Sociedade Brasileira de Dermatolodia Surgical & Cosmetic Dermatology

GO TO

ISSN-e 1984-8773

Artigos
RelacionadosA consulta encontrou: 10 resultado(s)

Voltar ao artigo

 

Artigo de revisão

Atualizações do uso cosmiátrico e terapêutico da toxina botulínica

Updates on the cosmiatric and therapeutic use of botulinum toxin

Renata Cristina Vasconcellos; Patrícia Sotero; Renan Lage

Resumo:

A toxina botulínica tem como mecanismo de ação a paralisia neuromuscular flácida transitória. Estudos recentes estão identificando novas formas de uso da toxina botulínica para diversos fins, tanto no campo estético quanto no terapêutico. Este trabalho teve como objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre essas aplicações. No âmbito estético, a toxina botulínica demonstrou benefício em tratamento de cicatrizes hipertróficas, rejuvenescimento da região escrotal, definição do músculo gastrocnêmio e sendo usada em microdoses. Já no tratamento de patologias, a revisão demonstrou que a toxina botulínica pode ser útil para tratamento da neuralgia pós-herpética e de outras síndromes álgicas, da hiperidrose craniofacial, da rosácea e da doença de Hailey-Hailey.


Palavras-Chave: Toxinas botulínicas tipo A; Estética; Toxinas botulínicas; Prurido; Rejuvenescimento; Cicatriz; Cicatriz hipertrófica

Artigos Originais

Estudo-piloto da pele fotodanificada e do melasma pela microscopia confocal de reflectância

Pilot-study of photodamaged skin and melasma using reflectance confocal microscopy

Francine Celise Siqueira César; Ana Paula Martins Martini; Maria Claudia Almeida Issa; Patrícia Maria Berardo Gonçalves Maia Campos

Resumo:

Introdução: O fotoenvelhecimento e o melasma são queixas dermatológicas frequentes. A microscopia confocal de reflectância (MCR) é técnica recente que pode ser usada para avaliação diagnóstica dessas dermatoses.
Objetivos: Avaliar as características da epiderme e derme nas alterações pigmentares da pele fotodanificada e do melasma pela MCR e comparar os achados dessas alterações com a região perilesional.
Métodos: Foi realizado estudo-piloto com oito participantes do sexo feminino, com idades variando de 38 a 50 anos, fototipos de II a IV, com diagnóstico clínico de fotodano (n = 4) e melasma (n = 4) na região malar da face. Foram comparadas a espessura do estrato córneo e da epiderme viável, a profundidade das cristas interpapilares e a presença de estruturas hiper-refrativas na região perilesional e lesional.
Resultados e discussão: As alterações pigmentares da pele fotodanificada revelaram padrão morfológico característico do lentigo solar, como aumento na profundidade das cristas interpapilares na região da lesão. Nas voluntárias com melasma, foi possível observar a presença de células dendríticas na epiderme e melanófagos na derme na região da lesão. Todas as voluntárias apresentaram queratinócitos hiper-refrativos na epiderme da região lesional.
Conclusões: Considerando o número de pacientes avaliados, foi possível caracterizar e comparar as alterações pigmentares na pele fotodanificada e no melasma.


Palavras-Chave: Envelhecimento da pele; Microscopia confocal; Diagnóstico

Composto nutracêutico no tratamento do eflúvio telógeno associado à síndrome das unhas fracas

Nutraceutical compound for the treatment of telogen effluvium associated with brittle nails syndrome

Sergio Schalka; Patrícia Camarano Pinto Bombarda; Camila Canale

Resumo:

Introdução: O uso de produtos nutracêuticos no tratamento do eflúvio telógeno crônico de causa inespecífica, associado ou não a sinais e sintomas de fragilidade da lâmina ungueal, tem sido proposto na literatura. A suplementação de nutrientes e oligoelementos essenciais ao metabolismo do folículo parece ser o mecanismo relacionado a esse efeito.
Objetivo: Avaliar a eficácia de nutracêutico contendo, entre outros elementos, vitaminas A, C, E, complexo B, ácido fólico, ferro, niacina, biotina, zinco e pantetonato de cálcio, no tratamento do eflúvio telógeno associado à síndrome das unhas fracas.
Métodos: Estudo clínico, prospectivo, aberto e unicêntrico, com avaliação de 62 voluntárias. Medidas de avaliação clínica, por fototricograma digital e por imagem, foram realizadas na visita inicial, 45 e 90 dias após o uso do produto estudado.
Resultados: Ao final do estudo, observou-se redução estatisticamente significativa (p < 0,05) de 31,56% do número de fios telógenos, acompanhado de melhora significativa nos parâmetros clínicos relacionados aos cabelos e às unhas. A avaliação instrumental por análise de imagens demonstrou redução de 36,63% da descamação das unhas, que, embora não estatisticamente significativa, demonstrou benefícios no resultado absoluto.
Conclusões: O uso de produto nutracêutico demonstrou eficácia no tratamento do eflúvio telógeno associado à síndrome das unhas frágeis.


Palavras-Chave: Alopecia; Suplementos nutricionais; Unhas

Redução de medidas corporais após nove sessões de tratamento com laser de baixa intensidade

Reduction of body measures after a ninesession protocol with Low Level Laser Therapy

Doris Hexsel; Patrícia Caspary; Fernanda Oliveira Camozzato; Aline Flor Silva; Carolina Siega

Resumo:

Introdução: A terapia com laser de baixa intensidade tem sido considerada alternativa não invasiva para remodelamento corporal e redução do tecido subcutâneo.
Objetivo: Avaliar a eficácia do laser de baixa intensidade na redução de medidas corporais e do tecido adiposo subcutâneo da região do abdômen e do quadril.
Métodos: Estudo aberto, prospectivo, unicêntrico incluiu 25 mulheres com acúmulo de gordura localizada na região do quadril e abdômen. Nove sessões de low level laser therapy foram realizadas ao longo de três semanas. As participantes foram avaliadas no basal e em 1, 4 e 12 semanas após o tratamento. Aferição de peso e medidas de circunferência corporal, exames de perfil lipídico e de ressonância magnética foram realizados.
Resultados: As medidas de circunferência abdominal apresentaram redução significativa até 12 semanas após o tratamento. Na região do quadril, as participantes apresentaram redução mais marcante uma semana após a última sessão. Também uma semana após a finalização do tratamento, 80% das participantes consideraram que o tratamento melhorou o contorno do seu corpo. Nenhum evento adverso relacionado ao tratamento foi relatado.
Conclusões: O tratamento com a low level laser therapy é seguro e eficaz na redução das medidas de circunferência, principalmente na região abdominal.


Palavras-Chave: TERAPIA A LASER DE BAIXA INTENSIDADE; GORDURA SUBCUTÂNEA; IMAGEM POR RESSONÂNCIA MAGNÉTICA; TERAPIA A LASER; GORDURA SUBCUTÂNEA ABDOMINAL

Importância do perfil de textura e sensorial no desenvolvimento de formulações cosméticas

Importance of texture and sensorial profile in cosmetic formulations development

Marina Mendes Fossa Shirata; Patrícia Maria Berardo Gonçalves Maia Campos

Resumo:

Introdução: Assim como a avaliação da eficácia clínica de formulações cosméticas nas reais condições de uso é imprescindível, a correlação destes resultados com análises do perfil de textura e sensorial faz-se necessária, pois impactam diretamente na continuidade do tratamento cosmético.
Objetivo: Avaliar e correlacionar o perfil de textura, características sensoriais e eficácia clínica de formulações cosméticas contendo oligossacarídeos da alfafa, polissacarídeos da mandioca e filtros solares.
Métodos: Foram avaliados o perfil de textura, características sensoriais e a eficácia clínica de formulações, por meio de técnicas de biofísica e análise de imagem.
Resultados: Os métodos empregados apresentaram correlação, pois, a formulação acrescida de filtros e ativos proporcionou melhores espalhabilidade e características sensoriais. A avaliação da eficácia clínica se mostrou coerente com a análise sensorial uma vez que o parâmetro "pele macia" pode ser comprovado com o aumento da hidratação e melhora do microrrelevo da pele.
Conclusões: A aplicação e correlação das técnicas empregadas possibilitaram a definição e obtenção de formulações com aceitação sensorial e eficácia clínica comprovadas na melhora da textura e hidratação da pele. Assim, este estudo apresenta contribuição na área dermatológica, uma vez que o sensorial adequado favorece a adesão ao uso do produto e o consequente sucesso do tratamento.


Palavras-Chave: EFICÁCIA; COSMÉTICOS; BIOFÍSICA; POLISSACARÍDEOS; OLIGOSSACARÍDEOS

Experiência em laserlipólise: casuística de 120 casos no período de 2004 a 2010

Laserlipolysis experience: findings from 120 cases studied from 2004 to 2010

Sandra Tagliolatto, Vanessa Barcellos Medeiros, Patrícia Cristiane de Sousa Teresani , Oriete Gerin Leite, Janaína Vilela Filipe, Carla Bassanezi Mazzaro, Patrícia Accione Rover, Renata Rita Oliveira Fernandes

Resumo: Introdução: A laserlipólise é técnica emergente no tratamento da gordura localizada e na retração cutânea. Essa opção terapêutica tem demonstrado vantagens em relação à lipoaspiração convencional, com menor tempo de recuperação pós-operatória e menores efeitos adversos.
Objetivo: Relatar experiência em laserlipólise e avaliar a técnica quanto a sua segurança e eficácia.
Métodos: Estudo retrospectivo de 120 pacientes submetidos a laserlipólise através do uso de dois aparelhos, com diferentes comprimentos de onda, o laser de 1064-nm Nd:YAG e o laser de diodo 924nm/975nm.
Resultados: Houve significativas redução da gordura localizada, definição do contorno corporal e retração da pele em todos os pacientes analisados, segundo seguimento clínico e fotográfico. Cento e oito pacientes revelaram satisfação com o uso do método. Não ocorreram casos de cicatrizes atróficas, hiperpigmentação, hipopigmentação ou infecção.
Conclusões: A laserlipólise realizada com indicação criteriosa oferece aos médicos e pacientes opção terapêutica segura e com alto grau de satisfação no tratamento da gordu- ra localizada e flacidez da pele.


Palavras-Chave: LASERS, LIPECTOMIA, GORDURA SUBCUTÂNEA, COLÁGENO

Peeling de ácido láctico no tratamento do melasma: avaliação clínica e impacto na qualidade de vida

Lactic acid chemical peel in melasma

Geraldo Magela Magalhães, Maria de Fátima Melo Borges, Patrícia Januzzi Vieira e Oliveira, Daniela Rezende Neves

Resumo:

Introdução: O melasma caracteriza-se por máculas hipercrômicas adquiridas,principal- mente na face,que atingem frequentemente as mulheres,com verdadeira incidência des- conhecida.O objetivo do tratamento é o controle da doença,e várias opções são dispo- níveis.O Índice de área e gravidade do melasma - MASI é medida útil na avaliação clí- nica do melasma,e o Melasma Quality of Life Scale - MELASQoL,instrumento capaz de verificar objetivamente o impacto na qualidade de vida dos pacientes.
Objetivo: avaliar,através do MASIe MELASQoL,o efeito do peeling de ácido láctico em pacientes portadores de melasma.
Métodos: 33 pacientes portadoras de melasma,predominantemente do fototipo IV, foram submetidas a peelings seriados de ácido láctico 85% (solução hidroalcolica,pH=3,5). Foram realizadas avaliação clínica,através do MASI,e avaliação de impacto na qualidade de vida,através do MELASQoL,pré e pós-tratamento.
Resultados: observou-se redução significativa de ambos os índices após tratamento, tendo sido de sete pontos a queda média do MASI.Não foi observada correlação entre a variação do MASIe do MELASQoL,denotando que a melhora clínica nem sempre cor- responde ao grau de expectativa das pacientes em relação ao tratamento.
Conclusões: o peeling de ácido láctico alia efetividade no tratamento do melasma com bom perfil de segurança.


Palavras-Chave: MELANOSE, ÁCIDO LÁCTICO, TERAPÊUTICA, QUALIDADE DE VIDA

Influência da água termal e de seus oligoelementos na estabilidade e eficácia de formulações dermocosméticas

Influence of thermal water and its oligoelements in the stability and efficacy of dermocosmetics formulations

Juliana Hawerroth Segura, Flávio Bueno de Camargo Junior, Ediléia Bagatin, Patrícia Maria Berardo G.Maia Campos

Resumo: Introdução: a água termal vem sendo proposta como agente anti-inflamatório e hidratante leve. Posto que há rígido controle de qualidade e, portanto, dificuldade para sua extração do subsolo, um complexo de oligoelementos tem sido utilizado com finalidade equivalente. Objetivo: avaliar a estabilidade e a influência da água termal ou de seus oligoelementos em formulações cosmecêuticas, assim como os efeitos imediatos de sua aplicação na pele. Métodos: foram elaborados gel aquoso, gel-creme e emulsão acrescidos ou não de oligoelementos e submetidos à análise de estabilidade física. Na análise da eficácia, 15 voluntárias aplicaram nos antebraços as formulações que demonstraram melhor estabilidade.A avaliação objetiva dos efeitos imediatos e após duas horas, em relação à hidratação e textura da pele, foi realizada através de técnicas de biofísica e análise de imagem, antes e após a aplicação.A avaliação subjetiva foi obtida por questionário de percepção desses efeitos pelas voluntárias. Não foi avaliada a possível ação anti-inflamatória. Resultados: os géis foram considerados mais estáveis e selecionados para os testes de eficácia;também proporcionaram aumento do conteúdo aquoso do estrato córneo, e as águas apenas melhoraram a textura da pele. Conclusão: os resultados obtidos na avaliação subjetiva e objetiva foram coincidentes e sugeriram a utilidade do uso de cosmecêuticos com oligoelementos na hidratação da pele como coadjuvantes em tratamentos dermatológicos.


Palavras-Chave: OLIGOELEMENTOS, COSMÉTICOS, UMECTANTES

Novas Técnicas

Correção de transplante capilar inestético

Correction of unaesthetic hair transplantation

Renata Indelicato Zac, José Rogério Régis, Patrícia Jannuzzi Vieira e Oliveira, Daniela Rezende Neves, Kleber de Sousa Silveira

Resumo: Transplantes capilares utilizando técnicas ultrapassadas e enxertos grandes resultam em aparência inestética e desfigurante. A naturalidade dos resultados foi conseguida mais recentemente com o transplante de unidades foliculares (UF). Contribuem para a naturalidade o desenho correto e o nível de implantação da linha frontal. Os métodos de correção incluem: camuflagem com unidades foliculares; remoção de cabelos transplantados e sutura; redução do couro cabeludo, correção da cicatriz e laserterapia. Descreve-se associação de técnicas cirúrgicas diversas e epilação por laser com resultados satisfatórios para correção de transplantes capilares.


Palavras-Chave: CABELO, TRANSPLANTE, LASERS

Relatos de casos

Carcinoma de células escamosas cutâneo-invasivo - relato de caso

Invasive cutaneous squamous cell carcinoma - Case report

Erica Baptista Pinto; Carla Andréa Avelar Pires; Walter Refkalefsky Loureiro; Patrícia Isabel Bahia Mendes; Samira Oliveira Silveira; Francisca Regina Oliveira Carneiro

Resumo:

O carcinoma de células escamosas cutâneo é resultante da proliferação maligna dos queratinócitos. Costuma surgir da evolução de lesões precursoras, mas pode crescer espontaneamente na pele normal ou cronicamente inflamada. O carcinoma de células escamosas invasivo corresponde à segunda forma mais comum de câncer da pele não melanoma e representa 20% de todas as neoplasias cutâneas. Este trabalho relata um caso clínico de carcinoma de células escamosas cutâneo, rapidamente progressivo e com metástases regionais, que mesmo com a ressecção completa e esvaziamento ganglionar, apresentou pouca resposta terapêutica e evoluiu a óbito.


Palavras-Chave: Carcinoma de células escamosas; Metástase neoplásica; Neoplasias cutâneas; Patologia


Facebook Twitter Linkedin

© 2020 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações