Sociedade Brasileira de Dermatolodia Surgical & Cosmetic Dermatology

GO TO

ISSN-e 1984-8773

Artigos
RelacionadosA consulta encontrou: 23 resultado(s)

Voltar ao artigo

 

Artigos Originais

Comparação entre imiquimode 5% creme e peeling químico com solução de Jessner e ácido tricloroacético 35% no tratamento do campo cancerizável da face

Comparison between 5% imiquimod cream and Jessner’s solution with 35% trichloroacetic acid chemical peel in the treatment of the facial field cancerization

Caroline Baima de Melo; Ana Lúcia França da Costa; Guilherme de Carvalho Paulo Marcos; Marília Medeiros de Sousa Santos; Giovanna de Carvalho Paulo Marcos

Resumo:

INTRODUÇÃO: O carcinoma espinocelular cutâneo pode originar-se de lesões pré-malignas, sendo a queratose actínica (QA) a mais frequente. O campo cancerizável é definido como área de pele aparentemente sã, porém com fotodano importante, em torno das lesões de QA. Neste estudo, comparamos o imiquimode, um imunomodulador com mecanismo de ação desconhecido, com o peeling médio combinado com solução de Jessner e ácido tricloroacético 35%.
OBJETIVO: Comparar eficácia/aceitabilidade dos dois métodos no tratamento do campo cancerizável da face.
MÉTODOS: Selecionaram-se dez pacientes que foram submetidos às duas formas de tratamento: em uma hemiface, foi orientado o uso de imiquimode creme 5%, tres vezes por semana, durante quatro semanas; na outra, foi realizado o peeling médio combinado com solução de Jessner e ácido tricloroacético 35%. Os pacientes foram avaliados 30 dias após o final do tratamento através da contagem das QAs, registrando-se tambem o grau de satisfação dos pacientes e os efeitos adversos com as duas modalidades de tratamento.
RESULTADOS: O tratamento com imiquimode levou à resolução de 51,8% das QAs e melanoses em conjunto e 72,8% quando avaliadas apenas as QAs. O peeling tratou 74,9% de Qas e melanoses e 79,1% das QAs. Todos os pacientes se sentiram, de alguma forma, satisfeitos com as duas formas de tratamento, sendo maior satisfação com o peeling.
CONCLUSÃO: As duas modalidades foram efetivas, mas o peeling foi mais eficaz e de mais fácil aplicação, entretanto com efeitos colaterais mais intensos.


Palavras-Chave: Neoplasias cutâneas; Abrasão química; Ceratose actínica

Imiquimode e curetagem para o tratamento do molusco contagioso: um estudo comparativo

Imiquimod and curetage for the treatment of molluscum contagiosum: a comparative study

Guilherme Bueno de Oliveira; Natália Cristina Rossi Bueno de Oliveira; Bárbara Maria Tarraf Moreira; Marcela Ferraz Awada; Jonas Eduardo Nunes Franco Neto

Resumo:

Introdução: Molusco contagioso é uma dermatovirose causada por um poxvírus. Na literatura há descrição de diferentes abordagens terapêuticas dessa infecção.
Objetivo: Avaliar a eficácia do imiquimode para tratamento de molusco contagioso de forma isolada e associada à curetagem.
Métodos: Grupo A, 20 pacientes utilizaram imiquimode 5% creme, 3 vezes por semana por 6 semanas e Grupo B, 10 pacientes que utilizaram creme base, 3 vezes por semana por 6 semanas. Após estas 6 semanas, todos os pacientes se submeteram à curetagem.
Resultados: Grupo A, na sexta semana diminuição de 31% no número de lesões, com uma efetividade da curetagem de 97,6%; Grupo B na sexta semana um aumento de 4,8% no número de lesões e uma efetividade da curetagem de 81,1%. A média do nível de dor durante a curetagem foi de 1,8 para o Grupo A e 3,0 para o Grupo B.
Conclusões: Por aumentar a taxa de eliminação de lesões de molusco contagioso e diminuir a dor quando o processo de curetagem é realizado após uso do imunomodulador, concluímos que a associação de imiquimode 5% em creme com curetagem possa ser uma possibilidade terapêutica.


Palavras-Chave: Molusco Contagioso; Dermatologia; Procedimentos Cirúrgicos Dermatológicos

Correção do envelhecimento volumétrico de mãos: estudo comparativo entre preenchimento com hidroxiapatita de cálcio e ácido hialurônico

Correction of volumetric aging of hands: comparative study between calcium hydroxyapatite and hyaluronic acid

Guilherme Bueno de Oliveira; Natália Cristina Rossi Bueno de Oliveira; Bárbara Maria Tarraf Moreira; Marcela Ferraz Awada; Vitória Carneiro Assunção Zerati

Resumo:

Introdução: Os sinais da idade costumam se evidenciar mais intensamente na face, no pescoço e nas mãos revelando perda considerável de volume, um indicador comum de envelhecimento.
Objetivo: Comparar o tempo de duração e os efeitos adversos de dois tipos de preenchedores subcutâneos para o tratamento do envelhecimento volumétrico de mão.
Métodos: Estudo prospectivo e comparativo, onde os pacientes foram divididos aleatoriamente em 3 grupos: Grupo A, composto por 4 pacientes que utilizaram o mesmo volume de hidroxiapatita de cálcio e ácido hialurônico em ambas as mãos; Grupo B, composto por 4 pacientes que utilizaram maior volume de hidroxiapatita de cálcio tambem em uma das maõs e Grupo C, composto por 4 pacientes que utilizaram maior volume de ácido hialurônico.
Os pacientes foram avaliados através de mudanças em escala validada para envelhecimento de mãos, registradas por fotografias digitais antes e 1,3,6,9,12,15 e 18 meses após o procedimento.
Resultados: No Grupo A os pacientes apresentaram o mesmo tempo de duração de ambos os preenchedores; no Grupo B os pacientes tratados com hidroxiapatita de cálcio apresentaram maior tempo de duração; no Grupo C os pacientes tratados com ácido hialurônico apresentaram maior tempo de duração. Os efeitos adversos foram mais frequentes com o uso de hidroxiapatita de cálcio.
Conclusões: Pode-se concluir que o tempo de duração é proporcional ao volume injetado para ambos os preenchedores, e que o ácido hialurônico é mais seguro para o tratamento dessa irregularidade cosmética.


Palavras-Chave: ácido hialurônico; dermatoses da mão; rejuvenescimento

Tratamento da hiper-hidrose axilar primária: estudo prospectivo e comparativo entre lipoaspiração e laserlipólise

Primary axillary hyperhidrosis treatment: a prospective and comparative study between liposuction and laserlipolysis

Guilherme Bueno de Oliveira; Natália Cristina Pires Rossi; Gustavo Bueno de Oliveira

Resumo:

Introdução: A hiper-hidrose é condição comum caracterizada por sudorese excessiva. Diversas opções terapêuticas são descritas, entre outras a lipoaspiração axilar e a laserlipólise.
Objetivo: comparar a eficácia de dois métodos de tratamento para hiper-hidrose axilar: um exclusivamente cirúrgico (lipoaspiração) e outro com laserterapia invasiva (laserlipólise), mediante estudo prospectivo, comparativo, com seguimento de um ano.
Métodos: na axila direita foi realizada lipoaspiração, e, na esquerda, laserlipólise. A avaliação foi feita pelo teste do amido-iodo, por estudo histológico comparativo e questionários de autoavaliação dos pacientes.
Resultados: 12 pacientes participaram do estudo. O teste do amido-iodo demonstrou diminuição da sudorese em todos os pacientes até um ano após os procedimentos, e o estudo histológico mostrou ausência ou diminuição dos ductos e ácinos secretores nos dois lados também em todos os casos. O índice de satisfação dos pacientes detectado pelo questionário permaneceu positivo em todos os pacientes, sendo que, após um ano de seguimento, 75% deles declararam satisfação máxima, e 25% relataram diferença entre os lados, tendo o direito apresentado resultados melhores.
Conclusões: As duas técnicas mostraram igual eficácia após um ano de seguimento. A laserlipólise apresentou menor frequência de intercorrências no pós-operatório


Palavras-Chave: LASERS; TERAPIA A LASER; DERMATOLOGIA; PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS DERMATOLÓGICOS

Tratamento da porção inferior do músculo orbicular dos olhos com microdoses de toxina botulínica: série de 300 casos

Treatment of the orbicularis oculi muscle’s lower portion with microdoses of botulinum toxin: a 300 cases series

Guilherme Bueno de Oliveira; Natália Cristina Pires Rossi; Bárbara Maria Tarraf Moreira

Resumo:

Introdução: A aplicação da toxina botulínica nos músculos periorbitais é utilizada para reduzir linhas de expressão na região, corrigir a altura das sobrancelhas e tratar o blefaroespasmo. Essa área de aplicação pode gerar efeitos colaterais indesejáveis como ptose palpebral, edema das pálpebras inferiores, linha de demarcação com aspecto artificial entre a área tratada do músculo orbicular e a região malar, ectrópio e hematomas.
Objetivo: Tratamento de rugas dinâmicas da porção inferior do músculo orbicular dos olhos por meio de injeções de microdoses de toxina botulínica.
Métodos: Estudo prospectivo e unicêntrico de observação longitudinal analítica de 300 pacientes submetidos ao tratamento com microdoses de toxina botulínica das rítides de pálpebras inferiores. Foram analisados dados sociodemográficos, nível de satisfação, quantificação de dose e complicações.
Resultados: 66% dos pacientes apresentaram melhora total das rugas após a primeira sessão. Os demais necessitaram de mais uma sessão. 86% preferiram o tratamento com essa modalidade terapêutica.
Conclusões: Mesmo com o grande benefício trazido pelos pontos clássicos para o tratamento das rítides periorbitais do Tipo I a III, verificamos a necessidade do tratamento das rítides do tipo B (presença de rugas na pálpebra inferior). Devido ao grande índice de complicações na região, microdoses de toxina botulínica mostraram-se eficazes e seguras.


Palavras-Chave: TOXINAS BOTULÍNICAS TIPO A; ESTÉTICA; DERMATOLOGIA

Estudo epidemiológico de 740 áreas tratadas com criolipólise para gordura localizada

Epidemiological study of 740 areas treated with cryolipolysis for localized fat

Guilherme Olavo Olsen de Almeida; Carlos Roberto Antonio; Guilherme Bueno de Oliveira; Ivan Rollemberg; Renata Cristina Vasconcellos

Resumo:

Introdução: Uma das alternativas não invasivas para o tratamento da gordura localizada é a criolipólise que, mediante o congelamento dos adipócitos, diminui o volume de gordura na região em que foi realizado o procedimento. Objetivo: Descrever estatisticamente a experiência de um centro de referência para esse procedimento. Métodos: Estudo transversal com 251 pacientes submetidos à criolipólise, com análise epidemiológica dos dados dos pacientes. Resultados: 38 homens e 213 mulheres, com número total de áreas tratadas de 740. O terço inferior do abdômen anterior foi a região mais procurada, com 45,30% dos casos. 88% dos pacientes ficaram satisfeitos ou muito satisfeitos com o resultado. Quase todos os casos necessitaram de duas ou mais sessões para atingir esse de grau de satisfação. Conclusões: É método não invasivo para redução seletiva de gordura que demonstrou eficácia na diminuição do tecido subcutâneo, com efeitos colaterais mínimos e, neste estudo, reversíveis.


Palavras-Chave: LASERS; GORDURA ABDOMINAL; LIPÓLISE

A aplicação do plasma rico em plaquetas no tratamento da alopecia androgenética

The application of platelet-rich plasma in the treatment of androgenic alopecia

Rossana Cantanhede Farias de Vasconcelos; Karla Azuaga; Géssica Cantadori Funes Arenas; João Guilherme Finizola de Vasconcelos; Natalie Schnaider Borelli

Resumo: Introdução: O tipo mais comum de alopecia em ambos os sexos, a androgenética, se caracteriza por alteração no ciclo capilar que leva à miniaturização folicular progressiva. O plasma rico em plaquetas promove a angiogênese tecidual por ação de fatores de crescimento, estimulando o folículo piloso. Objetivo: Avaliar o crescimento capilar na alopecia androgenética, através de estímulo celular com plasma rico em plaquetas Métodos: Foram realizadas três injeções subcutâneas de plasma rico em plaquetas em 18 pacientes, em intervalos de 21 dias. A avalição ocorreu através da comparação de fotos clínicas e dermatoscopia, bem como de questionários respondidos pelos pacientes e observador externo. Para a análise dos resultados foram utilizados testes de Mann-Whitney e de Wilcoxon. Resultados: Para as 7 mulheres que finalizaram o estudo, a média de melhora foi de 42,85% (pacientes) e de 35,71% (observador externo). Para os 9 homens, a média de melhora foi de 25,55% (pacientes) e 18,88% (observador externo). Na dermatoscopia foram observados espessamento dos fios, melhora da circulação local e aumento do número de folículos Conclusões: Foi constatada resposta eficiente e satisfatória na técnica de injeções subcutaneas do plasma rico em plaquetas em alopécia androgenética.


Palavras-Chave: ALOPECIA; PLASMA RICO EM PLAQUETAS; DERMATOLOGIA

Tratramento de hidrosadenite com laser ND:YAP 1340 NM

The use of 1,340nm ND:YAP laser to treat hidradenitis

Carlos Roberto Antonio; Guilherme Bueno de Oliveira; Maria Gabriela Gonçalves Coura; Lívia Arroyo Trídico; Luana Rocco Pereira; Solange Corrêa Garcia Pires D'Ávila

Resumo:

Introdução: A hidrosadenite é doença inflamatória crônica que tem impacto negativo na qualidade de vida dos pacientes e poucas opções terapêuticas eficazes. Atualmente, o uso de tecnologias a laser tem-se destacado para seu tratamento. Objetivo: Avaliar o uso do laser ND:YAP (Neodimiun: Ytrium Aluminum Peroviskita) 1340nm no tratamento de hidrosadenite. Métodos: Realização de quatro sessões de laser ND:YAP 1340nm em três pacientes portadoras de hidrosadenite. Resultados: Todas as pacientes apresentaram redução das lesões inflamatórias evidenciadas clínica e histopatologicamente. Conclusões: O laser ND-YAP 1340nm mostrou-se eficaz no tratamento de hidrosadenite neste trabalho, podendo representar nova opção terapêutica à hidrosadenite.


Palavras-Chave: HIDRADENITE; LASERS; TERAPIA A LASER

Tratamento de unha em pinça pela técnica de Fanti

Treatment of pincer nails with the Fanti's technique

Guilherme Bueno de Oliveira; Natalia Cristina Pires Rossi; Doramarcia de Oliveira Cury; Julia Maria Avelino Ballavenuto; Carlos Roberto Antonio; João Roberto Antonio

Resumo: Introdução: A unha em pinça caracteriza-se pela hipercurvatura da unha no eixo transversal, o que provoca o pinçamento do leito ungueal em sua porção distal. Acomete mais comumente os dedos dos pés, podendo ocorrer, mais raramente, nos dedos das mãos. Objetivo: Demonstrar a técnica de Fanti para tratamento de unha em pinça. Métodos: Onze pacientes com unha em pinça do Ambulatório de Cabelos e Unhas se submeterem a cirurgia para correção dessa patologia pela técnica de Fanti. Resultados: Todos os pacientes apresentaram melhora completa do quadro clínico no período de seguimento de 14 meses. Conclusões: Este trabalho demonstra a técnica cirúrgica de Fanti para correção da unha em pinça, podendo-se observar melhora anatômica e funcional das unhas operadas.


Palavras-Chave: DOENÇAS DA UNHA; UNHAS; UNHAS ENCRAVADAS.

Uso do laser fracionado não ablativo NdYAP 1.340nm no tratamento da acne nódulo cística resistente à isotretinoína

Use of nonablative fractional 1,340nm Nd:YAP laser in the treatment of nodulocystic acne resistant to isotretinoin

Carlos Roberto Antonio; João Roberto Antonio; Guilherme Bueno de Oliveira; Lívia Arroyo Trídico; Mariana Perez Borim

Resumo: Introdução: A acne é uma das afecções da pele mais prevalentes, representando constante desafio aos dermatologistas, principalmente em casos graves, como a acne nódulo- cística, que pode apresentar resistência ao tratamento medicamentoso. A terapia tradicional inclui medicamentos tópicos e orais, que nem sempre são eficazes e muitas vezes provocam resistência bacteriana e efeitos colaterais. O uso do laser no tratamento da acne inflamatória cresceu ultimamente devido à facilidade desse tipo de terapia, a sua eficácia clínica e aos mínimos efeitos adversos. Objetivo: Avaliar a ação do laser fracionado em pacientes com acne nódulo-cística resistente ao tratamento com isotretinoína. Métodos: Realização de sessões de laserterapia com Nd:YAP em nove pacientes. Avaliação do grau de satisfação dos pacientes e comparação de fotografias realizadas antes e após o tratamento por dermatologistas não vinculados ao estudo. Resultados: Redução média de 65% das lesões inflamatórias, satisfação de todos os pacientes submetidos ao tratamento e aprovação na avaliação realizada pelos dermatologistas. Conclusões: O laser fracionado Nd:YAP mostrou-se eficaz no tratamento da acne inflamatória, podendo representar nova opção terapêutica para essa patologia, principalmente para os pacientes que não respondem ao tratamento convencional.


Palavras-Chave: ACNE VULGAR; LASERS; TERAPIA A LASER.

Estudo comparativo de hemifaces entre 2 peelings de fenol (fórmulas de BakerGordon e de Hetter), para a correção de rítides faciais

A splitface comparative study between two phenolbased peelings (BakerGordon and Hetter formulas) in the treatment of facial rhytids

Bárbara Nader Vasconcelos, Guilherme Mafra Figueira, João Carlos Macedo Fonseca, Livia Moreira de Mendonça, Carla da Rocha Fonseca

Resumo: Introdução: O envelhecimento é um conjunto de alterações fisiológicas inevitáveis e irreversíveis. No intuito de retardar e até de reverter esse processo, várias técnicas têm sido utilizadas. Objetivo: Comparar eficácia e efeitos colaterais locais de duas fórmulas que utilizam o fenol: Baker-Gordon e Hetter. Métodos: Sete pacientes foram incluídas neste estudo comparativo onde, na hemiface direita utilizou-se a fórmula de Baker Gordon e na esquerda, a de Hetter. As avaliações da intensidade da dor durante a aplicação e dos sinais clínicos do desconforto nos dias subsequentes foram feitas através de escala subjetiva de três níveis para cada lado da face. A avaliação dos resultados clínicos após 6 meses, foi feita pelas pacientes e pelo médico aplicador. Resultados: A intensidade da dor durante a aplicação foi equivalente em ambas as fórmulas. Com a fórmula de Hetter, a integridade da pele foi mais rapidamente restabelecida e os efeitos indesejados foram de menor intensidade. Quanto aos resultados clínicos finais, 2 pacientes preferiram a fórmula de Baker-Gordon, 1 a de Hetter enquanto para 4 o resultado foi indiferente. O médico avaliador julgou que 5 pacientes tiveram resultados semelhantes em ambas as hemi-faces, enquanto 2 apresentaram melhor avaliação com cada uma das fórmulas respectivamente. Conclusão: As formulações se equivalem no tratamento de rítides faciais.


Palavras-Chave: FENOL, ENVELHECIMENTO, ENVELHECIMENTO DA PELE, RESULTADO DETRATAMENTO

Como eu faço ?

Reconstrução da hélice: tripla transposição

Helix reconstruction: triple transposition

Bianca De Franco Marques Ferreira; Guilherme Bezerra da Silva Modesto; Carolina Santos de Oliveira; Mário Chaves Loureiro do Carmo; Solange Cardoso Maciel Costa Silva

Resumo:

O câncer da pele não melanoma é a neoplasia maligna mais comum em humanos, sendo os carcinomas basocelulares responsáveis por aproximadamente 80% dos casos. A exposição cumulativa à radiação ultravioleta é o principal fator de risco associado ao carcinomas basocelulares, ocorrendo maior incidência nas áreas fotoexpostas, incluindo a região auricular. A região auricular é uma unidade cosmética nobre, cujas peculiaridades anatômicas tornam as cirurgias, com necessidade de excisão de grande quantidade de tecido, um desafio para o cirurgião dermatológico. Os autores apresentam caso de reconstrução da hélice e região retroauricular por meio de retalho com tripla transposição.


Palavras-Chave: Carcinoma basocelular; Dermatoses faciais; Neoplasias da orelha; Orelha externa; Procedimentos cirúrgicos dermatológicos

Educação médica continuada

Hidradenite supurativa: atualização e revisão de suas modalidades terapêuticas

Hidradenitis Suppurativa: update and review of therapeutic modalities

Guilherme Muzy; Elisete Isabel Crocco; Renata Oliveira Alves

Resumo: A hidradenite supurativa é doença inflamatória crônica resultante da obstrução folicular. O quadro recorrente leva à formação de fístulas e cicatrizes, que interferem na qualidade de vidas dos pacientes. A literatura mostra múltiplas modalidades terapêuticas, como antibióticos tópicos e orais, isotretinoína, dapsona, inibidores de TNF-α, finasterida e terapias cirúrgicas convencionais e lasers (CO2, ND:Yag). O artigo traz uma revisão desses tratamentos e suas indicações seguindo os estágios de Hurley, o que permite ao dermatologista mais amplo domínio das diferentes técnicas, podendo, assim conduzir mais adequadamente os pacientes.


Palavras-Chave: HIDRADENITE SUPURATIVA; TERAPÊUTICA; TERAPIA A LASER.

Novas Técnicas

Reconstrução da região superior da hélice

Reconstruction of the superior helix

Guilherme Augusto Gadens, Paulo Rodrigo Pacola, Arash Kimyai-Asadi

Resumo: A orelha é uma estrutura anatômica complexa que pode ser dividida em diferentes subunidades, cada qual com suas particularidades. Certamente, não há uma única técnica cirúrgica que seja efetiva nas mais variadas situações. Dessa forma, é necessário conhecer diferentes técnicas reconstrutivas aplicadas a cada uma das sub-unidades da orelha, com o objetivo de alcançar resultados estéticos satisfatórios. A seguir descrevemos detalhadamente o retalho de avanço na região superior da hélice, para a reconstrução de defeitos cirúrgicos.


Palavras-Chave: CIRURGIA DE MOHS, RECONSTRUÇÃO, NEOPLASIAS DA ORELHA, ORELHA, RETALHOS CIRÚRGICOS

Variações técnicas em Cirurgia Micrográfica

Technical variations in Mohs Micrographic Surgery

Guilherme Augusto Gadens, Paulo Rodrigo Pacola, Leonard H.Goldberg

Resumo: Introdução: A cirurgia micrográfica de Mohs é método amplamente difundido e consagrado nos Estados Unidos, sendo hoje considerado tratamento padrão ouro para diversas situações envolvendo neoplasias cutâneas. Desde a sua primeira descrição pelo Dr. Frederic E. Mohs, a cirurgia micrográfica vem passando por constante processo de modificações e adaptações com o objetivo de desenvolver variações técnicas que melhor se adaptem à rotina diária dos cirurgiões dermatológicos. O presente artigo tem o objetivo de demonstrar as diferentes e inovadoras técnicas em cirurgião micrográfico de Mohs.


Palavras-Chave: CIRURGIA DE MOHS, CARCINOMA BASOCELULAR, CARCINOMA, CARCINOMA DE CÉLULAS ESCAMOSAS

Relatos de casos

Reconstrução de extensa lesão de orelha com retalho em "porta de Saloon"

Reconstruction of extensive lesion in the ear with a "saloon door" flap

Guilherme Moraes Kruger; Gabriela Kimie Aseka; Carlos Alberto Ferreira de Freitas; Günter Hans Filho

Resumo:

O carcinoma basocelular, também conhecido como epitelioma basocelular, é a neoplasia epitelial mais frequente em nosso meio, sendo mais comum em homens. Relata-se o caso de paciente do sexo feminino, de 75 anos, portadora de um carcinoma basocelular nas regiões da concha, anti-hélice e fossa triangular da orelha direita, que foi completamente excisado, com inclusão da cartilagem. A reparação do defeito foi feita por meio de retalho do tipo "porta de saloon", com bom resultado estético e funcional. O retalho auricular posterior é opção versátil para a reconstrução parcial do defeito da orelha.


Palavras-Chave: Carcinoma basocelular; Neoplasias cutâneas; Retalhos cirúrgicos

Tumores de Koenen exuberantes: tratamento efetivo com amputação do aparelho ungueal e reconstrução com enxerto de pele de espessura total

Exuberant Koenen tumors: effective treatment with amputation of the nail apparatus and reconstruction with full thickness skin grafts

Guilherme Bueno de Oliveira; Natália Cristina Pires Rossi; Doramarcia de Oliveira Cury; Maria Gabriela Gonçalves Coura; Carlos Roberto Antonio

Resumo:

Introdução: A esclerose tuberosa é genodermatose autossômica dominante, classicamente caracterizada por angiofibromas faciais, placas fibróticas, fibromas periungueais, máculas hipocrômicas em formato de folhas e placa fibrosa frontal.
Relato do caso: Paciente portador dessa doença, com tumores de Koenen em todos os leitos ungueais de mãos e pés, recorrentes ao tratamento convencional de exérese simples e eletrocirurgia. Foi realizada a amputação dos leitos ungueais seguida de reconstrução com enxerto cutâneo de espessura total.
Conclusão: A amputação dos aparelhos ungueais e reconstrução por enxerto cutâneo de espessura total para casos agressivos, recorrentes ou que determinem alto grau de morbidade, pode ser uma opção terapêutica efetiva.


Palavras-Chave: DERMATOLOGIA; PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS DERMATOLÓGICOS; ESCLEROSE TUBEROSA; TRANSPLANTE DE TECIDOS

Reação granulomatosa tardia por ácido hialurônico associada à artrite reumatoide em uso de leflunomide

Late granulomatous reaction to hyaluronic acid associated with rheumatoid arthritis treated with leflunomide

Fabiane Mulinari-Brenner; Donelle Cummings; Betina Werner; Marina Riedi Guilherme

Resumo:

O ácido hialurônico é o preenchedor atualmente mais utilizado na dermatologia devido ao baixo risco de efeitos colaterais. O objetivo deste trabalho é relatar um caso de reação granulomatosa após preenchimento com dois tipos de ácido hialurônico, na região perioral e no sulco nasogeniano. A paciente, portadora de artrite reumatoide em tratamento com leflunomide, apresentou início dos sintomas 30 meses após o preenchimento. Doenças autoimunes podem facilitar a ocorrência de complicações e devem ser observadas com cuidado antes do preenchimento com ácido hialurônico. Como já relatado com uso de interferon e omalizumab, a reação granulomatosa por preenchedores pode ocorrer após o uso de leflunomide.


Palavras-Chave: ÁCIDO HIALURÔNICO; GRANULOMA; ARTRITE REUMATOIDE; REAÇÃO A CORPO ESTRANHO

Apresentação atípica de tumor de células granulares

Atypical presentation of a granular cell tumor

Kássila da Rosa Nasser; Luiz Carlos Cuce; Rossana de Farias Vasconcelos; Ana Carolina Macedo; Juliana Garcia Kako Rodriguez; Rodrigo Garcia Arruda; João Guilherme Finizola

Resumo:

Relato do caso de paciente do sexo masculino com raro tumor de células granulares em braço esquerdo, comprovado com histopatológico e imuno-histoquímica (proteína S100 e CD68 positivas).


Palavras-Chave: BRAÇO; NEOPLASIAS CUTÂNEAS; TUMOR DE CÉLULAS GRANULARES

Preenchimento com PMMA em membros inferiores em paciente com lipodistrofia por antirretrovirais

Polymethylmethacrylate (PMMA) filling in the lower limbs of a patient with lipodystrophy caused by antiretroviral drugs

Carlos Roberto Antonio; João Roberto Antonio; Guilherme Bueno de Oliveira; Fernanda Tomé Alves

Resumo: A terapia antirretroviral promoveu melhor qualidade de vida para pacientes portadores de HIV. Entretanto, alterações metabólicas nos pacientes, como a síndrome lipodistrófica do HIV, podem ocorrer com seu uso. Assim, é necessário adotar estratégias para prevenir e tratar a lipodistrofia e outros possíveis efeitos colaterais dessa terapêutica. Relata-se o caso de paciente do sexo feminino, com uso de terapia antirretroviral e diminuição do diâmetro dos membros inferiores bilateralmente, principalmente em joelhos e terço distal das pernas. Os locais com evidências de lipoatrofia foram preenchidos com polimetilmetacrilato, com resultado satisfatório e adesão da Tarv pela paciente.


Palavras-Chave: POLIMETIL METACRILATO; SÍNDROME DE IMUNODEFICIÊNCIA ADQUIRIDA MURINA; SÍNDROME DE LIPODISTROFIA ASSOCIADA AO HIV.

Evolução de caso de Lipoidoproteinose em 25 anos de seguimento

Twenty-five year follow-up of a case of lipoid proteinosis

Guilherme Bueno de Oliveira; Natália Cristina Pires Rossi; Carlos Roberto Antônio; João Roberto Antônio

Resumo: A Lipoidoproteinose é uma genodermatose autossômica recessiva rara, multissistêmica, caracterizada pelo depósito e acúmulo progressivo de uma substância hialina amorfa na pele e mucosas. Este trabalho relata o acompanhamento de 25 anos de uma paciente portadora da doença e a combinação de tratamentos clínicos e cirúrgicos, como proteção solar, vitamina E oral, ácido retinóico 0,01%, ácido azelaico 20%, exérese de lesões verrucosas, dermoabrasão com lixa d'água e esfoliações químicas com solução de Jessner e ácido tricloroacético a 35%.


Palavras-Chave: PROTEINOSE LIPÓIDE DE URBACH E WIETHE; PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS AMBULATÓRIOS; PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS MENORES; EVOLUÇÃO CLÍNICA.

Utilidade do retalho de Karapandzic na reconstrução de grandes defeitos do lábio inferior

The usefulness of Karapandzic flap in the reconstruction of large defects of the lower lip

Paula Luz Stocco; Guilherme Fonseca; Lucas Emanuel de Lima Azevedo; Thais Bittencourt Gonçalves Teles; Carmélia Matos Santiago Reis

Resumo:

A reconstrução dos defeitos resultantes das ressecções tumorais constitui um desafio para o cirurgião, que deve buscar bom resultado tanto funcional quanto estético. O objetivo deste trabalho é descrever a técnica cirúrgica usada em homem de 78 anos com diagnóstico de carcinoma de células escamosas no lábio inferior e que foi submetido à excisão da lesão e reconstrução com a técnica de Karapandzic. Esse retalho é usado na reconstrução de defeitos cirúrgicos que ocupam de 40 a 75% de extensão do lábio.


Palavras-Chave: CARCINOMA DE CÉLULAS ESCAMOSAS, RETALHOS CIRÚRGICOS, NEOPLASIAS LABIAIS.

Revisão

Estudo das características histológicas das diferentes regiões anatômicas corporais e sua importância na cirurgia micrográfica de Mohs

Study of the histological characteristics of the different body anatomical regions and their importance in Mohs micrographic surgery

Raíssa Rigo Garbin; Gerson Dellatorre; Roberto Gomes Tarlé; Guilherme Augusto Gadens; Alexandre Luiz Weber; Lismary de Forville Mesquita

Resumo:

Para a interpretação precisa dos achados intraoperatórios na cirurgia micrográfica de Mohs, é fundamental conhecer a histologia normal dos tecidos nas diferentes regiões anatômicas. Os cortes de congelamento avaliados pela técnica são obtidos na horizontal, diferentemente dos cortes verticais da análise anatomopatológica convencional. A partir do acervo de casos de um serviço de formação em Dermatologia, os cortes de congelamento de interesse em histologia topográfica foram digitalizados e detalhados, conforme revisão da literatura.


Palavras-Chave: Cirurgia de Mohs; Histologia; Neoplasias Cutâneas


Facebook Twitter Linkedin

© 2021 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações