Sociedade Brasileira de Dermatolodia Surgical & Cosmetic Dermatology

GO TO

ISSN-e 1984-8773

Artigos
RelacionadosA consulta encontrou: 41 resultado(s)

Voltar ao artigo

 

Artigos de revisão

Aplicabilidade em dermatologia do plasma rico em plaquetas

Applicability of platelet-rich plasma in dermatology

Jane Marcy Neffa Pinto; Natássia Soares Pizani

Resumo:

O plasma rico em plaquetas vem-se mostrando promissor quanto a sua aplicabilidade em dermatologia, sobretudo na cicatrização de úlceras crônicas e na atenuação de marcas decorrentes do envelhecimento. O plasma rico em plaquetas autólogo é obtido através da centrifugação do sangue, de modo que os componentes são separados por gradiente de densidade. O produto final obtido é um gel rico em fatores de crescimento que atuam na reparação tecidual, ativando fibroblastos e induzindo ao remodelamento da matriz extracelular.


Palavras-Chave: CICATRIZAÇÃO; FATOR DE CRESCIMENTO DERIVADO DE PLAQUETAS; FATORES DE CRESCIMENTO TRANSFORMADORES; FATORES DE CRESCIMENTO DO ENDOTÉLIO VASCULAR; PLASMA RICO EM PLAQUETAS

Artigos Originais

Estudo comparativo da aplicação de CRMDex® em igual volume em uma versus duas sessões para correção dos sulcos nasogenianos

CRMDex® injections in nasolabial folds

Meire Brasil Parada, Samira Yarak, Érica Monteiro, Karime Marques Hassun, Sérgio Talarico, Ediléia Bagatin

Resumo:

Introdução: O interesse por procedimentos minimamente invasivos para o rejuvenesci- mento facial proporcionou o desenvolvimento da técnica de preenchimento cutâneo para rugas e sulcos.O ácido hialurônico é um dos preenchedores mais populares, considerado menos imunogênico e mais seguro.
Objetivos: avaliar e comparar a eficácia, segurança e duração do efeito da aplicação do preenchedor CRMDex® nos sulcos nasogenianos, em sessão única e em duas sessões.
Métodos: ensaio clínico, aberto, com randomização dos sulcos nasogenianos e compara- tivo entre duas técnicas.Trinta mulheres, de 30 e 60 anos de idade, com acentuação simé- trica dos sulcos nasogenianos de grau leve a moderado foram submetidas à aplicação intra- démica de CRMDex®.Três dermatologistas independentes avaliaram a eficácia utilizando a escala Wrinkles Severity Rating Scaling.
Resultados: o tratamento realizado em duas sessões não se diferenciou do realizado em uma sessão, pois ambos proporcionaram diminuição de pelo menos um grau na escala Wrinkles Severity Rating Scaling com similar duração do efeito preenchedor. Os efeitos adversos locais mais frequentes (dor, eritema e edema) ocorreram durante a injeção e melhoraram espontaneamente.
Conclusões: não houve otimização da resposta terapêutica com a injeção de volumes menores por sessão. Parece que volumes maiores podem aumentar o risco de efeitos adversos locais.


Palavras-Chave: ÁCIDO HIALURÔNICO, REAÇÕES BIOLÓGICAS , DERME, CICATRIZ

Radiofrequência pulsada com multiagulhas (RFPM®) no tratamento do envelhecimento do lóbulo da orelha

Pulsed radiofrequency with multineedles for earlobe aging treatment

Emerson Vasconcelos de Andrade Lima

Resumo:

Introdução: Várias técnicas vêm sendo descritas para o tratamento do envelhecimento do lóbulo da orelha. Métodos cirúrgicos e não cirúrgicos, como peelings, laser fracionado de CO2, e preenchedores vêm sendo propostos com o intuito de produzir remodelamento de colágeno dessa região.
Objetivo: O objetivo deste estudo clínico retrospectivo foi avaliar a eficácia da radiofrequência pulsada com multiagulhas (RFPM®) no rejuvenescimento do lóbulo da orelha.
Métodos: Estudo retrospectivo da segurança e efetividade da técnica mediante avaliação dos resultados por aplicação de questionário de satisfação aos pacientes e julgamento dos resultados clínicos por dermatologistas independentes.
Resultados: Foram avaliados 12 pacientes com idade entre 48 e 67 anos, submetidos à técnica, 100% dos quais relataram satisfação com os resultados, enquanto na avaliação comparativa das fotografias por dois dermatologistas independentes o índice de melhora foi de 75% em quatro pacientes e 100% em oito pacientes. A hiperpigmentação pós-inflamatória foi observada entre dez e 15 dias após o tratamento em cinco pacientes, tendo sido revertida após tratamento clínico.
Conclusão: Esse novo procedimento se apresenta como alternativa ao tratamento do envelhecimento do lóbulo da orelha.


Palavras-Chave: CARTILAGEM DA ORELHA; TRATAMENTO POR RADIOFREQUÊNCIA PULSADA; REJUVENESCIMENTO

Indução percutânea de colágeno com agulhas em cicatrizes após acidentes automobilísticos: correção cosmética e funcional

Percutaneous collagen induction with needles in scars developed after automobile accidents: esthetical and functional correction

Emerson Vasconcelos de Andrade Lima

Resumo:

Introdução: A utilização de técnicas com microagulhas vem adquirindo importância crescente na correção de cicatrizes.
Objetivo: Estudo retrospectivo, descritivo e unicêntrico, avaliando os resultados da indução percutânea de colágeno com agulhas em cicatrizes desenvolvidas após acidentes automobilísticos.
Métodos: Foram considerados registros em prontuários e fotografias padronizadas feitas antes e três meses depois de sessão única de microagulhamento, de nove pacientes com diagnóstico de cicatrizes pós-traumáticas tratados pelo mesmo protocolo. As avaliações clínica e fotográfica do tratamento, de acordo com escala de categorias - muito bom, bom, razoável, ruim -, foram realizadas pelo investigador três meses após o procedimento, quando também foram aplicados questionários de satisfação aos pacientes.
Resultados: Na avaliação clínica e por meio de fotografias, o autor considerou cinco pacientes com resultados muito bons e quatro com resultados bons. 100% dos pacientes relataram satisfação com os resultados.
Conclusões: Observam-se bons resultados cosmético e funcional em cicatrizes após trauma acidental com a utilização da indução percutânea de colágeno com agulha. Não se observaram efeitos adversos, o que nos permite sugerir que o procedimento apresentou bom perfil de segurança.


Palavras-Chave: TERAPÊUTICA; ACIDENTE; CICATRIZES

O uso do plasma rico em plaquetas no tratamento da acne e suas cicatrizes: estudo-piloto

The use of platelet-rich plasma in the treatment of acne and its scars: a pilot study

Lina Andrea Gómez; Valentina Casas Romero; William Hernando Merchan Rubiano

Resumo:

Introdução: A acne é doença multifatorial em que se evidenciam lesões inflamatórias constituídas por: pápulas, pústulas e comedões. É mais comum dos 11 aos 30 anos de idade, ocorrendo em várias regiões do corpo em que há altas concentrações de unidades pilossebáceas. A acne tem diferentes classificações e tratamentos. Recentemente, os fatores de crescimento de plaquetas têm sido indicados como terapia alternativa para cicatrizes da acne.
Objetivo: Descrever o caso de paciente com acne nódulo-cística e cicatrizes de acne graus 1, 2 e 3b tratado com plasma rico em plaquetas e, ao mesmo tempo, destacar a eficácia do tratamento.
Métodos: Aplicação de plasma rico em plaquetas durante três meses no lado esquerdo da face de um paciente.
Resultados: De acordo com avaliações clínica e fotográfica, houve melhora na aparência e qualidade da pele, observando-se menor número de lesões e diminuição de fenômenos dolorosos.
Conclusões: O presente estudo demonstrou a eficácia do plasma rico em plaquetas como tratamento para a acne assim como suas cicatrizes.


Palavras-Chave: PLASMA RICO EM PLAQUETAS; ACNE VULGAR; CICATRIZ

Avaliação dos efeitos da terapia por ondas acústicas em queloides

Evaluation of the effects of acoustic wave therapy on keloids

Doris Hexsel; Fernanda Oliveira Camozzato; Aline Flor Silva; Carolina Siega

Resumo:

Introdução: A terapia por ondas acústicas estimula os processos de regeneração e recuperação dos tecidos. Nesse sentido, espera-se que esse equipamento possa atuar em cicatrizes.
Objetivo: Avaliar a eficácia e segurança da terapia por ondas acústicas na melhora de queloides.
Métodos: Estudo aberto, prospectivo, unicêntrico que incluiu 20 participantes com diagnóstico clínico de queloide. Foram realizadas oito sessões de terapia por ondas acústicas, uma por semana, durante oito semanas. Os participantes foram avaliados no momento basal e uma e 12 semanas após o término do tratamento. Medidas de elasticidade e avaliação clínica pela Escala de Cicatrizes de Vancouver foram realizadas. Ao final do tratamento foi observada a satisfação dos participantes com o tratamento.
Resultados: Após o tratamento, a percentagem de participantes com espessura do queloide entre dois e 5mm caiu de 71% para 47%, aumentando a percentagem de participantes com espessura menor do queloide na amostra total (<2mm, de 24% para 41%). Os aspectos da vascularização e flexibilidade também apresentaram melhora em alguns participantes. Não foram relatados eventos adversos relacionados ao tratamento.
Conclusões: O tratamento por ondas acústicas é seguro e pode ser eficaz na melhora funcional de lesões de queloide e de alguns aspectos clínicos da lesão.


Palavras-Chave: QUELOIDE; CICATRIZ; ESCALAS

Eletrocirurgia de alta frequência em cicatrizes do tipo ice-picks: estudo comparativo prévio e posterior ao tratamento

High-frequency electrosurgery in ice-pick scars: pre and post treatment comparative study

Carlos Roberto Antonio; Lívia Arroyo Trídico; Cíntia Maria Garcia Marchi; João Roberto Antonio; Solange Corrêa Garcia Pires D'Ávila

Resumo:

Introdução: Cicatrizes de acne são causa frequente de consulta ao dermatologista, ocorrendo como resultado do processo inflamatório da acne vulgar. As cicatrizes atróficas são as mais comuns, podendo apresentar-se como superficiais, médias ou profundas. Existem várias opções de tratamento para cicatrizes atróficas profundas, porém, geralmente, apresentam eficácia limitada, efeitos colaterais indesejáveis e custo elevado.
Objetivo: Avaliar o tratamento de cicatrizes atróficas profundas com eletrocirurgia de alta frequência.
Métodos: Dez pacientes com cicatrizes de acne atróficas profundas receberam três sessões de tratamento com eletrocirurgia de alta frequência com intervalos de um mês entre elas. Um mês após a última sessão foram avaliados: aspectos histológicos de cicatrizes selecionadas, antes e um mês após a última sessão; opinião dos pacientes classificando os resultados em piora, ausência de melhora ou melhora das lesões; e avaliação de fotografias padronizadas antes e um mês após a última sessão, por médico não vinculado à pesquisa que também classificou os resultados em piora, ausência de melhora ou melhora das lesões.
Resultados: Na análise histológica foi evidenciada redução de fibrose local; na opinião de todos os pacientes o resultado evidenciou melhora das lesões; todos também apresentaram melhora clínica das lesões avaliadas por dermatologista.
Conclusão: A eletrocirurgia de alta frequência é método simples, de baixo custo e eficaz no tratamento de cicatrizes de acne atróficas e profundas.


Palavras-Chave: CICATRIZ; ACNE VULGAR; ELETROCIRURGIA

Indução percutânea de colágeno com agulhas (IPCA®) associada a radiofrequência pulsada com multiagulhas (RFPM®) na condução de cicatrizes de acne deprimidas: protocolo de tratamento

Percutaneous induction of collagen with needles (IPCA®) associated with Pulsed radiofrequency with multineedles (RFPM®) in the management of depressed acne scars: treatment protocol

Emerson Vasconcelos de Andrade Lima

Resumo:

Introdução: As cicatrizes de acne deprimidas apresentam-se sempre como um desafio terapêutico. Lasers fracionados, abordagens cirúrgicas e peelings químicos têm tentado oferecer resultados cosméticos aceitáveis, mas continua difícil a escolha do tratamento ideal. Objetivo: Avaliar a eficácia da indução percutânea de colágeno com agulhas associada a radiofrequência pulsada com multiagulhas em cicatrizes de acne deprimidas. Métodos: Estudo retrospectivo da segurança e efetividade da técnica mediante avaliação dos resultados por aplicação de questionário de satisfação aos pacientes e julgamento clínico e fotográfico pelo dermatologista. Resultados: Foram avaliados 13 pacientes com idade entre 21 e 37 anos, submetidos à associação, 100% dos quais relataram satisfação com os resultados, enquanto na avaliação comparativa das fotografias o índice de melhora foi de 50% em dois pacientes e de 70% em seis pacientes. Conclusão: Essa nova proposta terapêutica se apresenta como alternativa ao tratamento de cicatrizes de acne deprimidas.


Palavras-Chave: CICATRIZES; TRATAMENTO POR RADIOFREQUÊNCIA PULSADA; COLÁGENO

Associação do microagulhamento ao peeling de fenol: uma nova proposta terapêutica em flacidez, rugas e cicatrizes de acne da face

Association of microneedling with phenol peeling: a new therapeutic approach for sagging, wrinkles and acne scars on the face

Emerson de Andrade Lima

Resumo:

Introdução: O papel benéfico dos peelings médios e do microagulhamento no fotoenvelhecimento e em cicatrizes revelam resultados satisfatórios. Objetivo: Estudo retrospectivo, descritivo e unicêntrico, avaliando os resultados da associação do peeling de fenol 88% e microagulhamento no tratamento de flacidez, rugas e cicatrizes de acne na face. Métodos: Foram considerados registros em prontuários e fotografias padronizadas prévias e três meses após o procedimento, de 28 pacientes com diagnóstico de rugas, flacidez ou cicatrizes de acne, tratados com peeling de fenol 88% seguido de microagulhamento com agulhas de 2,5mm. Quinze dias após o procedimento, foram registrados eventos e complicações. As avaliações clínica e fotográfica, de acordo com escala com as categorias muito bom, bom, razoável e ruim, foram realizadas pelo investigador três meses após o procedimento, quando também foram aplicados questionários de satisfação aos pacientes. Resultados: 12 paciente apresentaram apenas rugas e flacidez, cinco apenas cicatrizes de acne, e dez apresentaram ambos os quadros, com fototipos de I a III. O eritema persistiu por 30 dias, e a hiperpigmentação pós-inflamatória foi observada em sete dos 28 pacientes.Na avaliação clínica e por meio de fotografias, o autor considerou os resultados bons e muito bons. 100% dos pacientes relataram satisfação com os resultados. Conclusões: Observam-se bons resultados com a associação de fenol 88% e microagulhamento. Poucos pacientes apresentaram efeitos adversos, o que nos permite sugerir que o procedimento apresentou bom perfil de segurança.


Palavras-Chave: TERAPÊUTICA; REJUVENESCIMENTO; CICATRIZES

Cervicoplastia ampliada: avaliação dos resultados a longo prazo

Extended cervicoplasty: assessment of long-term results

Daniel Nunes e Silva; Byanca Rossetti Moreira dos Santos; Luciano Ipólito Branquinho; Géssica Ellen Duarte Oguchi; Marianna da Gama Machado; Marco Aurélio Jajah; Marcelo Rosseto

Resumo:

Introdução: A cervicoplastia ampliada é utilizada para o tratamento dos estigmas do envelhecimento do terço inferior da face, especialmente para os casos de intensa flacidez tecidual. Porém, a manutenção de seus resultados em longo prazo foi pouco estudada na literatura. Objetivos: Avaliar a manutenção dos resultados da cervicoplastia ampliada a longo prazo. Métodos: Vinte e três pacientes com intensa flacidez tecidual foram submetidos à cervicoplasita ampliada e acompanhados durante cinco anos. Os resultados pós-operatórios no primeiro e no quinto ano foram avaliados por oito cirurgiões plásticos. A análise dos resultados foi realizada por meio dos testes McNemar e t-Student pareado. Resultados: No primeiro ano, 12 (52,2%) pacientes tiveram o resultado classificado como muito bom, nove (39,1%) como moderado, e dois (8,7%) como fraco. No quinto ano, nove (39,1%) tiveram o resultado classificado como muito bom, 11 (47,8%) como moderado, e três (13,1%) como fraco. Nenhum paciente teve o resultado classificado como excelente ou ruim em nenhum dos períodos analisados. Não houve diferença significativa em relação à classificação (p = 0,450); e entre a pontuação total (p = 0,373) no período avaliado. Conclusões: Mesmo em casos difíceis, a cervicoplastia ampliada proporcionou a obtenção de bons resultados mantidos em longo prazo.


Palavras-Chave: RITIDOPLASTIA; CERVICOPLASTIA; PESCOÇO

Tratamento das cicatrizes de acne com a técnica de microagulhamento e drug delivery

Treatment of acne scars using the microneedling and drug delivery technique

Célia Luiza Petersen Vitello Kalil; Renata Hübner Frainer; Letícia Santos Dexheimer; Renata Elise Tonoli; Ana Letícia Boff

Resumo: Introdução: A acne vulgar é um das doenças de pele mais comuns e, em grande parte das vezes, resulta em cicatrizes que constituem problema estético e psicológico. Até o momento, não há tratamento padronizado para as cicatrizes. Objetivos: Avaliar a melhora das cicatrizes de acne do tipo distensíveis na face após tratamento com a técnica de microagulhamento, seguida da aplicação tópica de gel contendo fatores de crescimento. Métodos: Foram selecionados 10 pacientes portadores de cicatrizes de acne, que preencheram os critérios de inclusão. Todos realizaram três sessões de microagulhamento, com intervalos de um a dois meses, com seguimento de um ano. Foram realizadas fotos pré e pós-procedimento com máquina digital comum e com câmera digital com sistema tridimensional e realizada biópsia de pele prévia ao tratamento e 30 dias após a última sessão. Resultados: Oito pacientes finalizaram o estudo sendo que na analise fotográfica tridimensional, sete apresentaram redução do relevo das cicatrizes na área analisada, sete redução da melanina, e sete aumento de hemoglobina na área estudada, com apresentação variada entre si. As cicatrizes profundas tipo ice picks não apresentaram melhora com o procedimento. Conclusões: Esse tratamento promove a melhora global da textura da pele e discreto efeito nas cicatrizes de acne.


Palavras-Chave: ACNE VULGAR; CICATRIZ; ESTÉTICA; RESULTADO DE TRATAMENTO; TERAPIA COMBINADA

Infiltrações intralesionais de 5-FU no tratamento de queloides, cicatrizes hipertróficas e contraturas

Intralesional injections of 5-FU in the treatment of keloids, hypertrophic scars, and contractures

Leandra d'Orsi Metsavaht; Carlos Alberto Rios Garcia

Resumo:

Introdução: Queloides e cicatrizes hipertróficas fazem parte do desafio cotidiano do dermatologista. Apesar do grande arsenal terapêutico, a eficácia variável, os efeitos colaterais e as recidivas dificultam atingir resultado satisfatório. O 5-fluoruracil (5-FU) isoladamente ou em terapias combinadas tem potencial para ser parte integrante do paradigma do tratamento de cicatrizes hipertróficas e queloides. Objetivo: Avaliar os resultados do uso de 5-FU (50mg/ml) na proporção de 9:1 com acetato de triancinolona (AT - 20mg/ml) em pacientes com queloides e cicatrizes hipertróficas ao longo de 12 anos. Métodos: Estudo retrospectivo de 32 pacientes portadores de queloides, cicatrizes hipertróficas e fibrose cicatricial submetidos de uma a 17 sessões de infiltração com intervalo quinzenal, utilizando-se a combinação de 5-FU com AT. Empregou-se escala analógica visual (EAV) para avaliação de dor/desconforto da lesão, assim como para a percepção pelo paciente da cicatriz ao visualizá-la no espelho. Resultados: Na comparação das escalas analógicas visuais (EAV) após o tratamento, houve redução significativa do nível de dor/desconforto (EAV dor) (p = 0,001) e na análise da estética da cicatriz ao espelho (EAV espelho) (p < 0,001). Três pacientes apresentaram complicações (9,4%): hipercromia (dois pacientes = 6,3%) e atrofia (um = 3,1%). Conclusões: A infiltração de 5-FU em cicatrizes hipertróficas, queloides e fibroses mostrou-se abordagem terapêutica minimamente invasiva, de baixo custo, de fácil reprodutibilidade, com resultados consistentes e que não invalida ou impede outras abordagens.


Palavras-Chave: CICATRIZ HIPERTRÓFICA; FLUORURACILA; QUELOIDE

Cicatrizes hipertróficas e queloides: tratamento com cirurgia e infiltração de methotrexate - estudo-piloto

Hypertrophic scars and keloids: treatment with surgery and methotrexate injections: a pilot study

Tatiana Gandolfi de Oliveira; Rossana Cantanhede Farias de Vasconcelos; Lilian Mayumi Odo; Marina E.Y. Odo

Resumo: Introdução: Várias modalidades terapêuticas têm sido utilizadas para o tratamentos de queloides e cicatrizes hipertróficas. Objetivo: Tratamento de queloides e cicatrizes hipertróficas com excisão e injeção intralesional de methotrexate. Métodos: Neste estudo aberto de intervenção terapêutica 11 pacientes foram tratados. Exames laboratoriais e fotos foram realizados antes, durante e após tratamento. Após a excisão das lesões, a sutura foi infiltrada com methotrexate a partir do sétimo dia, semanalmente, durante seis meses. A dose semanal foi de 2,5mg/10cm de sutura, e a dose máxima de 5mg por indivíduo. A avaliação foi feita pelo médico e pelo paciente. Resultados: Seis meses após o término do tratamento, não ocorreu recidiva da lesão em cinco casos, houve recidiva parcial em seis casos e nenhuma recidiva total. Não houve alteração dos exames laboratoriais. Conclusões: A dose máxima semanal de 5mg de methotrexate durante seis meses utilizada neste estudo-piloto para tratamento de queloides e cicatrizes hipertróficas é segura e dificulta a recidiva. São necessários mais estudos para complementar este trabalho.


Palavras-Chave: QUELOIDE; CICATRIZ HIPERTRÓFICA; TERAPÊUTICA; PELE.

Enxerto de cartilagem auricular para reconstrução nasal após cirurgia micrográfica de Mohs

Auricular cartilage graft for nasal reconstruction after Mohs micrographic surgery

Felipe Bochnia Cerci

Resumo: Introdução: a restauração da forma e função nasais após cirurgia de Mohs requer planejamento cirúrgico adequado. Defeitos nasais extensos e profundos, principalmente localizados na asa, podem demandar enxerto de cartilagem para ajudar a restaurar a função, a anatomia e a estética nasais. Objetivos: avaliar a utilidade de enxertos de cartilagem em reconstrução nasal após cirurgia micrográfica de Mohs, assim como descrever uma das técnicas para sua realização. Métodos: estudo retrospectivo de pacientes com defeitos cirúrgicos nasais decorrentes de cirurgia de Mohs submetidos a enxerto de cartilagem auricular. Resultados: dez pacientes foram incluídos no estudo. O enxerto de cartilagem foi retirado da anti-hélice/fossa escafoide em seis pacientes (60%) e da concha em quatro pacientes (40%). Todos os enxertos de cartilagem da anti-hélice/fossa escafoide foram retirados através de incisão anterior, enquanto os da concha foram retirados por excisão posterior. Houve uma complicação, hematoma, que drenou espontaneamente. Conclusões: Enxertos de cartilagem constituem método versátil, confiável e previsível de fornecer suporte estrutural em reconstrução nasal. É fundamental identificar os pacientes que podem se beneficiar da técnica. Mediante planejamento cauteloso e execução adequada, enxertos de cartilagem auricular melhoram significativamente os resultados de reconstruções nasais em casos selecionados.


Palavras-Chave: CIRURGIA DE MOHS; CARTILAGEM DA ORELHA; RETALHOS CIRÚRGICOS; NEOPLASIAS NASAIS; CARCINOMA BASOCELULAR

Resurfacing com laser fracionado para cicatrizes atróficas de acne: avaliação na população brasileira

Fractional Laser resurfacing for atrophic acne scars: evaluation in the Brazilian population

Elisangela dos Santos Boeno; Ada Regina Trindade de Almeida; Denise Vieira dos Santos; Gabriel Ângelo de Araújo Sampaio; Ana Flávia Nogueira Saliba; Natássia Pinheiro de Lavor Queiroz

Resumo:

Introdução: As cicatrizes atróficas de acne são de difícil tratamento, com várias opções terapêuticas descritas, entre elas o laser. A tecnologia fracionada resulta em colunas de ablação dermoepidérmica, entremeadas por ilhas de pele íntegra, permitindo tratamento eficaz, danos térmicos seletivos e recuperação mais rápida. O objetivo deste estudo foi demonstrar em população brasileira a eficácia e segurança dos lasers fracionados na terapia de cicatrizes atróficas de acne. Métodos: Estudo aberto, prospectivo, intervencional em pacientes com cicatrizes de acne, sem restrição quanto a sexo e fototipo. Foram excluídos: gestantes, lactantes, portadores de infecções ou discrasias sanguíneas e usuários de anticoagulantes. A avaliação foi realizada por fotografia digital comparando textura, aparência e relevo. Resultados: De 30 pacientes selecionados, 24 foram incluídos no estudo. Houve melhora dos parâmetros avaliados nos casos submetidos aos lasers fracionados: CO2, Erbium-Glass ou ambos. Os indivíduos submetidos a múltiplos tratamentos apresentaram melhores resultados. Todos aqueles tratados com quatro sessões obtiveram melhora superior a 50%. Hiperpigmentação pós-inflamatória foi detectada em sete dos 24 indivíduos tratados. Conclusão: Utilizando parâmetros e cuidados adequados, nosso estudo demonstrou que o resurfacing com laser fracionado constitui método eficaz e seguro para o tratamento de cicatrizes atróficas de acne na população brasileira.


Palavras-Chave: ACNE VULGAR; CICATRIZ; LASER; ABRASÃO QUÍMICA

Técnica de correção de cicatrizes distensíveis de acne com ácido hialurônico, otimizada com iluminação de LED

Distensible acne scar correction using hyaluronic acid enhanced with LED lighting

Carlos Roberto Antonio; Marina Garcia Nicoli

Resumo: Introdução: A melhor opção para tratamento das cicatrizes de acne distensíveis é o preenchimento, porém muitas dessas lesões não são adequadamente visualizadas na iluminação tradicional. Objetivo: Investigar se o foco de luz de LED favorece a realização da técnica de preenchimento com ácido hialurônico em cicatrizes de acne. Métodos: Doze pacientes foram tratados com e sem foco diagonal e posterior de luz de LED. Os próprios pacientes e dois médicos atribuíram percentual de melhora. As medianas dos percentuais de melhora atribuídos pelos pacientes foram 60% (sem LED) e 70% (com LED). Resultados: Medianas dos percentuais atribuídos pelos médicos foram 55%/65% (sem LED) e 70%/72,5% (com LED). Conclusão: o uso do foco de luz LED em posição diagonal e posterior otimiza os resultados e os índices de satisfação dos pacientes.


Palavras-Chave: ACNE VULGAR; CICATRIZ; ÁCIDO HIALURÔNICO.

Análise do efeito do estradiol e progesterona tópicos na cicatrização de feridas em ratos

Analysis of the effect of topical oestradiol and progesterone in wound healing in rats

Juliana Augusta Zeglin Nicolau; Paula Foresti Faria; Luciana de Oliveira Marques; Deyse Fabiane Hoepers; Andressa Dias da Rocha; Ana Cristina Lira Sobral

Resumo: Introdução: Estudos demonstram que estradiol e progesterona influenciam a cicatrização de feridas, angiogênese e remodelamento. Objetivos: Avaliar os efeitos tópicos de estradiol e progesterona isolados e associados na cicatrização de feridas de ratas menopausadas. Métodos: Utilizaram-se 40 ratas linhagem Wistar, divididas aleatoriamente em quatro grupos com o mesmo número de animais: C: controle, utilizando o veículo; E: estradiol 0,5mg; P: progesterona 15mg; E+P: estradiol 0,5mg e progesterona 15mg. Inicialmente as ratas foram submetidas à ooforectomia bilateral, e no 30o dia do pós-operatório, confeccionou-se ferida circular com 1cm de diâmetro, e iniciou-se a aplicação dos tópicos, mantidos durante sete dias. Realizaram-se biópsias no terceiro, sétimo e 140 dias, seguidas de exérese da ferida. As biópsias foram coradas com Sirius-Red (análise colágena) e hematoxilina-eosina (análise morfométrica). Valores de p<0,05 indicaram significância estatística. Resultados: Apenas no Grupo P observou-se aceleração da reepitelização do sétimo ao 14o dia (p=0,016) e aumento da fibrose do terceiro ao sétimo dia (p=0,008). Grupo E e grupo E+P inibiram a formação do colágeno tipo III, nos três momentos do estudo (p<0,001). Conclusões: A terapia tópica com estradiol, e estradiol associado à progesterona inibiram a formação do colágeno tipo III. A progesterona isolada apenas contribuiu no processo de reepitelização das feridas.


Palavras-Chave: ESTROGÊNIOS; PROGESTERONA; COLÁGENO; CICATRIZAÇÃO.

Luz Intensa Pulsada no tratamento de cicatrizes após queimaduras

Intense Pulsed Light in the treatment of scars caused by burns

Maria Otília Teixeira Abalí; Bruna Souza Félix Bravo; Dina Zylbersztejn

Resumo: Introdução: Cicatrizes após queimaduras têm potencial de causar transtorno clínico, social e funcional. O dermatologista deve estar apto a intervir nesse processo aliando o avanço tecnológico às técnicas tradicionais. Objetivo: avaliar a resposta da Luz Intensa Pulsada (LIP) em cicatrizes após queimaduras baseada em parâmetros clínicos descritos na escala internacional de Vancouver para cicatrizes. Métodos: estudo prospectivo com seis pacientes que foram submetidos a cinco sessões mensais de LIP (Luz Intensa Pulsada) sobre toda área de cicatriz. A análise dos resultados foi obtida a partir de três grupos de avaliação compostos por: três médicos pesquisadores, os pacientes incluídos no estudo e três médicos observadores através da escala de Vancouver e de um questionário nela baseado, além de uma nota geral em escala numérica respondida por todos os avaliadores. A variação de antes para depois do tratamento dos dados obtidos foi analisada pelo teste dos postos sinalizados de Wilcoxon. Resultados: observou-se queda estatística significativa nas análises de todos os parâmetros clínicos avaliados das cicatrizes antes e após término do tratamento. Conclusões: nosso trabalho representa um estudo piloto que demonstra as vantagens da LIP na abordagem deste tipo de cicatriz e que visa estimular estudos complementares para aprimoramento dessa tecnologia de baixo custo se comparada aos lasers.


Palavras-Chave: LASERS; TERAPIA DE LUZ PULSADA INTENSA; CICATRIZ; QUEIMADURAS.

Reconstrução palpebral com enxerto condro-pericondral de hélice de orelha. Experiência de um centro de referência em cirurgia micrográfica de Mohs

Palpebral reconstruction of the ear helix with chondroperichondrial graft: experience of a Mohs micrographic surgery specialist center

Frederico Hassin Sanchez; Eduardo Lerner

Resumo: Introdução: A pálpebra inferior frequentemente é sede de carcinomas basocelulares, sendo ideal para seu tratamento a cirurgia micrográfica de Mohs, que permite controle histológico preciso, com máxima preservação tecidual. Os tumores que invadem a lamela posterior, causam defeitos de espessura total da pálpebra inferior, para cuja reconstrução têm sido descritas várias técnicas com enxertos compostos; poucos autores, porém, utilizam a hélice da orelha como área doadora. Objetivo: Descrever a aplicabilidade do enxerto composto de hélice da orelha nas reconstruções de pálpebra inferior. Métodos: Estudo retrospectivo de série de seis casos de carcinoma basocelular em pálpebra inferior, com invasão tarsal, operados pela cirurgia micrográfica de Mohs, em serviço privado de referência nessa técnica no município do Rio de Janeiro, Brasil. Todos os pacientes apresentavam defeitos de espessura total e tiveram reconstrução da lamela posterior através de enxerto condro-pericondral de hélice da orelha. A lamela anterior foi reconstituída com mobilização do tecido palpebral remanescente ou com retalho de avanço. Os pacientes foram avaliados em relação à capacidade funcional e estética. Resultados: Houve completa adaptação do pericôndrio à conjuntiva, após contato com o globo ocular durante oito semanas. Todos os pacientes evoluíram com discreto escleroshow, sem ectrópio. Conclusões: Apesar da amostragem pequena, todos os pacientes tiveram excelentes resultados cosméticos e funcionais.


Palavras-Chave: PÁLPEBRAS; CARCINOMA BASOCELULAR; CIRURGIA DE MOHS; CARTILAGEM DA ORELHA.

Avaliação comparativa do Laser de CO2 fracionado e da dermoabrasão no tratamento de cicatriz de acne

Comparative assessment of CO2 fractional laser and dermabrasion in the treatment of acne scars

Fernanda Manfron Batista Rosas; Fabiane Mulinari-Brenner; Karin Adriane Helmer

Resumo: Introdução: Cicatrizes de acne são frequentes e de tratamento desafiador. Diversas técnicas têm sido utilizadas para remover, reposicionar e aplainar cicatrizes de acne, melhorando o aspecto da superfície da pele. Recentemente a utilização do Laser de CO2 fracionado foi incluída entre as opções para a correção dessas cicatrizes com bons resultados e menor tempo de recuperação. Objetivo: Avaliar e comparar a resposta do tratamento de cicatrizes de acne com Laser de CO2 fracionado e dermoabrasão em pacientes com cicatrizes de acne. Métodos: Foram analisados nove pacientes, seis submetidos a Laser de CO2 fracionado, e três a dermoabrasão. Avaliaram-se parâmetros subjetivos e objetivos dos dois tratamentos. Resultados: Os dois grupos de pacientes mostraram melhora objetiva e subjetiva. Conclusões: Foi demonstrada eficácia semelhante dos tratamentos para cicatrizes de acne moderadas a graves com as duas técnicas.


Palavras-Chave: CICATRIZ, ACNE VULGAR, TERAPIA A LASER

Microagulhamento: estudo experimental e classificação da injúria provocada

Microneedling experimental study and classification of the resulting injury

Emerson Vasconcelos de Andrade Lima, Mariana de Andrade Lima, Daniela Takano

Resumo: Introdução: Observa-se atualmente tendência à indicação de procedimentos pouco invasivos isolados ou combinados no tratamento de estrias, cicatrizes e envelhecimento. O microagulhamento é opção que estímula a produção de colágeno, sem provocar a desepitelização total observada nas técnicas ablativas. Objetivo: Estudo experimental, para estabelecer a relação do comprimento das agulhas dos cilindros utilizados para o microagulhamento, com a profundidade do dano. Método: Foram realizadas e biopsiadas áreas de microagulhamento, em pele de porco vivo, com cilindros contendo 192 agulhas de 0,5 a 2,5mm. Resultados: O exame microscópico imediatamente após o procedimento revelou ectasia vascular com extravasamento de hemácias, acometendo a derme papilar com agulhas 0,5mm e estendendo-se à derme reticular com as agulhas de maior comprimento. Os autores propõem classificação da injúria em leve (agulhas de 0,5mm), moderada (agulhas de um e 1,5mm) e profunda (agulhas de dois a 2,5mm). Conclusão: O microagulhamento pode ser indicado para amplo espectro de alterações quando o objetivo é o estímulo da produção de colágeno. O estabelecimento de uma relação entre o comprimento da agulha utilizada e o dano provocado na pele facilita a escolha do instrumento nas diferentes indicações.


Palavras-Chave: DESENHO EXPERIMENTAL, COLÁGENO, CICATRIZAÇÃO, PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS AMBULATORIAIS, REJUVENESCIMENTO

Efeito do uso de silicone em spray na reparação cutânea em procedimentos envolvendo ablação epidérmica: estudo de 20 casos

Use of silicone spray in cutaneous repair in dermal ablation procedures: study of 20 cases

Flávia Alvim Sant'Anna Addor

Resumo: Introdução: Não existe padronização dos cuidados imediatos após procedimentos de ablação epidérmica; a escolha cuidadosa dos produtos pode oferecer maior conforto ao paciente e menores riscos e períodos de recuperação e complicações Objetivo: Analisar a segurança e eficácia do silicone em spray na reparação tecidual de dois procedimentos de ablação epidérmica, o laser YSGG ablativo fracionado de 2790nm e a dermoabrasão. Métodos: Foram avaliados 20 pacientes com fotoenvelhecimento ou cicatrizes de acne, divididos aleatoriamente em dois grupos iguais; cada paciente usou de forma aleatorizada em cada hemiface, o silicone spray e vaselina líquida como controle. Todos os pacientes foram submetidos à medida de perda de água transepidérmica. Resultados: Todos os pacientes completaram o estudo; o eritema e a ardência foram os achados mais comuns, sendo significativamente mais frequentes na área de aplicação da vaselina. Conclusões: O silicone em spray se mostrou seguro e eficiente nos cuidados após procedimentos ablativos epidérmicos, sendo significativamente superior à vaselina no controle da ardência e do eritema.


Palavras-Chave: SILICONES, CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS, DERMABRASÃO, TERAPIA A LASER

Como eu faço ?

Cicatrização por segunda intenção de asa nasal: revisando antigos conceitos

Healing by secondary intention of the nasal ala: reviewing old concepts

Ivander Bastazini Júnior, Letícia Arsie Contin, Cinthia Janine Meira Alves, Consuelo Maria Santos Albuquerque Nascimento

Resumo: A necessidade de correção cirúrgica de grandes defeitos na asa nasal é frequente. Diversas são as técnicas de reconstrução, que, de maneira geral, são complexas, exigindo maior conhecimento técnico e nem sempre atingindo o resultado estético desejado. Os autores discutem as indicações e a praticidade, além dos bons resultados estéticos da cicatrização por segunda intenção em grandes defeitos na asa nasal.


Palavras-Chave: CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS, NARIZ, CARCINOMA BASOCELULAR

Educação médica continuada

Uso de bleomicina em queloides e cicatrizes hipertróficas: revisão da literatura

Use of bleomycin in keloids and hypertrophic scars: a literature review

Marcela Baraldi Moreira; Caroline Romanelli; Marina de Almeida Delatti; Marcel Alex Soares dos Santos; Daniela Melo Siqueira; Bogdana Victória Kadunc

Resumo:

Queloides e cicatrizes hipertróficas resultam da cicatrização anormal de feridas, com crescimento excessivo de tecido fibroso. Apesar da elevada ocorrência na população, das altas taxas de recidivas e do importante comprometimento psicossocial, o tratamento continua sendo um desafio para os dermatologistas.
O objetivo deste trabalho foi revisar publicações sobre aspectos clínicos, etiológicos e terapêuticos de queloides e cicatrizes hipertróficas, com ênfase em sua terapêutica com bleomicina, demonstrando seu uso eficaz e seguro.
A busca foi realizada nas bases de dados Scopus e MEDLINE, utilizando-se, para o período de 1995 a 2016, as palavras-chave: queloide/keloid; cicatriz hipertrófica/cicatrix, hypertrophic; e bleomicina/bleomycin.


Palavras-Chave: QUELOIDE; CICATRIZ HIPERTRÓFICA; BLEOMICINA

Abordagem cirúrgica de cicatrizes

Surgical treatment of scars

Leandra D’Orsi Metsavaht

Resumo:

Pacientes frequentemente procuram o dermatologista para melhorar os sintomas (prurido e dor) e os aspectos estéticos e funcionais (amplitude do movimento nas articulaçoes) de suas cicatrizes. Após anamnese e descrição da cicatriz, devemos esclarecer o paciente sobre as melhores técnicas para seu reparo, com base em evidências científicas e em nossa experiência pessoal. Descrevemos as principais técnicas cirúrgicas para a abordagem de cicatrizes, como a z-plastia, w-plastia, dermoabrasão, entre outras.


Palavras-Chave: CICATRIZES; CIRURGIA; DERMABRASÃO

Novas Técnicas

Técnica do anel para correção de cicatrizes inestéticas periauriculares

Ring technique for the correction of unaesthetic periauricular scars

Marina Emiko Yagima Odo, Lilian Mayumi Odo, Luiz Carlos Cucé

Resumo: As cicatrizes inestéticas alargadas ou hipertróficas periauriculares podem ser decorrentes da tensão sobre a sutura das incisões da ritidoplastia. Em estudo retrospectivo de cinco anos, 10 pacientes do sexo feminino portadoras de cicatrizes inestéticas foram tratadas com a técnica do anel periauricular. Utilizou-se o fio de politetrafluoretileno em seis casos e o de mononylon 2-0 duplo em quatro casos, introduzidos com agulha de fáscia lata sem bisel. Após a exerese da cicatriz, as bordas foram aproximadas, e o anel amarrado e fixado na fáscia do músculo temporal. O resultado foi satisfatório. Em dois casos os fios foram removidos sem alteração do resultado estético final das cicatrizes.


Palavras-Chave: CICATRIZ, CICATRIZ HIPERTRÓFICA, RITIDOPLASTIA, ORELHA

Carcinoma basocelular de localização inusitada na orelha - reconstrução cirúrgica

Basal Cell Carcinoma with unusual location in the ear - surgical reconstruction

Cibele Conceição dos Apóstolos Pereira; Vando Barbosa de Sousa; Solange Cardoso Maciel Costa Silva; Candida Naira Lima e Lima Santana; Mario Chaves Loureiro do Carmo; Paula Renaux Wanderley Caratta Macedo

Resumo:

Retalhos cutâneos constituem técnica cirúrgica particularmente útil para reparos estéticos nos casos de excisões extensas e/ou lesões de localizações peculiares, como a orelha. Diversas opções de retalhos cutâneos já foram descritas, determinando resultados variáveis que dependem do conhecimento teórico e da experiência prática do cirurgião. O objetivo deste artigo é relatar dois casos de sucesso com a utilização das técnicas de retalhos anterior e posterior para reparação da orelha e revisar a literatura afim.


Palavras-Chave: RETALHOS CIRÚRGICOS; ORELHA; CARCINOMA BASOCELULAR

Técnica minimamente invasiva para correção de lóbulo de orelha totalmente fendido

Minimally invasive technique for repairing complete earlobe cleft

Ana Rosa Magaldi Ribeiro de Oliveira, Maria Cristina Cardoso de Mendonça, Ronaldo Figueiredo Machado, Maria das Graças Tavares Lopes Silva, Beatriz Julião Vieira Arestrup

Resumo: Devido a algumas limitações nas técnicas cirúrgicas de correção de lóbulo de orelha fendido, como cicatrizes inestéticas e recidivas, os autores descrevem técnica corretiva minimamente invasiva com base em ponto único de sutura simples, seguido de aplicação de ácido tricloroacético a 90%. Devido à facilidade técnica do procedimento, baixo custo e ótimos resultados, a técnica descrita deve ser considerada opção terapêutica para a correção de lóbulos de orelha totalmente fendidos.Devido a algumas limitações nas técnicas cirúrgicas de correção de lóbulo de orelha fendido, como cicatrizes inestéticas e recidivas, os autores descrevem técnica corretiva minimamente invasiva com base em ponto único de sutura simples, seguido de aplicação de ácido tricloroacético a 90%. Devido à facilidade técnica do procedimento, baixo custo e ótimos resultados, a técnica descrita deve ser considerada opção terapêutica para a correção de lóbulos de orelha totalmente fendidos.


Palavras-Chave: ORELHA, DEFORMIDADES ADQUIRIDAS DA ORELHA, TÉCNICAS COSMÉTICAS

Reconstrução da região superior da hélice

Reconstruction of the superior helix

Guilherme Augusto Gadens, Paulo Rodrigo Pacola, Arash Kimyai-Asadi

Resumo: A orelha é uma estrutura anatômica complexa que pode ser dividida em diferentes subunidades, cada qual com suas particularidades. Certamente, não há uma única técnica cirúrgica que seja efetiva nas mais variadas situações. Dessa forma, é necessário conhecer diferentes técnicas reconstrutivas aplicadas a cada uma das sub-unidades da orelha, com o objetivo de alcançar resultados estéticos satisfatórios. A seguir descrevemos detalhadamente o retalho de avanço na região superior da hélice, para a reconstrução de defeitos cirúrgicos.


Palavras-Chave: CIRURGIA DE MOHS, RECONSTRUÇÃO, NEOPLASIAS DA ORELHA, ORELHA, RETALHOS CIRÚRGICOS

Reconstrução de defeito condrocutâneo auricular usando fibra de silicone

Reconstruction of the ear using silicone fiber

Ivander Bastazini Júnior, Ana Luiza Grizzo Peres Martins

Resumo: Reconstruções do pavilhão auricular são complexas, principalmente quando há perda do suporte cartilaginoso. Relata-se caso de correção de defeito condrocutâneo após exérese de carcinoma basocelular no terço superior do pavilhão auricular, utilizando fibra de silicone com o objetivo de moldagem e sustentação da orelha. Demonstra-se opção do uso de enxertos de cartilagem ou compostos no pavilhão auricular.


Palavras-Chave: CARTILAGENS DA ORELHA, CIRURGIA PLÁSTICA, DEFORMIDADES ADQUIRIDAS DA ORELHA, ORELHA, PRÓTESES E IMPLANTES

Relatos de casos

Tratamento de queloide: comparação entre infiltrações intralesionais com 5-fluorouracil, corticosteroide e 5-fluorouracil associado a corticosteroide

Keloid treatment: comparative intralesional injections of 5-fluorouracil, corticosteroid and 5-fluorouracil combined with corticosteroid

Carolina Okada Zerbini Guimarães, Meire Brasil Parada, Ediléia Bagatin

Resumo: O queloide representa proliferação fibrosa exagerada da pele após injúria. É considerado de difícil tratamento, com baixa eficácia de medidas isoladas, demandando, na maioria dos casos, combinações de técnicas. Descreve-se caso de cicatriz queloidiana na região pubiana em incisão cirúrgica de miomiectomia. A cicatriz foi dividida em três partes tratadas com infiltração intralesional de 5-fluorouracil, corticosteroide e 5-fluorouracil associado a corticosteroide


Palavras-Chave: CICATRIZ, QUELOIDE, TERAPÊUTICA

Microagulhamento no tratamento de cicatrizes atróficas de acne: série de casos

Microneedling in the treatment of atrophic acne scars: case series

Cândida Naira Lima e Lima Santana; Daniele do Nascimento Pereira; Jaqueline Barbeito de Vasconcellos; Vanessa de Carvalho Lacerda; Barbara Nader Vasconcelos

Resumo:

Cicatrizes de acne presentes ao fim da fase inflamatória da acne vulgar vêm sendo tratadas com procedimentos que estimulam a produção de colágeno, como o microagulhamento. Foram selecionados seis pacientes que apresentavam cicatrizes de acne. O microagulhamento foi realizado com agulhas de 2,5mm. Observou-se melhora subjetiva em todos os pacientes. Na técnica de indução percutânea de colágeno há liberação de citocinas, fatores de crescimento e angiogênese, com produção final de colágeno tipo I, tornando o microagulhamento excelente opção para o tratamento das cicatrizes de acne, tanto por seu custo/benefício quanto por não afastar o paciente de suas atividades diárias.


Palavras-Chave: ACNE VULGAR; CICATRIZ; RESULTADO DE TRATAMENTO

Aplicação de toxina botulínica na cicatrização por segunda intenção

Botulinum toxin application in the secondary intention healing

Aracele Silva Cardoso; Danilo Augusto Teixeira; Bruna Vicente de Oliveira; Priscila Prais Carneiro; Rafael Ferreira Junqueira

Resumo:

O uso da toxina botulínica tipo A em feridas de primeira intenção tem sido bastante adotado com a finalidade de inibir a formação de cicatrizes hipertróficas. Neste relato demonstramos o uso da toxina em uma ferida operatória deixada cicatrizar por segunda intenção, após a remoção de um carcinoma espinocelular in situ por cirurgia micrográfica de Mohs, na região supralabial, com bom resultado estético. A toxina botulínica age inibindo a proliferação de fibroblastos, na diferenciação em miofibroblastos e na produção de colágeno tipo I, que são os principais fatores responsáveis para a boa qualidade do processo de cicatrização.


Palavras-Chave: TOXINAS BOTULÍNICAS TIPO A; CICATRIZ; CICATRIZAÇÃO; CARCINOMA DE CÉLULAS ESCAMOSAS

Subcisão e microagulhamento: relato de dois casos

Subcision and microneedling therapy: report of two cases

Heliana Freitas de Oliveira Góes; Anangélica Rodrigues Virgens; Alzinira Herênio Neta; Caroline Coronado Cha; Régia Celli Patriota de Sica; Ana Paula Gomes Meski

Resumo:

As lesões inflamatórias da acne podem resultar em cicatrizes permanentes, e vários tratamentos são propostos para reduzir sua aparência. Relatam-se os casos de dois pacientes, um homem e uma mulher com cicatrizes de acne distróficas, distensíveis retráteis e crateriformes na face, em que se optou pelo uso da subcisão nas áreas cicatriciais. Na paciente do sexo feminino foi associado na mesma sessão o microagulhamento. Houve bom resultado clínico nas áreas tratadas dos dois pacientes após três sessões mensais.


Palavras-Chave: CICATRIZ; ACNE VULGAR; RELATOS DE CASOS

W-plastia: papel na camuflagem de uma cicatriz cirúrgica inestética da face

W-plasty: the role in the camouflage of an unaesthetic postsurgical facial scar

Paulo Morais; Paulo Santos

Resumo:

A W-plastia é uma técnica frequentemente utilizada na cirurgia cosmética facial para camuflar uma cicatriz linear transformando-a num padrão irregular. Consiste na excisão de uma série de pequenos triângulos consecutivos de pele de cada lado da cicatriz e na interdigitação dos retalhos triangulares resultantes, produzindo um efeito "zigue-zague". Este procedimento é particularmente útil em cicatrizes longas, largas, curvas, contráteis ou perpendiculares às linhas de tensão da pele relaxada, localizadas na fronte, bochechas, queixo e nariz. Relatamos a utilidade desta técnica numa cicatriz facial pós-cirúrgica inestética.


Palavras-Chave: CICATRIZ; PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS MENORES; RETALHOS CIRÚRGICOS; PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS RECONSTRUTIVOS

Abordagem do carcinoma espinocelular de alto risco no couro cabeludo: série de casos

Surgical management of high-risk squamous cell carcinoma of the scalp: series of cases

Lorena Rodrigues Teixeira E. Silva; Ana Maria Quinteiro Ribeiro; Luiz Fernando Fróes Fleury Júnior

Resumo: O carcinoma espinocelular é o segundo tumor cutâneo mais comum e apresenta comportamento mais agressivo do que o carcinoma basocelular. Acomete principalmente pacientes acima de 60 anos e pode ser fator importante de morbidade e mortalidade para os idosos. Sua abordagem deve levar em consideração as características da lesão e o estado geral do paciente. Nosso objetivo é mostrar que o não fechamento primário após excisão de tumores no couro cabeludo é uma opção terapêutica no tratamento de tumores de alto risco.


Palavras-Chave: CARCINOMA DE CÉLULAS ESCAMOSAS; COURO CABELUDO; CICATRIZAÇÃO

Lifting de lábio superior associado à dermabrasão mecânica

Upper lip lifting associated with mechanical dermabrasion

Maurício Pedreira Paixão, Josue Montedonio, Wail Queiroz Filho, Carlos Eduardo Teixeira Pouza, Antônio Esau Ferraz de Almeida

Resumo: O envelhecimento traz profundas modificações na face. Existe demanda crescente de procedimentos para tratamento estético facial. São exemplos as blefaroplatias, ritidoplastias, uso de substâncias preenchedoras e de toxina botulínica, entre outros. Infelizmente a região subnasal não recebe comparativamente igual atenção. Este relato tem por objetivo demonstrar o uso do lifting do lábio superior associado a dermabrasão como alternativa para se obter maior harmonia facial. Além disso, cabe reforçar a possibilidade de sua rea- lização associada à de outros procedimentos cirúrgicos.


Palavras-Chave: LÁBIO, RITIDOPLASTIA, ENVELHECIMENTO DA PELE, DERMABRASÃO

Retalho de interpolação para fechamento de defeito cirúrgico em lóbulo de orelha

Interpolation flap for closing a surgical defect in the ear lobe

Rogério Nabor Kondo, Rubenso Pontello Júnior, Vivian Cristina Holanda Lopes, Rodrigo Antonio Bittar , Allamandra Moura Pereira

Resumo: O retalho de interpolação é um bom método para reconstruir um defeito amplo e profundo quando o tecido adjacente não permite um fechamento direto. Esses retalhos usam tecidos de área não adjacente com pedículo vascular para suprir o retalho até que uma neovascularização tenha sido estabelecida entre o retalho e o leito receptor. Esse estudo descreve a aplicação de um retalho de interpolação para fechar um defeito secundário à excisão de dois carcinomas basocelulares na face anterior do lóbulo de orelha.


Palavras-Chave: RETALHOS CIRÚRGICOS, ORELHA, CARCINOMA BASOCELULAR

Curativo de hidrofibra com prata: opção de tratamento para pênfigo vulgar

Hydrofiber dressing with silver: a treatment option for Pemphigus vulgaris

Sonia Maria Fonseca de Andrade, Michelle Cavalcante Pontes, Daniela Tiemi Sano, Ana Claudia Grizzo Peres Martins, José Luiz Gonzaga Júnior

Resumo: O pênfigo vulgar é doença grave, que se caracteriza pelo aparecimento de bolhas e erosões mucocutâneas, tratadas sistêmica e topicamente. Alguns pacientes apresentam no tegumento lesões resistentes às terapias disponíveis. A hidrofibra com prata é curativo retentor e umidificador com amplo espectro bacteriano eficaz no tratamento de feridas e doenças bolhosas. Relata-se caso de PV com lesões na face e na região cervical que, tratado com curativo de hidrofibra com prata, apresentou melhora das lesões em dez dias.


Palavras-Chave: CICATRIZAÇÃO, CURATIVOS OCLUSIVOS, DOENÇAS AUTO-IMUNES

Bleomicina para queloide rebelde e gigante - nova opção de tratamento

Bleomycin in refractory giant keloids: a new treatment alternative

Glaysson Tassara Tavares, Felipe Osta de Oliveira, Rafael de Abreu Moraes, Thaís Sanai Batista

Resumo: Queloide é afecção descrita há alguns séculos, porém ainda hoje seu manejo e terapia apresentam resultados muitas vezes insuficientes. Há, atualmente, diversos tratamentos, como corticoterapia intralesional e terapia compressiva, entre outras. Relata-se o caso de paciente com histórico de queloides nos lóbulos das orelhas há cinco anos, com evolução recidivante após as terapêuticas empregadas. Utilizando injeções intralesionais de bleomicina após redução cirúrgica, houve regressão completa das lesões por dois anos. A bleo- micina tem-se tornado opção terapêutica para queloides refratários aos tratamentos convencionais com poucos efeitos colaterais e resposta duradoura.


Palavras-Chave: BLEOMICINA, CICATRIZ HIPERTRÓFICA, QUELÓIDE

Relatos de técnica cirúrgica

Reparo do lóbulo da orelha partido:revisão da literatura e proposta de nova técnica

Split ear lobe repair: literature review and new technique proposal

Adriana Alves Ribeiro, Luciana de Matos Lourenço, Thais Helena Cardoso de Barros Matsuda, Nelson Marcos Ferrari

Resumo: A fenda do lóbulo da orelha normalmente resulta de trauma súbito ou uso contínuo de brincos pesados. Dentre as diversas técnicas cirúrgicas propostas para a sua correção, a escolha dependerá do tipo de fenda existente, parcial ou total, e deverá permitir a menor chance de recidiva. As correções da fenda total poderão ser feitas com ou sem preservação do orifício do brinco. A fixação do lóbulo durante a intervenção é fundamental, qualquer que seja a técnica utilizada, e pode ser feita com abaixador de língua estéril ou pinça de calázio. Para o procedimento cirúrgico, são utilizados pinça de Adson, tesoura íris e lâmina de bisturi 11 ou 15, sendo o fechamento da pele realizado com fio mononylon 5.0 ou 6.0. Na nova técnica descrita, obtém-se, além da vantagem da manutenção do pertuito, maior segurança ao apoio do brinco com menores chances de recidiva.


Palavras-Chave: ORELHA, ORELHA EXTERNA, DEFORMIDADES ADQUIRIDAS DA ORELHA, PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS OTOLÓGICOS, CIRURGIA AMBULATORIAL


Facebook Twitter

© 2019 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações