palavras-Chave: CARCINOMA BASOCELULAR, LÁBIO, PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS RECONSTRUTIVOS

Tratamento para rejuvenescimento das mãos com hidroxiapatita de cálcio

Calcium hydroxylapatite-based treatment for rejuvenation of the hands

Mariane Midori Shono, Ane Beatriz Mautari Niwa, Nuno Eduardo Sanches Osório

Resumo: A hidroxiapatita de cálcio é material biocompatível, não antigênico, biodegradável, opaco, sendo opção viável no tratamento para rejuvenescimento das mãos, aumentando seu volume e reduzindo a visibilidade de veias e tendões. Relatam-se 16 casos tratados com meia seringa de hidroxiapatita de cálcio em cada dorso de mão. Os resultados demonstraram que o tratamento foi seguro, bem tolerado e eficaz, com alto grau de satisfação em 75% dos casos e melhora clínica por até 12 meses após a injeção.


Palavras-Chave: MÃOS, HIDROXIAPATITAS, REJUVENESCIMENTO, ENVELHECIMENTO DA PELE

Reconstrução do lábio inferior com retalhos de Karapandzic e Gilles após excisão de carcinoma espinocelular

Reconstruction of the lower lip using Karapandzic and Gilles flaps after the excision of squamous cell carcinoma

Leticia Arsie Contin, Mário Marques de Carvalho, Carlos D´Apparecida S. Machado Filho, Marcos Eiji Hayashida, Thaís Serranio Ferraz, Bones Ferreira Gonçalves Jr.

Resumo: Carcinomas de células escamosas do lábio inferior representam 20-30% de todos os cânceres orais, que apresentam bom prognóstico quando diagnosticados precocemente. Metástases em lifonodos cervicais ocorrem em 5-20% dos casos. Relata-se caso de paciente do sexo feminino com lesão nódulo-ulcerada infiltrativa, acometendo um terço do lábio inferior. Os linfonodos analisados foram normais. Foram realizadas excisão da lesão e reconstrução labial utilizando técnica do retalho de Karapandzic à direita e Gilles à esquerda, e comissuroplastia em segundo tempo. Houve resultado aceitável cosmeticamente e boa recuperação na fala e deglutição. Não foram observadas recidivas ou metástases em dois anos de seguimento.


Palavras-Chave: CARCINOMA DE CÉLULAS ESCAMOSAS, LÁBIO, RETALHOS CIRÚRGICOS

Resolução cirúrgica do eclabio através do retalho de Limberg

Surgical resolution of eclabium using a Limberg flap

Luciana Abreu, Maria Isabel Cárdenas, Fernanda Campany, Joaquim José Teixeira de Mesquita Filho

Resumo: O carcinoma basocelular é o câncer de pele mais frequente. Quando recidivados, tumores desse tipo têm taxas de cura inferiores à dos tumores primários, razão pela qual é preconizado tratamento cirúrgico com re-excisão através de cirurgia micrográfica ou com controle de margens por congelação. Relata-se caso de carcinoma basocelular recidivado de grandes proporções que, após exérese total e correção por meio de retalho de rotação e enxerto de pele total, evoluiu com eclábio. Essa complicação inestética foi corrigida num segundo tempo através do retalho de Limberg. Apresenta-se alternativa para correção de eclábio e enfatiza-se a necessidade de incluir na formação do cirurgião dermatológico o aprendizado para a resolução de complicações.


Palavras-Chave: CARCINOMA BASOCELULAR, RETALHOS CIRÚRGICOS, RECIDIVA LOCAL DE NEOPLASIA, LÁBIO

Lifting de lábio superior associado à dermabrasão mecânica

Upper lip lifting associated with mechanical dermabrasion

Maurício Pedreira Paixão, Josue Montedonio, Wail Queiroz Filho, Carlos Eduardo Teixeira Pouza, Antônio Esau Ferraz de Almeida

Resumo: O envelhecimento traz profundas modificações na face. Existe demanda crescente de procedimentos para tratamento estético facial. São exemplos as blefaroplatias, ritidoplastias, uso de substâncias preenchedoras e de toxina botulínica, entre outros. Infelizmente a região subnasal não recebe comparativamente igual atenção. Este relato tem por objetivo demonstrar o uso do lifting do lábio superior associado a dermabrasão como alternativa para se obter maior harmonia facial. Além disso, cabe reforçar a possibilidade de sua rea- lização associada à de outros procedimentos cirúrgicos.


Palavras-Chave: LÁBIO, RITIDOPLASTIA, ENVELHECIMENTO DA PELE, DERMABRASÃO


Facebook Twitter Linkedin

© 2020 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações