Sociedade Brasileira de Dermatolodia Surgical & Cosmetic Dermatology

GO TO

ISSN-e 1984-8773

Artigos
RelacionadosA consulta encontrou: 45 resultado(s)

Voltar ao artigo

 

Artigo de revisão

Lesões em dedos na prática dermatológica

Lesions in fingers and toes in dermatological practice

Ludmilla Cardoso Gomes; Luisa Preisler; José Roberto Pereira Pegas

Resumo:

As lesões localizadas em quirodáctilos e pododáctilos, incluindo o acometimento do aparato ungueal, não raramente são observadas na prática dermatológica. Muitas delas podem ser tratadas por dermatologistas com capacitação em cirurgia dermatológica e cirurgia ungueal, com base no conhecimento da origem dessas lesões, sua fisiopatologia, formas de apresentação e opções terapêuticas disponíveis. Este trabalho tem como objetivo apresentar uma revisão bibliográfica sobre as diversas lesões que assumem essa topografia.


Palavras-Chave: Dedos; Doenças da unha; Procedimentos cirúrgicos dermatológicos

Microcânulas em dermatologia: especificações

Microcannulas in dermatology: specifications

Carlos Roberto Antonio; João Roberto Antonio; Maria Gabriela Gonçalves Coura; Estela Ferreira David; Fernanda Tomé Alves; Ivan Rollemberg

Resumo:

Na dermatologia, os preenchimentos faciais são de grande importância no tratamento de rugas e linhas de expressão, sendo utilizados com finalidade estética. Sua aplicação geralmente é feita com agulhas, o que pode levar a complicações durante o procedimento, como hematomas, isquemia, necrose e até mesmo cegueira. Nos últimos anos, porém, a aplicação de preenchimentos com microcânulas tem revolucionado as técnicas de aplicação e assim evitado a ocorrência de complicações durante e após o procedimento. Este trabalho visa esclarecer a nomenclatura, características e dimensões das cânulas.


Palavras-Chave: AGULHAS; ÁCIDO HIALURÔNICO; ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

Artigos de revisão

Laser quality switched (Q-switched): revisão de suas variações e principais aplicabilidades clínicas

Quality-switched laser (Q-switched): review of their variations and main clinical applicabilities

Lívia Arroyo Trídico; Carlos Roberto Antonio

Resumo:

Os lasers Q-switched são amplamente utilizados em Dermatologia a fim de tratar uma das queixas mais comuns da rotina dermatológica: as lesões pigmentadas. Os diversos pigmentos, alvos de tratamento a laser na pele, apresentam características diferentes quanto a coloração, tamanho, localização no tecido e origem. Sendo assim, os lasers Q-switched podem interagir com os pigmentos de várias maneiras. Desde o surgimento da tecnologia Q-switched, diferentes e novas formas de utilização têm surgido. A compreensão dos mecanismos de ação envolvidos e de suas principais aplicabilidades clínicas é importante para otimizar resultados terapêuticos.


Palavras-Chave: Lasers; Melanose; Pigmentação da pele; Tatuagem

Biomodulação celular: o futuro da Dermatologia

Cells biomodulation: the future of Dermatology

Carlos Roberto Antonio; Lívia Arroyo Trídico

Resumo:

A evolução da Medicina tem permitido um conhecimento cada vez mais profundo de patologias e medicações envolvendo estruturas celulares e moléculas associadas. Em Dermatologia, começamos a desvendar a modulação celular associada ao uso de substâncias como a toxina botulínica, o ácido hialurônico, entre outros. Esta nova era nos permite compreender informações que vão além de uma visão macroscópica e explorar a interação celular, adquirindo-se conhecimento mais amplo para otimizar a terapêutica dermatológica.


Palavras-Chave: Biologia; Células; Dermatologia

Toxina botulínica: revisão de sua aplicabilidade em doenças ao alcance do dermatologista

Botulinum toxin: a review of its applicability in diseases within the reach of dermatologists

Carlos Roberto Antonio; João Roberto Antonio; Lívia Arroyo Trídico; Tatiane Éster Aidar Fernandes

Resumo: Em dermatologia, a toxina botulínica se destacou no tratamento de rugas e linhas de expressão, sendo utilizada principalmente com finalidade estética. Nos últimos anos, porém, o uso da toxina botulínica no tratamento de doenças dermatológicas tem crescido e apresentado ótimos resultados. O objetivo desta revisão é relatar o uso da toxina botulínica em doenças clínicas que possam ser tratadas pelos dermatologistas, explorando seu mecanismo de ação e resultados a longo prazo, reunindo, assim, informações práticas ao especialista.


Palavras-Chave: TOXINAS BOTULÍNICAS; DOENÇA; DERMATOLOGIA; PELE.

Artigos Originais

Análise temporal da mortalidade por cancer de pele melanona no Brasil: 2000 a 2016

Temporal analysis of malignant skin melanoma mortality in Brazil: 2000 to 2016

Kathleen Cézar de Mélo; Aisla Graciele Galdino dos Santos; José Roberto Amorim; Tânia Rita Moreno de Oliveira Fernandes; Carlos Dornels Freire de Souza

Resumo:

INTRODUÇÃO: No Brasil, o câncer da pele é a neoplasia de maior incidência, e o melanoma, o de maior letalidade.
OBJETIVOS: Analisar a tendência temporal da mortalidade por melanoma no Brasil entre 2000 e 2016.
MÉTODOS: Estudo ecológico de séries temporais envolvendo todos os óbitos por melanoma no Brasil, entre 2000 e 2016. Foram analisadas as taxas de mortalidade bruta, ajustadas pela população brasileira e pela população mundial. Para a análise, utilizou-se o modelo de regressão por pontos de inflexão, com significância de 5%.
RESULTADOS: No período, registraram-se 22.963 óbitos por melanoma no Brasil, com tendência crescente na taxa bruta de mortalidade (2,6%), ajustada pela população brasileira (0,6%) e pela população mundial (0,5%). No Sudeste, observou-se tendência estacionária, nas taxas bruta e ajustada pela população brasileira, e tendência decrescente na taxa pela população mundial. As taxas bruta de mortalidade (77,77%; n=21); ajustada pela população brasileira (59,25%; n=16); e pela população mundial (55,55%; n=15) apresentaram tendência de crescimento. Apenas São Paulo e Rio de Janeiro apresentaram tendência decrescente na taxa de mortalidade ajustada pela população brasileira e pela população mundial.
CONCLUSÕES: O estudo mostrou o crescimento da mortalidade por melanoma no Brasil. Politicas devem ser implementadas para favorecer o diagnóstico precoce e o tratamento oportuno.


Palavras-Chave: Melanoma; Estudos de séries temporais; Epidemiologia

Nova técnica de rejuvenescimento facial com ácido hialurônico: delta V lifting

New facial rejuvenation technique with Hyaluronic Acid: Delta V Lifting

Carlos Roberto Antonio; Lívia Arroyo Trídico; Ana Luiza Valle Esteves

Resumo:

INTRODUÇÃO: O envelhecimento facial ocorre devido à perda de volume facial e à alteração da textura da pele. Os preenchedores de ácido hialurônico são as principais ferramentas não cirúrgicas utilizadas para recuperar a perda de volume, uma vez que, além de preencher, atuam como remodelador cutâneo.
OBJETIVO: Descrever uma nova técnica de rejuvenescimento facial com ácido hialurônico: delta V lifting. Por meio dessa técnica, buscamos não apenas preencher áreas com déficit de volume, mas principalmente estimular a regeneração tecidual pela interação entre o ácido hialurônico e o subcutâneo superficial, principal plano de aplicação.
MÉTODOS: Estudo observacional retrospectivo que avaliou 200 pacientes tratados com 2ml de ácido hialurônico de concentração 23mg/ml em uma única sessão terapêutica com a técnica delta V lifting.
RESULTADOS: 87% dos pacientes classificaram o resultado como “muita melhora” e 13% como “boa melhora”, segundo a Escala de Melhoria Estética Global. Além disso, todos afirmaram perceber a melhora progressiva do resultado até o momento do retorno em um mês após o procedimento.
CONCLUSÕES: A técnica delta V lifting mostrou-se eficaz em trazer resultados estéticos satisfatórios com quantidade mínima de ácido hialurônico. Acredita-se que a interação entre ácido hialurônico e tecido adiposo esteja envolvida na otimização dos resultados.


Palavras-Chave: Ácido hialurônico; Rejuvenescimento; Técnicas

Associação de eletrocirurgia de alta frequência, laser CO2 fracionado e ND:Yap para tratamento de cicatrizes de acne: um novo modelo de abordagem

Association of high frequency electrosurgery, fractional CO2 laser and ND:Yap for acne scars treatment: a new approach model

Carlos Roberto Antonio; Lívia Arroyo Trídico; Carolina Alcantara; Cassia Talita Sousa Leite; João Roberto Antonio

Resumo:

INTRODUÇÃO: O tratamento das cicatrizes de acne é desafiador, uma vez que, na maioria dos casos, encontramos diferentes tipos de cicatriz em um mesmo paciente.
OBJETIVO: Associar três técnicas distintas de tratamento de cicatriz de acne em uma mesma sessão a fim de otimizar os resultados.
MÉTODOS: Estudo retrospectivo observacional que avaliou 25 pacientes com cicatrizes de acne tratados com técnicas associadas na seguinte sequência: eletrocirurgia de alta frequência, laser CO2 e laser Nd:YAP.
RESULTADOS: Alto índice de satisfação dos pacientes e melhora evidente em fotografias padronizadas comparativas, na maioria dos casos.
CONCLUSÕES: A associação de técnicas em uma mesma sessão foi segura e eficaz no tratamento de cicatrizes de acne, condição de grande impacto psicológico para os indivíduos afetados.


Palavras-Chave: Acne vulgar; Cicatriz; Terapia a laser

Perfil das lesões tratadas cirurgicamente em pododáctilos e quirodáctilos em um serviço de referência de dermatologia

Profile of surgically treated lesions in toes and fingers, at a dermatology referral service

Luisa Preisler; Ludmilla Cardoso Gomes; José Roberto Pereira Pegas

Resumo:

Introdução: As lesões em quirodáctilos e pododáctilos são frequentes na prática dermatológica, sendo possível diagnosticar a maioria após anamnese completa e exame físico.
Objetivo: Traçar perfil das lesões mais prevalentes em pododáctilos e quirodáctilos abordadas cirurgicamente pela equipe de cirurgia dermatológica em um serviço de referência em dermatologia, bem como avaliar a classificação dessas lesões, sua distribuição nas faixas etárias, gêneros, locais de acometimento e a correlação entre a suspeita clínica e o diagnóstico anatomopatológico.
Métodos: Estudo epidemiológico observacional retrospectivo transversal incluindo e avaliando 344 pacientes e 367 procedimentos cirúrgicos.
Resultados: A análise demonstrou que a maior parte dos procedimentos foi realizada em adultos, do sexo feminino, sendo o hálux esquerdo a localização mais acometida na amostra estudada. Verificou-se também que a maioria dos procedimentos decorreu de lesões de natureza traumática, sendo a biópsia/exérese de lesões e a cantoplastia/cantotomia os procedimentos mais realizados.
Conclusões: Os resultados deste estudo contribuem para o planejamento e dimensionamento de futuros atendimentos dermatológicos.


Palavras-Chave: Dedos; Dedos do pé; Procedimentos cirúrgicos ambulatoriais

Eletrocirurgia de alta frequência em cicatrizes do tipo ice-picks: estudo comparativo prévio e posterior ao tratamento

High-frequency electrosurgery in ice-pick scars: pre and post treatment comparative study

Carlos Roberto Antonio; Lívia Arroyo Trídico; Cíntia Maria Garcia Marchi; João Roberto Antonio; Solange Corrêa Garcia Pires D'Ávila

Resumo:

Introdução: Cicatrizes de acne são causa frequente de consulta ao dermatologista, ocorrendo como resultado do processo inflamatório da acne vulgar. As cicatrizes atróficas são as mais comuns, podendo apresentar-se como superficiais, médias ou profundas. Existem várias opções de tratamento para cicatrizes atróficas profundas, porém, geralmente, apresentam eficácia limitada, efeitos colaterais indesejáveis e custo elevado.
Objetivo: Avaliar o tratamento de cicatrizes atróficas profundas com eletrocirurgia de alta frequência.
Métodos: Dez pacientes com cicatrizes de acne atróficas profundas receberam três sessões de tratamento com eletrocirurgia de alta frequência com intervalos de um mês entre elas. Um mês após a última sessão foram avaliados: aspectos histológicos de cicatrizes selecionadas, antes e um mês após a última sessão; opinião dos pacientes classificando os resultados em piora, ausência de melhora ou melhora das lesões; e avaliação de fotografias padronizadas antes e um mês após a última sessão, por médico não vinculado à pesquisa que também classificou os resultados em piora, ausência de melhora ou melhora das lesões.
Resultados: Na análise histológica foi evidenciada redução de fibrose local; na opinião de todos os pacientes o resultado evidenciou melhora das lesões; todos também apresentaram melhora clínica das lesões avaliadas por dermatologista.
Conclusão: A eletrocirurgia de alta frequência é método simples, de baixo custo e eficaz no tratamento de cicatrizes de acne atróficas e profundas.


Palavras-Chave: CICATRIZ; ACNE VULGAR; ELETROCIRURGIA

Tratamento da alopecia androgenética: associação de laser Erbium Glass 1550nm e infiltração de ativos

Androgenetic alopecia treatment: associating 1550nm erbium-glass laser with drug injections of active principles

João Roberto Antonio; Carlos Roberto Antonio; Lívia Arroyo Trídico

Resumo:

Introdução: A alopecia androgenética é a forma mais comum de perda de cabelos em homens e mulheres. As opções de tratamento com medicações são as mais utilizadas atualmente, embora tragam poucos resultados. Recentemente o uso do laser tem sido sugerido para tratar essa entidade. A infiltração de medicação no couro cabeludo também vem crescendo como opção terapêutica, apesar de existirem poucos trabalhos científicos sobre esse tratamento.
Objetivo: Avaliar o resultado do uso do laser de Erbium Glass 1550nm associado à infiltração de ativos (minoxidil, finasterida, fatores de crescimento e complexo vitamínico) para tratamento da alopecia androgenética masculina e feminina.
Métodos: Estudo retrospectivo de pacientes com esse diagnóstico, submetidos a sessões mensais da associação terapêutica proposta. Os resultados foram avaliados por meio de fotografias comparativas realizadas antes e após o período de tratamento e de pesquisa de opinião dos pacientes.
Resultados: Foram tratados 62 pacientes, com sessões, cujo número variou de três a 14; 48,39% dos pacientes apresentaram melhora discreta, e 46,77% melhora importante. A maioria (96,77%) ficou satisfeita com o tratamento. Os pacientes muito satisfeitos realizaram maior número de sessões, em média mais de seis.
Conclusões: A associação de laserterapia com Erbium Glass 1550nm e infiltração de ativos no couro cabeludo é opção eficaz e segura para o tratamento da alopecia androgenética.


Palavras-Chave: ALOPECIA; LASERS; TERAPÊUTICA

Estudo epidemiológico de 740 áreas tratadas com criolipólise para gordura localizada

Epidemiological study of 740 areas treated with cryolipolysis for localized fat

Guilherme Olavo Olsen de Almeida; Carlos Roberto Antonio; Guilherme Bueno de Oliveira; Ivan Rollemberg; Renata Cristina Vasconcellos

Resumo:

Introdução: Uma das alternativas não invasivas para o tratamento da gordura localizada é a criolipólise que, mediante o congelamento dos adipócitos, diminui o volume de gordura na região em que foi realizado o procedimento. Objetivo: Descrever estatisticamente a experiência de um centro de referência para esse procedimento. Métodos: Estudo transversal com 251 pacientes submetidos à criolipólise, com análise epidemiológica dos dados dos pacientes. Resultados: 38 homens e 213 mulheres, com número total de áreas tratadas de 740. O terço inferior do abdômen anterior foi a região mais procurada, com 45,30% dos casos. 88% dos pacientes ficaram satisfeitos ou muito satisfeitos com o resultado. Quase todos os casos necessitaram de duas ou mais sessões para atingir esse de grau de satisfação. Conclusões: É método não invasivo para redução seletiva de gordura que demonstrou eficácia na diminuição do tecido subcutâneo, com efeitos colaterais mínimos e, neste estudo, reversíveis.


Palavras-Chave: LASERS; GORDURA ABDOMINAL; LIPÓLISE

Radiofrequência bipolar no tratamento da hiperhidrose axilar: um estudo-piloto

Bipolar radiofrequency in the treatment of axillary hyperhidrosis: a pilot study

Luciana Gasques de Souza; Abdo Salomão Júnior; Roberto Adilson de Mattos; Deniser Steiner; Kelly Cristina Signor; Alexandre Ozores Michalany

Resumo:

Introdução: A hiperhidrose gera sofrimento e constrangimento intensos. São diversos os tratamentos disponíveis hoje para tal doença, porém nenhum com eficácia garantida e duradoura. Objetivo: Avaliar a efetividade da radiofrequência bipolar para a hiperhidrose axilar. Métodos: Cinco pacientes foram selecionados a partir do teste de Minor positivo para realização do procedimento com avaliações clínica, fotográfica e histopatológica prévias e após o término. Foram realizadas seis sessões semanais. Resultados: Os pacientes consideraram melhora satisfatória, alguns deles declarando-a quase completa. A avaliação fotográfica demonstrou negativação do teste de Minor, e a biopsia não demonstrou fibrose dérmica. Conclusão: A radiofrequência bipolar pode ser considerada método seguro, com baixas taxas de complicações, e excelente opção adicional no tratamento da hiperhidrose.


Palavras-Chave: HIPERIDROSE; SUDORESE; TERAPIA A LASER; PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS AMBULATÓRIOS

Tratramento de hidrosadenite com laser ND:YAP 1340 NM

The use of 1,340nm ND:YAP laser to treat hidradenitis

Carlos Roberto Antonio; Guilherme Bueno de Oliveira; Maria Gabriela Gonçalves Coura; Lívia Arroyo Trídico; Luana Rocco Pereira; Solange Corrêa Garcia Pires D'Ávila

Resumo:

Introdução: A hidrosadenite é doença inflamatória crônica que tem impacto negativo na qualidade de vida dos pacientes e poucas opções terapêuticas eficazes. Atualmente, o uso de tecnologias a laser tem-se destacado para seu tratamento. Objetivo: Avaliar o uso do laser ND:YAP (Neodimiun: Ytrium Aluminum Peroviskita) 1340nm no tratamento de hidrosadenite. Métodos: Realização de quatro sessões de laser ND:YAP 1340nm em três pacientes portadoras de hidrosadenite. Resultados: Todas as pacientes apresentaram redução das lesões inflamatórias evidenciadas clínica e histopatologicamente. Conclusões: O laser ND-YAP 1340nm mostrou-se eficaz no tratamento de hidrosadenite neste trabalho, podendo representar nova opção terapêutica à hidrosadenite.


Palavras-Chave: HIDRADENITE; LASERS; TERAPIA A LASER

Tratamento de unha em pinça pela técnica de Fanti

Treatment of pincer nails with the Fanti's technique

Guilherme Bueno de Oliveira; Natalia Cristina Pires Rossi; Doramarcia de Oliveira Cury; Julia Maria Avelino Ballavenuto; Carlos Roberto Antonio; João Roberto Antonio

Resumo: Introdução: A unha em pinça caracteriza-se pela hipercurvatura da unha no eixo transversal, o que provoca o pinçamento do leito ungueal em sua porção distal. Acomete mais comumente os dedos dos pés, podendo ocorrer, mais raramente, nos dedos das mãos. Objetivo: Demonstrar a técnica de Fanti para tratamento de unha em pinça. Métodos: Onze pacientes com unha em pinça do Ambulatório de Cabelos e Unhas se submeterem a cirurgia para correção dessa patologia pela técnica de Fanti. Resultados: Todos os pacientes apresentaram melhora completa do quadro clínico no período de seguimento de 14 meses. Conclusões: Este trabalho demonstra a técnica cirúrgica de Fanti para correção da unha em pinça, podendo-se observar melhora anatômica e funcional das unhas operadas.


Palavras-Chave: DOENÇAS DA UNHA; UNHAS; UNHAS ENCRAVADAS.

Análise da melhora dos sinais clínicos do envelhecimento cutâneo com o uso da intradermoterapia: análise clínica, fotográfica e ultrassonográfica

Analysis of improvement of the clinical signs of skin aging with assistance of intradermotherapy: clinical, photographic, and ultrasonographic analyses

Magda Expósito de Oliveira; Meire Gonzaga; Marisa Gonzaga da Cunha; Ayrton Roberto Pastore; Carlos A. Machado

Resumo: Introdução: A intradermoterapia com polirrevitalização é opção terapêutica adicional para o tratamento do fotodano. Objetivo: Avaliar a eficácia do tratamento e rejuvenescimento cutâneo, com o uso de polirrevitalizante injetável composto por antioxidantes, complexos vitamínicos, aminoácidos, coenzimas e ácido hialurônico sem crosslinking, através da intradermoterapia. Método: Foi desenhado estudo clínico monocêntrico retrospectivo, não comparativo e aberto, com 30 pacientes do sexo feminino, submetidas a cinco aplicações de polirrevitalizante injetável na face. As fotos foram analisadas e comparadas por investigador cego e pelo médico aplicador. Através do exame ultrassonográfico, foram analisadas e comparadas espessura e densidade dérmica. Resultado: Houve aumento da espessura e densidade dérmica através da ultrassonografia. A melhora clínica foi observada através das fotos pré e pós-aplicação. Conclusão: A intradermoterapia com o polirrevitalizante estudado mostrou-se boa opção terapêutica ao fotodano.


Palavras-Chave: ENVELHECIMENTO DA PELE; MESOTERAPIA; ULTRASSONOGRAFIA.

Técnica de correção de cicatrizes distensíveis de acne com ácido hialurônico, otimizada com iluminação de LED

Distensible acne scar correction using hyaluronic acid enhanced with LED lighting

Carlos Roberto Antonio; Marina Garcia Nicoli

Resumo: Introdução: A melhor opção para tratamento das cicatrizes de acne distensíveis é o preenchimento, porém muitas dessas lesões não são adequadamente visualizadas na iluminação tradicional. Objetivo: Investigar se o foco de luz de LED favorece a realização da técnica de preenchimento com ácido hialurônico em cicatrizes de acne. Métodos: Doze pacientes foram tratados com e sem foco diagonal e posterior de luz de LED. Os próprios pacientes e dois médicos atribuíram percentual de melhora. As medianas dos percentuais de melhora atribuídos pelos pacientes foram 60% (sem LED) e 70% (com LED). Resultados: Medianas dos percentuais atribuídos pelos médicos foram 55%/65% (sem LED) e 70%/72,5% (com LED). Conclusão: o uso do foco de luz LED em posição diagonal e posterior otimiza os resultados e os índices de satisfação dos pacientes.


Palavras-Chave: ACNE VULGAR; CICATRIZ; ÁCIDO HIALURÔNICO.

Uso do laser fracionado não ablativo NdYAP 1.340nm no tratamento da acne nódulo cística resistente à isotretinoína

Use of nonablative fractional 1,340nm Nd:YAP laser in the treatment of nodulocystic acne resistant to isotretinoin

Carlos Roberto Antonio; João Roberto Antonio; Guilherme Bueno de Oliveira; Lívia Arroyo Trídico; Mariana Perez Borim

Resumo: Introdução: A acne é uma das afecções da pele mais prevalentes, representando constante desafio aos dermatologistas, principalmente em casos graves, como a acne nódulo- cística, que pode apresentar resistência ao tratamento medicamentoso. A terapia tradicional inclui medicamentos tópicos e orais, que nem sempre são eficazes e muitas vezes provocam resistência bacteriana e efeitos colaterais. O uso do laser no tratamento da acne inflamatória cresceu ultimamente devido à facilidade desse tipo de terapia, a sua eficácia clínica e aos mínimos efeitos adversos. Objetivo: Avaliar a ação do laser fracionado em pacientes com acne nódulo-cística resistente ao tratamento com isotretinoína. Métodos: Realização de sessões de laserterapia com Nd:YAP em nove pacientes. Avaliação do grau de satisfação dos pacientes e comparação de fotografias realizadas antes e após o tratamento por dermatologistas não vinculados ao estudo. Resultados: Redução média de 65% das lesões inflamatórias, satisfação de todos os pacientes submetidos ao tratamento e aprovação na avaliação realizada pelos dermatologistas. Conclusões: O laser fracionado Nd:YAP mostrou-se eficaz no tratamento da acne inflamatória, podendo representar nova opção terapêutica para essa patologia, principalmente para os pacientes que não respondem ao tratamento convencional.


Palavras-Chave: ACNE VULGAR; LASERS; TERAPIA A LASER.

Pesquisa sobre o uso de lasers e outras tecnologias pelos associados da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Use of laser and other technologies by Brazilian Society of Dermatology members

Roberto A. de Mattos, Bogdana V Kadunc, Aldo Toschi, Samuel Mendes Peixoto, Anna C. Andriolo

Resumo: Introdução: Utilizou-se um questionário online para os 6517 associados da Sociedade Brasileira de Dermatologia contendo perguntas sobre a utilização de lasers e outras tecnologias no tratamento de doenças cutâneas ou alterações inestéticas.
Objetivo: Quantificar o uso destas tecnologias pelos dermatologistas, em cada região do Brasil e identificar as carências regionais.
Métodos: Foram elaboradas 17 questões a respeito de: local de utilização do aparelho, relação de propriedade com o equipamento, número e tipo de aparelhos utilizados, indicações clínicas e região do país à qual pertence o associado. O site da Sociedade Brasileira de Dermatologia foi usado como veículo por dois meses (fevereiro e março- 2011), sendo as respostas codificadas em gráficos com percentagens.
Resultados: Entre os 859 dermatologistas brasileiros que responderam ao questionário 68% utilizam os aparelhos em suas clínicas privadas, 32% são proprietários e 80% habitam nas regiões Sudeste/Sul do país.
Conclusões: Alguns dados foram surpreendentes como a variedade de aparelhos utilizados enquanto outros corresponderam à expectativa (concentração maior na região Sudeste). Com este mapeamento, a Sociedade Brasileira de Dermatologia pôde detectar como e onde os dermatologistas brasileiros utilizam este tipo de tecnologia, com a finalidade de auxiliar a difundir o seu uso em regiões de maior carência.


Palavras-Chave: LASERS, ANÁLISE ESTATÍSTICA, DERMATOLOGIA

Excimer Laser no tratamento do vitiligo em 123 pacientes: estudo retrospectivo

Treating vitiligo with Excimer laser: a retrospective study

Carlos Roberto Antonio, João Roberto Antonio, Aline Maria de Vita Marques

Resumo: Introdução: O vitiligo é cosmeticamente desfigurante e pode causar significativa mor- bidade psicológica. A maioria das terapêuticas requer tratamento longo e pode levar a resultados decepcionantes. Recentemente, o Eximer laser-308nm revelou ser efetivo no tratamento de vitiligo.
Objetivo: Neste estudo retrospectivo foram analisadas a eficácia e satisfação dos pacien- tes que usaram Eximer laser-308nm no tratamento de manchas de vitiligo em diferentes regiões anatômicas.
Métodos: Participaram 123 pacientes com vitiligo generalizado ou localizado, apresen- tando 321 lesões. Os pacientes foram tratados em clínica privada de 2007 a 2010. A aná- lise da resposta ao tratamento foi feita por comparação de registros clínicos e fotográficos obtidos antes e após o tratamento, por dois examinadores independentes.
Resultados: Setenta e sete dos 123 pacientes apresentaram repigmentação superior a 60%; 26 entre 40 e 59%; e 20% tiveram repigmentação inferior a 39%. Lesões na face res- ponderam melhor ao tratamento do que as localizadas em outras regiões corporais. As áreas menos sensíveis foram cotovelos, mãos e pés. De forma geral, os pacientes ficaram satisfeitos com o tratamento.
Conclusões: O uso do Excimer laser para tratamento do vitiligo foi eficaz, seguro e levou a resultados cosmeticamente satisfatórios com melhora da autoestima dos pacientes.


Palavras-Chave: VITILIGO, LASERS DE EXCIMER, FOTOTERAPIA

Cirurgia Micrográfica de Mohs para preservação tecidual nas cirurgias oncológicas da face

Mohs Micrographic Surgery for tissue preservation in facial oncologic surgery

Luiz Roberto Terzian, Vanessa Mussupapo Andraus Nogueira, Francisco Macedo Paschoal, Juliano C. Barros, Carlos D’Apparecida S.Machado Filho

Resumo:

Introdução: Os cânceres de pele mais comuns são os carcinomas basocelulares, que ocorrem frequentemente na face.Os pacientes se preocupam muito com os danos estéticos e funcionais, sendo a cirurgia micrográfica de Mohs terapêutica segura que permite preservação tecidual com mínimos danos estéticos.
Objetivo: Avaliar se o uso da cirurgia de Mohs no tratamento dos carcinomas basocelulares, localizados em áreas esteticamente importantes da face, preserva tecido sadio.
Métodos: Foram incluídas 49 cirurgias para tratar tumores com localização peribucal, periocular, orelha e asa nasal, em 2008, na Faculdade de Medicina do ABC. Os tumores foram agrupados conforme características clínicas e histológicas, e as margens obtidas foram analisadas e comparadas com as recomendadas pela literatura. Os pacientes foram reavaliados após dois anos.
Resultados: As medianas das margens removidas com a cirurgia de Mohs foram muito menores do que as recomendadas para cirurgia excisional, com importante preservação tecidual.
Conclusão: A cirurgia de Mohs permitiu importante preservação de tecido sadio (56%-86%) no tratamento dos carcinomas basocelulares localizados em áreas esteticamente importantes face, com mínimos danos. Indicamos a cirurgia de Mohs como opção terapêutica segura e estética no tratamento dos carcinomas basocelulares faciais.


Palavras-Chave: CIRURGIA DE MOHS, CARCINOMA BASOCELULAR, ESTÉTICA, FACE, NEOPLASIAS CUTÂNEAS

Laser de Erbium 2940 nm fracionado com pulso duplo, para o fotorrejuvenescimento: estudo clínico e histopatológico dos efeitos no tecido cutâneo

2940-nm Erbium Laser, fractionated with dual pulse, for photorejuvenation: clinical and pathologic trial of eff ects on skin tissue

Roberto A. Mattos, Neusa Y.S. Valente, Mônica Senise, Valéria B. Campos

Resumo: Introdução: Há anos, o laser de Erbium 2940 nm é utilizado no tratamento do fotoenvelhecimento, com duração de pulso de 0,25 ms. Atualmente, tem sido mais usado na forma fracionada. Uma nova duração de pulso de 5 ms foi introduzida, na tentativa de promover a coagulação do tecido, além de ablação, melhorando sua atuação no tratamento. Objetivo: Verificar o mecanismo pelo qual os raios desse laser atuam sobre o tecido cutâneo, em sua forma fracionada e com pulso duplo, clínica e histopatologicamente. Material e métodos: Seis pacientes do sexo feminino com fotoenvelhecimento acentuado (graus III e IV, na classifi cação de Fitzpatrick) foram submetidas a essa técnica. Realizaram-se biópsias uma semana antes e dois meses após o tratamento, e foram feitas avaliações clínica e histológica com a utilização das seguintes colorações: hematoxilina-eosina, Verhoeff e tricrômico de Masson. Resultados: Houve melhora clínica importante em todas as pacientes e a histologia mostrou focos de dimensões compatíveis com as do raio do laser (microbeam) disparado, no qual ocorria redução da elastose solar. Em dois casos com resultados mais expressivos, essas áreas foram mensuradas. Conclusões: Clinicamente, houve melhora acentuada nas seis pacientes tratadas. Encontraramse alterações focais de dimensões semelhantes às dos raios disparados, enquanto estudos anteriores com Erbium 2940 nm fracionado apresentaram áreas não circunscritas de neocolagênese.


Palavras-Chave: REJUVENESCIMENTO, FOTOENVELHECIMENTO, LASERS

Diagnóstico por imagem

Microscopia confocal no diagnóstico das lesões róseas da face

Confocal microscopy in the diagnosis of pink facial lesions

Gisele Gargantini Rezze, Luiz Roberto Terzian, Francisco Macedo Paschoal

Resumo: As lesões róseas solitárias da face podem apresentar padrão dermatoscópico inespecífico, sendo assim consideradas de difícil diagnóstico. Os diagnósticos diferenciais a considerar são: ceratose actínica, carcinoma espinocelular, carcinoma basocelular e melanoma amelanótico. A microscopia confocal pode ser utilizada como exame clínico auxiliar na realização do diagnóstico e na determinação dos locais mais significativos para se fazer uma biópsia. Apresentamos um caso para exemplificar a utilidade do exame de microscopia confocal nas pink lesions.


Palavras-Chave: DERMOSCOPIA, MICROSCOPIA CONFOCAL, CARCINOMA BASOCELULAR, CERATOSE ACTÍNIA

Educação médica continuada

Hormônios no rejuvenescimento: revisão de sua real eficácia

Hormones in rejuvenation: a review of their true effectiveness

Carlos Roberto Antonio; João Roberto Antonio; Cynthia Squiapati Graciano; Lívia Arroyo Trídico

Resumo: Os hormônios possuem grande importância no envelhecimento devido à diminuição de alguns durante esse processo. Dessa forma, existe a hipótese de que a reposição hormonal possa retardar o envelhecimento. Diante do crescente interesse em tratamentos rejuvenescedores que apresentem bons resultados, a terapia de reposição hormonal tem-se destacado no meio científico. Esta revisão analisa o papel do hormônio do crescimento, da melatonina, da desidroepiandrosterona e dos hormônios bioidênticos no rejuvenescimento. Buscamos, também, avaliar resultados de estudos de terapia de reposição hormonal, observando riscos e benefícios do uso desses hormônios considerados "fonte da juventude".


Palavras-Chave: HORMÔNIOS, REJUVENESCIMENTO, HORMÔNIO DO CRESCIMENTO HUMANO, MELATONINA, DESIDROEPIANDROSTERONA

Fontes de energia não laser no rejuvenescimento: parte II

Non-laser energy sources on rejuvenescence: part II

Roberto Mattos, Alexandre Filippo, Luiz Torezan, Valéria Campos

Resumo: Concomitantemente aos lasers, foram introduzidos na dermatologia aparelhos de luz pulsada. Sua tecnologia é diferente dos lasers, baseando-se na emissão de fótons que têm como alvos a melanina, a hemoglobina e a água contida no colágeno. Os aparelhos atuais possuem muitos itens de segurança, o que torna os tratamentos efi cazes e seguros. Novas tecnologias foram desenvolvidas visando ao combate à fl acidez: radiofrequência, baseada na emissão de elétrons, e luz infravermelha. Mais recentemente, a terapia fotodinâmica tem sido aplicada para o rejuvenescimento, com o intuito de estimulação do colágeno.


Palavras-Chave: LUZ PULSADA, LUZ INTENSA PULSADA, RADIOFREQUÊNCIA, INFRAVERMELHO, REJUVENESCIMENTO

Laser no rejuvenescimento facial

LASERS ON FACIAL REJUVENESCENCE

Valéria Campos, Roberto A. de Mattos, Alexandre Fillippo, Luis Antonio Torezan

Resumo: Os primeiros lasers usados para o rejuvenescimento foram o CO2 10.600nm e o Erbium 2.940nm, com resultados surpreendentes pela grande capacidade de estimular o colágeno. Por serem abativos, o pós-operatório é muito difícil e demorado, com complicações importantes. No intuito de minimizar estes efeitos indesejados, lasers não ablativos com diferentes comprimentos de onda foram introduzidos (840nm, 1.320nm, 1.640nm pulso longo entre outros) e apresentaram um pós-operatório muito leve, porém com capacidade muito limitada de promover neocolagênese. Novas pesquisas trazem os fracionados não ablativos (1.440nm, 1.540nm e 1.550nm) com uma ação diferente: fazem colunas de coagulação dermo-epidérmicas, têm um pós-operatório moderado e uma capacidade razoável de estimular as fi bras colágenas com risco mínimo de efeitos colaterais. São, porém, limitados para fotoenvelhecimento severo. Para suprir esta lacuna, novos aparelhos de CO2 10.600nm e de Erbium 2.940nm, agora fracionados, foram introduzidos. Houve redução dos efeitos colaterais e do resultado fi nal, que são menores quando comparados aos mesmos usados sem o fracionamento dos raios. São uma boa opção para tratamento de peles com fotoenvelhecimento acentuado.


Novas Técnicas

Abordagem de tumor cutâneo no conduto auditivo externo

Approaching a cutaneous tumor in the external auditory canal

Natalia Caballero Uribe; Luiz Roberto Terzian; Caroline Martins Brandão; Thales Costa Bastos

Resumo:

Lesões de difícil localização no pavilhão auricular têm-se mostrado um grande desafio para os cirurgiões dermatológicos, pois o acesso para sua abordagem cirúrgica tende a ser complicado. Neste artigo relata-se um caso de carcinoma basocelular acometendo a parte inferior da concha auricular esquerda, submetido à ressecção por cirurgia micrográfica de Mohs cuja abordagem mostrou-se desafiadora. Descrevemos uma tática para obter melhor acesso e visibilidade do campo cirúrgico e facilitar a execução do procedimento.


Palavras-Chave: PAVILHÃO AURICULAR; CIRURGIA DE MOHS; CARCINOMA BASOCELULAR

Relatos de casos

Retalhos cirúrgicos para fechamento de defeitos faciais sincrônicos

Surgical flaps for closing synchronous facial defects

Ana Cláudia Cavalcante Espósito; Eliandre Palermo; Osório Alves C. de Castro Lara; Marcela Pesce de Souza; Mariana Bellini Vieira1 Luiz Roberto Terzian

Resumo:

Poucas são as descrições da literatura sobre técnicas cirúrgicas para fechamento de defeitos sincrônicos na face. Relatamos três casos de pacientes com lesões sincrônicas na face, que foram reconstruídas utilizando-se os seguintes tipos de retalhos: dupla rotação Yin-Yang, avanço de dois triângulos de Burrow e combinação de retalho dorsal nasal associado a retalho de transposição. As reconstruções de defeitos sincrônicos na face representam desafios aos cirurgiões dermatológicos, especialmente quando uma das lesões se localiza no nariz. Nos casos que envolvem defeitos relativamente pequenos e não tão distantes entre si, há a possibilidade de se realizar um retalho único para fechamento de ambos os defeitos.


Palavras-Chave: Retalhos cirúrgicos; Cirurgia de Mohs; Carcinoma basocelular

Tratamento de rosácea com toxina botulínica

Treatment of rosacea with botulinum toxin

Carlos Roberto Antonio; Lívia Arroyo Trídico; João Roberto Antonio

Resumo:

Rosácea é uma doença crônica comum da pele que apresenta diversas manifestações clínicas sendo que o eritema e a inflamação são características predominantes. Sua presença está associada a um impacto psicossocial na vida dos pacientes. Embora existam várias opções de tratamentos tópicos e sistêmicos, sabe-se que eles tratam a inflamação e que o eritema é persistente na maioria das vezes. Recentemente surgiram algumas publicações relatando o tratamento de rosácea com toxina botulínica associando-o a bons resultados. Assim, buscamos avaliar a ação da toxina botulínica no tratamento da rosácea persistente e refratária a diversos tratamentos clínicos.


Palavras-Chave: Rosácea; Terapêutica; Toxinas botulínicas

Apresentação atípica e exuberante de nevo sebáceo de Jadassohn

Atypical and exuberant presentation of sebaceous nevus of Jadassohn

Débora Bergami Rosa Soares; Fernanda Cabral; Monisa Martins Nóbrega; Daniel Lago Obadia; Roberto Souto da Silva

Resumo:

O nevo sebáceo de Jadassohn é uma neoplasia benigna geralmente presente ao nascimento. Costuma apresentar-se como pequena placa amarelada e oval no couro cabeludo e face, sendo incomum o encontro de lesões de grandes dimensões. Diante disso, os autores relatam um caso de nevo sebáceo de Jadassohn de apresentação exuberante e atípica, localizado na região fronto-parieto-occipital de uma criança do sexo masculino, associado a alopecia


Palavras-Chave: Glândulas sebáceas; Hamartoma; Nevo sebáceo de Jadassohn; Neoplasias cutâneas

Transplante de melanócitos - Variação da técnica de microenxertia

Melanocyte transplantation – a variation of the micrografting technique

Carlos Roberto Antonio; Lívia Arroyo Trídico; Thalita Marçal Machado; João Roberto Antonio

Resumo:

Vitiligo é desordem adquirida da pigmentação, caracterizada pelo desenvolvimento de máculas acrômicas bem definidas na pele. É considerado estável quando nenhuma lesão nova aparece ou quando lesões preexistentes não sofrem alterações ao longo de pelo menos um ano. Nesses casos o tratamento cirúrgico é importante opção terapêutica. A microenxertia por punch é a técnica de transplante de melanócitos mais comumente realizada, com ótima repigmentação. Descreve-se uma variação dessa técnica utilizando enxertos ainda menores e mais finos (que consistem de epiderme e derme fina), para buscar resultados esteticamente melhores do que os da técnica tradicional, principalmente ao tratar áreas com significativo acometimento estético.


Palavras-Chave: Melanócitos; Transplante; Vitiligo

Necrose cutânea do tecido enxertado decorrente de tabagismo

Necrosis of skin graft entailed by smoking habits

Ana Cláudia Cavalcante Espósito; Angela Sanderson; Jorge Ocampo-Garza; Gustavo Alonso; Carlos D’Apparecida S. Machado Filho; Luiz Roberto Terzian

Resumo:

A cicatrização adequada das feridas cirúrgicas é influenciada pela técnica operatória, pela presença de intercorrências pós-cirúrgicas e pelos hábitos de vida do paciente. Relatamos caso de paciente submetido a exérese de carcinoma basocelular por cirurgia micrográfica de Mohs e reconstrução com enxertia cutânea palpebral. No pós-operatório houve necrose do enxerto devido má perfusão do leito cirúrgico imputada ao tabagismo. O tabagismo interfere na embebição plasmática e neovascularização do enxerto, além de promover estresse oxidativo e disfunção endotelial. O cirurgião deve orientar a suspensão do tabagismo por pelo menos quatro semanas antes do procedimento, a fim de evitar maiores riscos de complicações.


Palavras-Chave: Carcinoma basocelular; Cirurgia de mohs; Hábito de fumar; Sobrevivência de enxerto; Necrose

Tumores de Koenen exuberantes: tratamento efetivo com amputação do aparelho ungueal e reconstrução com enxerto de pele de espessura total

Exuberant Koenen tumors: effective treatment with amputation of the nail apparatus and reconstruction with full thickness skin grafts

Guilherme Bueno de Oliveira; Natália Cristina Pires Rossi; Doramarcia de Oliveira Cury; Maria Gabriela Gonçalves Coura; Carlos Roberto Antonio

Resumo:

Introdução: A esclerose tuberosa é genodermatose autossômica dominante, classicamente caracterizada por angiofibromas faciais, placas fibróticas, fibromas periungueais, máculas hipocrômicas em formato de folhas e placa fibrosa frontal.
Relato do caso: Paciente portador dessa doença, com tumores de Koenen em todos os leitos ungueais de mãos e pés, recorrentes ao tratamento convencional de exérese simples e eletrocirurgia. Foi realizada a amputação dos leitos ungueais seguida de reconstrução com enxerto cutâneo de espessura total.
Conclusão: A amputação dos aparelhos ungueais e reconstrução por enxerto cutâneo de espessura total para casos agressivos, recorrentes ou que determinem alto grau de morbidade, pode ser uma opção terapêutica efetiva.


Palavras-Chave: DERMATOLOGIA; PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS DERMATOLÓGICOS; ESCLEROSE TUBEROSA; TRANSPLANTE DE TECIDOS

Síndrome de Ascher, diagnóstico e abordagem cirúrgica

Ascher syndrome: diagnosis and surgical approach

Tassiana Simão; Mônica J. Mateus Tarazona; Paula Renaux; Roberto Souto; Luna Azulay; João Carlos Macedo Fonseca

Resumo:

Síndrome de Ascher (SA) é entidade rara, de etiologia desconhecida, caracterizada por lábio duplo superior, blefarocalásio e bócio atóxico (forma completa). O bócio atóxico está presente em 10 a 50% dos casos (SA incompleta). Trauma, disfunção hormonal, herança autossômica dominante, defeitos em fibras elásticas e alergia são possíveis etiologias. Por comprometimento da estética facial, traumatismos ou dificuldade visual, a cirurgia está indicada, devolvendo qualidade de vida ao paciente. O artigo relata o caso de paciente com lábio duplo e blefarocalásio, diagnosticado como portador da síndrome de Ascher incompleta, e descreve a conduta adotada.


Palavras-Chave: BLEFAROPLASTIA; BLEFAROPTOSE; LÁBIO

Reconstrução de ferida cirúrgica do lábio inferior com retalho de Abbe após cirurgia de Mohs para carcinoma espinocelular

Surgical wound reconstruction of the lower lip with Abbé flap after Mohs surgery for squamous cell carcinoma

André Cesar Antiori Freire Pessanha; Luiz Roberto Terzian; Fernanda de Sousa Ferrara

Resumo:

O câncer do lábio corresponde a 25-35% de todos os cânceres de boca. O carcinoma espinocelular é o tipo histológico mais comum nesse local (95%). São descritas diversas opções de reconstrução de feridas após exerese desse tipo de tumor no lábio inferior, cuja escolha depende da experiência do cirurgião e da proporção do defeito final em relação à dimensão do lábio. Descreve-se caso de paciente do sexo masculino com ferida no lábio inferior diagnosticada histopatologicamente como carcinoma espinocelular invasivo. Procedeu-se à cirurgia de Mohs tendo sido feita a reconstrução com retalho de transposição do lábio superior (retalho de Abbe). Na evolução observou-se abertura completa da boca, sem prejuízo funcional da fonação e mastigação, e com resultado cosmético favorável, demonstrando-se assim a utilidade desse tipo de reconstrução.


Palavras-Chave: CIRURGIA DE MOHS; CARCINOMA DE CÉLULAS ESCAMOSAS; RECONSTRUÇÃO

Endometriose umbilical primária

Primary umbilical endometriosis

Sandra Lopes Mattos e Dinato; Glaucia Pereira Christo Antonioli; José Roberto Paes de Almeida; Ney Romiti (In memorian); Nelson Mattos Tavares

Resumo:

Endometriose é dermatose comum e, em geral, acomete os órgãos pélvicos. Apresentações extrapélvicas são relatadas na literatura. A endometriose umbilical é rara, podendo ser primária (espontânea) ou secundária (após procedimentos cirúrgicos). É relatado o caso de paciente do sexo feminino com lesão de endometriose na região umbilical, confirmada por exame histopatológico. O tratamento foi feito com excisão cirúrgica ampla. Ressalta-se que o diagnóstico diferencial deve ser considerado na presença de tumores umbilicais nas mulheres em idade reprodutiva.


Palavras-Chave: ENDOMETRIOSE; NÓDULO DA IRMÃ MARIA JOSÉ; NEOPLASIAS ABDOMINAIS; PAREDE ABDOMINAL; ADENOMIOSE

Reação nodular ao preenchedor e neuralgia do trigêmeo ipsilateral: acaso ou novo efeito colateral ao preenchedor permanente?

Nodular reaction to a cutaneous filling substance and ipsilateral trigeminal neuralgia: random occurrence or a new side effect of permanent fillers?

Violeta Duarte Tortelly Costa; Monica Jidid Mateus Tarazona; Tassiana Esposito Simão; Bruno Eduardo Nunes Moraes; Fabiano Gualtiero Portugal; Roberto Souto da Silva; João Carlos Fonseca

Resumo:

Relata-se caso de paciente do sexo feminino que recebeu preenchimento facial com polimetilmetacrilato e evoluiu com formação tardia de nódulo e neuralgia do trigêmeo ipsilateral. Questiona-se possível relação entre as duas morbidades, que poderiam ter desencadeantes comuns ou relação causal entre si.


Palavras-Chave: GRANULOMA; POLIMETILMETACRILATO; NEURALGIA DO TRIGÊMEO

Preenchimento com PMMA em membros inferiores em paciente com lipodistrofia por antirretrovirais

Polymethylmethacrylate (PMMA) filling in the lower limbs of a patient with lipodystrophy caused by antiretroviral drugs

Carlos Roberto Antonio; João Roberto Antonio; Guilherme Bueno de Oliveira; Fernanda Tomé Alves

Resumo: A terapia antirretroviral promoveu melhor qualidade de vida para pacientes portadores de HIV. Entretanto, alterações metabólicas nos pacientes, como a síndrome lipodistrófica do HIV, podem ocorrer com seu uso. Assim, é necessário adotar estratégias para prevenir e tratar a lipodistrofia e outros possíveis efeitos colaterais dessa terapêutica. Relata-se o caso de paciente do sexo feminino, com uso de terapia antirretroviral e diminuição do diâmetro dos membros inferiores bilateralmente, principalmente em joelhos e terço distal das pernas. Os locais com evidências de lipoatrofia foram preenchidos com polimetilmetacrilato, com resultado satisfatório e adesão da Tarv pela paciente.


Palavras-Chave: POLIMETIL METACRILATO; SÍNDROME DE IMUNODEFICIÊNCIA ADQUIRIDA MURINA; SÍNDROME DE LIPODISTROFIA ASSOCIADA AO HIV.

Evolução de caso de Lipoidoproteinose em 25 anos de seguimento

Twenty-five year follow-up of a case of lipoid proteinosis

Guilherme Bueno de Oliveira; Natália Cristina Pires Rossi; Carlos Roberto Antônio; João Roberto Antônio

Resumo: A Lipoidoproteinose é uma genodermatose autossômica recessiva rara, multissistêmica, caracterizada pelo depósito e acúmulo progressivo de uma substância hialina amorfa na pele e mucosas. Este trabalho relata o acompanhamento de 25 anos de uma paciente portadora da doença e a combinação de tratamentos clínicos e cirúrgicos, como proteção solar, vitamina E oral, ácido retinóico 0,01%, ácido azelaico 20%, exérese de lesões verrucosas, dermoabrasão com lixa d'água e esfoliações químicas com solução de Jessner e ácido tricloroacético a 35%.


Palavras-Chave: PROTEINOSE LIPÓIDE DE URBACH E WIETHE; PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS AMBULATÓRIOS; PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS MENORES; EVOLUÇÃO CLÍNICA.

Poroma écrino pigmentado simulando melanoma maligno

Pigmented eccrine poroma simulating malignant melanoma

Daniela Tiemi Sano; Jeane Jeong Hoon Yang; Cristiano Luiz Horta de Lima Júnior; José Roberto Pereira Pegas

Resumo: O poroma écrino é tumor benigno de glândula sudorípara écrina ou apócrina. Trata-se de lesão solitária, geralmente cor da pele, localizada em palmas e plantas. Relatamos caso clínico de poroma écrino pigmentado, pela apresentação clínica rara e atípica do tumor, simulando melanoma maligno.


Palavras-Chave: POROMA; NEOPLASIAS DAS GLÂNDULAS SUDORÍPARAS; MELANOMA.

Fibroqueratoma digital adquirido: a propósito de um caso clínico

Acquired digital fibrokeratoma: report on a clinical case of a clinical case

José Roberto Pegas; Karine Valentim Cade; Michelle Yoko Kiyomura; Aline Soares de Sousa; Iracema Lerianna Mayer de Souza Bazzo; Antônio José Tebcherani

Resumo: O fibroqueratoma digital adquirido é tumor fibroepitelial benigno, raro, que, tipicamente, se apresenta como nódulo solitário assintomático nos quirodáctilos e pododáctilos. Relata-se o caso clínico de uma paciente do sexo feminino que apresentava duas lesões de fibroqueratoma digital no quarto e no segundo quirodáctilos esquerdos.


Palavras-Chave: NEOPLASIAS FIBROEPITELIAIS, FIBROMA, TRAUMATISMOS DOS DEDOS

Complicação de preenchimento cutâneo após tratamento de hepatite C com interferon e ribavirina

Dermal filling complication after hepatitis C treatment with interferon and ribavirin

Daniela Martins Bringel, Lislaine Bomm, Amanda da Costa Azevedo, Roberto Souto, João Carlos Fonseca

Resumo: Relata-se o caso de paciente portadora de hepatite C, com surgimento de granuloma por corpo estranho nos sulcos nasolabiais e glabela, cinco anos após submeter-se a aplicação de preenchedor cutâneo permanente. A paciente fez uso de interferon e ribavirina para tratar hepatite C durante seis meses, com o surgimento dos granulomas 30 dias após o fim do tratamento. Realizada então terapia com corticoide oral, havendo melhora gradativa do quadro cutâneo.


Palavras-Chave: GRANULOMA, POLIMETIL METACRILATO, FACE

Nevus Pigmentado Piloso Gigante: Acompanhamento clínico e histopatológico de três anos após remoção com Laser Q-Switched Nd.YAG 1064nm

Giant pigmented hairy nevus: clinical and histopathological 3-year follow-up after removal with 1,064 nm Q-Switched Nd:YAG Laser

Carlos Roberto Antonio, João Roberto Antonio, Eurides de Oliveira Pozetti, Solange Corrêa Garcia Pires D’Avila, Izabela Lidia Soares Cardeal, Fabiana Caetano Gerbi, Rafael Leszczynski, Gabriela Blatt Pereira

Resumo: Os nevos melanocíticos congênitos gigantes são extremamente raros, apresentando, entretanto, risco variável de 5% a 10% de desenvolvimento de melanoma. O tratamento desse tipo de lesão utilizando lasers ainda é muito controverso, havendo relatos de grande sucesso sem evolução maligna e outros com boa resolução estética porém com malignização. Relatamos a evolução clínica e histológica do caso de paciente do sexo feminino, portadora de nevo melanocítico congênito gigante em calção de banho, após 14 sessões de laser Q-switched Nd:YAG 1064nm e três anos de acompanhamento histopatológico sem sinais de malignidade. Salienta-se a necessidade de acompanhamento histológico nesse tipo de lesão.


Palavras-Chave: NEVO, NEVO PIGMENTADO, TERAPIA A LASER

Carcinoma espinocelular subungueal: relato de caso e revisão da literatura

Subungual Squamous Cell Carcinoma: case report and literature review

José Roberto Pegas, Kessia Katarine Maciel Lopes Fernandes, Ivana Dias Ferreira do Prado, Iracema Lerianna Mayer de Souza Bazzo, Antônio José Tebcherani, Karine Valentim Cade

Resumo: Apresenta-se caso clínico de carcinoma espinocelular subungueal (CEC subungueal) em paciente do sexo masculino de 89 anos, cuja lesão se localizava na dobra medial do primeiro quirodáctilo esquerdo há quatro anos. Esta apresentação se justifica pela raridade da doença na localização subungueal e pelo fato de se atentar para o diagnóstico diferencial com lesões benignas valorizando o sintoma dor, capaz de sugerir o diagnóstico que, quando precoce, representa melhor prognóstico e menor morbidade. Discutem-se também as abordagens terapêuticas mais indicadas, baseando-se em trabalhos de revisão da literatu- ra, com radioterapia, cirurgia micrográfica de Mohs e amputação.


Dermatofibroma aneurismático

Aneurysmatic dermatofibroma

José Roberto Pegas, Bianca Almeida dos Santos, Ivana Dias Ferreira do Prado, Antônio José Tebcherani, Karine Valentim Cade

Resumo: Apresenta-se caso clínico de variante rara de dermatofibroma (tipo aneurismático) em paciente do sexo feminino de 72 anos de idade, cuja lesão se localizava na dobra flexural do membro superior direito, resultante de proliferação mesenquimal associada à vasos sanguíneos e hemorragia tecidual, com características histológicas próprias e bem definidas. Os objetivos desta descrição foram a raridade da lesão e a importância que ela assume, do ponto de vista histopatológico, quando comparada no diagnóstico diferencial com outros tumores benignos e malignos e a terminologia utilizada atualmente.


Palavras-Chave: HISTIOCITOMA FIBROSO BENIGNO, HISTIOCITOMA FIBROSO MALIGNO, HEMOSSIDERINA


Facebook Twitter Linkedin

© 2020 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações