Sociedade Brasileira de Dermatolodia Surgical & Cosmetic Dermatology

GO TO

ISSN-e 1984-8773

Artigos
RelacionadosA consulta encontrou: 18 resultado(s)

Voltar ao artigo

 

Artigos Originais

Influência de um suplemento nutricional com peptídeos de colágeno nas propriedades da derme

Influence of a nutritional supplement containing collagen peptides on the properties of the dermis

Flávia Alvim Sant’Anna Addor

Resumo: Introdução: A perda de densidade e espessura dérmica, caracterizada por flacidez e afinamento cutâneo, pode estar relacionada com várias condições, como envelhecimento (intrínseco e extrínseco), além de mudanças abruptas de massa corporal, com ruptura das fibras colágenas, como gestação ou aumento de peso. Alguns nutrientes podem interferir positivamente no metabolismo dérmico, melhorando consequentemente suas propriedades funcionais. Objetivo: avaliar o efeito de um suplemento nutricional na espessura e propriedades funcionais da derme, clínica e ultrassonograficamente. Métodos: 28 pacientes do sexo feminino entre 35 e 65 anos com queixa de flacidez facial utilizaram o suplemento durante 90 dias; foram avaliadas com relação à segurança de uso, eficácia clínica, subjetiva e ultrassonográfica. Resultados: O suplemento nutricional avaliado proporcionou aumento significativo da espessura da derme nas áreas avaliadas a partir de 30 dias de uso; observou-se melhora da firmeza, elasticidade, hidratação e do aspecto geral da pele de maneira significativa; não houve reação adversa relacionada ao produto durante o estudo. Conclusões: O suplemento nutricional foi eficaz na melhora das condições da derme, aumentando a espessura e os parâmetros clínicos de firmeza, elasticidade e hidratação, além de se mostrar seguro e aceito na forma de utilização orientada.


Palavras-Chave: COLÁGENO; DERME; ENVELHECIMENTO DA PELE; NUTRIENTES

Cirurgia das unhas. Seguimento de casos operados em curso prático realizado em Congresso Dermatológico

Nail surgery: followup on cases conductedduring a practical course of a Dermatological Meeting

Nilton Gioia Di Chiacchio, Flávia Regina Ferreira, Samuel Henrique Mandelbaum, Nilton Di Chiacchio, Eckart Haneke

Resumo: Introdução: Durante os Congressos de Dermatologia são ministrados cursos práticos com o intuito de ensinar, ao vivo e de forma detalhada, os procedimentos cirúrgicos. Porém, a evolução pós-operatória, bem como os resultados obtidos, ficam restritos aos médicos dos serviços responsáveis pela organização desses eventos. Objetivos: avaliar a evolução e resultados dos casos operados tornando-os conhecidos. Métodos: Oito casos operados durante Congresso Dermatológico – RADESP 2011 - no curso de cirurgia da unha, com diferentes diagnósticos pré-operatórios seguidos por nove meses. Os resultados foram avaliados pelos cirurgiões responsáveis pelas cirurgias, por meio de fotos a cada três meses. Resultados: Dos oito casos operados, dois foram considerados com resultados satisfatórios, sendo um com leve distrofia da placa e outro com tempo considerado insuficiente para melhor avaliação e cinco curados. Um caso não compareceu aos retornos. Conclusão: A apresentação do seguimento destes pacientes bem como a avaliação dos cirurgiões responsáveis complementa o conhecimento adquirido pelos participantes destes cursos como também aos demais congressistas.


Palavras-Chave: CIRURGIA GERAL, UNHAS, RESULTADO DE TRATAMENTO

Hiperidrose inframamária: caracterização clínica e gravimétrica

Inframammary hyperhidrosis: clinical and gravimetric characterization

Gabriel A. de A. Sampaio, Ada Regina Trindade de Almeida, Ana Flávia Nogueira Saliba, Natássia Pinheiro de Lavor Queiroz

Resumo: Introdução: A hiperidrose é caracterizada por sudorese excessiva, generalizada ou focal. As formas primárias ou idiopáticas são geralmente focais. A localização inframamária é atípica, sendo pouco citada. A severidade da hiperidrose é avaliada por métodos objetivos (gravimetria) ou de impacto na qualidade de vida (Hiperydrosis Disease Severity Scale). Objetivos: Caracterizar a hiperidrose inframamária quanto à prevalência, fatores associados, impacto na qualidade de vida e gravimetria. Métodos: Estudo observacional, descritivo e transversal, em que todos os pacientes atendidos durante uma semana foram questionados sobre a presença de sudorese excessiva inframamária. Aqueles que responderam positivamente preencheram questionário, escala de gravidade e submeteram-se à gravimetria. Os dados foram analisados por estatística descritiva e testes de qui-quadrado (x2). Resultados: Foram atendidos 678 pacientes dos quais 39 (5,7%) confirmaram a queixa de HH inframamária. Associação estatística entre resultado da gravimetria e índice de massa corpórea foi encontrada. Conclusões: A prevalência da HH inframamária foi demonstrada como importante localização de HH focal primária. A caracterização da HH inframamária, condição pouco estudada até agora, pode servir de base para estudos futuros, sobre opções terapêuticas que possam melhorar a qualidade de vida dos pacientes.


Palavras-Chave: HIPERIDROSE, SUDORESE, GRAVIMETRIA

Barreira cutânea na dermatite atópica: o valor de um limpador adequado

Skin barrier in atopic dermatitis: the importance of an appropriate cleansing agent

Flávia Alvim Sant’Anna Addor, Vanessa de Melo Silva

Resumo: Introdução: A xerose cutânea, comum na dermatite atópica, favorece o prurido e a inflamação. A higiene com tensoativos syndet é suave e preserva a barreira cutânea. Objetivo: Avaliar a tolerância e melhora da xerose da pele com gel de banho especialmente desenvolvido para a pele atópica. Métodos: Avaliaram-se 33 pacientes entre 18 e 50 anos, durante quatro semanas de uso exclusivo; medidas de hidratação, perda de água transepidérmica e pH da superficie cutânea foram feitas no antebraço ao início do estudo, e, após aplicação única, a área foi comparada com a que não foi tratada (antebraço contralateral). Resultados: Todos os pacientes terminaram o estudo; não houve reações adversas. Foram constatados maiores níveis de hidratação e redução da perda de água transepidérmica na área lavada com o gel de banho em comparação à área lavada com água pura, observandose melhora significativa no tempo de duração de prurido, bem como na maciez da pele, além de menor irritação e ressecamento após o uso continuado. Conclusões: A higienização com gel syndet demonstrou não somente preservar a integridade da barreira cutanea no paciente atópico, como também a melhora clínica de sintomas e sinais relacionados à xerose, tais como ressecamento e prurido.


Palavras-Chave: DERMATITE ATÓPICA, HIGIENE DA PELE, PRURIDO, TERAPÊUTICA

Avaliação clínica de uma formulação de uso tópico como auxiliar na prevenção de estrias na gestação

Clinical evaluation of a topical formulation to help prevent stretch marks during pregnancy

Flávia Alvim Sant’Anna Addor; Carolina Boggio Felsberg Coelho; Fabricio Collares Rosas; Luiz Carlos Alves Steffen; Felipe Fernandes de Abreu

Resumo: Introdução: As estrias ocorrem pelo rápido estiramento da pele, típico da gestação. Tratamentos tópicos vêm sendo estudados para prevenir seu aparecimento. Objetivo: avaliar a eficácia preventiva de estrias de uma formulação tópica. Métodos: Avaliaram-se 75 gestantes entre 18 e 40 anos. A área tratada foi o abdome, e a área-controle, a face interna do antebraço, com e sem o produto de teste, avaliando-se: maciez, hidratação e elasticidade além de medidas biofísicas para elasticidade e hidratação. Resultados: Das 75 gestantes, 52 finalizaram o estudo; destas, 9,6% apresentaram estrias na área abdominal tratada. Houve melhora significativa em os todos parâmetros clínicos avaliados (p<0,001). Nas medidas instrumentais, houve melhora significativa da hidratação e elasticidade na área abdominal, superior à da área-controle; quanto ao antebraço, também houve melhora significativa da área tratada em relação ao controle para ambos os parâmetros avaliados (p = 0,001). Comentários e Conclusão: A associação dos ingredientes da formulação (ácido láctico e lactato de sódio em emulsão com triglicerídeos do ácido caprílico e cáprico) foi capaz de aumentar os níveis de elasticidade e hidratação, reduzindo a incidência de estrias em comparação ao relatado em literatura.


Palavras-Chave: ESTRIAS DE DISTENSÃO, GRAVIDEZ, RELAXINA

Acompanhamento a longo prazo de pacientes submetidos a cirurgia de paroníquia crônica

Long-term follow-up of patients who underwent surgery for chronic paronychia

Natassia Pinheiro de Lavor Queiroz, Emerson Henrique Padoveze, Ana Flávia Nogueira Saliba, Gabriel Ângelo de Araújo Sampaio, Erica Araújo Fernandes Debs, Nilton Di Chiacchio

Resumo: Introdução: A paroníquia crônica é doença inflamatória da dobra ungueal proximal, geralmente presente por mais de seis semanas. O tratamento cirúrgico está indicado nos casos resistentes ao tratamento clínico e tem como objetivo a retirada da prega ungueal proximal. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi analisar a manutenção da resposta ao tratamento cirúrgico da paroníquia crônica a longo prazo. Métodos: Estudo de coorte prospectivo no qual foram convocados 62 pacientes que haviam realizado tratamento cirúrgico para correção de paroníquia crônica no período de novembro de 2004 a abril de 2008. Os pacientes foram convocados a retornar ao serviço para reavaliação clínica e observação da presença ou não de sinais de paroníquia crônica e divididos em dois grupos: curados e não curados. Resultados: Dos pacientes convocados, 12 compareceram à reavaliação clínica, totalizando 31 procedimentos. A média de tempo do seguimento dos pacientes foi de cinco anos e dois meses e houve manutenção do resultado em 27 (87%) dos procedimentos realizados. Conclusões: A cirurgia de remoção da dobra ungueal proximal constitui boa opção para o tratamento de paroníquia crônica, sendo simples, eficaz e duradoura.


Palavras-Chave: PARONIQUIA, DOENÇAS DA UNHA, PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS AMBULATÓRIOS

Avaliação clínica de formulação de efeito osmótico na redução da sintomatologia pós-queimaduras superficiais: estudo-piloto

Clinical evaluation of a formulation with osmotic effect in reducing symptoms after superficial burns: a pilot study

Flávia Alvim Sant'Anna Addor, Patricia Camarano Pinto Bombarda, Felipe Fernandes de Abreu

Resumo: Introdução: Introdução: O tratamento das queimaduras superficiais é basicamente sintomático, visando reduzir o desconforto dos sinais e sintomas e promover a reparação cutânea. Alguns estudos vêm sendo desenvolvidos avaliando os mecanismos de ação osmótica no processo inflamatório. Formulações com ação osmótica têm a capacidade de reduzir o exsudato inflamatório, diminuindo a sintomatologia e mesmo o risco de infecções.
Objetivo: Avaliar a ação de um hidrogel de ação osmótica de uso tópico na diminuição da sintomatologia da queimadura superficial, considerada de primeiro grau.
Método: Foram avaliados 35 pacientes com quadro de queimadura de primeiro grau. O produto teste foi aplicado na área lesada como monoterapia, sendo analisados sintomas (ardência e/ou queimação) e sinais (eritema e edema), por questionário e avaliação clínica, em cinco, 15 e 30 dias. Para a avaliação do efeito restaurador da barreira cutânea, foram realizadas medidas de perda de água transepidérmica.
Resultados: Trinta e três pacientes terminaram o estudo; não houve reações adversas; a redução dos sintomas e sinais foi significativa (p<0,001); a recuperação completa da barreira cutânea foi registrada ao final do estudo.
Conclusão: O produto avaliado demonstrou eficácia na redução de sinais e sintomas decorrentes de queimaduras superficiais, exibindo perfil de segurança adequado.


Palavras-Chave: QUEIMADURAS, OSMOSE, SINTOMAS LOCAIS

Proteção oferecida por fotoprotetores contra luz visível – uma proposta de avaliação

Sunscreen protection against visible light: a new proposal for evaluation

Sérgio Schalka, Flávia Alvim Sant’Anna Addor, Christiane Monteiro Agelune, Vanessa de Melo C. Pereira

Resumo: Introdução: Têm sido desenvolvidos fotoprotetores pigmentados, com a combinação de filtros inorgânicos não particulados e pigmentos opacos, para a proteção contra a luz visível. Ainda não foi apresentado, entretanto, método confiável para a medida dessa proteção.
Objetivo: O objetivo do estudo foi avaliar a eficácia de fotoprotetores brancos e coloridos na proteção contra a luz visível.
Métodos: Foram avaliados 20 fotoprotetores comercializados no mercado brasileiro, sendo 13 produtos classificados como coloridos, e sete como brancos. Medidas colorimétricas foram realizadas para classificação da luminosidade e da translucidez dos produtos quando aplicados em placas de polimetilmetacrilato, e medidas espectrofotométricas foram calculadas para avaliação da absorbância na faixa de luz visível, entre 400 e 450nm, utilizando-se como parâmetro a eficácia absortiva na faixa de luz visível (Evis).
Resultados: Produtos coloridos apresentaram Evis superior à dos produtos brancos. A análise estatística mostrou que há forte correlação entre a eficácia absortiva e a luminosidade e translucidez do produto, e não houve correlação entre a eficácia absortiva e o valor de FPS dos produtos.
Conclusões: O uso da Evis mostrou-se parâmetro útil na avaliação de eficácia de fotoprotetores na proteção contra a luz visível. A presença de pigmentos nos produtos coloridos confere maior eficácia fotoprotetora dentro dessa faixa.


Palavras-Chave: PROTETORES DE RAIOS SOLARES, FOTOBIOLOGIA, LUZ SOLAR

Fatores nutricionais e resistência da haste capilar: estudo clínico piloto

Nutritional factors and resistance of the hair shaft: a pilot clinic study

Flávia Alvim Sant'Anna Addor, Vanessa de Melo Cardoso Pereira, Felipe Fernandes de Abreu, Silvana Lima da Silva

Resumo: Introduction: The hair shaft's integrity can be compromised by the presence of some genodermatoses, with the use of cytostatic agents, and in physical-chemical traumas, such as straightening, dyeing, drying, etc.
Objective: To evaluate improvements in hair resistance after the ingestion of a dietary supplement. Methods: Patients complaining of hair loss due to breakage, with virgin or processed hair (dyed, straightened, or dyed and straightened) ingested a vitamin supplement for 90 days.
Results: There was clinical improvement in damaged strands that were removed in the pull test, in addition to statistically significant increases in the strength and shine of the hair, as perceived by patients (p <0.05).
Conclusions: Nutrition affects the maintenance of hair's resistance, and supplementation can improve the synthesis of the structures of the hair.


Palavras-Chave: SUPLEMENTAÇÃO ALIMENTAR, CABELO, TINTURAS PARA CABELO

Efeito do uso de silicone em spray na reparação cutânea em procedimentos envolvendo ablação epidérmica: estudo de 20 casos

Use of silicone spray in cutaneous repair in dermal ablation procedures: study of 20 cases

Flávia Alvim Sant'Anna Addor

Resumo: Introdução: Não existe padronização dos cuidados imediatos após procedimentos de ablação epidérmica; a escolha cuidadosa dos produtos pode oferecer maior conforto ao paciente e menores riscos e períodos de recuperação e complicações Objetivo: Analisar a segurança e eficácia do silicone em spray na reparação tecidual de dois procedimentos de ablação epidérmica, o laser YSGG ablativo fracionado de 2790nm e a dermoabrasão. Métodos: Foram avaliados 20 pacientes com fotoenvelhecimento ou cicatrizes de acne, divididos aleatoriamente em dois grupos iguais; cada paciente usou de forma aleatorizada em cada hemiface, o silicone spray e vaselina líquida como controle. Todos os pacientes foram submetidos à medida de perda de água transepidérmica. Resultados: Todos os pacientes completaram o estudo; o eritema e a ardência foram os achados mais comuns, sendo significativamente mais frequentes na área de aplicação da vaselina. Conclusões: O silicone em spray se mostrou seguro e eficiente nos cuidados após procedimentos ablativos epidérmicos, sendo significativamente superior à vaselina no controle da ardência e do eritema.


Palavras-Chave: SILICONES, CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS, DERMABRASÃO, TERAPIA A LASER

Abordagem nutricional do envelhecimento cutâneo: correlação entre os efeitos em fibroblastos e os resultados clínicos

Nutritional approach to skin aging: correlation between the effects on fibroblasts and clinical results

Flávia Alvim Sant’Anna Addor

Resumo: Introdução: Alguns alimentos podem ter valor terapêutico na abordagem do fotoenvelhecimento. Objetivo:Avaliar clinicamente a eficácia de um suplemento nutricional na melhora de sinais de fotoenvelhecimento e correlacionar com estudo in vitro. Métodos: Foram avaliadas 48 pacientes com clínica de fotoenvelhecimento em uso de um suplemento nutricional (com cultura para fibroblastos) com observações em 56, 84 e 112 dias.As avaliações foram clínicas e instrumentais (por cutometria). Resultados: Houve melhora progressiva e significativa (p<0,05) da elasticidade, firmeza, linhas finas e aparência geral da pele.A cultura de fibroblastos demonstrou significativa taxa de síntese de colágeno com relação à cultura-controle, após 48 horas de incubação. Discussão: Algumas vitaminas e compostos naturais possuem, em uso oral, propriedades terapêuticas sobre os sinais de fotoenvelhecimento. Este estudo demonstrou que a associação de óleo de linhaça, licopeno, carotenoides , vitamina E, zinco e selênio possivelmente melhoram os sinais de envelhecimento não somente por mecanismos antioxidantes e anti-inflamatórios, mas também por aumento da colagênese. Conclusões: Os suplementos alimentares são aliados no cuidado com a pele fotoenvelhecida.


Palavras-Chave: FIBROBLASTOS, ENVELHECIMENTO DA PELE, ANTIOXIDANTES

Gestação e predisposição ao aparecimento de estrias: correlação com as propriedades biomecânicas da pele

Pregnancy and predisposition to striae: correlation with the skin’s biomechanical properties

Flávia Alvim Sant’Anna Addor, Sergio Schalka, Vanessa de Melo Cardoso Pereira, Jayme de Oliveira Filho

Resumo:

Introdução: O aparecimento de estrias na gestação está relacionado à ruptura de fibras colágenas e elásticas, devido à distensão da pele.As estruturas dérmicas que promovem a distensão e se rompem causando o aparecimento de estrias são também as responsáveis pelas propriedades biomecânicas da pele, como firmeza e elasticidade.A gestação parece propiciar a modificação desses parâmetros, com a finalidade de facilitar a distensão da pele, gerando, portanto, correlação entre esses parâmetros e a possibilidade de formação de estrias durante a gravidez.
Objetivo: Detectar a correlação entre a ocorrência de estrias e a capacidade de aumentar a elasticidade dérmica.
Métodos: Foram acompanhadas 60 gestantes visando investigar o aparecimento de estrias, bem como medir a firmeza e elasticidade da pele com o equipamento Cutometer ® MPA 580.
Resultados: Foi observada correlação positiva entre o aumento de elasticidade e a não ocorrência de estrias.
Conclusões: Existe possível correlação entre o aparecimento de estrias e a capacidade de aumentar a elasticidade dérmica.


Palavras-Chave: GRAVIDEZ, DERME, RELAXINA

Estudo de avaliação da eficácia do ácido tranexâmico tópico e injetável no tratamento do melasma

Study evaluating the efficacy of topical and injected tranexamic acid in treatment of melasma

Denise Steiner, Camila Feola, Nediana Bialeski, Fernanda Ayres de Morais e Silva, André César Pessanha Antiori, Flávia Alvim Sant’Anna Addor, Bruno Brandão Folino

Resumo: Introdução: Melasma é uma hipermelanose adquirida de etiologia multifatorial e de tratamento difícil. O ácido tranexâmico (AT) tem sido estudado como alternativa terapêutica. Objetivo: Avaliar a eficácia e a segurança do AT no tratamento de melasma, comparando utilização de microinjeção localizada versus tratamento tópico. Material e Método: Foram selecionadas 18 mulheres com melasma, tratadas por 12 semanas com: Grupo A: aplicação domiciliar tópica de AT 3% 2x ao dia. Grupo B: injeções intradérmicas AT (4 mg/mL) semanais. Antes e após o tratamento, os grupos foram comparados sob os seguintes parâmetros: evolução fotográfica, evolução do MASI, autoavaliação e colorimetria. Resultados: 17 pacientes completaram o estudo. A avaliação fotográfica revelou, no grupo A, melhora em 12,5%, piora em 50% e, em 37,5%, não houve alteração alguma. No grupo B, 66,7% de melhora e 22,2% sem alterações. Em relação ao MASI, houve melhora significativa (p = 0,0026), sem diferença entre os tratamentos (p = 0,6512). Na autoavaliação, no grupo A,37,5% das pacientes classificaram como boa e 50%, como imperceptível. No grupo B, 66,7% classificaram como boa e 33,3%, imperceptível. A avaliação colorimétrica revelou melhora significativa nos tratamentos (p = 0,0008). Conclusão: Embora a avaliação clínica subjetiva tenha demonstrado superioridade do tratamento injetável, na avaliação objetiva, ambos os tratamentos revelaram–se significativamente eficazes, o que indica que o AT é uma nova e promissora opção terapêutica para o melasma.


Palavras-Chave: ÁCIO TRANEXÂMICO, MELASMA, TERAPÊUTICA

Correlação entre o efeito hidratante da ureia em diferentes concentrações de aplicação: estudo clínico e corneométrico

THE SKIN MOISTURIZING EFFECTS OF DIFFERENT CONCENTRATIONS OF UREA: A CLINICAL AND CORNEOMETRY STUDY*

Flávia Alvim Sant’Anna Addor, Sérgio Schalka, Vanessa Melo Cardoso Pereira, Bruno Brandão Folino

Resumo: Objetivo: Avaliar a correlação entre as diferentes concentrações e o efeito hidratante da ureia. Material e Método: Cada indivíduo recebeu aplicações de emulsões com 3%, 5% e 10% de ureia e uma emulsão controle. Realizaram-se avaliações clínicas, subjetivas e corneométricas em 1, 4 e 6 horas. Resultados: Todas as emulsões, incluindo a do controle, obtiveram efeito hidratante na primeira avaliação (p < 0,05). A ureia a 10% foi signifi cativamente superior às outras concentrações – na avaliação de 4 horas comparada à ureia a 3% e na avaliação de 6 horas, às concentrações de 3 e 5%. Formigamento e ardência foram mencionados para a ureia a 10% na avaliação de 1 hora. Conclusão: A duração das propriedades higroscópicas da ureia está positivamente relacionada com a concentração. Sintomas adversos, como ardência, foram observados apenas em maiores concentrações.


Palavras-Chave: URÉIA, PELE SECA, BARREIRA CUTÂNEA, CAPACITÂNCIA CUTÂNEA

Diagnóstico por Imagem

A importância da dermatoscopia digital no diagnóstico precoce do melanoma e no auxílio à histopatologia em paciente de alto risco

Digital dermoscopy in early diagnosis of melanoma and histopathology for high-risk patients

Flávia Vieira Brandão, Bianca Costa Soares de Sá, Clóvis Antônio Lopes Pinto, João Pedreira Duprat Neto

Resumo: A detecção precoce do melanoma é crucial para sobrevida maior. A dermatoscopia aumenta a acurácia do exame clínico, possibilitando o diagnóstico em fases iniciais, mas apresenta limitações no diagnóstico dos melanomas incipientes. O mapeamento corporal total e dermatoscopia digital auxiliam o diagnóstico de lesões incaracterísticas e permitem a detecção de lesões novas suspeitas. Os pacientes de alto risco para o desenvolvimento de melanoma são aqueles que mais se beneficiam dessa forma de seguimento. Relatamos caso de paciente de alto risco em que o diagnóstico de melanoma só foi possível através do auxílio da dermatoscopia na análise direcionada da histopatologia.


Palavras-Chave: MELANOMA, DERMOSCOPIA, DIAGNÓSTICO PRECOCE, FATORES DE RISCO, PATOLOGIA

Educação médica continuada

Tratamentos estéticos e cuidados dos cabelos: uma visão médica (parte 2)

Hair care: a medical overview (part 2)

Leonardo Spagnol Abraham, Andreia Mateus Moreira, Larissa Hanauer de Moura, Maria Fernanda Reis Gavazzoni, Flávia Alvim Sant’Anna Addor

Resumo: Neste artigo, os autores complementam o primeiro trabalho sobre a pesquisa dermatológica dos tratamentos estéticos capilares. O alisamento capilar definitivo com os principais alisantes legalizados – hidróxidos de sódio e lítio, hidróxido de guanidina e tioglicolato de amônio –, suas diferenças, mecanismos de ação, indicações e segurança para a saúde são aqui abordados. O artigo ainda discute sobre o uso ilegal e indiscriminado de produtos do grupo dos aldeídos (formaldeído e glutaraldeído) nos salões de cabeleireiro no Brasil, suas implicações legais e em saúde pública, sua carcinogenicidade e a identificação dos referidos registros junto à ANVISA. Também são estudados os xampus e agentes condicionadores indicados para tratamento da haste capilar. Ao final, são discutidas as implicações dos tratamentos capilares em geral, para a saúde do fio e do couro cabeludo.


Relatos de casos

Neuroma encapsulado em paliçada - simulando carcinoma basocelular: Relato de caso

Case report: Palisaded encapsulated neuroma simulating a Basal Cell Carcinoma

Flávia Naranjo Ravelli, Jayme de Oliveira Filho, Nilceo S. Michalany, Irina Andrea Pires Afonso, Thais Berti Franchin, Ana Carolina Lisboa de Macedo

Resumo: Os neuromas encapsulados em paliçada são tumores neurais solitários da pele caracterizados pela presença de feixes compactos e paralelos de fascículos de células de Schwann. Apresenta-se um caso desse tumor, confirmado por exame anatomopatológico, em paciente do sexo feminino, de 55 anos, que relatou mácula hipocrômica de crescimento que evoluiu para pápula de superfície lisa e em domo, com telangiectasias, simulando carcinoma basocelular. Ter conhecimento dessa entidade é importante para a realização de diagnósticos diferenciais com outras lesões, em especial com o CBC, tumores de apêndice cutâneo, nevos e cistos epidérmicos.


Palavras-Chave: NEUROMA, NEOPLASIAS CUTÂNEAS, CÉLULAS DE SCHWANN

Preenchimento profundo do sulco lacrimal com ácido hialurônico

Deep-fill of the tear trough with hyaluronic acid

Flávia Naranjo Ravelli, Juliana Sandin, Fernanda Dias Pacheco Sakai , Ana Carolina Lisboa de Macedo, Viviane Chehin Curi, Thais Adura Pepe

Resumo: A aparência resultante da protusão da gordura orbital, agravada com discromia local, é esteticamente desagradável e piora com o envelhecimento. O objetivo deste trabalho é relatar o tratamento do sulco lacrimal de 15 pacientes com preenchimento de ácido hialurônico. O produto foi introduzido profundamente através de retroinjeção. Onze pacientes (73%) demonstraram satisfação após o procedimento. Dois casos (13%) apresentaram edema na região, um (6%) passou a salientar a hipercromia das pálpebras inferiores, e outro (6%) apresentou irregularidade na superfície cutânea preenchida, sendo tratado com hialuronidase. Essa técnica demonstrou bons resultados sem complicação grave.


Palavras-Chave: ÁCIDO HIALURÔNICO, REJUVENESCIMENTO, ORBITA, PELE


Facebook Twitter

© 2018 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações