2228
Views
Open Access Peer-Reviewed
Editorial

Surgical & Cosmetic Dermatology e seu papel na comunicação científica

Bogdana Victoria Kadunc 1,2

DOI: https://doi.org/10.5935/scd1984-8773.201810101

2018 será o 9° ano de publicação ininterrupta da Surgical & Cosmetic Dermatology (S&CD)!!

Inicialmente, gostaria de fazer alguns comentários breves sobre as mudanças que o atual cenário mundial da comunicação científica apresenta em seus aspectos éticos e comerciais, e como tem sido manter e administrar esta publicação.

A possibilidade da obtenção de artigos em acesso aberto e a cobrança aos autores de taxas de valor variável para publicação que muitos periódicos adotam, são os principais responsáveis por estas mudanças, que ao lado de muitos benefícios, trazem também preocupações. Os grandes benefícios são o aumento do acesso ao conhecimento científico e da visibilidade dos autores, enquanto que a maior preocupação se refere ao surgimento dos nefastos assim denominados “periódicos predatórios” que não realizam a avaliação legítima e criteriosa dos artigos, publicam fatores de impacto falsos e tem por objetivo apenas receber as taxas de publicação como forma de lucro fraudulento.

Destacamos assim a postura da S&CD que não necessita cobrar dos autores taxas de publicação porque possui fontes de financiamento formalizadas institucionalmente (Sociedade Brasileira de Dermatologia-SBD desde o início, e recentemente Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica-SBCD) e obedece as detalhadas exigências éticas e estruturais das bases de indexação (revisão por pares, publicação de artigos oriundos de diferentes regiões geográficas e 50% de trabalhos de investigação).

Temos procurado, dentro destes princípios e com muito esforço administrar este periódico que tem se revelado um estímulo à publicação de autores brasileiros em Cirurgia Dermatológica, Oncologia Cutânea, Diagnóstico por Imagens, Avanços Tecnológicos em Dermatologia e Cosmiatria. Temos também despertado o interesse de pesquisadores da América do Sul, Portugal e Oriente Médio, sem esquecer grandes nomes da Cirurgia Dermatológica Europeia, como o Dr. Eckart Haneke, que nos ajudam com sua experiencia.

Contamos também com o forte apoio científico do Colégio Ibero-Latino de Dermatologia e da SBCD, recentemente reforçado através de compromissos formais com os Drs. Omar Lupi e Mauro Enokihara, respectivamente vice-presidente e presidente dessas respeitadas instituições.

A S&CD já se encontra incluída em várias importantes bases de dados regionais e internacionais, tais como: REDALYC, LATINDEX, LILACS, SCOPUS e DOAJ (Directory of Open Access Journals), um diretório online que indexa e promove acesso somente para publicações de boa qualidade e revisadas por pares. A S&CD também marca sua presença em redes sociais voltadas a pesquisadores, entre elas o ResearchGate.

A todos, Corpo Editorial, Conselho de Revisores nacionais e internacionais, equipe da Biblioteca- SBD e autores, agradeço pessoalmente a colaboração neste percurso em direção à materialização e divulgação da S&CD.

Algumas importantes barreiras já estão vencidas, mas muitos outros desafios ainda temos por enfrentar.

 

Profa. Dra. Bogdana Victoria Kadunc
Editora-chefe da Surgical & Cosmetic Dermatology


Licença Creative Commons All content the journal, except where identified, is under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International license - ISSN-e 1984-8773