Sociedade Brasileira de Dermatolodia Surgical & Cosmetic Dermatology

GO TO

ISSN-e 1984-8773

Artigos
RelacionadosA consulta encontrou: 6 resultado(s)

Voltar ao artigo

 

Artigo de revisão

Em busca dos tratamentos para Striae Rubra e Striae Alba: o desafio do dermatologista

In search of treatments for striae rubra and striae alba: a dermatologists’ challenge

Elisete Isabel Crocco; Patrizia Altomani Mantovani; Beatrice Mussio Fornazier Volpini

Resumo: A estria atrófica cutânea ou striae distensae (SD) é dermatose muito comum, constituindo causa frequente de consulta ao dermatologista. Devido a seu caráter inestético, pode trazer importantes consequências psicossociais e na qualidade de vida. O objetivo do trabalho foi revisar as possibilidades de tratamento preconizadas na literatura para estrias recentes e antigas. Diante da multiplicidade de fatores etiológicos envolvidos, a literatura é divergente e ampla sobre o tratamento.


Palavras-Chave: ESTRIAS DE DISTENSÃO, TERAPÊUTICA, TERAPIA A LASER

Educação médica continuada

Hidradenite supurativa: atualização e revisão de suas modalidades terapêuticas

Hidradenitis Suppurativa: update and review of therapeutic modalities

Guilherme Muzy; Elisete Isabel Crocco; Renata Oliveira Alves

Resumo: A hidradenite supurativa é doença inflamatória crônica resultante da obstrução folicular. O quadro recorrente leva à formação de fístulas e cicatrizes, que interferem na qualidade de vidas dos pacientes. A literatura mostra múltiplas modalidades terapêuticas, como antibióticos tópicos e orais, isotretinoína, dapsona, inibidores de TNF-α, finasterida e terapias cirúrgicas convencionais e lasers (CO2, ND:Yag). O artigo traz uma revisão desses tratamentos e suas indicações seguindo os estágios de Hurley, o que permite ao dermatologista mais amplo domínio das diferentes técnicas, podendo, assim conduzir mais adequadamente os pacientes.


Palavras-Chave: HIDRADENITE SUPURATIVA; TERAPÊUTICA; TERAPIA A LASER.

Eventos adversos do ácido hialurônico injetável

Adverse events in injectable hyaluronic acid

Elisete Isabel Crocco, Renata Oliveira Alves, Cristina Alessi

Resumo: Nos últimos anos, o uso de preenchedores para tratamento de rítides e aumento do volume facial cresceu consideravelmente. Há atualmente diferentes tipos de preenchedores, divididos em temporários, semipermanentes (permanência de no mínimo 18 meses no tecido) e permanentes, também classificados conforme a composição do material (colágeno, ácido hialurônico, ácido polilático, polimetilmetacrilato, hidroxiapatita); o ácido hialurônico pode ser sintético ou de origem animal. Dos diversos produtos, o ácido hialurônico (preenchedor reabsorvível, temporário) tem sido um dos mais utilizados. Ainda não há disponível no mercado substância ideal, pura e livre de efeitos colaterais. O objetivo do trabalho é auxiliar o reconhecimento dos efeitos colaterais com uso de preenchedor à base de ácido hialurônico. Isso permite diagnóstico e tratamento precoces, diminuindo a morbidade e sequelas dos pacientes.


Palavras-Chave: ÁCIDO HIALURÔNICO, ERUPÇÃO POR DROGA, ADMINISTRAÇÃO CUTÂNEA

Relatos de casos

Tratamento da poroqueratose actínica superficial disseminada com laser 1340-nm Nd:YAP

Treatment of disseminated superficial actinic porokeratosis with 1,340nm Nd:YAP laser

Rodolfo Ferreira Mendonça; Lyvia Almeida Nascimento Salem; Renata Oliveira Alves; Bomi Hong; Rute Facchini Lellis; Elisete Isabel Crocco

Resumo:

Este estudo demonstrou o resultado clínico e histológico do tratamento com laser fracionado não ablativo de paciente com poroqueratose actínica superficial disseminada. A paciente recebeu sete sessões de laser 1340-nm Nd:YAP, com intervalos de quatro a cinco semanas. Biópsias e fotos foram realizadas antes e após o tratamento, o qual foi bem tolerado e trouxe melhora do eritema e da textura das lesões. O seguimento foi de um ano. O exame anatomopatológico após o tratamento revelou pouca modificação da lamela cornoide.


Palavras-Chave: Biópsia; Lasers; Poroceratose; Terapia a Laser

Tratamento bem-sucedido do angioma serpiginoso com luz intensa pulsada

Successful treatment of angioma serpiginosum with intense pulsed light

Elisete Isabel Crocco; Vanessa Alice Amorim; Renata Oliveira Alves

Resumo:

Angioma serpiginoso é um ectasia vascular rara e benigna que se apresenta clinicamente como pontos vermelhos ou arroxeados pequenos com uma configuração serpiginosa. Luzes de pulso controladas ou luz intensa pulsada (IPL), é uma fonte de luz pulsada que emite luz de alta energia com o espectro de ondas contínuas de 500 a 1200 nm. Entre as suas características estão indicações para lesões vasculares, que é o pigmento do cromóforo oxihemoglobina. Apresentamos uma paciente de 12 anos de idade com um angioma serpinginoso no braço direito que atingiu a remissão após 6 sessões de IPL.


Palavras-Chave: Intense Pulsed Light Therapy; Hemangioma; Capillary Hemangioma,; Vascular Diseases

Tratamento de cicatriz atrófica em paciente asiático com laser fracionado não ablativo Er: Glass 1550nm

Treatment of atrophic scar in Asian patient with non-ablative fractional 1,550 nm Er: Glass laser

Elisete Isabel Crocco; Nicole Matos Costa

Resumo: A fototermólise fracionada foi desenvolvida como alternativa aos lasers ablativos, efetivos e com alto risco de complicações, e aos lasers não ablativos, de eficácia limitada. Tem sido utilizada com bons resultados em diversas condições dermatológicas. Relata-se o caso de paciente com cicatriz atrófica secundária a trauma, localizada na região paranasal esquerda, que foi tratado com laser fracionado não ablativo Erbium Glass de 1550nm e evoluiu com melhora importante da lesão.


Palavras-Chave: LASERS, TERAPÊUTICA, CIRURGIA, ATROFIA


Facebook Twitter Linkedin

© 2021 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações